09/12/2019 Informativo da 44ª Sessão Ordinária realizada no dia 09 de dezembro de 2019

Informativo da 44ª Sessão Ordinária realizada no dia 09 de dezembro de 2019

 

CÂMARA DE VEREADORES DE TUBARÃO

Informativo das atividades legislativas durante a Sessão Ordinária

Plenário Manoel Medeiros Eugênio

Informativo nº 0442019

09/12/2019

 

Os Vereadores realizaram uma sabatina atendendo o OFÍCIO S/G Of. Nº 373/2019, de 09/12/2019,encaminhado pelo Poder Executivo Municipal. Em cumprimento ao §1° do art.14 da Lei Complementar n° 20/2008, alterada pela Lei Complementar nº 61/2012, a Sra. Ana Cristine Orige Medeiros, foi aprovada para o cargo de Superintendente Jurídico da Agência Reguladora de Saneamento de Tubarão – AGR – Tubarão.

 

No espaço destinado a Ordem do Dia desta Sessão Ordinária, foram deliberadas as seguintes matérias:

 

1.        PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 232/2019, de autoria do Poder Executivo, que estima a receita e fixa a despesa do município de Tubarão para o exercício de 2020 e dá outras providências. (Este projeto em única votação foi aprovado por 16 votos favoráveis e nenhum voto contrário)

 

 

 VEREADOR ALEXANDRE SANTOS MORAES (PSD)

 

O vereador participou dos trabalhos apresentados coletivamente, das discussões e deliberações ocorridas no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, da Câmara Municipal.

 

E-Mail:  Alexandre.moraes@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0907  

 

 

VEREADOR CARLOS ALEXANDRE DAS NEVES (PSDB)

 

Solicitou ao Secretário de Infraestrutura de Tubarão, Sr. Dorli Fernandes Rufino, que seja informado, dentro do prazo legal, se há possibilidade de execução do patrolamento e lastreamento com areão na rua Padre Roberto Landal de Moura, bairro São João Margem Esquerda. Justifica-se a necessidade de informação, pois trata-se de uma rua sem pavimentação e bastante movimentada. Os moradores da região aguardam esta necessária benfeitoria. (Requerimento 978/2019)

 

Solicitou ao Secretário de Infraestrutura de Tubarão, Sr. Dorli Fernandes Rufino, que seja informado, dentro do prazo legal, se há possibilidade de execução do patrolamento e lastreamento com areão na rua José Luiz Levandoski, bairro Passagem. Justifica-se o pedido, pois a mencionada rua se encontra em estado precário de manutenção, com diversos buracos, que são verdadeiras crateras, colocando em risco todos que precisam trafegar pela via, impossibilitando, inclusive, o trânsito com segurança dos pedestres e veículos. (Rrequerimento 980/2019)

 

Encaminhou ao Padre Raimundo Ghizoni, “Moção de Cumprimentos”, pelo aniversário de sacerdácio, pois foi o Padre que realizou batizados, primeiras comunhões, crismas e casamentos de gerações inteiras de moradores de Tubarão e região. Celebrar 70 anos de sacerdócio é uma grande graça e ao mesmo tempo uma surpresa. Padre Raimundo diz que não contabilizou quantas missas celebrou nos 70 anos de sacerdócio, mas garante que foram muitas. Havia uma época em que celebrava mais de duas missas por dia e nos domingos, de quatro a cinco celebrações. Hoje, ele ainda celebra algumas missas, mas com tempo reduzido e em horários que permitem ter mais cuidados com a saúde. (Moção 182/2019)

 

E-Mail: carlos.neves@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: 3621-0905 

 

VEREADOR DALTON LUIZ MARCON (PSD)

 

Solicitou ao Presidente da Câmara de Vereadores de Tubarão, Sr. Jairo dos Passos Cascaes, a convocação do Diretor Presidente da Fundação de Educação, juntamente com o Gerente de Cultura, Paulo Garcia, para que, nos termos do Art. 248 do Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Tubarão, manifestar-se na tribuna da Câmara, acerca das mensagens publicadas em grupo de WhatsApp de funcionários da Prefeitura, onde ocorreram explicitações de que a Gerência de Cultura estaria enfrentando problemas com funcionário que batia o ponto e abandonava o seu posto de trabalho. A medida justifica-se em razão da prerrogativa concedida a esta casa legislativa em fiscalizar o executivo municipal. (Requerimento 990/2019)

 

Solicitou ao Prefeito de Tubarão, Sr. Joares Carlos Ponticelli, informações acerca da possibilidade de realização de limpeza na Rua Manoel Antunes Correa, próximo ao Mercado De Pieri. A medida justifica-se em razão da impossibilidade de pedestres e ciclistas transitarem pelo local, bem como o descaso desta administração com a limpeza de ruas do Bairro Oficinas. (Requerimento 991/2019)

 

E-Mail: dalton.marcon@camaratubarao.sc.gov.br - Fone Gabinete: 3621-0925 

 

VEREADOR DOUGLAS MARTINS ANTUNES (MDB)

 

Solicitou ao Prefeito de Tubarão, Sr. Joares Carlos Ponticelli, a pavimentação asfáltica da Rua Hugo Sant`Anna no Bairro Guarda Margem Direita. Justifica-se esta proposição, pois a referida via é uma das principais do bairro Guarda Margem Direita, dando acesso ao parque Termas da Guarda e Hotel Sandrini, os quais impulsionam o turismo na região, gerando arrecadação de tributos para o nosso município. Além da geração de empregos, o asfaltamento desta via com certeza impulsionará o desenvolvimento da região, fomentando o turismo em nosso município. (Requerimento 974/2019)

Solicitou ao Superintendente Geral da Agência Reguladora de Saneamento de Tubarão, Sr. Felippe Luiz Collaço, e aos Diretores da Tubarão Saneamento S/A, Senhores Marcelo Fernandes Matos, Paulo Eduardo Canalles

Wagner Antônio de Souza Júnior, a extensão da rede de fornecimento de água na rua Sizino Luiz da Silva, localizada no bairro Guarda, Margem Direita, neste Município. (Requerimento 976/2019)

E-Mail: douglas.antunes@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0920

 

VEREADOR ERALDO PEREIRA DA SILVA (Cidadania)

 

Apresentou Projeto de Lei Ordinária nº 244, que dispõe sobre a instalação de câmeras de monitoramento de segurança nas escolas Públicas Municipais e entorno.

 

Apresentou Projeto de Lei Ordinária nº 245, que dispõe sobre o Programa Creches Municipais, para atender as necessidades dos Idosos.

E-Mail: eraldo.silva@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0916 

 

VEREADOR EVALDO GONÇALVES DE CAMPOS (MDB)

 

Solicitou ao Secretário de Infraestrutura de Tuabrão, Sr. Dorli Fernandes Rufino, e ao Secretário de Urbanismo, Mobilidade e Planejamento de Tubarão, Sr. Nilton de Campos, que informe, no prazo legal, se há projeto para pavimentação da Rua Carlos Gomes, localizada no bairro Revoredo. Caso a resposta seja positiva, solicita-se, ainda, saber se há previsão para o início das obras. Solicita saber também se existe a possibilidade, como medida paliativa, de realizar a restauração do calçamento e fechamento do buraco aberto, conforme foto em anexo. Justifica-se a proposição, pois esta via tem intenso fluxo de veículos e pedestres, devido ao grande número de moradores e comércio existente, que há muitos anos, reivindicam sua pavimentação, devido aos inúmeros transtornos causados pela falta de manutenção da via com paralelepípedo, apresentando constantemente riscos e danos materiais aos condutores. (Requerimento 975/2019)

 

Solicitou ao Secretário de Infraestrutura de Tuabrão, Sr. Dorli Fernandes Rufino, e ao Secretário de Urbanismo, Mobilidade e Planejamento de Tubarão, Sr. Nilton de Campos que, dentro do prazo legal, seja informado se há projeto para a pavimentação ou calçamento da Rua Luiz Joaquim Fernandes, bairro Passo do Gado. Como medida paliativa, solicita-se que seja realizado o patrolamento e lastreamento com areão. Justifica-se tal proposição, pois os moradores que utilizam a via entraram em contato com este vereador, solicitando uma ajuda com urgência, pois estão enfrentando dificuldades para trafegar. A via encontra-se em péssimo estado de conservação, em muitas áreas, os veículos passam apenas com manobras. Prende-se ao fato de que, no lote 26, reside um casal que possui deficiência e sua locomoção depende de cuidados e estes estão encontrando complicações em sua mobilidade. (Requerimento 982/2019)

 

Solicitou ao Diretor de Trânsito e Mobilidade de Tubarão, Sr. Dionísio de Quadros, saber se há possibilidade de implantar uma lombada na Rua Silvio Burigo, no bairro de Oficinas, próximo ao Kido Motos. Justifica-se a proposição, pois a implantação da lombada no local citado, irá trazer mais segurança a todos que transitam por ali diariamente, razão pela qual, existe um grande fluxo de pessoas na referida via, devido ao grande comércio instalado na região, com isso é de suma importância que seja implantada o mais breve possível. (Requerimento 992/2019)

 

Mail: Evaldo.campos@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete 3621-0920 

 

VEREADOR  EVANDRO MOTA (PP)

 

Solicitou ao Diretor-Presidente da Fundação Municipal de Esporte de Tubarão, Sr. Luiz Ernani Buerger, saber se existe projeto de reforma/revitalização do Ginásio de Esporte Paulo Jacob May, no Bairro de Humaitá. Justifica-se a proposição, pois o referido Ginásio de Esporte, que já foi uma referência, hoje está necessitando de uma boa reforma, tanto na pintura quanto nos demais equipamento existente. (Requerimento 972/2019)

 

Solicitou ao Secretário de Infraestrutura de Tubarão, Sr. Dorli Fernandes Rufino, considerando que a Rua Olavo Acácio Marques, localizada no Bairro Monte Castelo, ainda é de 'chão batido', solicita que sejam prestadas, dentro do prazo legal, as seguintes informações:

1. Se existe projeto, já elaborado, para a pavimentação da referida via pública e, caso negativa a resposta, solicita-se saber da possibilidade de sua elaboração;

2. Se há possibilidade desta via pública ser incluída no Cronograma de Obras da Secretária de Infraestrutura, para possível pavimentação em parceria com a comunidade local. (Requerimento 973/2019)

                

Fone Gabinete 3621-0926

 

 VEREADOR GELSON JOSÉ BENTO (PP)

 

Solicitou ao Secretário de Mobilidade, Planejamento e Urbanismo de Tubarão, Sr. Nilton de Campos, estudos de viabilidade, mesmo de forma experimental, para conversão da sinaleira localizada na Ponte do Andrino, no cruzamento das Ruas Aldo Hulse, João Adolfo Corrêa e Estrada Geral da Madre em rótula, para que haja maior trafegabilidade e desafogamento do trânsito naquela região. Justifica-se tal solicitação, pois já ficou constatado que com as rótulas, já instaladas ao longo da Avenida Pedro Zapelini, no lugar das sinaleiras, fluiu perfeitamente o trânsito. (Indicação 320/2019)

 

Solicitou ao Secretário de Infraestrutura de Tubarão, Sr. Dorli Rufino Fernandes, que determine providências no sentido de resolver um vazamento de esgoto na Rua São Manoel, frente ao banco Itaú - Centro. Justifica-se a proposição, pois o esgoto está jorrando a céu aberto, causando transtorno no estacionamento e mau cheiro. (Indicação 325/2019)

 

Solicitou ao Prefeito de Tubarão, Sr. Joares Carlos Ponticelli, a possibilidade de estudos para que seja construído um molhes com rebaixamento da entrada do Rio Seco, a fim de que as águas do rio Tubarão possam entrar por gravidade, assim, revitalizando de vez o conhecido rio da Madre. Na última segunda-feira, dia 02 de dezembro, a convite deste Vereador, esteve na Câmara, o senhor Dodô, que falou sobre o assunto, justificando que era possível, sim, a confecção de Molhes em diagonal com trinta e cinco metros de comprimento, avançando o rio Tubarão a partir da margem, com uma abertura na entrada do rio Seco de trinta metros de comprimentos por dois metros de profundidade. Pelo conhecimento do Senhor Dodô, este tipo de molhes, já existia no tempo do Prefeito Dilney Chaves Cabral, feito pelo Empresário Delírio Fachetti. Com advento da enchente de 1974, parte deste molhes foi destruído e o restante foi retirado com a dragagem de 1976. O Pecuarista e empresário Dodô, inclusive se comprometeu a executar em forma de parceria, fazendo a abertura da Boca de entrada, através de sua empresa, sem ônus para a municipalidade. Justifica-se a proposição, pois só com as bombas existentes, e o projeto da Tubarão Saneamento de jogar todo o esgoto tratado no referido Rio Seco, dificilmente ocorreria a revitalização. Trata-se de uma região de grande produtividade, e com a execução deste projeto, irá beneficiar um grande número de famílias, bem como o agronegócio. (Requerimento 988/2019)

 

Encaminhou ao Prefeito de Tubarão, Sr. Joares Carlos Ponticelli, e ao Diretor-Presidente da Fundação Municipal de Educação de Tubarão, Sr. Maurício da Silva, “Moção de Cumprimentos” pelo início da instalação dos aparelhos de ares-condicionados na rede Municipal de Ensino de Tubarão, previsto no pacote de obras e serviços de R$ 1,5 milhões. Nesta Primeira etapa a fundação recebeu 34 climatizadores de 12 mil BTUs, que serão instalados nas escolas, cujas salas de aulas ainda não possuem o equipamento, tanto da educação infantil quanto na fundamental. A previsão é de que, até o início de Fevereiro, todas as unidades estejam climatizadas. (Moção 181/2019)

 

Encaminhou aos familiares e amigos do Sr. Carlos Alberto Correa, “Moção de Condolências” pelo falecimento do Empresário e Buggista Senhor Carlos Alberto Medeiros, conhecido por 'Dubettu', ocorrida no último dia 08.12.2019. O mesmo era proprietário da Imobiliária Debettu e Presidente do BCT - Buggy Club de Tubarão. Debettu deixa esposa Maria da Glória, um filho Rodrigo e uma infinidade de amigos, que sentirão sua ausência. Amigos que dizem que Debettu era o cara do Buggy em Santa Catarina. Na frente do BCT, sempre extrovertido, animado, procurava incentivar e  manter uma  boa amizade entre famílias da região e de outras cidades do Brasil. Com pesar recebemos a notícia desta tragédia, e rogamos que a fé no Criador possa acalentar os familiares e amigos neste momento difícil, e desejamos que a dor da perda seja abrandada, transformando-se em saudade. (Moção 183/2019)

E-Mail: gelson.bento@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: 3621-0928

 

VEREADOR GILMAR NEGRO MACHADO (MDB)

 

O vereador participou dos trabalhos apresentados coletivamente, das discussões e deliberações ocorridas no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, da Câmara Municipal.    

 

E-Mail: gilmar.machado@camaratubarao.sc.gov.br - Fone Gabinete: 3621-0902

VEREADOR GILSON PAES VIEIRA (PSDB)

 

O vereador participou dos trabalhos apresentados coletivamente, das discussões e deliberações ocorridas no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, da Câmara Municipal.

 

 

E-Mail: gilson.vieira@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0922

 

VEREADOR JAIRO DOS PASSOS CASCAES (PSD)

 

Apresentou Projeto de Lei Ordinária nº 243/2019, que Declara de Utilidade Pública o Núcleo de Apoio à Vida Cidade Azul (NAVICA).

.E-Mail: jairo.cascaes@camaratubarao.sc.gov.br - Fone Gabinete: 3621-0912 

 

VEREADOR JOÃO GONÇALVES FERNANDES (PSDB)

 

Solicitou ao Prefeito de Tubarão, Sr. Joares Carlos Ponticelli, e ao Secretário de Infraestrutura de Tubarão, Sr. Dorli Fernandes Rufino, saber, com urgência, quando vai ser feita a recuperação da Rua Plácido Brás Fernandes, bairro Guarda Margem Esquerda.  Justifica-se a proposição, pois de acordo com a resposta ao requerimento nº 751/2019, deste vereador, a prefeitura tem obrigação de disponibilizar escavadeira com operador e recolocação do pavimento em paralelepípedo do local a ser escavado decorrente da realização do serviço. (Requerimento 977/2019)

 

Email:joao.fernandes@camaratubarao.sc.gov.br

 

VEREADOR JOSÉ LUIZ TANCREDO (PSDB)

 

Solicitou ao Prefeito de Tubarão, Sr. Joares Carlos Ponticelli, informações, dentro do prazo legal, sobre a possibilidade de que seja instalada a bomba de sucção às margens do Rio Tubarão, no final da Rua Luiz Pedro de Oliveira, visto que a casa de bombas já se encontra concluída, no entanto, as bombas e o sistema de recalque não se encontram em funcionamento. Salienta-se que a matéria já foi objeto de questionamentos por parte deste Vereador, por meio do Requerimento nº 382/2019, de 13 de maio de 2019, e, apesar das informações prestadas pela Prefeitura de Tubarão, conforme verificação in loco, observa-se que as bombas não estão em atividade. É importante destacar que o mês de dezembro caracteriza-se por ser chuvoso, sendo imprescindível o pleno funcionamento do sistema para auxiliar a drenagem dos bairros Dehon e Humaitá. (Requerimento 979/2019)

 

Solicitou ao Prefeito de Tubarão, Sr. Joares Carlos Ponticelli, informações, dentro do prazo legal, sobre a estrutura administrativa da Prefeitura Municipal de Tubarão:

                a) Quantos servidores efetivos há no quadro de pessoal?

                b) Quantos destes servidores efetivos estão no exercício de cargos  em comissão?

                c) Quantos servidores efetivos participam de comissões?

                d) Quantos servidores há em cargos de provimento em comissão?

                e) Quantos funcionários prestam serviços contratados por empresas terceirizadas?

                f) Quantos estagiários estão contratados nos dois níveis: ensino médio técnico e ensino superior?

                g) Quantos servidores efetivos estão cedidos e quais os respectivos órgãos de origem ou destino?             

                Justifica-se a proposição, visto que é prerrogativa desta Casa Legislativa a fiscalização do Poder Executivo. (Requerimento 984/2019)

 

Solicitou ao Prefeito de Tubarão, Sr. Joares Carlos Ponticelli, informações, dentro do prazo legal, sobre a possibilidade de que seja instalada uma placa de identificação na Casa Huberto Rohden, popularmente conhecida como 'Casa da Cidadania', contendo a data de sua construção e breve histórico deste notável tubaronense. Justifica-se a proposição, para que a população tenha conhecimento da homenagem prestada a este filósofo, escritor, com mais de 100 obras publicadas, educador e teólogo, mundialmente renomado. (Requerimento 987/2019)

 

Solicitou ao Prefeito de Tubarão, Sr. Joares Carlos Ponticelli, que seja encaminhada, dentro do prazo legal, cópia do projeto, bem como do memorial descritivo e orçamento, referentes a Rua Manoel Tobias, integrante do programa 'Se essa rua fosse minha'. Justifica-se a proposição, tendo em vista que os moradores da referida  rua aguardam ansiosamente o projeto para execução das obras de calçamento, bem como ter sido informado pelo Poder Executivo, em resposta ao Requerimento nº 817, de 08/10/2019, Ofício nº 01/GAB/19, de autoria deste Vereador, que o projeto estava em fase de revisão. (Requerimento 993/2019)

 

Solicitou ao Prefeito de Tubarão, Sr. Joares Carlos Ponticelli, informações, dentro do prazo legal, sobre quando serão realizadas as obras de recuperação do passeio público às margens do Rio Tubarão, Margem Esquerda, no cruzamento da Ponte Nereu Ramos, com a Avenida Presidente Getúlio Vargas, bem como sobre a possibilidade de instalação de uma barreira de segurança no local, até a conclusão das obras. Justifica-se a proposição, tendo em vista que o passeio público no local acima mencionado foi completamente danificado pelas fortes chuvas e ventos provocados pelo ciclone que assolou a região em maio do corrente ano, ou seja, há 07 (sete) meses, e, até o presente momento, nada foi feito. Na situação em que se encontra o calçamento, há risco de acidentes para os pedestres, que se encontram vulneráveis à queda para o próprio leito do rio, como também se veem obrigados a transitar à beira da pista de rolamento. (Requerimento 994/2019)

 

Solicitou ao Prefeito de Tubarão, Sr. Joares Carlos Ponticelli, informações, dentro do prazo legal, sobre a possibilidade de que seja efetuada a recuperação do meio-fio e passeio público da Avenida Presidente Getúlio Vargas, no trecho compreendido entre a Avenida Patrício Lima e a Avenida Presidente Tancredo Neves, visto que, em virtude da má conservação das respectivas calçadas, os pedestres estão sendo obrigados a circular sobre a pista de rolamento, gerando risco de acidentes. Solicita-se, ainda, a recuperação do pavimento asfáltico na Avenida Presidente Getúlio Vargas a, aproximadamente, 500 metros antes da Ponte Orlando Francalacci, haja vista a existência de um buraco de grandes proporções. (Requerimento 995/2019)

 

Solicitou ao Prefeito de Tubarão, Sr. Joares Carlos Ponticelli, informações, dentro do prazo legal, sobre a possibilidade de que seja efetuada a recuperação do pavimento asfáltico na Rua Imaculada Conceição, próximo ao cruzamento com a Rua Almir dos Santos Miranda, haja vista a existência de um buraco de grandes proporções. Justifica-se a proposição, diante do eminente risco de acidentes e avarias nos automóveis dos munícipes. (Requerimento 996/2019)

 

Encaminhou a Coordenadora-geral do Fórum das Entidades Não Governamentais de Tubarão, Sra. Silvana Zardo Francisco, 'Moção de Cumprimentos', extensivamente a todas as entidades e apoiadores, pela realização do 1º Dia de Doar no Município de Tubarão. A iniciativa de doar-se ao próximo é louvável e transforma para melhor a realidade daqueles que estão precisando de amparo para uma vida digna, com o mínimo de humanidade. (Moção 184/2019)

 

Apresentou Projeto de Lei Ordinária nº 246/2019, que dispõe sobre a divulgação, no portal da transparência, da destinação de valores de multas de trânsito para cada área beneficiada.

 

Apresentou Projeto de Lei Ordinária nº 247/2019, que dispõe sobre a reserva de vagas para afro-brasileiros em concursos públicos para provimento de cargos efetivos e dá outras providências.

 

E-Mail: jose.tancredo@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0927

 

 

VEREADOR JÚLIO CESAR ÂNGELO RODRIGUES (PP)

 

Solicitou ao Secretário de Infraestrutura de Tubarão, Sr. Dorli Fernandes Rufino, novamente o lastreamento de areão na Rua Laguna, trecho entre as Ruas Professora Mylma Neves Cargnin e Rua Remacklo Loks, bairro Oficinas. A solicitação se justifica devido ao referido trecho da via encontrar-se sem algum tipo de material para que se possa realizar o patrolamento e assim realizar o seu nivelamento, deixando em condições de trafegabilidade. É de grande importância que seja lastreado areão na via, pois ela já está abaixo do nível das ruas transversais e de sua própria continuação, onde há calçamento. Ressalte-se que em períodos de chuva, a via fica totalmente alagada, dificultando a travessia dos moradores de entrarem e saírem de suas residências. Por se tratar de um pedido dos moradores da localidade, solicito uma atenção especial a esse pedido. (Indicação 326/2019)

 

Solicitou ao Diretor de Trânsito de Tubarão, Sr. Dionísio de Quadros, saber se há possibilidade de realizar a repintura das faixas de pedestres em toda a extensão da Rua Silvio Cargnin, localizada no bairro Oficinas. Justifica-se a solicitação, pois muitos motoristas e pedestres que transitam pela referida via queixam-se da dificuldade de visualizar as faixas de pedestre, causando assim grande transtorno. Vários veículos passam direto quase provocando um acidente com os pedestres que estão atravessando na faixa. (Requerimento 981/2019)

 

Solicitou ao Diretor de Trânsito de Tubarão, Sr. Dionísio de Quadros, que seja realizada toda a repintura das sinalizações de lombadas e faixas de pedestres na Rua Andrino Sales Borges, bairro São Clemente. Tal solicitação tem como objetivo preservar a segurança dos pedestres e dos motoristas que transitam pela referida via, pois grande parte dessa sinalização encontra-se quase apagada, dificultando muito a sua visualização por parte dos motoristas, podendo assim causar algum acidente. (Requerimento 983/2019)

 

Solicitou ao Diretor de Trânsito de Tubarão, Sr. Dionísio de Quadros, novamente, saber se há a possibilidade de implantar uma faixa de pedestre na Rua Silvio Cargnin, especificamente em frente ao Sertega Motores Elétricos, bairro Oficinas. Justifica-se a proposição, pois esse vereador já havia solicitado anteriormente a implantação da referida faixa de pedestre no local, devido à via possuir um grande fluxo de veículos e de passagem de pedestre em certos horários de pico, causando assim grande risco de acidente, principalmente nos horários de saída dos alunos da Escola Municipal Faustina da Luz Patrício. Diante dessa situação, solicito urgência no atendimento desse pedido da comunidade. (Requerimento 985/2019)

 

Solicitou ao Diretor de Trânsito de Tubarão, Sr. Dionísio de Quadros,saber se há possibilidade de implantar uma faixa de pedestre elevada na Rua Padre Geraldo Spettmann, especificamente na altura do número 1.070, em frente à loja Telhadeiro, bairro Humaitá.                Justifica-se a solicitação, pois alguns os veículos ao saírem da marginal da BR 101 e acessarem a cidade pela Rua Padre Geraldo Spettmann, acabam transitando em alta velocidade pelo referido trecho, causando assim grande preocupação para os comerciantes e pessoas que tentam atravessá-la. Diariamente ocorre algum tipo de acidente no local, sendo que com a implantação da faixa de pedestre elevada ajudaria no controle da velocidade dos veículos na via, trazendo assim mais segurança e tranquilidade para todos. (Requerimento 986/2019)                     

 

E-Mail: julio.rodrigues@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0922 

 

 

VEREADOR LUIZ GONZAGA REIS (PP)

 

O vereador participou dos trabalhos apresentados coletivamente, das discussões e deliberações ocorridas no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, da Câmara Municipal.

 

E-Mail: luis.reis@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0924  

 

 

VEREADOR MOISÉS NUNES (PP)

 

Solicitou ao Secretário de Infraestrutura de Tubarão, Sr. Dorli Fernandes Rufino, que efetue o patrolamento e lastreamento com areão na Rua Sidnei Machado de Souza, Bairro São João Margem Esquerda. Justifica-se esta proposição, pois a referida rua encontra-se em péssimo estado de trafegabilidade, devido aos inúmeros buracos, necessitando de reparo com urgência. (Indicação 321/2019)

 

Solicitou ao Secretário de Infraestrutura de Tubarão, Sr. Dorli Fernandes Rufino, que efetue o patrolamento e lastreamento com areão na Rua Hermes Esmeraldino, Bairro São João Margem Esquerda. Justifica-se esta proposição, pois a referida rua encontra-se em péssimo estado de trafegabilidade, devido aos inúmeros buracos, necessitando de reparo com urgência. (Indicação 322/2019)

 

Solicitou ao Secretário de Infraestrutura de Tubarão, Sr. Dorli Fernandes Rufino, que efetue o patrolamento e lastreamento com areão na Rua Expedicionário Luiz Antônio Teresa, Bairro Oficinas. Justifica-se esta proposição, pois a referida rua encontra-se em péssimo estado de trafegabilidade, devido aos inúmeros buracos, necessitando de reparo com urgência. (Indicação 323/2019)

 

Solicitou ao Secretário de Infraestrutura de Tubarão, Sr. Dorli Fernandes Rufino, que efetue a manutenção no asfalto da Rua Dalfredo Luiz Geremias, próximo ao nº 95, bairro Monte Castelo, devido a um buraco aberto no pavimento ocasionado pelo adensamento do solo, e que precisa de urgente reparação. Justifica-se a proposição, pelo estado em que se encontra, trazendo transtornos e insegurança aos moradores e motoristas que por ali transitam. (Indicação 324/2019)

 

E-Mail: moises.nunes@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0903 

 

VEREADOR PAULO HENRIQUE LÚCIO (PT)

 

Solicitou ao Prefeito de Tubarão, Sr. Joares Carlos Ponticelli, saber porque não foram realizadas obras de passeio público no trecho de aproximadamente noventa metros na rua Sílvio Búrigo, cercanias da Madeireira Cidade Azul, bairro Monte Castelo. Tal informação é de vital importância, sobretudo à população, que se encontra em risco ao transladar pelo local, visto que a falta de passeio permite que os veículos adentrem ao espaço reservado aos pedestres. (Requerimento 989/2019)

 

E-Mail: paulo.lucio@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0929

 

 

 

Site: www.camaratubarao.sc.gov.br

 Email: imprensa@camaratubarao.sc.gov.br 

 Facebook: Câmara de Vereadores de Tubarão

YouTube -  Câmara de Vereadores de Tubarão

  Instagram: camaratubarao

  Fone/Fax: (048) 3621.0900