24/05/2021 Informativo da 17ª Sessão Ordinária realizada no dia 24 de maio de 2021.

 

CÂMARA DE VEREADORES DE TUBARÃO

Informativo das atividades legislativas durante a Sessão Ordinária

Plenário Manoel Medeiros Eugênio

Informativo nº 17/2021

Décima Sétima Legislatura

24/05/2021

 

 

 

No espaço destinado a Ordem do Dia desta Sessão Ordinária, foram deliberadas as seguintes matérias:

 

 

 

1.    PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 079/2021, de autoria do Vereador José Luiz Tancredo, que denomina de Rua Iduina Dandolini Ghisi uma via pública localizada no bairro Monte Castelo, neste Município. (Este projeto em única votação foi aprovado por 12 votos favoráveis e nenhum voto contrário)

 

2.    PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 053/2021, de autoria do Vereador José Luiz Tancredo, que alteram dispositivos da Lei n° 5.383 de 20 de outubro de 2020, que estabelece a obrigatoriedade de colocação, em obra pública municipal paralisada, de placa contendo a exposição dos motivos da interrupção. (Este projeto em segunda votação foi aprovado por 12 votos favoráveis e nenhum voto contrário)

 

3.    SUBSTITUTIVO GLOBAL AO PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 15/2021, de autoria dos Vereadores Estêner Soratto da Silva Junior e Nilton de Campos, que altera a Lei Complementar n° 88 de 20 de dezembro de 2013, que dispõe sobre as normas que regulam o poder de polícia o município de Tubarão, e dá outras providências. (Este projeto em primeira votação foi aprovado por 13 votos favoráveis e nenhum voto contrário)

 

4.    PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 17/2021, (origem 15/2021) de autoria do Poder Executivo, que autoriza o município a conceder direito real de uso de bem público municipal em favor do Instituto Nossa Família, localizado no bairro recife, nesta cidade. (Este projeto em primeira votação foi aprovado por 12 votos favoráveis e 1 voto contrário, valendo pela segunda votação e dispensando a redação final)

 

5.    PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 18/2021, (origem 16/2021) de autoria do Poder Executivo, que altera a Lei Complementar n° 268, de 16 de dezembro de 2020, que autoriza a instituição de servidão administrativa em áreas de terra para instalação do sistema de esgotamento sanitário de dá outras providências. (Este projeto em primeira votação foi aprovado por 13 votos favoráveis e nenhum voto contrário, valendo pela segunda votação e dispensando a redação final)

 

6.    PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 84/2021, (origem 34/2021) de autoria do Poder Executivo, que revoga dispositivo da Lei nº 5.378 de 07 de outubro de 2020, que dispõe sobre direitos, proteção e bem-estar animal no município de Tubarão, cria comissão de bem-estar animal, estabelece regras para posse, registro e identificação de animais domésticos, institui políticas públicas para o controle populacional de cães e gatos e dá outras providências. (Este projeto em primeira votação foi aprovado por 13 votos favoráveis e nenhum voto contrário)

 

 

 

 

Apresentaram 32 requerimentos, 06 indicações, 11 Moções e 02 Projetos

 

 

 

 

 

 

Vereador Denis da Silva Matiola – PSDB

 

 

                     Solicitou ao Prefeito de Tubarão, Sr. Joares Carlos Ponticelli, e ao Secretário de Urbanismo, Mobilidade e Planejamento de Tubarão, Sr. Edson da Silva Junior, que seja feita a manutenção e a instalação de uma boca de lobo na Avenida Severiano Albino Correa, no Bairro Fábio Silva, em frente à Agropecúaria Cavalcante, um pouco antes do acesso à BR 101. Justifica-se a proposição, por se tratar de um pedido dos moradores locais, pois, no dia 18/05, um carro caiu no buraco formado quando a tampa anterior cedeu. A atual situação da via atrapalha a passagem dos moradores que a utilizam e, como a segurança da população é o mais importante, solicitamos urgência no atendimento desta demanda. (Requerimento 531/2021)

 

         Solicitou ao Secretário de Segurança, Patrimônio e Trânsito de Tubarão, Sr. Evandro Souza de Almeida, e ao Comandante do 5º Batalhão da Policia Militar de Tubarão, Sr. Tenente-Coronel Vilson Schilickmann Sperfeld, que, dentro do prazo legal, seja feito um estudo de viabilidade para a instalação de Câmeras de Segurança/Vigilância na Rua Padre Dionisio da Cunha Laudt, em frente ao Centec e ao Cettal, Blocos Universitários F e G, respectivamente, e caso não haja projeto, solicitamos seja elaborado para futura instalação. Os moradores, estudantes e professores da Unisul que ali circulam, e todos que trafegam pelo local, sentem a necessidade de mais segurança. Sendo que a instalação de câmeras vai auxiliar na fiscalização e prevenção, trazendo uma maior sensação de segurança a todos. (Requerimento 533/2021)

 

            Solicitou ao Prefeito de Tubarão, Sr. Joares Carlos Ponticelli, e ao Secretário de Infraestrutura de Tubarão, Sr. Guilherme Daufenback de Maria, que, dentro do prazo legal, seja informado a esta Casa Legislativa, quando será realizado o patrolamento e lastreamento com areão na Rua Sebastião Elisiário Ribeiro, no bairro Praia Redonda. Esta proposição se faz pertinente, devido ao mal estado de conservação da rua. Os moradores pedem para que seja feito um trabalho com uma atenção especial na colocação do areão, pois, já faz bastante tempo, que foi feita a última manutenção e, quando chove, vira um lamaçal e, quando há tempo seco, a poeira causa muito incômodo. Além disso, os buracos tornam difícil o tráfego pelo local. (Requerimento 534/2021)

 

           Encaminhou ao Rotary Clube de Tubarão Cidade Azul, em conjunto com os demais vereadores da atual Legislatura, encaminha esta “Moção de Cumprimentos” ao responsável pelo setor de Serviços Humanitários do Rotary Club de Tubarão Cidade Azul, Sr. José Francisco de Aguiar,  e a todos Rotaryanos que o apoiam e  que estão sendo coordenados por ele, pelo excelente trabalho  que vem sendo realizado com a Campanha CIDADÃO DO BEM, onde a arrecadação de alimentos realizada pelos 05  Clubes de Rotary de Tubarão, contempla 20 Entidades Beneficentes e carentes e, com isso, ajudam mensalmente muitas famílias, crianças e moradores de rua, ou seja, pessoas em extremo estado de vulnerabilidade social. Esta campanha, CIDADÃO DO BEM, foi idealizada pelos 5 Clubes de Rotary de Tubarão, sob a coordenação do Sr. José, e consiste na arrecadação de doações voluntárias de Alimentos em Supermercados Solidários de Tubarão, através de carrinhos coletores instalados nestes estabelecimentos, os quais são distribuídos quinzenal ou mensalmente à idôneas Entidades Beneficentes, para doarem e alimentarem crianças, moradores de Ruas e famílias, que tanto precisam de nossa ajuda. Somente em Tubarão, há mais de 2.000 pessoas carentes, precisando de doações de alimentos, e temos que nos engajar para tentar diminuir o sofrimento de quem não tem recursos nem para suprir as necessidades primárias de alimentação. Relacionamos abaixo os Supermercados Solidários que aderiram a esta campanha. A eles, também, os nossos agradecimentos: Giassi; Althoff;  Fort Atacadista; Líder Atacadista; De Pieri; Machado; Moniari; Fátima; P e G. (Moção 118/2021)

 

 

 

E-Mail:  denis.matiola@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621-0916

 

 

 

Vereador Eraldo Pereira da Silva -  Cidadania

 

                     Solicitou ao Prefeito de Tubarão, Sr. Joares Carlos Ponticelli, e ao Diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde de Tubarão, Sr. Daisson José Trevisol, com urgência, a inclusão de crianças portadoras de TEA – TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, no grupo prioritário de vacinação contra a COVID-19, tendo em vista que a grande maioria da população autista (cerca de 70%), possui comorbidades como ansiedade, depressão, TDAH – TRANSTORNO DO DÉFICT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE, déficit intelectual, convulsões, distúrbios do sono e epilepsia. É importante compreender que o cenário da pandemia mundial tende a gerar maiores preocupações com as crianças com transtorno de espectro autista, pois apresentam características que predispõem a maiores riscos de contaminação, como a dificuldade para controle em tocar em objetos que possam estar contaminados; frequentemente não aceitam o uso de máscaras; além de levarem as mãos à boca com muita frequência. Deste modo, estas características podem ser consideradas um ponto de agravamento e, por isso, existe essa hipótese de serem mais suscetíveis a contrair o Covid-19. Sendo assim, solicita-se, encarecidamente, ao Município, que considere este requerimento com urgência, dando prioridade a este público na fila de vacinação. (Requerimento 527/2021)  

 

                  Solicitou ao Prefeito de Tubarão, Sr. Joares Carlos Ponticelli, que seja fiscalizado o MERCADO MUNICIPAL. Esta semana este Vereador recebeu reclamações sobre as mercadorias ficarem expostas nos corredores. Aproveitando a oportunidade, solicita-se que seja realizado um estudo para o uso e melhor aproveitamento do local, pois existem salas vazias no piso superior, um amplo estacionamento e ótima localização. Sendo assim, informe a esta Casa Legislativa, se há ou já houve intenção de concessão de uso e conservação para a iniciativa privada, visto que o local é uma ótima referência de comércio em nossa cidade. (Requerimento 532/2021)

 

                  Encaminhou aos familiares da Sra. Malvina Gonçalves Simon, em conjunto com os demais vereadores da atual legislatura, “Moção de Condolências", pelo falecimento da Sra. Malvina Gonçalves Simon, no dia 17 de maio, com 81 anos de idade, deixou 3 (três) filhos, 7 (sete) netos e 1 (bisneto). Mulher, esposa, mãe, avó, agricultora e muito dedicada à igreja. Sempre muito prestativa, membro do apostolado da oração. Seu sonho era tirar a carteira de habilitação, e com seus 73 anos de idade este sonho foi realizado. Sra. Malvina Gonçalves Simon, além da família, deixa muitos amigos pela cidade, e um legado de bom caráter, honestidade, bondade e gentileza. Ficam os votos de que a dor seja apaziguada nos corações dos entes queridos, transformada em saudade, e permitindo que a vida, as histórias e lembranças da Sra. Malvina Gonçalves Simon possam acompanhar a todos para sempre em seus corações. (Moção 108/2021)

 

E-Mail: eraldo.silva@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0910

 

 

              

Vereador Estêner Soratto da Silva Júnior - PL

 

                    Solicitou ao Prefeito de Tubarão, Sr. Joares Carlos Ponticelli, considerando que a Praça Memorial Aeroporto Anita Garibaldi se tornou o mais novo ponto turístico e de lazer aqui em Tubarão/SC, ela fica ao lado da pista de skate e ambos equipamentos se tornaram muito atrativos, porém este vereador escutou a sugestão do radialista Milton Alves que em seu programa na Rádio Cidade, o Notícias da Cidade, sugeriu que a Prefeitura edificasse na Praça um Brinquedo Infantil, em formato de avião. Outras cidades já colocaram este brinquedo e a empresa que o fabrica fica em Florianópolis, se tornando mais fácil orçá-lo e adquiri-lo, por estes motivos indicamos esta realização.   Dada a importância do assunto e o interesse público, espera o autor o pronto atendimento pela autoridade requerida. (Indicação 147/2021)      

 

                   Solicitou ao Secretário de Infraestrutura de Tubarão, Sr. Guilherme Daufemback de Maria, e ao Gerente de Gestão Municipal de Tubarão, Sr. Darlan Mendes da Silva, que seja cobrada, da empresa que executou neste ano de 2021 a pavimentação da Rua Coronel Cabral, a JR CONSTRUÇÕES E TERRAPLANAGEM LTDA., a garantia legal da obra de 05 (cinco) anos, uma vez que vários defeitos foram encontrados por este vereador na pavimentação, principalmente no encontro da rua com a sarjeta, onde não foi pavimentado, aparecendo o pavimento anterior de pedras, assim como apareceram dois buracos no encontro com a Travessa Antônio Magalhães de Castro, podendo ser constatado por qualquer pessoa leiga. Referida garantia está disposta no artigo 618 do Código Civil, vejamos:

“Art. 618. Nos contratos de empreitada de edifícios ou outras construções consideráveis, o empreiteiro de materiais e execução responderá, durante o prazo irredutível de cinco anos, pela solidez e segurança do trabalho, assim em razão dos materiais, como do solo.”

Caso a garantia não seja prestada pela empresa, sugere-se que a Prefeitura faça os consertos e cobre os gastos da empresa, devendo, ainda, nessa hipótese, a empresa ficar impedida de participar de licitações em nosso Município. Dada a importância do assunto e o interesse público, espera o autor, a aprovação desse requerimento, bem como o pronto atendimento pela autoridade requerida. (Requerimento 537/2021)      

 

                      Solicitou ao Presidente da Associação de Municípios da Região de Laguna – AMUREL, Sr. Deyvisson da Silva de Souza, e ao Secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Sr. Tiago Augusto Vieira, as seguintes informações sobre o Projeto de Pavimentação da Rodovia Ageu Medeiros:

1. Qual o trecho que compreenderá a pavimentação?

2. Qual a largura da pista?

3. Ela terá ciclovia ou ciclofaixa para ciclistas?

4. Existirá passeio?

5. Será necessário licenciamento ambiental?

Dada a importância do assunto e o interesse público, espera o autor, a aprovação desse requerimento, bem como o pronto atendimento pela autoridade requerida. (Requerimento 551/2021)

 

E-Mail: estener.soratto@camaratubarao.sc.gov.br- Fone Gabinete: 3621-0929

 

 

 

 

Vereador Fabiano Modolon Corrêa - PSL

 

                    Solicitou ao Secretário de Infraestrutura de Tubarão, Sr. Guilherme Daufenback de Maria, saber se há possibilidade de elaborar o projeto de drenagem pluvial e pavimentação com lajotas, a ser executado em parceria com os moradores, nas Ruas Álvaro da Silva e João Bissoni, no bairro Serão dos Correas. Justifica-se a proposição, pois ambas as ruas são muito importantes para o nosso município, havendo grande fluxo de veículos, e por não haver pavimentação, em dias de sol, há muita poeira, e, em dias de chuva, o lodo e os buracos acabam deixando estas vias intransitáveis. (Requerimento 538/2021)

 

                 Solicitou ao Secretário de Infraestrutura de Tubarão, Sr. Guilherme Daufenback de Maria, saber se há possibilidade de elaborar o projeto para pavimentação com lajotas, em parceria com os moradores, na Rua Henrique Manoel Machado, no bairro São Cristóvão. Justifica-se a proposição, pois esta rua é de "chão batido" e, por se trata de um aclive, em dias de chuva, todo o areão acaba descendo e se acumulando sobre o asfalto, trazendo sérios riscos de acidentes, além de haver muita poeira em dias de sol. (Requerimento 541/2021)

 

                 Solicitou ao Secretário de Infraestrutura de Tubarão, Sr. Guilherme Daufenback de Maria, saber se há possibilidade para a ampliação de drenagem pluvial ou implantação de poço de visita, para que seja feito o passeio, na Rua Aldo Hulse, no bairro Andrino, próximo ao trilho. E enquanto não for realizada tal ampliação, solicito que seja feita a sinalização necessária, com uma cerca ou proteção, para que não ocorra nenhum acidente. Justifica-se esse pedido, tendo em vista que hoje não há nenhum passeio ou proteção, e está sendo obstruído por esta vala, podendo ocorrer diversos acidentes. Deste modo, visando melhor acessibilidade a todos, solicito a construção deste passeio. Este local é utilizado por vários deficientes físicos, visuais, cadeirantes, idosos e crianças que precisam utilizar este trecho. Assim, com o apoio dos demais colegas, solicito o pedido acima e espera-se deferimento. (Requerimento 552/2021)

 

                 Encaminhou aos Senhores(as) Guardas Municipais de Tubarão, “Moção de Cumprimentos”, a toda equipe da Guarda Municipal pelo excelente e relevantes serviços que vem realizando na nossa cidade, principalmente na parte de rondas. Destaco os trabalhos que vêm sendo feitos no nosso interior e os trabalhos educativos e de prevenção que vêm sendo feitos nas escolas da nossa cidade. A guarda municipal está levando mais segurança ao nosso interior através da efetividade de seus trabalhos. Diante disto, este Vereador não poderia deixar de parabenizar os Guardas Municipais pelo excelente serviço prestado ao nosso Município. Desta forma, agradecemos pelo comprometimento e parceria entre o Município e o Estado, visando buscar a cada dia melhorias e soluções para os problemas da população tubaronense. Muito obrigado e parabéns a todos os envolvidos. (Moção 111/2021)

 

                 Encaminhou ao Diretor Executivo da AMUREL, Sr. Celso Heidemann, “Moção de Cumprimentos”, extensivo a toda equipe da Amurel pelo excelente trabalho que estão fazendo no município de Tubarão e em toda região da Amurel, principalmente nos projetos de pavimentações e pontes. Após a extinção das ADR’S, houve um crescimento nas demandas, e foram transferidas as responsabilidades à Amurel que soube delegar e distribuir as prestações de serviços de forma exemplar e vem fazendo um excelente trabalho, mesmo estando com frequentes demandas e com muitas responsabilidades, sempre dando conta de todo e qualquer tipo de situação. Em destaque os projetos:

da Ponte ligando Tubarão a Capivari de Baixo;

do Projeto para pavimentação da Rodovia Ageu Medeiros (que liga Tubarão a Laguna);

do projeto de pavimentação do bairro Congonhas (que liga Tubarão a Jaguaruna);

E do projeto de pavimentação da estrada geral do Lageado (que liga Tubarão a Treze de Maio), e diversos outros projetos que vêm de interesse a nossa cidade e nossa região. Desta forma, agradeço a parceria firmada entre a Amurel e o Município de Tubarão, tendo a convicção de que essas parcerias fomentam o desenvolvimento, mobilidade, o avanço tecnológico e estrutural para o bem dos nossos munícipes. Muito obrigado e parabéns a todos os envolvidos. (Moção 112/2021)

 

Apresentou Projeto de Lei Ordinária nº 85/2021, que denomina de Rua Antônio Vicente de Souza, uma via pública localizada no Bairro KM 63, neste Município.

 

Apresentou Projeto de Lei Ordinária nº 86/2021, que dispõe sobre o fornecimento de absorventes higiênicos nas escolas públicas e nas unidades básicas de saúde no Município de Tubarão e dá outras providências.

 

 

E-Mail: Fabiano.correa@camatubarao.sc.gov.br- Fone Gabinete 3621-0905

 

 

 

   

Vereador Felippe de Souza Tessmann - PSC

 

                    Solicitou ao Prefeito de Tubarão, Sr. Joares Carlos Ponticelli, ao Secretário de Urbanismo de Tubarão, Sr. Edson da Silva Júnior, e ao Coordenador da Cosip de Tubarão, Sr. Everson Martins, que seja feito um estudo de viabilidade para a criação de uma ciclovia no meio das Pontes Heriberto Hulse e Nereu Ramos, no bairro Centro. Justifica-se a proposição, pois atualmente não existe local adequado para o tráfego de bicicletas. No vão central não existe uma rampa para acesso de bicicletas. Usar a pista para trafegar com bicicletas se torna muito arriscado. Nas calçadas laterais o ciclista irá disputar lugar com os pedestres. Com a mudança que está sendo efetuada na iluminação pública, colocando postes na lateral, os postes centrais poderão ser retirados. Se for construída uma rampa de acesso a esse vão central, poderá ser feita a ligação entre a ciclovia que já existe na Rua Padre Geraldo Spettmann com a Rua Marechal Deodoro. O vão central não é utilizado atualmente, pois os pedestres usam a calçada lateral. Tudo isso visa garantir uma melhor mobilidade àqueles tubaronenses que utilizam os meios de transportes alternativos, como bicicletas e outros meios elétricos disponíveis atualmente. Ressaltamos que a criação de ciclovias e melhorias na mobilidade urbana fazem parte do plano de governo do atual Prefeito. Tal indicação também se justifica com base na mudança da legislação de trânsito, onde ocorreu um aumento na gravidade e pontuação de acidentes com ciclistas. (Requerimento 544/2021)   

 

                   Solicitou ao Secretário de Infraestrutura de Tubarão, Sr. Guilherme Daufenback de Maria, que efetue a manutenção da via e a construção de um muro de arrimo na Rua Paulo Antunes dos Santos, no bairro Fábio Silva, nas proximidades da Escola Faustina da Luz Patrício. Justifica-se a proposição, pois a via em questão está em condições precárias de trânsito, além da existência de um barranco, o qual coloca em risco a segurança dos moradores e também das construções.               Em virtude disso, se faz necessário a construção de um muro de arrimo, com a intenção de controlar e evitar um possível desmoronamento. (Indicação 149/2021)

 

                 Solicitou ao Prefeito de Tubarão, Sr. Joares Carlos Ponticelli, ao Secretário de Desenvolvimento Econômico, Sr. Giovani Bernardo, e ao Secretário de Urbanismo, Sr. Edson da Silva Júnior, que seja feito um estudo sobre a viabilidade para a criação e instalação de um mirante turístico no bairro Congonhas, bem como a pavimentação para o acesso ao mirante. Justifica-se a proposição, uma vez que a nossa cidade possui pontos que podem ser explorados como pontos turísticos e um deles é o Morro da Congonha. Lugar de beleza ímpar, onde é possível observar toda a cidade de Tubarão, chegando até às praias. A proposta seria estudar um local apropriado que não trouxesse um ônus financeiro de grande monta ao município. Hoje o turismo contemplativo vem ganhando força por todo o mundo, e ele visa, de forma simples, o contato do homem com a natureza, com a intenção de contemplar e preservar o meio ambiente. Um mirante com um acesso fácil seria mais um ponto turístico a ser divulgado. As obras de acesso ao mirante também trariam melhor qualidade de vida para os moradores do bairro. Existem várias possibilidades e modelos construtivos que podem ser utilizados. Um modelo muito utilizado atualmente são os decks construídos em madeira. (Requerimento 540/2021)

 

                Solicitou ao Secretário de Infraestrutura de Tubarão, Sr. Guilherme Daufenback de Maria, que, dentro do prazo legal, seja informado sobre a possibilidade de colocar uma camada de areão na Travessa Expedicionário Joaquim Anastácio Teixeira, bairro Passagem. Justifica-se a proposição, pois foram executadas algumas obras da Tubarão Saneamento na referida via e, após a execução, foi colocada apenas uma camada de areia fina, onde, quando chove, forma um lodo, tornando a rua intransitável, inclusive, dificultando a vida dos moradores que possuem comércios no local.

Em virtude disso, solicitamos uma medida urgente no local. Ressaltamos que os moradores da rua têm interesse na execução da pavimentação em parceria com o Executivo. (Requerimento 542/2021)

 

                   Solicitou ao Secretário de Infraestrutura de Tubarão, Sr. Guilherme Daufenback de Maria, que, dentro do prazo legal, seja informado se existe projeto já elaborado para a drenagem e pavimentação da Rua Vereador Manoel Brígido Costa, bairro Humaitá. Caso a resposta seja afirmativa, informar a previsão para início da obra. Caso negativa, solicita-se informação sobre a possibilidade de sua elaboração, para possível drenagem e pavimentação. Justifica-se a proposição, uma vez que a referida rua está em condições muito precárias de trânsito, em virtude da grande quantidade de buracos na rua e, além disso, trata-se de um pequeno trecho que precisa de pavimentação, o que resultaria em uma maior qualidade de vida para os moradores e comerciantes da região. (Requerimento 543/2021)                               

 

                        Encaminhou a Presidente do Núcleo de Apoio à Vida Cidade Azul - NAVICA e Mantenedora do Centro de Valorização da Vida – CVV, Sra. Deize Regina Rocha Juncklaus, em conjunto com os demais Vereadores da atual legislatura, ‘’Moção de Cumprimentos’’, a Sra. Deize Regina Rocha Juncklaus, Presidente do NAVICA, mantenedora do Centro de Valorização da Vida (CVV – Tubarão). Sabemos da importância desta equipe, e do serviço de altíssima relevância prestado não só ao município, mas a nível nacional. O serviço prestado pelo CVV é de uma escuta ativa e atenciosa, deixando claro que esse serviço não substitui os serviços dos profissionais da psicologia e da psiquiatria. O CVV tem bases espalhadas por todo o território nacional, inclusive na cidade de Tubarão. Cada base recebe ligações de todos os Estados do país, não sendo possível identificar o local da chamada, já que tudo é realizado sob sigilo. Os plantões são realizados por voluntários que passam por um processo de capacitação com o intuito de prestarem o melhor auxílio possível. Os voluntários cumprem escalas de 4 horas semanais. A nível Brasil, a entidade recebe aproximadamente 3 milhões de atendimentos, sendo que a base de Tubarão realiza aproximadamente 1900 atendimentos por mês. Ressaltamos aqui a importância dessa escuta ativa e atenciosa prestada pelo CVV. De fato, sabemos que a aplicação desse trabalho é de extrema importância não somente durante o mês do setembro amarelo, mês de prevenção contra o suicídio, mas um trabalho continuo, ao longo de todo o ano. Com base no exposto acima, reconhecendo a sua importância e o relevante trabalho prestado a toda a comunidade, encaminhamos essa moção de cumprimentos a todos os voluntários e participantes. (Moção 113/2021)       

 

E-Mail: felippe.tessmann@camaratubarao - Fone Gabinete: 3621-0909

 

 

 

            

 

Vereador Gelson José Bento - Progressistas

 

 

                        O vereador justificou a ausência nesta sessão através de ofício, por motivos de saúde.

  

 E-Mail: gelson.bento@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: 3621-0915      

     

 

          

 

Vereador Jean Abreu Machado - PSD

 

                        Solicitou ao Diretor-Presidente da Fundação Municipal de Saúde, Sr. Daisson José Trevisol, informações a respeito da lista de espera para a realização dos exames de alta e média complexidade e quais os critérios utilizados para autorização dos procedimentos realizados pela Fundação Municipal de Saúde através do Consórcio Intermunicipal de Saúde - CIS AMUREL, no período de 1º de janeiro de 2021 até a presente data. (Requerimento 522/2021)      

 

                   Solicitou ao Secretário de Segurança, Trânsito e Patrimônio de Tubarão, Sr. Evandro Almeida, informações sobre as providências que estão sendo tomadas para a instalação dos novos abrigos de passageiros em toda nossa Cidade. Justifica-se a proposição, pois os abrigos de passageiros encontram-se sem nenhuma condição de uso, principalmente em dias de chuva, sendo necessária a substituição destas estruturas, com a maior brevidade possível, para proporcionar conforto, e até mesmo segurança, aos usuários das linhas de transporte coletivo. (Requerimento 529/2021)

 

 

E-Mail: jean.abreu@camaratubarao.sc.gov.br - Fone Gabinete: 3621-0925

 

 

 

Vereador José Luiz Tancredo – MDB

 

                        Solicitou ao Prefeito de Tubarão, Sr. Joares Carlos Ponticelli, e ao Diretor-Presidente da Fundação Municipal de Saúde de Tubarão, Sr. Daisson José Trevisol, considerando a Lei nº 5.461, de 30 de março de 2021, que Cria a Comissão de Coordenação, Planejamento, Monitoramento, Fiscalização e Supervisão das Ações Pertinentes à Pandemia da Covid-19 no município de Tubarão/SC, vem, por meio deste, solicitar que encaminhe à esta Casa Legislativa, dentro do prazo legal, cópia da portaria de nomeação dos seus membros. Justifica-se a proposição, pois este vereador apresentou o requerimento de número 381/2021 (apresentado e aprovado no dia 19/04/2021), endereçado ao Diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde e ao Prefeito de Municipal de Tubarão, com o mesmo questionamento, mas, até o presente momento, esta informação ainda não foi encaminhada. (Requerimento 535/2021)

 

                       Solicitou ao Prefeito de Tubarão, Sr. Joares Carlos Ponticelli, e ao Secretário de Segurança, Trânsito e Patrimônio de Tubarão, Sr. Evandro Souza de Almeida, informações sobre a possibilidade de elaborar um estudo visando a melhoria do tráfego no cruzamento da rua Rui Barbosa com a rua Coronel Cabral, no bairro Centro. Justifica-se a proposição, pois, reiteradamente, vêm ocorrendo acidentes naquele cruzamento. Deste modo, a realização de melhoria no trânsito será de grande importância, haja vista que aumentará a segurança dos motoristas que por lá trafegam. (Requerimento 536/2021)

 

                       Solicitou ao Prefeito de Tubarão, Sr. Joares Carlos Ponticelli, e ao Secretário de Agricultura e Interior de Tubarão, Sr. Jairo Sampaio, informações acerca da possibilidade de realização do patrolamento com lastreamento de areão na rua Nicolau Manoel da Silva, bairro Caruru. Justifica-se a proposição, pois a referida via está em péssimas condições de trafegabilidade, causando transtornos aos motoristas que por lá trafegam. (Requerimento 546/2021)

 

 

                       Encaminhou ao Presidente da Associação Empresarial de Tubarão – ACIT, Sr. Gean Carlo de Bom da Silva, “Moção de Cumprimentos”, em função do Dia da Indústria celebrado no dia 25 de maio, data que foi escolhida em homenagem ao Patrono da Industria, Roberto Simonsen, que faleceu em 1948. Tubarão é conhecida como uma cidade empreendedora, sempre de olhos no futuro e seguindo as tendências que impulsionam o progresso e a geração de empregos. Sabemos dos grandes desafios que as indústrias enfrentam, considerando o cenário atual de Pandemia, pois precisam se adequar às novas situações, continuar fazendo sua parte suprindo o mercado e mantendo a empregabilidade. A todos que trabalham na indústria, que colocam nossa cidade em destaque no âmbito nacional, nosso reconhecimento, agradecimento e admiração. (Moção 110/2021)

 

                        Encaminhou a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão – EPAGRI, e ao Presidente da Associação de Meliponicultores e Apicultores do Alto Pedrinhas, Sr. Etevaldo Citadin, “Moção de Cumprimentos”, pelo dia do Apicultor. Celebrado em 22 de maio, este dia nos remete à grande importância desta atividade, que em muitos casos não é só um passatempo, mas que contribui para a renda familiar, e todos esforços conseguiram colocar o Mel Catarinense como um dos melhores do mundo. É um trabalho estritamente artesanal que envolve muita dedicação, conhecimento, planejamento, persistência e paciência.  Ser apicultor é contribuir para a biodiversidade e trabalhar em harmonia com o meio ambiente e na luta pela preservação das abelhas. Nossa gratidão e nossa homenagem a esses profissionais. (Moção 114/2021)

 

E-Mail: jose.tancredo@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0913

 

 

      

 

Vereadora Luciane Fernandes Tokarski – Republicanos

 

                         Solicitou ao Secretário de Infraestrutura de Tubarão, Sr. Guilherme Daufenback de Maria, que informe, dentro do prazo legal, se há possibilidade de que seja efetuada a colocação de uma tampa na boca de lobo localizada na Avenida Presidente Getúlio Vargas, em frente ao número 4.747. Justifica-se a proposição, pois a citada boca de lobo encontra-se sem a devida tampa, inclusive, sendo sinalizada pela comunidade de forma paliativa e perigosa com pedaços de madeira, para evitar graves acidentes, por haver grande fluxo de veículos e pedestres no local. (Requerimento 528/2021)

 

                     Solicitou ao Prefeito de Tubarão, Sr. Joares Carlos Ponticelli, e ao Secretário de Infraestrutura de Tubarão, Sr. Guilherme Daufemback, informações sobre a existência de projeto para drenagem pluvial da Rua Paulo Steinheuser, bairro São João. Caso não haja, solicita-se que seja realizado um estudo para que seja dada solução definitiva para os alagamentos que ocorrem nesta via, principalmente em frente ao Posto de Saúde. Trata-se de uma questão, não somente de infraestrutura, mas também de saúde pública. (Requerimento 547/2021)

 

                   Solicitou ao Secretário de Segurança, Transito e Patrimônio de Tubarão, Sr. Evandro Almeida, informações sobre a existência de projeto para a instalação de placas e demais sinalizações de trânsito que estejam faltando no Município ou que estejam em situação de precariedade. Caso não haja, solicita-se que seja feito estudo a fim de averiguar tal situação. Este requerimento é justificável, visto a periodicidade de indicações e requerimentos desta Casa neste sentido. (Requerimento 550/2021)

 

                   Solicitou ao Secretário de Infraestrutura de Tubarão, Sr. Guilherme Daufenback de Maria, que seja feita a poda da árvore localizada na Avenida Marcolino Martins Cabral, em frente ao Supermercado Giassi. A referida árvore encontra-se no passeio público e está invadindo área particular, causando prejuízos ao condomínio. (Indicação 150/2021)

 

                         

E-Mail: Luciane.tokarski@camaratubarao.sc.gov.br - Fone Gabinete: 3621-0926

 

 

     

 

 Vereador Luiz Gonzaga dos Reis – Progressistas

 

                         Solicitou ao Diretor da Tubarão Saneamento, Sr. Marcelo Matos, saber se há possibilidade de realizar o recapeamento asfáltico na Rua João Adolfo Corrêa, trecho compreendido entre o semáforo da ponte do Andrino até a Rua Canadá, na qual o asfalto não se encontra em condições de trafegabilidade. É de conhecimento que anteriormente a Casan já havia feito instalação de redes e atualmente é de responsabilidade da Tubarão Saneamento, ficando a cargo desta empresa, não só a recuperação do trecho por ela aberto, mas também dos feitos pela antiga empresa, ou seja, pela Casan. Justifica-se tal solicitação, pois a Tubarão Saneamento abriu toda a extensão da via para instalação de rede, porém ao tamparem o buraco com asfalto, este cedeu, ocorrendo um desnível bastante significativo na antiga rede da Casan, onde a Tubarão Saneamento é responsável também. Esta via possui fluxo intenso de veículos leves e pesados, causando grande transtorno para quem precisa transitar diariamente pela via. (Requerimento 520/2021)

 

 

E-Mail: luis.reis@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0994

 

 

 

 

Vereador Moisés Nunes – Progressistas

 

                        Solicitou ao Secretário de Segurança, Trânsito e Patrimônio de Tubarão, Sr. Evandro Souza de Almeida, que seja informado se há possibilidade de implantação de lombada, ou outro redutor de velocidade mais seguro, na rua Rui Barbosa, cruzamento com a Rua Coronel Cabral, bairro Centro. Justifica-se a proposição, por se tratar de uma solicitação dos moradores e comerciantes, uma vez que acidentes são constantes neste cruzamento. Segundo moradores, em menos de 24 horas, ocorreram quatro acidentes. Nesta última quinta-feira, dia 20 de maio, por exemplo, um motociclista foi atingido por um carro e ficou ferido. (Requerimento 524/2021)

 

                   Solicitou ao Secretário de Infraestrutura de Tubarão, Sr. Guilherme Daufenback de Maria, que, dentro do prazo legal, seja informado se existe projeto já elaborado para executar a rede de drenagem pluvial da Rua José Nicolau de Carvalho, bairro Santo Antônio de Pádua, e caso não haja projeto, solicita saber se há possibilidade de sua elaboração para possível execução da obra. Tal solicitação é pertinente, uma vez que, segundo os moradores, o mau cheiro é constante neste local. (Requerimento 525/2021)

 

                   Solicitou ao Secretário de Segurança, Trânsito e Patrimônio de Tubarão, Sr. Evandro Souza de Almeida, saber há possibilidade de que seja efetuada a pintura horizontal e vertical da rua São João, bairro São João, Margem Esquerda, principalmente no trecho compreendido entre a Lanchonete X-Mania e o Posto de Combustíveis Sena. Justifica-se a proposição, por se tratar de um pedido dos moradores e comerciantes, pois a referida rua está em más condições de visibilidade. É fundamental manter a base da comunicação no trânsito, com sinalização horizontal e vertical, para maior segurança. (Requerimento 526/2021)

  

                    Solicitou ao Secretário de Segurança, Trânsito e Patrimônio de Tubarão, Sr. Evandro Souza de Almeida, que seja efetuado o concerto da placa de identificação da rua José Guarezi, bairro Monte Castelo, pois a referida placa está caída, mas ainda está em boas condições para ser recolocada. Solicita-se ainda que seja providenciada uma placa identificando que a referida rua é sem saída, pois não há esta sinalização nela. Os moradores reclamam que muitos caminhões entram na via, prejudicando os moradores e comerciantes, pois liga a rua Sílvio Búrigo, local de grande fluxo de veículos. (Indicação 146/2021)          

 

E-Mail: moises.nunes@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0993

           

 

 

Vereador Nilton de Campos - PSD

 

                        Encaminhou ao Comandante-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, Sr. Coronel PM Dionei Tonet, ao Comandante da 8ª Região de Polícia Militar, Sr. Coronel PM Jefer Francisco Fernandes, e ao Comandante do 5ª Batalhão da Polícia Militar, Sr. Tenente Coronel PM Vilson Schlickmann Sperfeld, em conjunto com os demais vereadores da atual legislatura, "Moção de Cumprimentos”, pela entrega de 21 (vinte uma) novas viaturas. Na última quinta-feira, dia 20, na presença do comandante-geral Coronel PM Dionei Tonet, foram entregues 21 (vinte um) novas viaturas da marca Jeep, modelo Renegade 1.8 automáticas, com configuração para atuarem como radiopatrulha. Os veículos foram adquiridos pelo governo do Estado, por meio de recursos do Fundo de Melhoria da Polícia Militar (Fumpom) e convênio de trânsito. Os veículos foram apresentados em solenidade em Tubarão, sede da 8ª Região de Polícia Militar (RPM). As viaturas foram distribuídas para 15 (quinze) municípios: Laguna e Tubarão (quatro, cada), Capivari de Baixo, Pedras Grandes, Treze de Maio, Braço do Norte, Gravatal, Armazém, Rio Fortuna, São Ludgero, São Martinho, Grão-Pará, Garopaba, Imaruí e Paulo Lopes, (uma cada). (Moção 116/2021)

 

                        Encaminhou Comandante-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, Sr. Coronel PM Dionei Tonet, ao Comandante da 8ª Região de Polícia Militar, Sr. Coronel PM Jefer Francisco Fernandes, e ao Comandante do 5ª Batalhão da Polícia Militar, Sr. Tenente Coronel PM Vilson Schlickmann Sperfeld, ao Comandante 4ª Pelotão da 2ª Companhia – 5º BPM, Sr. 1º Tenente PM Douglas Tadros Rodrigues de Freitas, e ao Ex-Comandante 4ª Pelotão da 2ª Companhia – 5º BPM, Sr. 1º Tenente PM Eduardo Bronchtein, em conjunto com os demais vereadores da atual legislatura, "Moção de Cumprimentos”, ao novo comandante do 4ª Pelotão da 2ª Companhia do 5º Batalhão de Polícia militar com sede em Jaguaruna, 1? Tenente PM Douglas Tadros Rodrigues de Freitas. No último dia 19, no plenário da Câmara de Vereadores de Jaguaruna foi realizado a troca de comando no 4º. Pelotão da 2ª Companhia do 5º Batalhão de Polícia militar com sede em Jaguaruna, assumindo o 1? Tenente PM Douglas Tadros Rodrigues de Freitas, deixando o comando o 1º Tenente PM Eduardo Bronchtein, onde será transferido para o município de Capivari de Baixo. O 1º Tenente PM Eduardo Bronchtein assumiu há cerca de três anos o posto de comandante, desenvolvendo diversos projetos no município para garantir a segurança da população. Já o novo comandante do 4º. Pelotão, deixa o trabalho no Canil Setorial K-9, onde desenvolveu um belo trabalho ostensivo de repressão ao crime na cidade azul e região da Amurel para assumir o 4º. Pelotão da 2ª Companhia do 5º Batalhão de Polícia militar em Jaguaruna. (Moção 117/2021)

 

 

E-Mail: nilton.campos@camaratubarao.sc.gov.br - Fone Gabinete: 3621-0904

 

 

                 

 

Vereadora Rita de Cassia Schmitz Mendes de Oliveira - PSD

 

                         Encaminhou ao Presidente do Senado Federal, Sr. Rodrigo Otavio Soares Pacheco, ao Presidente da Câmara Federal, Sr. Arthur Lira, aos senadores, Sr. Esperidião Amin, Sr. Jorginho Mello, Sr. Dário Berger, e Sr. Fabiano Contarato, ao Presidente do COREN/SC, Sr. Gelson Albuquerque, e a Deputada Coordenadora do Fórum Parlamentar Catarinense, Sra. Ângela Amin, em conjunto com os demais Vereadores da atual legislatura, “Moção de Apoio", aos Senadores e Deputados, sobretudo, ao propositor do projeto, Senador Fabiano Contarato, em apoio ao projeto de Lei nº 2.564/2020, que altera a Lei nº 7.498/1986, para instituir o piso salarial nacional e a carga horária do Enfermeiro, Técnico de Enfermagem e do Auxiliar de Enfermagem. É imprescindível que reflitamos sobre a relevância histórica da enfermagem para todos os serviços de saúde do mundo. A categoria se submete a regimes de remuneração injusta, em partes de nosso Brasil, incompatível com o nível de formação acadêmica e técnica, exigida para o exercício da profissão. Todos os serviços de saúde do Brasil, sejam públicos ou sejam privados, dependem dos profissionais da enfermagem. Mesmo expostos a um maior risco de contaminação, o grande reconhecimento popular da importância dessa categoria, infelizmente, não corresponde à remuneração digna; incoerência esta que se pretende corrigir através dessa MOÇÃO, visto que esses profissionais que se arriscam para salvar vidas diariamente e incansavelmente, devem ser mais valorizados através desta antiga reivindicação da categoria. O devido apoio ao Projeto de Lei em tramitação, trata-se de reivindicação fruto de imensa e longa luta dos profissionais da enfermagem brasileira. Nesse contexto de pandemia, isso se torna mais notório: é graças aos profissionais da enfermagem que a população brasileira consegue ser cuidada. (Moção 109/2021)

 

                       Solicitou ao Secretário de Segurança e Trânsito de Tubarão, Sr. Evandro de Almeida, que sejam prestadas informações sobre a quantidade de pontos de ônibus em funcionamento no Município. Além disso, se há uma empresa já estabelecida para construção, reforma e manutenção de abrigos de ônibus, conforme a Lei nº 4.256, de 16 de julho de 2015. Estas informações são imprescindíveis, tendo em vista que muitos bairros não possuem ponto de ônibus em locais necessários. Além disso, muitos abrigos encontram-se deteriorados e sem condições de uso pela população. (Requerimento 539/2021)

 

                        Solicitou ao Superintendente Executivo da Caixa Econômica Federal de Tubarão, Sr. Bruno Piva Búrigo, e ao Gerente Geral da Caixa Econômica Federal de Tubarão, Sr. Fernando Tártari, atendendo aos pedidos dos moradores dos bairros Passagem e São Martinho, requer saber da possibilidade de instalação de uma Agência Lotérica nos bairros supracitados. Justifica-se a proposição, pois os bairros possuem grande quantidade de moradores, o que irá facilitar as operações para todos. (Requerimento 545/2021)

 

 

E-Mail: rita.oliveira@camaratubarao.sc.gov.br - Fone Gabinete: 3621-0907

 

 

                           

 

Vereador Thiago Figueiredo Zaboti - PSL

 

                          Solicitou ao Diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde de Tubarão, Sr. Daisson José Trevisol, em conjunto com o vereador Fabiano Modolon Corrêa, da bancada do PSL, considerando que não é de hoje que a causa animal vem sendo motivo de debate social e político em nossa cidade. Este tema é sem dúvida um grande desafio para os órgãos públicos, organizações não governamentais e sociedade civil como um todo. Mais uma vez, esta importante demanda, chega nesta casa, desta vez por meio dos gabinetes dos vereadores da bancada do PSL, Fabiano Modolon Correa e Thiago Figueiredo Zaboti, com a visita da Sra. Fabíola Chechinel e o Sr. Graziel Correa, ambos ativistas da causa animal em Tubarão. Tubarão conta com uma grande população de cachorros de rua. Os animais são maltratados, degradados e se reproduzem de maneira descontrolada, virando um problema de saúde pública para o município. De imediato oficiamos o Deputado Estadual do PSL, Fabio Schiochet, solicitando uma verba parlamentar no valor de R$ 500 mil reais para o centro de zoonoses a fim de se encontrar uma solução para a causa. O deputado nos atendeu e a emenda já foi confirmada, sendo R$ 200 mil reais neste primeiro momento e R$ 300 mil reais em próxima parcela.                 Diante o exposto, a bancada do PSL, vem por meio desta indicação, propor ao Prefeito Municipal e ao Presidente da Fundação de Saúde que a emenda parlamentar seja direcionada para as seguintes providências:

1 – Criação de um canal de denúncias para ocorrências da causa animal, com o objetivo de centralizar as denúncias e personalizar o atendimento de forma que o objeto da denúncia possa ser direcionado para o órgão competente como centro de zoonose, polícia civil, Funat e ong’s cadastradas junto à prefeitura para que de maneira efetiva os casos sejam solucionados. Para isto, é necessário que todas as forças acima citadas atuem de maneira conjunta, forte e comprometida.

2 – Ampliação de vagas de hospedagem para os animais capturados sejam por meio de parcerias com instituições privadas que possam atuar de maneira conjunta com o executivo auxiliando na hospedagem, cuidados e fomento da adoção.

3 - Realizar castração em massa na cidade com auxílio do hospital veterinário da Unisul ou por meio de convênio com clínicas veterinárias que forneçam este tipo de serviço na cidade.

4 – Realizar censo com o objetivo de identificar a quantidade de animais domésticos na cidade que ainda não foram castrados e conscientização da importância da castração e legislação vigente para maus tratos aos animais através dos agentes municipais de saúde.

5 – Chipagem dos animais que forem adotados por meio do centro de zoonose e instituições cadastradas junto a prefeitura. (Indicação 151/2021)

 

                      Encaminhou ao Skatista, Sr. Roberto Souza, em conjunto com os demais vereadores da atual legislatura, “Moção de Cumprimentos”, ao Sr. Roberto Souza, primeiro skatista profissional de Tubarão, pelo seu reconhecimento mundial através da Trasher Magazine, o maior canal de comunicação de skate no mundo, tendo sua revista impressa e mais de dois milhões de inscritos em seu canal na plataforma youtube. Roberto que pratica a agora modalidade olímpica a 21 (vinte um) anos e a 6 (seis) anos de maneira profissional, participou de todas as etapas de classificação para as olimpíadas de Tóquio, sendo exemplo de dedicação e perseverança para os praticantes da modalidade olímpica e futuras gerações de nossa cidade. (Moção 115/2021)

 

                      Solicitou ao Secretário de Segurança, Trânsito e Patrimônio de Tubarão, Sr. Evandro Almeida, informação a respeito da instalação de redutor de velocidade tipo lombada Rua João Adolfo Correa, próximo ao número 2.348, no bairro Passo do Gado. Solicito saber se é possível, por meio desta secretaria, a instalação de redutor de velocidade tipo lombada na rua citada, pois este vereador foi procurado por moradores da rua que manifestaram a preocupação com veículos leves e pesados que transitam pela via e vem gerando incidentes, e até acidentes, com certa regularidade. (Requerimento 548/2021)

 

                      Solicitou ao Secretário de Infraestrutura de Tubarão, Sr. Guilherme Daufenback de Maria, informação a respeito da manutenção do calçamento da Rua Cel. José Martins Cabral, próximo ao Supermercado Angeloni. Solicito saber em que tempo será realizada a manutenção no calçamento, que apresenta desníveis acentuados e de grande comprimento, bem como pedras do calçamento sobressalentes, o que acaba gerando obstáculos para os veículos que por ali transitam. Trata-se de uma área comercial, de fluxo considerável, que merece a devida atenção. (Requerimento 549/2021)                                     

 

 

E-Mail: Thiago.zaboti@camaratubarao.sc.gov.br - Fone Gabinete: 3621-0922

 

 

         

                    

Vereador Valdir Antunes - Progressistas

 

                          Solicitou ao Secretário de Infraestrutura de Tubarão, Sr. Guilherme Daufenback de Maria, que informe se há previsão para realizar o patrolamento e lastreamento com areão, assim como, a pavimentação da Rua Hermes Esmeraldino, localizada no bairro São João, Margem Esquerda. Justifica-se a proposição, pois a referida via se encontra em péssimas condições de tráfego, e a falta de manutenção e pavimentação está causando muitos transtornos aos moradores e usuários. (Requerimento 523/2021)

          

                        Solicitou ao Secretário de Infraestrutura de Tubarão, Sr. Guilherme Daufenback de Maria, que informe se há previsão para concluir a pavimentação da Rua Francis, localizada no bairro São João, Margem Esquerda. Justifica-se a proposição, pois, no ano de 2019, foi iniciada a pavimentação da referida via, contudo, até o presente momento não foi concluída, causando muitos transtornos aos moradores e usuários. (Requerimento 530/2021)

 

 

E-Mail: valdir.antunes@camratubarao.sc.gov.br - Fone Gabinete: 3621-0934

 

 

 

Site: www.camaratubarao.sc.gov.br  

Email: imprensa@camaratubarao.sc.gov.br 

Facebook: Câmara de Vereadores de Tubarão

  YouTube -  Câmara de Vereadores de Tubarão

 Instagram: camaratubarao

   Fone/Fax: (048) 3621.0900