01/04/2019 Informativo da 8ª Sessão Ordinária realizada no dia 01 de abril de 2019.

Informativo da 8ª Sessão Ordinária realizada no dia 01 de abril de 2019.

CÂMARA DE VEREADORES DE TUBARÃO

Informativo das atividades legislativas durante a Sessão Ordinária

Plenário Manoel Medeiros Eugênio

Informativo nº 008/2019

01/04/2019

 

Nesta Sessão, os vereadores receberam a visita da Delegada Regional de Polícia Civil, Sra. Vivian Garcia Selig, atendendo o requerimento 207/2019 do vereador Evaldo Gonçalves de Campos.

 

 

No espaço destinado a Ordem do Dia desta Sessão Ordinária, foram deliberadas as seguintes matérias:

 

1.    PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 010/2019 (09/2019 na origem), de autoria do Poder Executivo, que inclui no calendário oficial de eventos do Município de Tubarão, o campeonato de skate “A Plaza é Nossa” e dá outras providências. (Este projeto em segunda votação foi aprovado por 16 votos favoráveis, dispensando a redação final)

 

2.       SUBSTITUTIVO GLOBAL AO PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 163/2017, de autoria do Vereador Dalton Luiz Marcon, que autoriza o Poder Executivo a implantar o Programa Farmácia Solidária no âmbito do Município de Tubarão/SC. (Este projeto foi aprovado por 15 votos favoráveis, valendo pela segunda votação e dispensando a redação final)

 

3.       PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 245/2018 (132/2018 na origem), de autoria do Poder Executivo, que altera a Lei nº 4.841, de 19 de dezembro de 2017, que cria o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e dá outras providências. (Este projeto em primeira votação foi aprovado por 15 votos favoráveis, valendo pela segunda votação e dispensando a redação final)

 

4.       PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 017/2019 (007/2019 na origem), de autoria do Poder Executivo, que revoga a Lei nº 1.777/93, que dispõe sobre encaminhamento de cronogramas de licitações e outros ao Poder Legislativo Municipal. (Este projeto foi retirado de pauta pelo líder do governo, vereador Alexandre Santos Moraes)

 

Através de requerimento encaminhado à Mesa Diretora e subscrito pela maioria dos Vereadores, integrou a Ordem do Dia da presente Sessão, com trâmite em regime de urgência especial, as seguintes matérias:

 

1.       PROJETO DE DECRETO Nº 18/2019, que altera o Decreto Legislativo nº 004/2017, que estrutura a representação da Câmara Municipal junto a Conselhos ou Comissões Municipais. (Este projeto foi aprovado por 16 votos favoráveis)

 

Os vereadores aprovaram o projeto de Resolução 07/2019, que prorroga a licença do Vereador Felippe Luiz Collaço.

 

Em cumprimento ao §1° do art.14 da Lei Complementar n° 20/2008, alterada pela Lei Complementar nº 61/2012 os vereadores sabatinaram o Sr. Felipe Luiz Collaço de CPF nº 024.284.979-28, postulante ao cargo de Superintendente Geral da Agência Reguladora de Saneamento de Tubarão – AGR – Tubarão.  Após a exposição de competências e respostas aos questionamentos os Vereadores aprovaram a indicação do postulante por unanimidade.

 

  

VEREADOR ALEXANDRE SANTOS MORAES (PSD)

 

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. Joares Carlos Ponticelli, que seja construído - tendo em vista a construção da passarela de concreto em frente à Unisul - de um trapiche ou estrutura semelhante com as devidas adaptações para os praticantes de canoagem, caiaque, SUP e de esportes náuticos diversos. Justifica-se tal requerimento devido o potencial turístico do rio Tubarão, podendo ser explorado de diversas maneiras. Ainda, tal estrutura poderá servir tanto para esportistas e simpatizantes, como para a otimização dos serviços públicos, podendo ser utilizado pela defesa civil e bombeiros. (Indicação 102/2019)

 

Solicitou ao Gerente Municipal de Serviços Públicos, Sr. Joel Geraldino de Almeida, que sejam podados os galhos de uma árvore situada no cruzamento entre as ruas Recife e Vidal Ramos. Tal requerimento se justifica, pois, os galhos da árvore atrapalham a visibilidade dos motoristas que sobem a Vidal Ramos, causando acidentes. (Indicação 104/2019

 

 

E-Mail:  Alexandre.moraes@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0907

 

 

VEREADOR CARLOS ALEXANDRE DAS NEVES (PSDB)

 

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. Joares Carlos Ponticelli, e ao Secretário Municipal de Infraestrutura, Sr. Dorli Fernandes Rufino, que seja informado, dentro do prazo legal, se há possibilidade de efetuar o patrolamento e lastreamento de material na Rua Manoel Antônio Mateus mais conhecida como estrada geral do sombrio, Bairro São Martinho. Justifica-se esta proposição, pois a referida rua encontra-se em verdadeiro estado de abandono, ocasionando acidentes, pois a mesma possui morros elevados e valos, e trafegam por ali muitos caminhões carros e motos, além de ônibus que transportam aproximadamente 50 crianças todos os dias, os moradores pedem urgência na recuperação desta estrada. (Requerimento 245/2019)

 

Solicitou ao Gerente Municipal de Serviços Públicos, Sr. Joel Geraldino de Almeida, saber se há possibilidade de que seja efetuada a limpeza, bem como a roçagem do mato nas margens da Rua Irineu Alves Garcia, nas proximidades do Posto de Saúde, no bairro Recife. Justifica-se a proposição, pois a vegetação alta está tirando a visibilidade dos motoristas e os mesmos não conseguem trafegar com segurança, além de causar uma má impressão ao bairro, e às pessoas que por ali moram. (Requerimento 246/2019)

 

Solicitou ao Secretário Municipal de Infraestrutura, Sr. Dorli Fernandes Rufino, que seja informado, dentro do prazo legal, se há possibilidade de efetuar o patrolamento e lastreamento de material na rua Irineu Alves Garcia, localizada no Bairro Recife. Justifica-se esta proposição, pois a referida rua encontra-se em péssimo estado de trafegabilidade, devido ao grande número de buracos, causando grande transtorno para todos que por ali transitam necessitando de reparos. (Requerimento 243/2019)

 

 Solicitou ao Secretário Municipal de Infraestrutura, Sr. Dorli Fernandes Rufino, que seja informado, dentro do prazo legal, se há possibilidade de efetuar o patrolamento e recuperação da Rua Inês Mendes dos Santos, bairro São Martinho, sendo que a mesma é mista, parte estrada de chão e parte de lajota. Justifica-se esta proposição, em virtude do iminente risco de queda dos motociclistas e ainda causar acidentes, e prejuízos aos condutores, necessitando de reparos com urgência. (Requerimento 256/2019)

 

Apresentou Projeto de Decreto Legislativo 13/2019, que Concede o Título de Cidadão Tubaronense ao Padre Rafael Uliano.

 

E-Mail: carlos.neves@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: 3621-0905

 

 

VEREADOR DALTON LUIZ MARCON (PSD)

 

 Encaminhou ao Deputado Federal, SR. Rogério Mendonça, Peninha, em conjunto com o Vereador Douglas Antunes, da bancada do MDB, "Moção de Cumprimentos”, parabenizando-o pela iniciativa e articulação para propositura de Proposta de Emenda à Constituição - PEC, que insere nas Disposições Constitucionais, a realização de eleições gerais, refletindo positivamente na programação da gestão pública, no fortalecimento partidário, na economia das eleições e na racionalidade ideológica. O primeiro benefício direto das eleições gerais é a criação de uma programação orçamentária e de política de governo nos três níveis federados, sem interrupções por conta do processo eleitoral, como vem ocorrendo na atualidade. Tal ajuste permitiria o planejamento, a contratação e execução de políticas públicas ao longo desse tempo, em acordo com as matrizes dos Governos Federal, Estadual e Municipal. Uma relevante segurança institucional para os governantes e para os legisladores. Além das vantagens do alinhamento do programa partidário, temos a redução dos custos de campanha. Nas eleições de 2012, o TSE consumiu dos cofres públicos R$ 397,27 milhões de reais, já em 2016, foram necessários cerca de R$ 900 milhões de reais para operacionalizar as eleições. Em relação as estruturas partidárias, a verticalização das campanhas promoveria um alinhamento automático dos posicionamentos, vez que a lógica da aproximação em âmbito nacional, tenderia a formar em âmbito estadual e, por fim, em nível municipal. Do mesmo modo, estimularia a realização de campanhas conjuntas em todos os níveis, especialmente pelo fortalecimento partidário, barateando consideravelmente os custos de campanha. Ainda, outro fator positivo trata-se do respeito à soberania popular, eis que atualmente a realização de eleições a cada dois anos oportuniza ao político no exercício do mandato concorrer a outro mandato eletivo, sub-rogando a vontade popular das eleições à qual participou anteriormente. (Moção 41/2019)

 

Apresentou Projeto de Decreto Legislativo 17/2019, que Concede o Título de Cidadão Tubaronense ao Senhor Ulysses Messias da Silva

 

E-Mail: dalton.marcon@camaratubarao.sc.gov.br - Fone Gabinete: 3621-0925

 

 

VEREADOR DOUGLAS MARTINS ANTUNES (MDB)

 

Encaminhou ao Líder do Grupo dos Pescadores de Tubarão, Sr. Eraldo Garcia de Souza, em conjunto com o vereador Gelson Bento da bancada do PP, “Moção de Cumprimentos” ao Grupo de Pescadores de Tubarão. Uma ação voluntária promovida por um grupo de pescadores realizada na manhã deste domingo, 31, as margens do rio Tubarão foram recolhidos aproximadamente 3 toneladas de lixo retirados as margens do rio tubarão. Uma cena muito triste e lamentável foi também encontrar um cachorro amarrado na beira do rio Tubarão, deixado para morrer, sem comida, sem água e se a maré subisse morreria afogado, Mas graças a Deus conseguimos chegar a tempo e resgatamos o animal com sucesso. Que essa louvável atitude sirva de exemplo para toda a população e se estenda para outros espaços públicos, inclusive os espaços que a população utilizam como lazer. Com essa grande ação promovida pelo Grupo de Pescadores mostra quanto é preciso investir em campanhas e trabalhar a educação ambiental e demonstrar o quanto precisamos mudar nossas atitudes com o nosso lixo. Eventos como este são de fundamental importância para o meio ambiente, estendemos os cumprimentos a todos os envolvidos direta e indiretamente na organização dessa ação promovida. (Moção 42/2019)

 

Encaminhou ao Presidente do Clube Atlético Tubarão, Sr. Gilmar Negro Machado, “Moção de Cumprimentos” pela iniciativa do Clube Atlético Tubarão, ao Presidente Gilmar Negro Machado (Cascão), conselheiros, comissão técnica, jogadores, funcionários e principalmente a toda torcida do Peixe, que marcou um golaço com esta ação. Mais de uma tonelada de alimentos foi arrecadada na partida contra o Vasco, pela Copa do Brasil Sub-20 e doada ao Lar da Menina de Tubarão. Parabéns pela iniciativa! (Moção 37/2019)

 

Encaminhou ao Presidente da ADFT – Associação Desportiva de Futsal Tubaronense, Sr. Eduardo Rigotti, “Moção de Cumprimentos” a Associação Desportiva Futsal Tubaronense, pela conquista da Recopa SC ao vencer o São Francisco, alcançando a conquista jogando na Arena Multiuso Estêner Soratto da Silva. Dois meses antes, o Tubarão já havia conquistado o título dos Jogos Abertos de Santa Catarina.  Motivo este de muito orgulho e satisfação para nossa Cidade e Região. (Moção 40/2019)

 

 Solicitou ao Secretário Municipal de Infraestrutura, Sr. Dorli Fernandes Rufino, e ao Secretário Municipal de Urbanismo, Mobilidade e Planejamento, Sr. Nilton de Campos, que encaminhe a esta Casa Legislativa os nomes de ruas, com sua respectiva localização em bairro/comunidade, que ainda não possuem pavimentação. Justifica-se a solicitação para questionamentos futuros. (Requerimento 248/2019)

 

 Solicitou ao Presidente da Câmara de Vereadores de Tubarão, Sr. Jairo dos Passos Cascaes, a criação de uma Comissão Especial, conforme estabelece o Artigo 53, do nosso Regimento Interno, com representações de todas bancadas partidárias desta legislatura, para que seja reformulado o Regimento desta Casa, visto que sua última revisão completa foi no ano de 2005, com consolidações em 2011 e 2013, fazendo necessário uma nova atualização e modernização do mesmo. (Requerimento 249/2019)

 

 Solicitou ao Presidente da Câmara de Vereadores de Tubarão, Sr. Jairo dos Passos Cascaes, que seja encaminhado convite a Senhora Fernanda Ribeiro Borghezan, Coordenadora da Vigilância Sanitária Municipal, para participar de uma Sessão, para tratarmos de assuntos relacionados a esse setor na Prefeitura Municipal de Tubarão. (Requerimento 250/2019)

 

Apresentou Projeto de Lei Ordinária 48/2019, que dispõe sobre a criação do Cadastro Municipal de Empregos, denominado de EMPREGA TUBARÃO.

 

Apresentou Projeto de Lei Ordinária 49/2019, que institui a meia-entrada para professores da educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) do técnico e ensino superior em quaisquer eventos culturais exibidos nas salas e casas de espetáculos, inclusive museus, exposições e shows no âmbito municipal e dá outras providências.

 

E-Mail: douglas.antunes@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0920

 

 

VEREADOR ERALDO PEREIRA DA SILVA (PPS)

 

Solicitou ao Secretário Municipal de Urbanismo, Mobilidade e Planejamento, Sr. Nilton De Campos, que seja realizada a fiscalização para limpeza dos terrenos localizado na Januário Alves Garcia altura do 1912 bairro Revoredo. Tal solicitação se faz necessária, pois os terrenos estão sendo usado de depósito de entulhos. Por se tratar de um pedido da comunidade, solicito uma atenção para tal solicitação. (Indicação 103/2019)

 

Encaminhou ao Prefeito Municipal, Sr. Joares Carlos Ponticelli, “Moção de Cumprimentos” ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Joares Carlos Ponticelli, pelo comprometimento em lajotar a Rua José De Souza Borges, KM 60. Essa parceria entre moradores e prefeitura foi fundamental para alcançarmos nossas metas, uma rua mais digna, bonita e confortável, ajudando a melhorar a infraestrutura urbana da cidade. (Moção 39/2019)

               

Apresentou Projeto de Decreto Legislativo 14/2019, que Concede o Título de Cidadão Tubaronense ao Senhor Narbal Machado Cardoso.

 

E-Mail: eraldo.silva@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0916

 

 

VEREADOR EVALDO GONÇALVES DE CAMPOS (MDB)

 

Solicitou ao Secretário Municipal de Infraestrutura, Sr. Dorli Fernandes Rufino, que efetue o patrolamento e lastreamento de areão na rua Francisco Militão da Silva, bairro Humaitá de Cima, em frente ao campo do Coroas do Sul. Justifica-se esta proposição, pois há dificuldade de trafegar, trazendo transtornos para quem utiliza a via. (Indicação 90/2019)

 

Solicitou ao Secretário Municipal de Infraestrutura, Sr. Dorli Fernandes Rufino, que efetue o patrolamento e lastreamento de areão na rua Pio XII, bairro Humaitá de Cima. Justifica-se esta proposição, pois há diversos buracos na via, dificultando o tráfego, trazendo transtornos para quem a utiliza. (Indicação 91/2019)

 

Solicitou ao Secretário Municipal de Infraestrutura, Sr. Dorli Fernandes Rufino, que efetue o patrolamento e lastreamento com areão na rua Francisca dos Santos de Souza, bairro Humaitá de Cima. Justifica-se esta proposição, pois há diversos buracos na via, dificultando o trafego, trazendo transtornos para quem a utiliza. (Indicação 93/2019)

 

 Solicitou ao Secretário Municipal de Infraestrutura, Sr. Dorli Fernandes Rufino, que efetue o patrolamento e lastreamento na rua Jorge Lacerda, bairro Humaitá de Cima, nos trechos sem calçamento. Justifica-se esta proposição, pois há diversos buracos na via, trazendo transtornos para quem a utiliza. (Indicação 92/2019)

 

Solicitou ao Secretário Municipal de Infraestrutura, Sr. Dorli Fernandes Rufino, que efetue o patrolamento e lastreamento com areão na rua Ageu Linhares, bairro Humaitá de Cima. Justifica-se esta proposição, pois há diversos buracos na via, dificultando o tráfego, trazendo transtornos para quem a utiliza. (Indicação 94/2019)

 

Solicitou ao Secretário Municipal de Infraestrutura, Sr. Dorli Fernandes Rufino, que efetue a manutenção nas lajotas na rua Roberto Zumblick, bairros Humaitá de Cima e Humaitá Centro. Justifica-se esta proposição, pois a rua está, em toda sua extensão, comprometida, quase que impossibilitando o tráfego para quem a utiliza. (Indicação 95/2019)

 

Solicitou ao Secretário Municipal de Infraestrutura, Sr. Dorli Fernandes Rufino, dentro do prazo legal, informações sobre a data para a construção da nova ponte de madeira na rua Luis Vieira Martins, no Bairro São Martinho. Justifica-se tal proposição, devido ao péssimo estado da ponte atualmente, ficando assim o anseio de todos os moradores do bairro para o início das obras. (Requerimento 251/2019)

 

 

E-Mail: Evaldo.campos@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete 3621-0920

 

 

 

VEREADOR  EVANDRO MOTA (PP)

 

O vereador participou dos trabalhos apresentados coletivamente, das discussões e deliberações ocorridas no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, da Câmara Municipal.

 

Fone Gabinete 3621-0926

 

 

 

VEREADOR GELSON JOSÉ BENTO (PP)

 

Solicitou ao Secretário Municipal de Urbanismo, Mobilidade e Planejamento, Sr. Nilton de Campos, saber se há possibilidade de atender a comunidade do Bairro Bom Pastor, para que o abrigo de passageiro possa ser recuperado. Justifica-se a solicitação, pois o abrigo está bastante danificado, sem condições de uso por parte dos passageiros que utilizam os serviços públicos de transportes. (Requerimento 252/2019)

 

Solicitou ao Secretário Municipal de Infraestrutura, Sr. Dorli Fernandes Rufino, que determine, com urgência, providências no sentido de patrolar e lastrear com areão a Rua Expedito Joaquim A. Teixeira, localizada no Bairro Passagem. Justifica-se a proposição, visto que a  referida via pública está necessitando de manutenção. (Indicação 98/2019)

 

Encaminhou ao Comandante do 5º BPM de Tubarão, Sr. Tenente-Coronel Silvio Roberto Lisboa, “Moção de Cumprimentos” pela implantação da Rede Catarina de Proteção a Mulher, em nossa cidade. O Programa consiste em ações de visitas preventivas e periódicas, as mulheres que sofreram algum tipo de Violência doméstica e familiar. A Rede Catarina conta com ações integradas entre a Polícia Militar e outros órgãos Públicos, para melhor assistência às vítimas. (Moção 38/2019)     

 

Encaminhou ao Presidente da Empresa GAM, Sr. Genésio Antônio Mendes, “Moção de Cumprimentos” pelo aniversário de 51 anos da fundação da Empresa GAM em nossa cidade, constituída em Primeiro de Abril de 1968. Hoje a empresa é nosso Orgulho, pois é uma das maiores distribuidoras de medicamentos da América do Sul. Ao Empresário Genésio Mendes e seus mais de 700 colaboradores os nossos agradecimentos por estarem contribuindo com o desenvolvimento de nossa cidade e Região. (Moção 43/2019)       

 

E-Mail: gelson.bento@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: 3621-0928

 

 

VEREADOR GILMAR NEGRO MACHADO (MDB)

 

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. Joares Carlos Ponticelli, ao Secretário Municipal de Urbanismo, Mobilidade e Planejamento, Sr. Nilton de Campos, e ao Diretor Municipal de Trânsito da Prefeitura de Tubarão, Sr. Dionísio de Quadros, que todas as ruas com ciclovias deste município, recebam ciclo faixas, sinalização adequada. Aumentando assim a segurança de centenas de pessoas que se deslocam de bicicletas. (Indicação 101/2019)

 

E-Mail: gilmar.machado@camaratubarao.sc.gov.br - Fone Gabinete: 3621-0902

 

 

VEREADOR GILSON PAES VIEIRA (PSDB)

 

 Solicitou ao Secretário Municipal de Infraestrutura, Sr. Dorli Fernandes Rufino, dentro do prazo legal, informações sobre a possibilidade de Patrolamento e lastramento da Rua João Tramontin Farias bairro São João margem Direita. Justifica-se a proposição, já que em dias de chuva fica impossível aos moradores trafegar pela rua.  (Requerimento 247/2019)

 

Apresentou Projeto de Decreto Legislativo 15/2019, que Concede o Título de Honra ao Mérito ao Sr. Avelino Elisio Cardoso.                        

 

 

 

 

E-Mail: gilson.vieira@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0922

 

 

VEREADOR JAIRO DOS PASSOS CASCAES (PSD)

 

O vereador participou dos trabalhos apresentados coletivamente, das discussões e deliberações ocorridas no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, da Câmara Municipal.

 

E-Mail: jairo.cascaes@camaratubarao.sc.gov.br - Fone Gabinete: 3621-0912

 

 

VEREADOR JOÃO GONÇALVES FERNANDES (PSDB)

 

Solicitou ao Presidente da Câmara de Vereadores de Tubarão, Sr. Jairo dos Passos Cascaes, que sejam retomados os trabalhos da Comissão Especial para realizar estudos e criar mecanismos que incentivem e facilitem a entrada e manutenção de empresas e indústrias no município de Tubarão, criada no ano de 2015. Justifica-se a proposição, pois, neste período, foram visitadas algumas empresas, com o objetivo de verificar suas principais dificuldades, bem como a possibilidade dessa Casa Legislativa contribuir para que as empresas não saiam de nosso município, e para que outras venham aqui se instalar, assim como a implantação de um Porto Seco. (Requerimento 246/2019)

 

Solicitou ao Secretário Municipal de Infraestrutura, Sr. Dorli Fernandes Rufino, que seja informado, dentro do prazo legal, se há possibilidade de efetuar o patrolamento e lastreamento de areão na Rua Manoel João Teixeira na comunidade Sertão da Jararaca. Por oportuno, solicita ainda saber se há possibilidade de realizar a recuperação da drenagem da mesma. Justifica-se a proposição, pois a referida rua encontra-se em péssimo estado de trafegabilidade, devido a inúmeros buracos, necessitando de reparo com urgência. (Requerimento 257/2019)

 

Solicitou ao Secretário Municipal de Infraestrutura, Sr. Dorli Fernandes Rufino, informações, dentro do prazo legal, se há possibilidade de realizar a manutenção com patrolamento e lastreamento com areão na rua Bernardino Antunes Teixeira no bairro Santo Antônio de Pádua. Por oportuno, solicita ainda saber se há possibilidade de realizar a manutenção da boca de lobo nessa mesma via, tendo em vista que está bastante danificada e o mato tomando conta da mesma. Justifica-se a proposição, pois a referida rua encontra-se em péssimo estado de trafegabilidade, devido a inúmeros buracos, necessitando de reparo com urgência. (Requerimento 258/2019)

 

E-Mail: joao.fernandes@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0921

 

 

VEREADOR JOSÉ LUIZ TANCREDO (PSDB)

 

           O vereador participou dos trabalhos apresentados coletivamente, das discussões e deliberações ocorridas no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, da Câmara Municipal.

 

E-Mail: jose.tancredo@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0927

 

 

 

VEREADOR JÚLIO CESAR ÂNGELO RODRIGUES (PP)

 

Solicitou ao Secretário Municipal de Infraestrutura, Sr. Dorli Fernandes Rufino, Realize o patrolamento e lastreamento com areão na Rua Francisca dos Santos Souza, no bairro Humaitá de Cima. Tal pedido justifica-se, pois a referida via não encontra-se em condições de trafegabilidade, devido às suas condições, necessitando que seja realizado o serviço o mais rápido possível para que, assim, seja sanado o problema de vez, beneficiando todos os moradores e pessoas que por ali transitam. Por se tratar de um pedido dos moradores da localidade, solicito urgência na realização do serviço.

 (Indicação 99/2019)

 

Solicitou ao Diretor Municipal de Trânsito de Tubarão, Sr. Dionísio de Quadros, informações sobre a possibilidade de realizar a instalação de um redutor de velocidade, tipo lombada, na Rua Tarquínio Balsini no bairro Morrotes, especificamente entre a casa número 480 e o mercado Brayan. Justifica-se a proposição, pois na referida localidade há uma decida íngreme e com isso muitos motoristas acabam descendo e passando em alta velocidade pela via, causando assim uma grande preocupação para os moradores que convivem com esse risco diariamente, sendo que já aconteceram alguns acidentes devido a esse problema. (Requerimento 253/2019)

 

Solicitou ao Secretário Municipal de Infraestrutura, Sr. Dorli Fernandes Rufino, informações sobre a possibilidade de realizar um estudo com a finalidade de, em parceria com os moradores, fazer um mutirão de limpeza na encosta do rio seco da madre. Justifica-se o pedido, devido muitos moradores não aguentarem mais toda essa situação com a sujeira e descaso por parte de muitos, pois temos que ter consciência e preocupação com o meio ambiente e assim realizar a sua preservação, sendo que o referido rio já foi e ainda continua sendo muito importante. Com isso, juntos devemos manter e proteger integralmente o ambiente o máximo natural possível. (Requerimento 254/2019)

 

Solicitou ao Secretário Municipal de Infraestrutura, Sr. Dorli Fernandes Rufino, informações sobre a possibilidade de realizar a manutenção na boca de lobo localizada na Rua Júlio Boppré, esquina com a Rua Manoel Emerick, bairro de Oficinas. Justifica-se a solicitação, devido à referida boca de lobo está cedendo e com isso formando um buraco com tamanho mediano, podendo assim causar algum acidente para motoristas ou pedestres que por ali passarem. (Requerimento 255/2019)

 

E-Mail: julio.rodrigues@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0922

 

 

VEREADOR LUIZ GONZAGA REIS (PP)

 

Apresentou Projeto de Decreto Legislativo 16/2019, que Concede o Título de Honra ao Mérito ao Sr. Itamar Vieira.

 

E-Mail: luis.reis@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0924

 

 

 

VEREADOR MOISÉS NUNES (PP)

 

Solicitou ao Secretário Municipal de Infraestrutura, Sr. Dorli Fernandes Rufino, que efetue o patrolamento e lastramento com areão na Rua Adelino Bettiol, Bairro Recife. Justifica-se esta proposição, pois a referida rua se encontra sem condições de tráfego, devido aos inúmeros buracos, causando prejuízos e desconforto aos usuários. (Indicação 96/2019)

 

Solicitou ao Secretário Municipal de Infraestrutura, Sr. Dorli Fernandes Rufino, que Efetue o patrolamento e lastramento com areão na Rua José Nicolau de Carvalho, Bairro São Antônio de Pádua. Justifica-se esta proposição, pois a referida rua encontra-se em péssimo estado de trafegabilidade, devido aos inúmeros buracos, necessitando de reparo com urgência. (Indicação 97/2019)

 

E-Mail: moises.nunes@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0903

 

 

VEREADOR PAULO HENRIQUE LÚCIO (PT)

 

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. Joares Carlos Ponticelli, que sejam tomadas providências acerca do terreno localizado na confluência entre as ruas Galdino José de Bessa e Altamiro Guimarães, bairro Oficinas, onde outrora houve um posto de gasolina, ao lado do Mercado do Produtor. O referido terreno está tomado pela vegetação, criando assim um ponto de proliferação de vetores de zoonoses, além de haver populares que utilizam o terreno para descarte de lixo. Solicita-se que o Governo Municipal, na condição de responsável pela saúde pública, tome as providências necessárias para limpeza e notificação do proprietário. (Indicação 100/2019)

 

Solicitou ao Diretor Presidente da Fundação Municipal de Saúde, Sr. Daisson Trevisol, saber se há transporte disponibilizado aos cidadãos e cidadãs tubaronenses com limitações motoras, em especial tratando-se de locomoção para atendimento médico e fisioterapeuta, visto que este vereador recebeu relatos de pessoas de baixa renda que encontram-se com essa dificuldade. (Requerimento 259/2019)

 

Encaminhou aos familiares da Sra. Clotildes Barbosa Serafim, "MOÇÃO DE CONDOLÊNCIAS" pelo falecimento da senhora Clotildes Barbosa Serafim. Clotildes nasceu em 29 de março de 1928 na comunidade de Fazenda Rio das Garças, na cidade de Imaruí, filha.de Custódio Jorge Barbosa e Otília Zelindra de Jesus. Aos 16 anos, deixou o conforto de seu lar para morar próxima ao Centro de Imaruí com seus tios Maria Barbosa Nascimento e Francisco Nascimento. Concluiu seus estudos e atuou como Professora em algumas escolas de Imaruí por cerca de 4 anos. Casou-se com Manoel Martinho Serafim em 19 de dezembro de 1953, passando então a morar em Tubarão, visto que seu marido era funcionário da Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina, onde tiveram 5 filhos: Neli, Rosi, Marli, José e Maria Aparecida. Pessoa de muita fé e dedicação a sua Família, Dona Clotildes ensinou aos filhos os caminhos da Igreja, educando-os com sabedoria e muito amo, dedicando-se também a sempre que possível ajudar ao próximo. Devota de Nossa Senhora Aparecida, residia no bairro Monte Castelo, onde participou ativamente dos grupos de Idosas, Apostolado da Oração, Sagrado Coração de Jesus, entre outros. Faleceu no dia 26 de março, poucos dias antes de completar 91 anos, deixando aos familiares e amigos ensinamentos de fraternidade e amor ao próximo. Ficam nossos desejos que a fé no Criador permita aos entes queridos que a dor seja transformada em saudade, permitindo manter vivos para sempre em suas memórias e corações as memórias e ensinamentos de Dona Clotilde. (Moção 44/2019)

 

E-Mail: paulo.lucio@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0929

 

 

 

Site: www.camaratubarao.sc.gov.br

  Email: imprensa@camaratubarao.sc.gov.br

 Twitter: @camaratubarao

 Instagram: camaratubarao

 Fone/Fax: (048) 3621.0900