03/05/2021 Informativo da 14ª Sessão Ordinária realizada no dia 03 de maio de 2021.

 

CÂMARA DE VEREADORES DE TUBARÃO

Informativo das atividades legislativas durante a Sessão Ordinária

Plenário Manoel Medeiros Eugênio

Informativo nº 14/2021

Décima Sétima Legislatura

03/05/2021

 

  

No espaço destinado a Ordem do Dia desta Sessão Ordinária, foram deliberadas as seguintes matérias: 

 

 

1.    PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 32/2021, de autoria do Vereador José Luiz Tancredo, que Concede isenção do pagamento do Imposto de Predical e Territorial Urbano (IPTU) para proprietários portadores de Doenças Raras ou de Doença Renal Crônica, e dá outras providências. (Este projeto em redação final foi aprovado por 14 votos favoráveis e nenhum voto contrário)

 

2.    PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 43/2021, de autoria do Vereador Gelson José Bento, que institui o “Dia Municipal do Motoboy” a ser comemorado anualmente em 27 de julho, e dá outras providências. (Este projeto em redação final foi aprovado por 14 votos favoráveis e nenhum voto contrário)

 

3.    SUBSTITUTIVO GLOBAL PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 30/2021, de autoria da Vereadora Luciane Fernandes Tokarski, que incluí, no âmbito do Município de Tubarão, portadores de Fibromialgia em programas e projetos que visem dar atendimento médico especializado e dispõe sobre filas preferenciais. (Este projeto em primeira votação foi aprovado por 14 votos favoráveis e nenhum voto contrário)

 

4.    PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 31/2021, de autoria do Vereador Felippe de Souza Tessmann, que dispõe sobre criação, manejo, comercio e demais atividades que envolvam colônias de abelhas sem ferrão no âmbito do município de Tubarão. (Este projeto em primeira votação foi aprovado por 14 votos favoráveis e nenhum voto contrário)

 

5.    PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 47/2021, (origem 12/2021) de autoria do Poder Executivo, que altera a Lei n° 4.287, de 07 de agosto de 2020, que institui o serviço de acolhimento familiar provisório de crianças e adolescente, de proteção social especial de alta complexidade, denomina família Acolhedora e revoga a lei n° 3.203/2008. (Este projeto em primeira votação foi aprovado por 14 votos favoráveis e nenhum voto contrário)

 

6.    PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 55/2021, (origem 16/2021) de autoria do Poder Executivo que dispõe sobre ações e serviços de saúde voltados para vigilância, prevenção e controle de zoonoses e de acidentes causados por animais peçonhentos e venenosos, de relevância para a saúde pública no município de Tubarão. (Este projeto em primeira votação foi aprovado por 14 votos favoráveis e nenhum voto contrário)

 

7.    PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 73/2021, (origem 03/2021) de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Município a conceder Direito real de uso de bem público municipal em favor do Instituto Nossa família localizado no bairro recife, nesta cidade. (Este projeto em primeira votação foi pedido vistas pelo Vereador José Luiz Tancredo)

 

 

Apresentaram 38 requerimentos, 05 indicações, 09 Moções e 02 Projetos

 

 

Vereador Denis da Silva Matiola – PSDB

 

                     Solicitou ao Prefeito de Tubarão, Sr. Joares Carlos Ponticelli, e ao Secretário de Infraestrutura de Tubarão, Sr. Guilherme Daufenback de Maria, novamente, que seja informado, dentro do prazo legal, se há a possibilidade de realizar a manutenção da  parte inferior (parte estrutural) e uma reforma na parte superior da ponte sobre o rio da Madre, que liga a Estrada Geral da Madre à  Rua Andrino Salles Borges, próximo a saída para a Rua Nascimento Amâncio Braga, no bairro São Clemente,  pois a referida ponte tem partes da madeira que estão completamente deterioradas. Já foi efetuada esta solicitação no dia 15 de março de 2021, por meio do requerimento nº 199/2021, mas os moradores estão muito aflitos com o estado de deterioração dela, e na verdade, eles solicitam, não apenas uma reforma, mas uma ponte nova, pois existe o risco de a ponte ruir de uma hora para outra, podendo causar um grave acidente. O bem-estar da população é a maior preocupação de todos. (Requerimento 429/2021)  

 

                                  Solicitou ao Prefeito de Tubarão, Sr. Joares Carlos Ponticelli, e ao Secretário de Infraestrutura de Tubarão, Sr. Guilherme Daufenback de Maria, solicitar que seja informado, dentro do prazo legal, se existe projeto já elaborado para a pavimentação da rua Jaime de Bona Sorato, no Bairro São João Margem Esquerda, e caso não haja projeto, solicitamos seja elaborado para futura pavimentação. A solicitação dos moradores se faz pertinente devido às constantes solicitações de patrolamento e colocação de areão, pois esta é uma rua com muitos moradores e com empresas localizadas próximas, o que causa muito movimento. Além dos buracos que a tornam difícil de trafegar, temos também o problema da poeira que causa muito incômodo a todos. (Requerimento 430/2021)

 

                                  Solicitou ao Prefeito de Tubarão, Sr. Joares Carlos Ponticelli, e ao Secretário de Infraestrutura de Tubarão, Sr. Guilherme Daufenback de Maria, que seja informado, dentro do prazo legal, se existe projeto já elaborado para a pavimentação da Rua José João Mateus, no Bairro São João Margem Esquerda, e caso não haja projeto, solicitamos seja elaborado para futura pavimentação. A solicitação da comunidade se faz necessária, pois constantemente é feito pedido de patrolamento e colocação de areão, pois a cada chuva o problema se agrava, gerando problemas de tráfego. (Requerimento 431/2021)

 

                                    Solicitou ao Secretário de Urbanismo de Tubarão, Sr. Edson da Silva Junior, que seja informado, dentro do prazo legal,  se há a possibilidade de efetuar reparos na pavimentação da rua Rubens Faraco, no Bairro Humaitá, pois devido ao tráfego intenso e como já faz muito tempo que foi pavimentada,  ela precisa, com urgência, de manutenção ou até mesmo um projeto de pavimentação asfáltica, pois há muitos buracos e ondulações devidos aos desníveis que ocorreram após o calçamento, tornando muito difícil o tráfego. (Requerimento 432/2021)

 

E-Mail:  denis.matiola@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621-0916

 

 

Vereador Eraldo Pereira da Silva -  Cidadania

 

                      Solicitou ao Secretário de Infraestrutura de Tubarão, Sr. Guilherme Daufenback de Maria, saber se há projeto para a pavimentação da rua Pedro Geremias Mendes, localizada no bairro São João Margem Esquerda, bem como o levantamento de custos para a pavimentação com lajotas, no trecho em que a obra realizada nos últimos meses não foi contemplada.(Requerimento 420/2021)

 

                    Solicitou ao Secretário de Infraestrutura de Tubarão, Sr. Guilherme Daufemback, saber se há a possibilidade de realizar um projeto de pavimentação e drenagem da Rua Pio XII, localizada no bairro Dehon, bem como o levantamento de custos para a pavimentação com lajotas, no trecho em que a obra realizada nos últimos meses não foi contemplada. Os moradores da cidade requerem firmar parceria com a Prefeitura. (Requerimento 442/2021)

 

                        Solicitou ao Secretário de Desenvolvimento Econômico de Tubarão, Sr. Giovani Bernardo, informações sobre a possibilidade de realizar um estudo de viabilidade com o intuito de estender o funcionamento do Mercado Produtor para todos os dias da semana. Justifica-se a solicitação, pois a medida beneficiará muitos produtores e artesãos que não possuem um espaço para comercializar seus produtos, motivo esse que os fazem utilizarem do passeio público e das praças para a comercialização de seus produtos. (Requerimento 457/2021)

  

E-Mail: eraldo.silva@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0910

 

             

Vereador Estêner Soratto da Silva Júnior - PL

 

                      Solicitou ao Secretário de Infraestrutura, Sr. Guilherme Daufenback de Maria, informações sobre qual motivo e quem realizou a retirada do calçamento na Rua Plácido Braz Fernandes, trecho que fica próximo à Rua João Alfredo Rosa até a entrada do Condomínio Moradas da Guarda. Solicita essa informação, pois foi retirado o calçamento há bastante tempo e até o presente momento não foi recolocado, nem os moradores, nem este Vereador sabe por qual motivo foi retirado, nem quando será recolocado. Dada a importância do assunto e o interesse público, espera o autor, a aprovação desse requerimento, bem como o pronto atendimento pela autoridade requerida. (Requerimento 438/2021)

 

                    Solicitou ao Diretor Presidente da CCR Via Costeira, Empresa Concessionária do Pedágio, Sr. Fausto Camilotti, que disponibilize nas 04 (quatro) praças de pedágio recentemente edificadas, passagem para bicicletas que trafegam pela via BR-101, sem a necessidade de parar ou transpor obstáculos. Recentemente a empresa CCR Via Costeira edificou 04 (quatro) praças de pedágio, porém elas não possuem passagem de bicicletas, os ciclistas têm que disputar a passagem pela lateral da via de passagem de veículos automotores ou então transpor obstáculos, causando perigo e dificultando a viagem dos ciclistas no trecho que estão edificadas as praças de pedágio. Como se trata da melhoria da qualidade do tráfego de ciclistas, o que é necessário para termos um trânsito cada vez mais seguro, entendemos ser prudente disponibilizar uma passagem específica para usuários de bicicleta. Dada a importância do assunto e o interesse público, espera o autor, a aprovação deste requerimento bem como o pronto atendimento pela autoridade requerida. (Requerimento 439/2021)

 

                        Encaminhou ao Advogado tubaronense Guilherme Gonçalves, “Moção de Cumprimentos”, ao advogado tubaronense Guilherme Gonçalves. Guilherme Gonçalves, é um dos 126 indicados, de todo o Brasil, para compor o Conselho Nacional de Proteção de Dados (CNPD). Em que pese ainda haja uma escolha do presidente da República, Jair Bolsonaro, selecionando 13 titulares e 13 suplentes, para a formação o CNPD, estar entre os indicados já é uma grande conquista. Este conselho é necessário e ganha ainda mais notoriedade, em razão da recente entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados em nosso País, que se deu no mês de setembro de 2020 e, com certeza, essa indicação se dá pela competência do indicado nesta área. Dada a importância deste feito, Dr. Guilherme Gonçalves, sinta-se parabenizado e orgulhoso por figurar entre os 126 indicados para compor este conselho. (Moção 93/2021)

 

E-Mail: estener.soratto@camaratubarao.sc.gov.br- Fone Gabinete: 3621-0929

 

 

Vereador Fabiano Modolon Corrêa - PSL

 

                          Solicitou ao Secretário de Agricultura de Tubarão, Sr. Jairo Martins Sampaio, informações sobre a possibilidade de executar o patrolamento, lastreamento com areão e roçada da estrada que liga o bairro KM 63 a Alto Pedrinhas (Rua que liga a SC 390 ao Sítio do Jararaca).

                Justifica-se este pedido, pois a via encontra-se intransitável e tomada pelo mato, sem a devida manutenção há mais de um ano, sendo que é uma via muito importante para a comunidade e para o escoamento de produção agrícola. (R 433/2021)

 

                  Solicitou ao Secretário de Segurança, Trânsito e Patrimônio, Sr. Evandro Souza de Almeida, informações sobre a possibilidade de colocação de placas de sinalização, estabelecendo o limite máximo de velocidade permitido no local e também de curva perigosa ao longo da Rua José Botega, conhecida como estrada geral do Lageado. Justifica-se este pedido, pois é uma via de saibro, muito importante que liga o município de Tubarão a Treze de Maio. Além de ser utilizada por moradores dessas duas cidades e com a implantação do pedágio, o movimento tem aumentado gradativamente, sendo que os motoristas trafegam em alta velocidade, causando inúmeros acidentes com saída de pista ao longo dessa via. (R 436/2021)

 

                                    Solicitou ao Diretor da Guarda Municipal de Tubarão, Sr. Joelson Mendes, ao Comandante da Polícia Militar de Tubarão, Sr. Tenente Coronel Vilson Schlickmann Sperfeld, e ao Superintendente da Polícia Rodoviária Federal de Tubarão, a possibilidade de realizar blitz em parceria entre a Guarda Municipal, a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal na Rua José Botega (estrada geral do Lageado). Justifica-se este pedido, pois é uma via que interliga o município de Tubarão a Treze de Maio. Entretanto, após a duplicação da BR 101 e o deslocamento do posto da PRF (Polícia Rodoviária Federal), a via vem sendo utilizada como rota de fuga de pessoas e veículos irregulares. A situação se agravou mais ainda com a implantação da Praça de Pedágio nas proximidades da PRF. Agora além de ser utilizada por moradores, para escoamento de produção agrícola e transportes, o fluxo de veículos aumentou consideravelmente, devido aos motoristas que desviam da praça de pedágio e também da PRF, tal medida se faz necessária para garantir a segurança neste local. (R 440/2021)

 

                                   Solicitou ao Secretário agricultura de Tubarão, Sr. Jairo Martins Sampaio, e a Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), Sra. Maiara Pazeto Sommariva, a possibilidade de rever o aumento da hora/máquina aos agricultores de Tubarão.    Justifica-se este pedido, pois na última semana foi aprovada em reunião Ordinária do Conselho, o aumento da hora/máquina ao produtor rural, que deseja executar serviços dentro de sua propriedade.  Mas alguns produtores procuraram este vereador porque ficaram descontentes com o aumento da hora/máquina, sendo que a hora/máquina do trator agrícola aumentou de R$25,00 para R$60,00 reais. A retroescavadeira de R$25,00 para R$70,00 reais. E a escavadeira hidráulica e trator esteira, de R$40,00 para R$80,00 reais. Solicita saber quais os critérios utilizados para calcular esse aumento. Informa-se que a partir dos valores mencionados, verifica-se que não foram compatíveis na porcentagem em relação as empresas particulares que executam estes trabalhos. Desta forma, solicito que seja reavaliado os valores, principalmente da retroescavadeira e do trator agrícola para que após reajustado, o valor não ultrapasse R50,00 reais a hora/máquina. (R 448/2021)

 

Apresentou Projeto de Lei Ordinária nº 77/2021, quedenomina de Rua Aérickson Fragnani Caetano, uma via pública localizada no Bairro Sertão dos Correas, neste Município.

 

Apresentou Projeto de Lei Ordinária nº 78/2021, queinstitui o Programa Medicamento em Casa e dá outras providências.

 

 E-Mail: Fabiano.correa@camatubarao.sc.gov.br- Fone Gabinete 3621-0905

 

    

Vereador Felippe de Souza Tessmann - PSC

 

                       Solicitou ao Prefeito de Tubarão, Sr. Joares Carlos Ponticelli, o Conselho Federal de Administração CFA tem feito um acompanhamento para avaliação dos municípios brasileiros. A partir desses dados, foram criadas algumas métricas que permitem a comparação. O valor final de cada município é atribuído através de uma nota, chamada Índice de Governança Municipal - IGM. Esse Índice de Governança Municipal é um sistema criado e mantido pelo Conselho Federal de Administração, apartidário, que tem como objetivo mostrar os pontos que podem ser melhorados pelos gestores municipais. Ele cria comparações de cidades que compõem o mesmo grupo de habitantes e renda per capita, ou seja, tudo é feito de forma muito técnica e pode servir como um farol para o gestor municipal. A metodologia usada analisa as cidades por grupos, sendo que um dos critérios é a população de cada município. Tubarão ficou no grupo 8 que corresponde às cidades acima de 100 mil habitantes. Na avaliação geral ficamos em 113º lugar. Avaliando os municípios catarinenses no mesmo grupo, do qual fazem parte 13 municípios, nossa cidade ficou em 13º lugar. Mesmo sabendo que nosso município vem cumprindo as exigências legais, entendemos que estes valores do CFA IGM são importantes para avaliação e melhorias. Questionar os números para corrigir possíveis distorções, também se faz necessário.

A titulo de comparação rápida, o índice atingido pela nossa cidade foi de 5,76, sendo que a cidade de Jaraguá do Sul ficou em primeiro entre as cidades catarinenses, com o índice de 7,75, ficando em 7º lugar a nível nacional. Sabemos que o executivo, assim como toda a população tubaronense, prima pela transparência pública, pelo zelo no erário público, pela execução de obras em benefício dos munícipes, enfim, prima por uma gestão pública feita de forma transparente e correta. Nesse sentido, cremos que estes números, sendo melhorados, com certeza serão sinal de melhorias para todos os munícipes. Ressaltamos que o nosso município de maneira geral vem melhorando os seus números, mas ainda temos muito a melhorar. Nesse sentido, encaminhamos sugestão para que se realize estudo sobre o IGM - Índice de Governança Municipal criado pelo CFA – Conselho Federal de Administração em virtude de todo o exposto acima. Nos colocamos à disposição para demais esclarecimentos.  (Indicação 135/2021)               

 

                                       Encaminhou ao Prefeito de Tubarão, Sr. Joares Carlos Ponticelli, em conjunto com os demais Vereadores da atual Legislatura, “Moção de Cumprimentos', em virtude da conclusão da pavimentação da Rua Roberto Zumblick no trecho do bairro Humaitá de Cima. A cidade de Tubarão tem uma debilidade na questão de ruas pavimentadas e também vias que precisam ser abertas e terrenos que precisam ser desapropriados para melhorar acessos e facilitar a vida do cidadão. A atual administração tem esse compromisso e vem realizando melhorias interessantes. Nesse sentido, a abertura e pavimentação da Rua Roberto Zumblick constitui-se em um ótimo exemplo. Um pedaço curto e importante para equilibrar o movimento com outras vias do bairro. Sabemos que este era um pleito antigo dos moradores e vereadores. A conclusão dessa obra trouxe muitos benefícios para comunidade que utiliza a Rua Roberto Zumblick, a qual tornou-se uma alternativa para reduzir o trânsito da Avenida Patrício Lima e outras vias nos arredores. (Moção 91/2021) 

 

                                       Encaminhou a Escritora e Palestrante, Sra. Edla Zim, em conjunto com os demais Vereadores da atual Legislatura, 'Moção de Cumprimentos', a senhora Edla Zim, em virtude do lançamento do seu livro 'Sua Majestade Donna Locomotiva'. Sabemos da importância que a malha ferroviária teve e tem para os municípios da nossa região, principalmente o nosso, com a criação e desenvolvimento do bairro Oficinas. Sabemos, ainda, que a ferrovia serviu como fonte de trabalho de inúmeros tubaronenses e de fato é de grande importância para cidade. Por isso, nos enche de alegria saber que temos pessoas como você em nossa cidade. Pessoas que valorizam a cultura, história e ainda vão mais longe, perpetuando essa história em forma de livros, atraindo, assim, os olhares de muitas pessoas para a nossa história, inclusive das nossas crianças, que são aquelas que perpetuarão o legado. Sabemos dos desafios que compreendem a escrita de um livro e, por isso, a parabenizamos pelo trabalho feito de forma tão excelente e profissional. (Moção 92/2021)

 

                                     Solicitou ao Diretor Presidente da CCR Via Costeira, Sr. Fausto Camilotti, que seja feita uma travessia para pedestres e ciclistas embaixo do viaduto da BR-101, na Rua Roberto Zumblick. Justifica-se a proposição, pois atualmente os pedestre e ciclistas que utilizam a Rua Roberto Zumblick, ao precisarem atravessar a BR-101, não possuem nenhuma calçada para isso, necessitando fazer a travessia no meio de terra. A Rua Roberto Zumblick foi contemplada com uma ciclofaixa, tornando assim a via principal para quem utiliza meio de transportes alternativos, porém ainda barramos na travessia da BR-101, onde não se encontra nenhuma estrutura para tal. Temos acompanhado o trabalho da CCR Via Costeira e é notável o seu empenho e determinação para tornar o trecho da concessão um lugar melhor preparado e mais seguro para os usuários. Em virtude disso, encaminhamos esse requerimento crentes do seu pronto atendimento. (Requerimento 444/2021)

 

                                      Solicitou ao Secretário de Infraestrutura de Tubarão, Sr. Guilherme Daufenback de Maria, que dentro do prazo legal seja informado se existe projeto já elaborado para a pavimentação e drenagem da Rua Santos Dumont, bairro Santo Antônio de Pádua. Se existir tal projeto, informar a previsão para início da obra. Caso não exista projeto elaborado, solicita saber se existe a possibilidade de sua elaboração para possível pavimentação e drenagem. Justifica-se a proposição, uma vez que a referida rua encontra-se em condições muito precárias de trânsito em virtude da grande quantidade de buracos na rua. Além disso, um trecho da referida rua já se encontra pavimentado, sendo motivo de reclamação dos moradores do trecho não pavimentado. Ressaltamos que o trecho em questão é muito curto, em virtude disse solicitamos urgência na resolução dessa demanda e além disso existe o interesse dos moradores em fazer parceria junto a Prefeitura para agilizar a execução. (Requerimento 445/2021)

 

                                      Solicitou ao Secretário de Infraestrutura de Tubarão, Sr. Guilherme Daufenback de Maria, que dentro do prazo legal seja informado se existe projeto já elaborado para a pavimentação e drenagem da Rua Aristeu de Oliveira, bairro Morrotes. Se existir tal projeto, informar a previsão para início da obra. Caso não exista projeto elaborado solicita saber se existe a possibilidade de sua elaboração para possível pavimentação e drenagem. Justifica-se a proposição, uma vez que a referida rua não está completamente pavimentada, necessitando inclusive de abertura, limpeza e patrolamento de trecho específico. (Requerimento 446/2021)

 

                                      Solicitou ao Diretor Presidente da Fundação Municipal de Saúde de Tubarão, Sr. Daisson José Trevissol, ao Diretor Executivo do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Sr. Fabio Tadeo Teixeira, ao Diretor Técnico do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Sr. Chafic Esper Kallas Filho, e ao Diretor Executivo do Hospital Socimed, Sr. Dr. Fernando Viegas Delgado, que seja feito um estudo de viabilidade referente à aquisição do Capacete Elmo, para tratamento de pacientes que necessitam de suporte ventilatório devido a Covid-19. Justifica-se a proposição, pois sabemos que a pandemia afetou o sistema de saúde de forma que inclusive os insumos ficaram prejudicados na sua produção e distribuição, dificultando o trabalho dos profissionais da área da saúde. Em virtude disso, após uma breve pesquisa, encontrei inúmeras reportagens sobre a produção do Capacete de Respiração Assistida, equipamento esse que pode ser usado de forma alternativa ao sistema de intubação, que é mais invasivo ao paciente. Não levanto aqui questões técnicas sobre a real eficácia do Capacete de Respiração Assistida, entretanto tal produto foi liberado para produção em escala pela ANVISA para várias empresas brasileiras. Ao utilizar um mecanismo de respiração artificial não invasivo, o Elmo foi fundamental para evitar a intubação de pacientes, reduzindo em 60% a necessidade de internações em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O dispositivo trata quadro clínico moderado e também auxilia casos em início de gravidade.

Sendo assim, fica aqui a sugestão para que se tenha disponível dentro dos hospitais esse sistema alternativo, sempre zelando pela saúde e recuperação dos pacientes. (Requerimento 447/2021)

 

                                       Solicitou ao Secretário de Infraestrutura de Tubarão, Sr. Guilherme Daufenback de Maria, saber se existe projeto para sanar o problema de drenagem da Rua Otília Nunes da Silva, no bairro Clemente. Justifica-se a proposição, pois é impossível trafegar na rua quando chove em virtude de não existir um sistema de drenagem efetivo, tornando o trânsito de automóveis e pedestres inviável. (Requerimento 449/2021)

 

                                        Solicitou ao Prefeito de Tubarão, Sr. Joares Carlos Ponticelli, e ao Secretário de Segurança, Patrimônio e Trânsito de Tubarão, Sr. Evandro Souza de Almeida, que se faça um estudo de viabilidade para a criação de um binário entre a Rua Engenheiro Annes Gualberto e Av. Pedro Zapelini. Justifica-se a proposição, pois a efetivação desse binário traria inúmeras melhorias para o trânsito local, contribuiria para a diminuição de acidentes na Avenida Pedro Zapelini, traria uma fluidez para o trânsito. Outro ponto importante para ressaltar é que a cidade está em constante crescimento e atualmente existem inúmeros imóveis, loteamentos, além de inúmeros apartamentos sendo executados nos bairros Recife, Santo Antônio de Pádua e Congonhas, o que fortalece ainda mais o interesse público no que tange o planejamento de mobilidade urbana da região. Vale lembrar que esse projeto do binário fazia parte do plano de governo do atual Prefeito, sendo assim fica claro que o executivo também está preocupado com a mobilidade urbana e está interessado em melhorar ainda mais a qualidade de vida dos tubaronenses. Importante lembrar que essas duas vias fazem a ligação entre os bairros Monte Castelo, Centro, Vila Moema e Andrino. (Requerimento 454/2021)

 

E-Mail: felippe.tessmann@camaratubarao - Fone Gabinete: 3621-0909

 

    

 

Vereador Gelson José Bento - Progressistas

 

                      Solicitou ao Secretário de Segurança, Trânsito e Patrimônio de Tubarão, Sr. Evandro Souza de Almeida, saber se há a possibilidade de realizar a instalação de um abrigo de passageiros defronte à Escola Bertoldo Zimmermann, na localidade do Mato Alto. Justifica-se a proposição, pois os alunos que ali estudam ficam aguardando o transporte coletivo expostos a chuva, vento e sol. (Requerimento 424/2021)

 

                   Solicitou ao Secretário de Infraestrutura de Tubarão, Sr. Guilherme Daufenback de Maria, saber, com certa urgência, se há a possibilidade de realizar a confecção de duas bocas de lobo na praça localizada nos fundos da Apae, praça essa conhecida como 'Praça 29', no bairro da Passagem, para drenagem das águas em dias de chuva. Justifica-se o requerimento, pois a referida praça e seus arredores ficam completamente alagados em dias de chuva, impossibilitando o deslocamento das pessoas. (Requerimento 425/2021)

 

                                       Encaminhou ao Presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Empresas Ferroviárias, em conjunto com os demais vereadores da atual Legislatura, “Moção de Cumprimentos”, a todos os ferroviários pela passagem do Dia dos Ferroviários, no último dia 30 de abril. Nossa cidade tem muito a comemorar nesta data, pois a classe destes homens trabalhadores, em muito, veio a contribuir com o desenvolvimento de Tubarão. (Moção 88/2021)

 

 E-Mail: gelson.bento@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: 3621-0915      

     

 

Vereador Jean Abreu Machado - PSD

 

                       Solicitou ao Secretário de Segurança, Trânsito e Patrimônio, Sr. Evandro Souza Almeida, saber da possibilidade da colocação de placas de sinalização e demarcação de vagas para deficiente e placa de embarque e desembarque em frente à Clínica NeuroReab, localizada na Rua Candido Cesar Freire Leão, nº 706. Justifica-se esse pedido, pois nesta clínica há um fluxo grande de pessoas com deficiência que precisam descer em frente ao local, pois fazem uso de cadeira de rodas, tendo a necessidade de espaço adequado para estacionar e manobrar os seus equipamentos com segurança. A demarcação das vagas facilitará o embarque e desembarque dos pacientes, não gerando problema para o trânsito no local, sendo que ainda essa atitude trará mais segurança e evitará acidentes. (Requerimento 426/2021)

 

                 Solicitou ao Secretário de Infraestrutura de Tubarão, Sr. Guilherme Daufenback de Maria, saber da possibilidade do reparo na pavimentação com paralelepípedos na Rua Irineu Alves Garcia, bairro Vila Moema, em razão de que os referidos paralelepípedos estão soltos e com desnível, trazendo sérios riscos de acidentes aos pedestres e veículos que transitam no local. (Requerimento 427/2021)

 

E-Mail: jean.abreu@camaratubarao.sc.gov.br - Fone Gabinete: 3621-0925

 

 

Vereador José Luiz Tancredo – MDB

 

                         Encaminhou aos familiares do Sr. Afonso Furghestti, “Moção de Condolências”, pelo falecimento do ilustre cidadão tubaronense Afonso Eliseu Furghestti, ocorrido no dia 26 de abril, aos 75 anos de idade. Afonso ocupou vários cargos públicos: foi Secretário Adjunto de Indústria e Comércio de 2001 a 2003, assumindo posteriormente a pasta, de 2004 a 2008. Em seguida, assumiu a AGR- Agência Reguladora de Tubarão, onde permaneceu até 2014. Foi também vice-Presidente da FIESC e atuou nos últimos anos como consultor da empresa ALCOA. Afonso era um grande contador de histórias e um arquivo vivo dos fatos ocorridos em Tubarão e região. Definido por todos que o conheciam como um homem gentil e inteligente. Atuante na comunidade, trabalhava sempre pensando no bem-estar dos cidadãos e, como último ato de humanidade, pediu que seus órgãos fossem doados. À esposa, aos três filhos, aos três netos e aos amigos de Afonso, expressamos o nosso mais sincero pesar, sempre pedindo a Deus que conforte seus corações, tendo a certeza que ele deixará muita saudade.  (Moção 88/2021)

 

                                    Solicitou ao Diretor da Ferrovia Tereza Cristina (FTC), Sr. Ilustríssimo Benony Schmitz Filho, a Associação dos Ferroviários – ASFER, a Associação dos Ferroviários Aposentados, e ao Sindicato dos Trabalhadores das Empresas Ferroviárias, “Moção de Cumprimentos”, pelo DIA DO FERROVIÁRIO, comemorado no dia 30 de abril. Esta data foi escolhida porque em 30 de abril de 1854 inaugurou-se a primeira linha ferroviária do Brasil, em uma viagem que contou com a ilustre presença do Imperador Dom Pedro II e da Imperatriz Tereza Cristina. Foram apenas 14 km de trilhos, ligando o Rio de Janeiro ao pé da serra. Tubarão entra no cenário nacional com o início da construção da ferrovia em 1880, usando a mão de obra dos imigrantes italianos, na sua maioria. As estradas de ferro e seus trabalhadores já foram e continuam sendo muito importantes para o desenvolvimento do Brasil. Aos primeiros ferroviários da nossa região, verdadeiros desbravadores, aos seus descendentes e aos que, ainda hoje, tem essa profissão como o sustento da família, nosso mais profundo agradecimento e reconhecimento. Foram eles que, transportando cargas de todo tipo pelos trilhos, colocaram o nome de nossa cidade nas páginas da história. (Moção 90/2021)

 

                                    Solicitou ao Prefeito de Tubarão, Sr. Joares Carlos Ponticelli, que informe esta Casa Legislativa, dentro do prazo legal, sobre a possibilidade de ressarcimento aos servidores públicos quando do pagamento do exame toxicológico obrigatório que dispõe o art. 148-A do Código de Trânsito Brasileiro. Justifica-se a proposição, pois o CTB exige dos condutores das categorias C, D, e E, a realização do exame toxicológico a cada período de 2 (dois) anos e 6 (seis) meses e necessitando o Poder Público que seus servidores desenvolvam suas atividades com veículos que impõe a habilitação nas categorias já mencionadas, nada mais justo que preveja em seu orçamento a possibilidade de execução destas despesas. (Requerimento 450/2021)

 

                                    Solicitou ao Prefeito de Tubarão, Ser. Joares Carlos Ponticelli, que informe esta Casa Legislativa, dentro do prazo legal, sobre a possibilidade de criação de mais um Conselho Tutelar no município de Tubarão. Justifica-se a proposição, pois a Resolução 170/2014 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - Conanda, assegura que haverá em cada município, no mínimo, um Conselho Tutelar e para assegurar a equidade de acesso deverá ser observada, preferencialmente, a proporção mínima de um Conselho para cada cem mil habitantes. (Requerimento 451/2021)

 

                                     Solicitou ao Prefeito de Tubarão, Sr. Joares Carlos Ponticelli, e ao Diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde de Tubarão, Sr. Daisson José Trevisol, que informe esta Casa Legislativa, dentro do prazo legal, se há previsão para a abertura da Unidade Básica de Saúde Dehon. Justifica-se a proposição, pois, conforme resposta ao Requerimento de nº 17/2021, o término da obra de reforma estava previsto para início do mês de abril e a referida Unidade Básica de Saúde deveria estar devidamente equipada e apta o seu funcionamento até meados do mesmo mês. Ressalto que há certa urgência na instalação de uma Unidade Básica de Saúde no bairro Dehon, visto que a atual estrutura provisória no bairro Morrotes, não comporta o volume de funcionários, nem mesmo a demanda por atendimentos. (Requerimento 452/2021)

 

                                     Solicitou ao Prefeito de Tubarão, Sr. Joares Carlos Ponticelli, e ao Secretário de Infraestrutura de Tubarão, Sr. Guilherme Daufenback de Maria, que informe esta Casa Legislativa, se há possibilidade de execução do patrolamento e lastreamento com areão na rua João Baptista Bornelli, bairro São Martinho. Justifica-se o requerimento, pois o referido trecho está em péssimas condições de trafegabilidade causando transtornos aos motoristas que por lá trafegam. (Requerimento 453/2021)

 

E-Mail: jose.tancredo@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0913

                               

 

Vereadora Luciane Fernandes Tokarski – Republicanos

 

                        Solicitou ao Prefeito de Tubarão, Sr. Joares Carlos Ponticelli, e ao Secretário de Urbanismo de Tubarão, Sr. Edson da Silva Junior, visando dar maior segurança aos moradores e usuários da Rua Princesa Isabel, e considerando que esta via, que faz parte do programa Se Essa Rua Fosse Minha, está há mais de 6 (seis) meses com a obra parada, com as lajotas obstruindo as calçadas, com as garagens das residências interditadas e com a rua fechada para o trânsito de veículos, solicita-se que sejam fornecidos os materiais necessários para a conclusão do calçamento, quais sejam, areia, cimento, blocos para as bocas de lobo e lajotas, conforme informações repassadas pelo empreiteiro contratado. Salienta-se que os buracos das bocas de lobos estão abertos e que acidentes já ocorreram no local. (Indicação 134/2021)

 

                                    Encaminhou ao Bombeiro Militar de Santa Catarina, Sr. Willian Fogaça Cardoso, “Moção de Cumprimentos”, pelo ato de bravura do bombeiro Willian Fogaça Cardoso, lotado na sede do 8° Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Tubarão. Mesmo de folga, na tarde do dia 02/05/2021 (domingo), às 7h20min, Willian estava direcionando-se para a sede do quartel para cumprir seu turno e serviço. Assim que entrou na ponte Dilney Chaves Cabral, deparou-se com a situação de urgência. Percebendo, inicialmente, um veículo parado no centro da ponte, logo em seguida avistou uma feminina ao lado direito da ponte, que encontrava-se em pé, já pelo lado externo, apoiando-se no guarda-corpo com o intuito de pular e, assim, provavelmente, tirar a sua vida. Imediatamente, Willian aproximou-se da mulher ganhando a sua confiança e preparando-se para agir. O bombeiro identificou-se, explicando que estava ali para ajudá-la e assim, convidou-a para sair daquela área perigosa. A mulher relutou muito para não sair dali e dar continuidade à ação de lançar-se da ponte. Foi necessário muito diálogo, cautela e negociação. Após alguns minutos de tensão e dificuldade, foi obtido êxito na remoção da feminina do local. Em seguida, foram acionados, por populares, a guarnição do Corpo de Bombeiros de serviço, bem como a Polícia Militar. Após a chegada dos bombeiros, a feminina foi conduzida para o hospital de Tubarão. Sacrifício, coragem e vontade de ajudar fazem parte da rotina destes bravos profissionais, que dedicam-se ao desenvolvimento e seguridade da sociedade, na promoção do amor e cuidado para com o próximo. Deixamos aqui nossos cumprimentos e gratidão pelo servir de nobres homens e mulheres para segurança de toda população tubaronense. (Moção 94/2021)

 

                                   Encaminhou aos familiares do Sr. José Paulo Barbosa Rebello, “Moção de Condolências”, pelo falecimento do amigo José Paulo Barbosa Rebello, no último dia 27/04/2021. Aos 35 anos, sempre carinhoso e atencioso, conhecido em todo nosso município por sua prestatividade, pela pessoa maravilhosa e pelo profissional excelente, exercia o ofício de contador e era proprietário da Atual Contábil. Filho de Pedro Paulo Rebello e Arlene Barbosa Rebello, Paulo era casado com Morgana Pacheco Lessa desde 2009. Natural de Tubarão, dedicou uma vida inteira às Ciências Contábeis. Foi Diretor e membro do Sindicato dos Contabilistas de Tubarão e Região - SINDICONT e Diretor do SESCON de Santa Catarina. Homem de família, honesto, trabalhador e solícito às causas sociais, sempre trabalhou muito, destacando-se pelo imenso coração, que de forma simples e imediata, atendia as demandas de várias associações e entidades de forma voluntária, sempre disposto a contribuir em prol das entidades contábeis e empresariais. Certamente a partida de Paulo é uma perda irreparável para todos, desde o círculo mais íntimo de seu convívio, aos que o admiravam pelo desempenho profissional exemplar anteriormente mencionado. A este grande homem, deixamos o nosso reconhecimento e gratidão, honramos sua lembrança por seu grande compromisso no exercício desta grande profissão, que foi um instrumento de transformação e desenvolvimento da classe empresarial no nosso município, mas também, honramos o homem nobre e íntegro que Paulo foi. Nossas orações são para que a dor seja apaziguada nos corações dos entes queridos, que as boas lembranças sejam transformadas em saudade, e que a vida, as histórias e o exemplo do Rebello possam acompanhar a todos para sempre em seus corações. (Moção 95/2021)

                          

E-Mail: Luciane.tokarski@camaratubarao.sc.gov.br - Fone Gabinete: 3621-0926

 

   

 

 Vereador Luiz Gonzaga dos Reis – Progressistas

 

 

                           O vereador participou dos trabalhos apresentados coletivamente, das discussões e deliberações ocorridas no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, da Câmara Municipal. 

 

 E-Mail: luis.reis@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0994

 

 

Vereador Moisés Nunes – Progressistas

 

                   Solicitou ao Prefeito de Tubarão, Sr. Joares Carlos Ponticelli, ao Secretário de Segurança, Trânsito e Patrimônio de Tubarão, Sr. Evandro de Souza Almeida, e ao Comandante 5º Batalhão de Polícia Militar deTubarão, Sr. Vilson Schlickmann Sperfeld, em conjunto com os demais vereadores desta Legislatura, saber se há a possibilidade de desenvolver ações de prevenção à violência e criminalidade na rua José Botega, bairro São Cristóvão, que liga Tubarão a Treze de Maio, por meio da instalação de equipamentos públicos, como iluminação e câmeras, bem como da fiscalização dos órgãos de segurança no local, e se possível reunir os departamentos de segurança e prefeitura municipal junto com a Câmara de Vereadores, para juntos encontrar o melhor caminho. Após a mudança de local da Polícia Rodoviária Federal de Tubarão, que aconteceu por conta das obras de duplicação da rodovia, e a instalação do pedágio, a rua José Botega virou rota de fuga para algumas situações como: custo do pedágio, desvio de rota para não passar pela Polícia Rodoviária Federal por motivos de documentação do veículo irregular, transporte pesado, como caminhões, entre outros motivos. Com esses acontecimentos que já vêm ocorrendo neste local, aconteceram assaltos e acidentes, causando transtornos nesta região. Diante disso, os moradores solicitam uma solução emergencial para combater essas irregularidades. A ausência dos órgãos de segurança no período noturno fica mais propício à criminalidade, pois não tem fiscalização nenhuma. (Requerimento 422/2021) 

 

                                    Solicitou ao Secretário de Infraestrutura de Tubarão, Sr. Guilherme Daufenback de Maria, que seja informado, dentro do prazo legal, se existe projeto já elaborado para a recuperação ou restauração da rua Canadá, bairro Passagem. Saliente-se que a referida via pública asfaltada está com várias irregularidades, pois trata-se de uma rua com intenso movimento. Diante disso, os moradores solicitam urgência, pois as irregularidades estão causando transtornos para todos. (Requerimento 423/2021)

 

                                   Solicitou ao Secretário de Infraestrutura de Tubarão, Sr. Guilherme Daufemback de Maria, que seja feita a manutenção nas lajotas da Rua Bruno Roussenq, bairro Oficinas. Justifica-se a proposição, pois as lajotas estão cedendo, gerando buracos ao longo da via pública, dificultando a trafegabilidade no local. (Indicação 132/2021)

 

                                   Solicitou ao Secretário de Infraestrutura de Tubarão, Sr. Guilherme Daufemback de Maria, que efetue o patrolamento e lastreamento com areão na rua Ambrósio Bressan, bairro Monte Castelo. Justifica-se a proposição, pois a rua está em situação precária, devido aos inúmeros buracos e irregularidades. (Indicação 133/2021)

 

E-Mail: moises.nunes@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0993

                      

 

Vereador Nilton de Campos - PSD

 

 

                  O vereador participou dos trabalhos apresentados coletivamente, das discussões e deliberações ocorridas no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, da Câmara Municipal.

  

E-Mail: nilton.campos@camaratubarao.sc.gov.br - Fone Gabinete: 3621-0904

 

                

Vereadora Rita de Cassia Schmitz Mendes de Oliveira - PSD 

 

                           Encaminhou ao Secretário de Agricultura de Tubarão, Sr. Jairo Sampaio, “Moção Cumprimentos”, para parabenizar este Secretário, pela realização do trabalho na Rua Cecílio Antônio Alves, no bairro Caruru. O pedido fora solicitado por requerimento em sessão anterior, sendo que na semana seguinte o trabalho já havia sido realizado, beneficiando a todos os moradores que necessitam da rua para realizar as suas atividades laborais, entre outros. (Moção 87/2021)

 

               Solicitou ao Secretário de Infraestrutura e Mobilidade do Estado de Santa Catarina, Sr. Leodegar da Cunha Tiscoski, saber da possibilidade da construção de uma passarela aérea para pedestres na Rodovia SC-370, aproximadamente 50 metros antes do Posto de Gasolina Leandro Trevo, sentido ao Município de Gravatal. Justifica-se a proposição, tendo em vista o fluxo constante de veículos na referida rodovia e de pedestres que necessitam atravessá-la, sem possuir a mínima segurança para a passagem. Por oportuno, como medida urgente e de precaução para evitar acidentes, sugere-se uma lombada elevada com faixa de pedestre provisória. (Requerimento 434/2021)

 

                                   Solicitou ao Diretor-Presidente da Fundação Municipal da Saúde de Tubarão, Sr. Daisson José Trevisol, considerando a realização da obra do posto de saúde do bairro Caruru, e desde já parabenizando o Senhor Prefeito e o Diretor-presidente pelo excelente trabalho; considerando que os moradores do bairro requereram a esta vereadora informações acerca da data para iniciativa do funcionamento do posto de saúde. Assim, em nome da população do bairro Caruru, requer saber se existe data prevista de inauguração do posto de saúde, e se não há previsão, qual o planejamento para a respectiva data. (Requerimento 435/2021)

 

                                  Solicitou ao Secretário de Agricultura de Tubarão, Sr. Jairo Martins Sampaio, considerando que já fora feita a roçagem em alguns pontos no “Mato da Guarda”, Estrada Geral do Caruru, bairro Caruru, requer que seja feita a roçagem em toda a extensão da referida estrada, tendo em vista que o alto mato prejudica a visibilidade dos motoristas podendo ocasionar acidentes. (Requerimento 455/2021)

 

                                   Solicitou ao Secretário de Infraestrutura de Tubarão, Sr. Guilherme Daufenback de Maria, que seja feito a retirada e manutenção do local da boca de lobo na Rua Antônio Antunes dos Santos, 231, no bairro Dehon, tendo em vista que encontra-se totalmente deteriorada e atualmente localizada em frente ao portão de entrada da respectiva moradora, causando transtornos e perigo. Além disso, esta edil foi procurada pelos moradores através das redes sociais pelo projeto 'Fala aí meu Povo', para saber da possibilidade da realização de um mutirão de limpeza das bocas de lobo, bueiros localizados no Município, visto que principalmente em dias chuvosos causam alagamentos e dificuldade de passagem aos veículos. (Requerimento 456/2021)

 

E-Mail: rita.oliveira@camaratubarao.sc.gov.br - Fone Gabinete: 3621-0907

 

                         

 

Vereador Thiago Figueiredo Zaboti - PSL

 

                         Solicitou ao Secretário de Urbanismo de Tubarão, Sr. Edson da Silva Júnior, que efetue a revitalização do banheiro da Pista Skate Plaza (Paulo Osny May). Os banheiros não estão cumprindo o objetivo para o qual foram construídos, pelo contrário, estão sendo utilizados como ponto de tráfico e de uso para dependentes químicos, o que afeta os frequentadores da pista e moradores dos arredores. Ainda este ano, havíamos levantado a hipótese de que os banheiros virassem uma base para a Guarda Municipal, porém, em conversa com Secretário Evandro Almeida, este afirmou que a GMT não tem efetivo suficiente para fazer uso da base. Buscando uma solução, estive no dia 29/04 no local, para análise com praticantes da modalidade, moradores e gestores públicos, e foi levantada a sugestão de que os banheiros se tornassem uma estrutura para funcionar uma lanchonete, que o município poderia licitar e tornar o que hoje é um problema em renda para os cofres públicos, e um conforto a mais para quem frequenta a pista. (Indicação 131/2021)

 

                                       Solicitou ao Secretário de Infraestrutura de Tubarão, Sr. Guilherme Daufenback de Maria, que, dentro do prazo legal, sejam prestadas informações sobre o cronograma de manutenção para Rua Rua Dario Farinlli de Medeiros, no bairro São João (Margem Esquerda). Justifica-se tal proposição, pois este Vereador foi procurado pelos moradores da rua que relataram que o trecho ainda de “chão batido” apresenta inúmeros buracos, valetas, pedras soltas, causando acidentes de motociclistas, pedestres e danos materiais em automóveis. É necessário de maneira urgente o nivelamento com aterro e patrolamento da via. (Requerimento 437/2021)

 

                                       Solicitou ao Secretário de Urbanismo de Tubarão, Sr. Edson da Silva Júnior, que, dentro do prazo legal, sejam prestadas informações sobre o cronograma de manutenção da Praça 'Love Story', no bairro Oficinas. Justifica-se a proposição, pois este Vereador foi procurado novamente pelos moradores da localidade que antes manifestaram sentir falta dos aparelhos de ginástica que foram retirados para manutenção e agora com a depredação dos bancos e o entulho de lixo. (Requerimento 441/2021)

 

                                       Solicitou ao Secretário de Segurança, Trânsito e Patrimônio de Tubarão, Sr. Evandro Souza de Almeida, para que, dentro do prazo legal, sejam prestadas informações a respeito de projeto e cronograma de execução de instalação de ponto de ônibus na Avenida Getúlio Vargas, próximo a cabeceira da ponte Nereu Ramos. Justifica-se a proposição, pois este vereador foi procurado por usuários do ponto de ônibus que sofrem com a falta de assentos e cobertura, ficando expostos em dias de chuvas por conta da água e em dias de sol com o forte calor. É necessário que seja executado com urgência esta importante obra para que os usuários tenham o mínimo de estrutura enquanto aguardam os ônibus. (Requerimento 443/2021)

 

E-Mail: Thiago.zaboti@camaratubarao.sc.gov.br - Fone Gabinete: 3621-0922

         

 

                   

Vereador Valdir Antunes - Progressistas

 

                         Solicitou ao Secretário de Infraestrutura de Tubarão, Sr. Guilherme Daufenback de Maria, que informe se há previsão para realizar o patrolamento e lastreamento com areão na Rua João Bristot, localizada no bairro São João Margem Esquerda. Justifica-se a proposição, pois a referida via encontra-se em péssimas condições de tráfego e a falta de manutenção está causando muitos transtornos aos moradores e usuários. (Requerimento 421/2021)

 

         

                          Solicitou ao Secretário de Infraestrutura de Tubarão, Sr. Guilherme Daufenback de Maria, que informe se há previsão para realizar o patrolamento e lastreamento com areão, assim como, a pavimentação da rua Vigário José Poggel, localizada no bairro Humaitá de Cima. Justifica-se a proposição, pois a referida via encontra-se em péssimas condições de tráfego, e a falta de manutenção e pavimentação está causando muitos transtornos aos moradores e usuários. (Requerimento 428/2021)

 

 

E-Mail: valdir.antunes@camratubarao.sc.gov.br - Fone Gabinete: 3621-0934

 

 

 

Site: www.camaratubarao.sc.gov.br  

Email: imprensa@camaratubarao.sc.gov.br 

Facebook: Câmara de Vereadores de Tubarão

  YouTube -  Câmara de Vereadores de Tubarão

 Instagram: camaratubarao

   Fone/Fax: (048) 3621.0900