25/02/2019 Informativo da 4ª Sessão Ordinária realizada no dia 25 de fevereiro de 2019.

CÂMARA DE VEREADORES DE TUBARÃO

Informativo das atividades legislativas durante a Sessão Ordinária

Plenário Manoel Medeiros Eugênio

Informativo nº 004/2019

25/02/2019

 

No espaço destinado a Ordem do Dia desta Sessão Ordinária, foram deliberadas as seguintes matérias:

 

1. PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N° 002/2019, de autoria da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, que dispõe sobre a deliberação ao veto global aposto pelo Poder Executivo ao Autógrafo de Lei Ordinária n.049/2018. (Este veto foi rejeitado em única votação)

 

2. PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 168/2018, de autoria do Vereador Gelson José Bento, que dispõe sobre critérios para desembarque de mulheres dos veículos de transporte coletivo do Município de Tubarão, fora da parada de ônibus, em período noturno, e dá outras providências. (O projeto foi retirado da ordem do dia pela ausência do autor.)

 

Através de requerimento encaminhado à Mesa Diretora e subscrito pela maioria dos Vereadores, integrou a Ordem do Dia da presente Sessão, com trâmite em regime de urgência especial, as seguintes matérias:

 

3. PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 35/2018, de autoria da Poder Executivo, que altera a Lei Municipal n° 123/2015, que institui o Sistema Único de Assistência Social - SUAS e a estrutura dos programas e serviços da política de assistência social, com base na lei federal n° 8.742/93-LOAS e suas alterações e dá outras providências. (Este projeto foi aprovado em única votação)

 

Ao final da Sessão o Presidente da Câmara convocou os senhores Vereadores para Quinta Sessão Ordinária, no dia 11 de Março, às 18 horas. Informou que conforme DECRETO nº 4504, de 14 de Janeiro de 2019, que fixa o calendário dos feriados e pontos facultativos das repartições públicas municipais, na próxima segunda-feira, dia 04, e terça-feira, dia 05 de Março, será ponto facultativo.

Convocou os vereadores para a Sessão Solene do Prêmio Mulher Destaque no dia 07 de Março, quinta-feira, às 19 horas, no Plenário da Câmara de Vereadores, conforme Resolução 006/2017 e Resolução 2/2018.

 

VEREADOR ALEXANDRE SANTOS MORAES (PSD)

 

O vereador participou dos trabalhos apresentados coletivamente, das discussões e deliberações ocorridas no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, da Câmara Municipal.

 

E-Mail:  Alexandre.moraes@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0907

 

VEREADOR CARLOS ALEXANDRE DAS NEVES (PSDB)

 

Solicitou ao Secretário Municipal de Infraestrutura, Sr. Dorli Fernandes Rufino, seja realizada com urgência o patrolamento e lastreamento com areão na Rua Santa Catarina no bairro São João Margem Esquerda. Justifica-se a proposição, pois esta via encontra-se em péssimas condições de trafegabilidade, causando vários transtornos aos moradores. (Indicação 44/2019)

 

Solicitou ao Secretário Municipal de Infraestrutura, Sr. Dorli Fernandes Rufino, que determine a execução de patrolamento e lastreamento de areão na Rua Elza Martins Bressan, no bairro Monte Castelo. O referido trecho encontra-se em péssimas condições de trafegabilidade devido aos inúmeros buracos existentes por toda a sua extensão, causando inúmeros transtornos aos que residem nas referidas vias. (Indicação 45/12019)

 

Solicitou ao Secretário Municipal de Infraestrutura, Sr. Dorli Fernandes Rufino, solicitar que seja informado, dentro do prazo legal, se há possibilidade de efetuar o patrolamento e lastreamento de areão na Rua Felipe Schmidt esquina com a Avenida Pedro Zapelini, Bairro Centro. Justifica-se a proposição, pois a referida rua encontra-se em péssimo estado de trafegabilidade, devido a inúmeros buracos, necessitando de reparo com urgência. (Requerimento 86/2019)

 

Solicitou ao Secretário Municipal de Infraestrutura, Sr. Dorli Fernandes Rufino, se há a possibilidade de recuperação da ponte de madeira que se encontra na Rua Nicolau da Silva, Bairro CARURU. Justifica-se tal pedido, pois a ponte encontra-se em mau estado de conservação, uma parte da mesma está sem a proteção lateral colocando em risco os usuários que nela trafegam. (Requerimento 113/2019)

 

Encaminhou ao Páraco da Catedral Diocesana de Tubarão, Pe. Eduado Fernandes da Rocha, em conjunto com os demais vereadores, a MOÇÃO DE CUMPRIMENTOS pela posse como novo Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, Catedral, no dia 17 de fevereiro de 2019. Padre Eduardo nasceu na cidade de Imaruí, em 14 de dezembro de 1986. Foi ordenado diácono dia 30 de março de 2014, na Paróquia de Humaitá, por Dom João Francisco Salm. A ordenação presbiteral foi em Imaruí, sua terra natal, dia 14 de junho de 2014. O bispo ordenante foi Dom João Francisco Salm. Padre Eduardo, fez o Ensino Fundamental na Escola Larice Cavalcanti Caldas, em Aratingaúba, Imaruí, tendo-o concluído em 2001. Cursou o Ensino Médio, em 2002-2003, no Colégio São José, Tubarão, SC e em 2004, no Colégio Henrique Fontes. Graduação em Filosofia pela Faculdade São Luiz, Brusque/SC. Graduação em Teologia pela Faculdade Católica de Santa Catarina – FACASC, Florianópolis/SC. Fez curso de Psicologia: Logoterapia e Análise Existencial, na PUC do Paraná; Curso de Eclesiologia na Pontifícia Universidade Católica de Chile e graduação em Pastoral da Cultura na PUC de Minas Gerais. Em 2014, foi Vigário Paroquial de Humaitá, em Tubarão. Em 2015 assumiu o trabalho de Promotor Vocacional e Coordenador da Pastoral Universitária. Em 2018 estava a frente Seminário Nossa Senhora de Fátima, Animação Vocacional e Pastoral Universitária. Parabenizamos pela nomeação desejando-lhe muita paz e sabedoria na condução dos trabalhos daquela igreja e das comunidades atendidas, bem como agradecemos as pessoas que organizaram e participaram desse evento de acolhimento. (Moção 17/2019)

 

E-Mail: carlos.neves@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: 3621-0905

 

 

VEREADOR DALTON LUIZ MARCON (PSD)

 

 

Solicitou ao Prefeito Municiapl, Sr. Joares Carlos Ponticelli, informações acerca da possibilidade de implantação de placa de sinalização de parada de ônibus, bem como realizar a pintura de meio fio na cor amarela, indicando a proibição de estacionamento de veículos em ponto localizado na Rua Manoel Emerick, nº 1130, bloco J, no bairro Oficinas. A medida justifica-se em virtude das constantes reclamações que os moradores locais estão fazendo, eis que veículos estão sendo estacionados no local próprio para transporte coletivo, impedindo os ônibus de efetuar a parada no ponto. O estacionamento de veículos naquele local prejudica a manobra do ônibus na via, dificultando ainda mais o acesso pelo transporte coletivo. Ressalta-se que o pedido foi realizado pelo líder comunitário Hélio Esmeraldino. (Requerimento 78/2019)

 

Encaminhou aos familiares do Sr. Milton Gurd Kuntze, Moção de Condolências manifestando dor e pesar pelo falecimento do Sr. Milton, ocorrido na data do dia 15/02/2019. Milton foi o fundador da Escola Adventista de Tubarão, em 1974, e do Colégio Adventista de Florianópolis – Unidade Estreito, em 1990. Nascido em Orleans (SC) no dia 1º de janeiro de 1928, Milton dedicou quase 50 anos de sua vida a educação cristã, se destacando nos três estados do sul do Brasil. Ao lado de Ygia Corrêa Kuntze trilhou uma história na educação e formou uma família de 3 filhos e muitos netos e 5 bisnetos. O professor Milton Kunte ainda se destacou fora da Educação Adventista, sendo diretor de uma escola estadual em Tubarão, professor acadêmico e presidente do Conselho Municipal de Saúde de Tubarão. Também recebeu o título de Cidadão Tubaronense pelos serviços prestados a comunidade através do seu trabalho na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais – ADRA, e o Centro Adventista de Desenvolvimento Comunitário o CADEC.

Objetivamos trazer expressões de consternação e esperança de consolação aos familiares, amigos e demais pessoas próximas. (Moção 16/2019)

 

Solicitou a Presidente da Associação Congregação de Santa Catarina, Sra. Maria Gregorine, informações acerca do motivo do desligamento da direção técnica executiva do Hospital Nossa Senhora da Conceição, entidade associada à ACSC- Associação Congregação de Santa Catarina. O referido questionamento, oportunamente busca saber a realidade dos fatos que levaram ao desligamento dos profissionais César Paim e Cristiano Alexandre Ferreira, sendo que, nos últimos dois anos sob o comando da instituição, juntamente com Patrícia Toledo e Juliano Petters, realizaram um magnifico trabalho buscando sempre o bom desenvolvimento das atividades no Hospital. Nos últimos anos, a insistência e as articulações desenvolvidas pela direção técnica executiva do Hospital resultaram em recorde de repasses através de convênios com o poder público municipal, entre elas o aumento do repasse da Prefeitura Municipal de Tubarão, através da Fundação Municipal de Saúde, do valor de R$ 710 mil para R$ 1,2 milhão/ano, em 2017 (Aumento justificado pela redução do Duodécimo da Câmara Municipal). Cita-se ainda, a conquista realizada pela vinda de emenda parlamentar para compra de cerca de 80 condicionadores de ar, para instalação em todos os leitos do Sistema Único de Saúde. As notícias veiculadas sobre a saída dos diretores do hospital trouxeram surpresa a população tubaronense, eis que até o presente momento encontram-se sem uma explicação oficial sobre a situação. (Requerimento 125/2019)

 

E-Mail: dalton.marcon@camaratubarao.sc.gov.br - Fone Gabinete: 3621-0925

 

 

VEREADOR DOUGLAS MARTINS ANTUNES (MDB)

 

Solicitou ao Deputado Estadual, Sr. Volnei Weber (MDB), ao Deputado Estadual, Sr. Felipe Estevão (PSL), ao Líder da Bancada do MDB da ALESC, Deputado Sr. Luiz Fernando Vampiro, ao Líder da bancada do PSL da ALESC, Deputado Sr. Ricardo Alba, ao Líder da Bancada do PSD da ALESC, Deputado Sr. Kennedy Nunes, ao Líder da Bancada do PT da ALESC, Deputado Sr. Fabiano da Luz, ao Líder da Bancada do PP, Deputado Sr. João Amin, ao Líder da Bancada do PR da ALESC, Deputado Sr. Maurício Eskudlark, ao Líder da Bancada do PDT da ALESC, Deputada Sra. Ana Paula da Silva, ao Líder da Bancada do PSDB da ALESC, Deputado Sr. Marcos Vieira, ao Líder da Bancada do PV da ALESC, Deputado Sr.  Ivan Naatz, ao Líder da Bancada do PSC da ALESC, Deputado Sr. Jair Miotto, e ao Líder da Bancada do PRB da ALESC, Deputado Sr. Sergio Motta, que seja comunicado, que após realização de audiência pública realizada na última quinta-feira (21), onde tivemos representantes da Celesc, Cooperativas de Eletrificações, OAB, Fazenda Estadual, Assessorias Jurídicas e Contábeis desta Casa Legislativa, representantes de consumidores e Vereadores, onde discutimos o aumento dos valores nas faturas dos consumidores nos últimos meses. Por unanimidade, chegamos a conclusão que o aumento ocorreu pelo excesso de consumo, devido as ondas de calor que tivemos nos últimos meses, onde chegamos a sensação térmica próxima aos 50º, e pela alíquota de ICMS que atualmente é 25% e dos demais impostos agregados supera a casa 34% diretamente no bolso do consumidor catarinense. Como solução, solicitamos aos nobres deputados, que a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina faça um estudo e trabalhe junto ao Governo do Estado para reduzir de forma imediata a alíquota do ICMS de 25% para 17%, e a redução gradativa desse imposto, pois entendemos que a energia elétrica é produto de extrema necessidade a todos assim os catarinenses, e merecem uma carga tributária menor, como o exemplo da água, da cesta básica, remédios, etc. (Requerimento 88/2019)

 

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. Joares Carlos Ponticelli, que encaminhe a esta Casa Legislativa, no prazo legal, informação sobre o qual destino será dado as Instalações da Escola Municipal do Caruru. Em caso de não haver destino, solicito a criação de uma Unidade de Atendimento de Saúde. Justifica, pois como no Posto da Guarda ME, existe uma demanda muito grande, seria uma forma de facilitar a vida dos moradores daquela comunidade, bem como desafogaria o atendimento naquele posto. Sugiro ainda que como Unidade de Atendimento de Saúde, ofereça-se uma Enfermeira diariamente e o atendimento de uma ou duas vezes por semana de médico. (Requerimento 89/2019)

 

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. Joares Carlos Ponticelli e ao Secretário Municipal de Infraestrutura, Sr. Dorli Fernandes Rufino, limpezas de matos em vias públicas, e praticamente, nossas solicitações são respondidas e não atendidas, conforme já foi solicitado por diversas vezes. Solicita a Criação de um Cronograma Mensal de Limpeza Pública em toda cidade, e que seja divulgado no site institucional da Prefeitura, para que a população acompanhe de forma transparente; além do número de servidores comissionados, efetivos e terceirizados que há disposição da Gerência de Serviço Público.             Justifica-se tais solicitações, porque nossa cidade continua tomada por mato, e não detectamos um plano, um cronograma sequencial e rotineiro de limpeza pública. (Requerimento 90/2019)

 

Solicitou ao Presidente da Câmara de Vereadores de Tubarão, Sr. Jairo dos Passos Cascaes, a realização de uma Audiência Pública, no dia 08 de maio de 2019, dia em que, comemora-se o “Dia Nacional do Turismo”, às 19 horas, nas Termas da Guarda. Para ser discutida, junto as autoridades, empresários, lideranças e moradores daquela região, a lei Municipal de autoria deste Vereador, que cria o Pólo Turístico Vale Azul, naquela região. Na oportunidade ainda, solicito o envio de convites para: 1. Prefeito Municipal; 2. Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico; 3. Secretário Municipal de Infraestrutura; 4. Secretário Municipal de Urbanismo, Mobilidade e Planejamento; 5. Presidente da FUNAT; 6. Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte; 7. Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável; 8. DEINFRA; 9. SANTUR; 10. Conselho Municipal de Turismo de Tubarão; 11. CDL, ACIT, AMPE de Tubarão; 12. Deputados Estaduais da região da Amurel; 13. Agências de Turismo da nossa cidade; 14. Ministério do Turismo; 15. Empresários da região. (Requerimento 91/2019)

 

Solicitou ao Diretor-Presidente Fundação Municipal de Esportes, Sr. Luiz Ernani Buerger, informações, quanto ao aumento do valor do bolsa atleta para atletas dos Joguinhos e do JASC e não aumentaram dos atletas da OLESC. Justifica-se a necessidade de informações, pois todos tem os mesmos custos para participação nos campeonatos, treinos, equipamentos, roupas, etc; Os atletas de Olesc são a base dos demais e no entanto foram deixados de lado, porém, de três categorias uma foi excluída do aumento. (Requerimento 92/2019)

 

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. Joares Carlos Ponticelli, comunicação que após realização de audiência pública realizada na última quinta-feira (21), onde tivemos representantes da Celesc, Cooperativas de Eletrificações, OAB, Fazenda Estadual, Assessorias Jurídicas e Contábeis desta Casa Legislativa, representantes de consumidores e Vereadores, onde discutimos o aumento dos valores nas faturas dos consumidores nos últimos meses. Por unanimidade, chegamos a conclusão que o aumento ocorreu pelo excesso de consumo, devido as ondas de calor que tivemos nos últimos meses, onde chegamos a sensação térmica próxima aos 50º, pela alíquota de ICMS que atualmente é 25% e dos demais impostos agregados supera a casa 34% diretamente no bolso do consumidor catarinense, onde esta Casa Legislativa já está tomando os encaminhamentos cabíveis juntos aos nossos deputados estaduais e pela sobre taxa da COSIP. Sendo isso, solicitamos a vossa senhoria que seja realizado estudo e enviado para apreciação da Câmara, um Projeto de Lei alterando a fórmula de cálculo da COSIP, para corrigir distorções que, incidem sobre a cobrança da Contribuição referente à Iluminação Pública, a chamada COSIP, como que ocorreu nos últimos meses, onde a iluminação pública teve uma redução por causa do horário de verão, onde as luzes dos postes se acendem mais tarde e se apagam mais cedo, na contra mão disso, nossos munícipes tiveram a taxa da COSIP nesse período duplicada ou até mesmo triplicada devido ao aumento do consumo em suas residências ou empresas. Da mesma forma, solicito mais clareza didática a fórmula para se determinar a COSIP correspondente. Justifico tal solicitação, pois o critério adotado pela administração municipal para fazer a cobrança da COSIP é injusto, porque penaliza o bolso do cidadão com a alteração do valor, conforme variação de consumo. (Requerimento 93/2019)

 

Solicitou ao Secretário Municipal de Infraestrutura, Sr. Dorli Fernandes Rufino, a manutenção da Rua José Nicolau de Carvalho, pois está em estado de abandono, bem como com terrenos baldios, causando transtornos aos moradores, no bairro Santo Antônio de Pádua. Ainda solicito a se há Projeto para Calçamento desta via pública. Pois os moradores estão dispostos a calçar em parceria com a Prefeitura. (Indicação 50/2019)

 

Solicitou ao Secretário Municipal de Infraestrutura, Sr. Dorli Fernandes Rufino, a execução do projeto de pavimentação já elaborado, na Rua Teresinha Desia Goulart, no Bairro São Martinho. Justifica-se a execução da obra, visto que os moradores, há mais de anos tem se colocado à disposição para executar em parceria com a Prefeitura. (Indicação 51/2019)

 

Encaminhou a Direção e Colaboradores da Ortoimagem, “Moção de Cumprimentos” a Ortoimagem, pela passagem dos 35 anos de atendimento e serviços prestados a Tubarão e Região. A Ortoimagem nasceu em 1984 sob a iniciativa de três médicos conceituados na área da ortopedia, José Adonis Ribeiro, Vilmar Loch e Ilton Ghisi Bristot. A casa sede da Ortoimagem inicialmente foi alugada, dois anos depois, 1986, foi efetuada a compra. Neste mesmo ano a empresa Unimed instalou-se na clínica, permanecendo até 1989, quando também adquiriu sua sede própria. Ainda em 1986 houve uma reforma nas instalações da Clínica, quando ampliou sua estrutura física para melhor acomodar os setores de fisioterapia e sala de gesso. Em 1995 a Ortoimagem adquiriu um aparelho de Raio-X, proporcionando agilidade no diagnóstico e desde então passou a atender um fluxo maior de pessoas. Com os resultados positivos, aumentaram os investimentos, então em 1997 a Clínica construiu o terceiro bloco para instalar os novos aparelhos de Densitometria Óssea, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética e Mamografia. Com as melhorias cresceu o número de clientes foi então, que em 2010 foram realizadas mais reformas. A construção do segundo piso, com consultórios médicos modernos, sala de curativos. No térreo novo espaço para receber aparelhos de Ultrassonografia e Eletroneuromiografia, Ressonância Magnética de campo fechado. Com o passar dos anos viu a necessidade de melhorar a qualidade dos exames de Raio-X, o que levou a Ortoimagem a adquirir no ano de 2012 novo aparelho de Raio-X com sistema digital. Atualmente a Ortoimagem dispõe de um corpo clínico conceituado, formado por 15 Ortopedistas, 02 Neurologistas, 02 Reumatologista e 05 Radiologistas. Oferecendo serviços de consulta médica, Sala de Gesso e Exames radiológicos por Imagem, bem como um trabalho social e educacional a toda comunidade. (Moção 18/2019)

 

Encaminhou ao Presidente da Fundação Municipal de Saúde, Sr. Daisson José Trevissol, “Moção de Cumprimentos” por assumir uma das 7 cadeiras de representantes dos 295 secretários de saúde na CIB, comissão que discute com a secretária do Estado de Saúde os principais problemas da saúde dos municípios catarinenses. Certo de vossa capacidade, temos a certeza que irá representar com muita dignidade e trabalho para atender os anseios de Tubarão e Região. Desejamos todo o sucesso nessa nova empreitada. (Moção 19/2019)

 

Apresentou Projeto de Decreto 03/2019, que concede o Título de Cidadão Tubaronense ao Deputado Estadual, Sr. Volnei Weber.

 

E-Mail: douglas.antunes@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0920                                 

 

 

VEREADOR ERALDO PEREIRA DA SILVA (PPS)

 

Solicitou ao Secretário Municipal de Infrtaestrutura, Sr. Dorli Fernandes Rufino, em conjunto com o Vereador Alexander Moraes da bancada do PSD e dos demais vereadores que subscreveram o requerimento, solicita saber da possibilidade de pavimentação da Rua Itália, localizada próximo ao colégio Legado, e de importantes empresas da cidade, como Globo Brasil Produtos de Limpeza e a concessionária Jeep. Justifica-se tal requerimento tendo em vista o grande fluxo de pessoas que passam pelo local diariamente, principalmente por se localizar próximo a um colégio que conta com mais de 350 alunos, bem como pais e funcionários deste. A poeira, as irregularidades da estrada são um problema tanto para condutores dos veiculo-os que por lá transitam. (Requerimento 119/2019)

 

 Encaminhou aos Familiares e amigos do Sr. Antério Burigo Menegaz, em conjunto com todos os Vereadores da atual Legislatura, “Moção de Condolências”, pelo falecimento da Senhora  Maria Tramontin Menegaz, de 89 anos, no dia 16 de fevereiro. Esta Casa Legislativa relembra com orgulho e carinho que a Senhora Maria foi uma mulher exemplar, foi casada 70 anos com o Senhor Antério Burigo Menegaz onde teve 6 filhos sendo que um filho em memória,13 netos e 9 bisneto, teve uma vida atuante através do grupo de idosos e apostolado da oração, sua vida foi sempre motivada em amar Deus e ao próximo. Residia na rua Pedro Menegaz no bairro km 60, comunidade no qual deixa um grande legado de servir as pessoas. (Moção 20/2019)

 

 Encaminhou ao Prefeito Municipal, Sr. Joares Carlos Ponticelli, em conjunto com os demais Vereadores da atual legislatura, Moção de Aplausos e Agradecimento, decorrente ao reconhecimento dos moradores da rua Maria Sachetti Antunes Bairro São João MD, em valorizar todo empenho e dedicação de Vossa Excelência, em concluir a pavimentação. Através desta singela homenagem, reconhecendo o esforço realizado, fica a nossa gratidão. (Moção 21/2019) 

 

E-Mail: eraldo.silva@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0916

 

 

VEREADOR EVALDO GONÇALVES DE CAMPOS (MDB)

 

Solicitou ao Secretário Municipal de Infraestrutura, Sr. Dorli Fernandes Rufino, que efetue reparo no calçamento na rua Mario de Bona, bairro Humaitá de Cima em frente ao número 209. Justifica-se esta proposição, pois há um buraco nesta via, identificado com um pedaço de madeira conforme podemos identificar nas fotos, prejudicando quem ali trafega e podendo aumentar o diâmetro do mesmo com as chuvas. (Indicação 52/2019)

 

Solicitou ao Secretário Municipal de Infraestrutura, Sr. Dorli Fernandes Rufino, que efetue reparo no asfalto da rua Princesa Isabel, esquina com a rua Altamiro Guimarães, no bairro Oficinas. Justifica-se esta proposição, pois há um buraco nesta via, identificado com um pedaço de madeira, prejudicando quem ali trafega, tendo em vista o grande movimento que há nesta via, e podendo aumentar o diâmetro do mesmo com as chuvas. (Indicação 53/2019) 

 

E-Mail: Evaldo.campos@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete 3621-0920

 

 

VEREADOR FABIANO MODOLON CORREA (PP)

 

 

Solicitou ao Gerente Municipal de Trânsito, Sr. Dionísio de Quadros, a instalação de uma faixa de pedestre elevada na Rua José Machado Alves, em frente ao Vilson’s Sport Ball, bairro São João – ME. Justifica-se o pedido pois há travessia intensa de pedestres neste local, inclusive crianças que frequentam a escolinha de futebol. Os motoristas acabam não respeitando e passando em alta velocidade, ocasionando riscos de acidente. (Indicação 48/2019)

 

Solicitou ao Secretário Municipal de Infraestrutura, Sr. Dorli Fernandes Rufino, que efetue o patrolamento com lastreamento de areão da Rua Saul da Silva Filho, bairro Passo do Gado. Justifica-se o pedido pois a referida via encontra-se intransitável e nesses dias de chuva ficam totalmente alagadas impossibilitando o acesso dos moradores. (Indicação 49/2019)

 

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. Joares Carlos Ponticelli, a possibilidade de elaboração de projeto para pavimentação asfáltica da Rodovia Alfredo Anacleto da Silva, em sertão dos Mendes, trecho entre  a empresa Ossotuba e a residência do Sr. Valério de Pieri, com extensão de 1,9 km. Justifica-se esta proposição pois a referida via é uma importante ligação entre o Município de Tubarão e Treze de Maio, com trânsito intenso de veículos pesados, além de favorecer diretamente a agricultura e os moradores devido ao excesso de poeira. (Requerimento 105/2019)

 

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. Joares Carlos Ponticelli, a possibilidade de elaboração de projeto para pavimentação asfáltica da Rua João Bristot, no bairro São João-ME, em toda sua extensão de 1,1 km. Justifica-se esta proposição pois é uma importante via do nosso Município, com trânsito intenso de veículos, entre eles linhas de ônibus, muitas empresas e muito populoso. Com o excesso de movimento causa transtorno e muita poeira aos moradores que ali residem. (Requerimento 106/2019)

 

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. Joares Carlos Ponticelli, se há a possibilidade de elaboração de projeto para pavimentação asfáltica da Rua Nicolau Manoel da Silva, bairro Caruru, com extensão de 4,0 km, trecho este entre o CEI Orlando Francalacci e a Rua João Alfredo Rosa, Guarda-ME. Justifica-se esta proposição por ser uma importante via de ligação entre os bairros São Martinho e Guarda-ME. A primeira parte do projeto já está sendo executada faltando apenas o complemento do referido projeto para que esta seja contemplada em toda sua extensão. (Requerimento 107/2019)

 

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. Joares Carlos Ponticelli, a possibilidade de elaboração de projeto para pavimentação asfáltica da Rua Teodoto Tonon, Bairro Centro, em toda sua extensão. Justifica-se esta proposição por ser uma importante via deste Município, ligando o Centro aos bairros Andrino, Madre, São Clemente, Santa Luzia entre outros.  Por ser estrada de chão batido e com muito movimento, acaba trazendo transtorno aos motoristas. (Requerimento 108/2019)

 

Solicitou ao Secretário Municipal de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade, Sr. Nilton de Campos, e ao Secretário Municipal de Infraestrutura, Sr. Dorli Fernandes Rufino, se há a possibilidade de elaboração de projeto para pavimentação e drenagem pluvial em parceira com os moradores da Rua Hercílio Corrêa, bairro Sertão dos Corrêas, com extensão  de 120 m. Justifica-se este pedido pois a mesma em dias de chuva torna-se intransitável com grandes valos ocasionado pela água que desce da parte alta. Dificultando assim o acesso dos moradores ás suas residências. (Requerimento 109/2019)

 

Solicitou ao Secretário Municipal de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade, Sr. Nilton de Campos, e ao Secretário Municipal de Infraestrutura, Sr. Dorli Fernandes Rufino, se há a possibilidade de parceria com os moradores para pavimentação da Rua Apolinário De Prá Corrêa, bairro Sertão dos Corrêas. Justifica-se este pedido já que a mesma está localizada na parte alta da comunidade e em dias de chuva torna-se esburacada, além de tudo os materiais ficam depositados em cima do asfalto, trazendo transtorno aos moradores e motoristas com riscos de acidente. (Requerimento 110/2019)

 

Solicitou ao Secretário Municipal de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade, Sr. Nilton de Campos, e ao Secretário Municipal de Infraestrutura, Sr. Dorli Fernandes Rufino, a possibilidade de parceria com os moradores para pavimentação e complemento de drenagem pluvial da Rua José Melquides Corrêa, bairro Sertão dos Corrêas. Justifica-se este pedido por ser uma importante rua desta comunidade e por estar localizada a Escola de Educação Básica João Hilário de Melo. Por ter grande fluxo de crianças e consequentemente ônibus e vans escolares, estas em dias de chuva pela quantidade de poças que se formam na via, acabam sendo prejudicadas. (Requerimento 111/2019)

 

Solicitou ao Secretário Municipal de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade, Sr. Nilton de Campos, e ao Secretário Municipal de Infraestrutura, Sr. Dorli Fernandes Rufino, a possibilidade de parceria com os moradores para implantação de drenagem pluvial na Rua Sabino De Pieri Bardini, bairro Sertão dos Corrêas. Justifica-se este pedido pois os moradores não dispõe deste benefício e as fossas de suas residências estão saturadas ou até mesmo o esgoto está correndo a céu aberto na rua, tornando-se assim um problema de saúde pública. (Requerimento 112/2019)

 

Solicitou ao Engenheiro do DNIT de Tubarão, Sr. Robson Medeiros de Oliveira, a possibilidade de elaboração de projeto para construção de calçadas para pedestres nas paralelas da BR101, entre o viaduto de acesso ao Bairro Cruzeiro e o viaduto de acesso sul. Justifica-se tal proposição devido às inúmeras empresas instaladas neste local e por ser utilizado como via para caminhadas dos moradores desta região. Os mesmos estão usando a pista de rolagem para determinado fim podendo ocasionar acidentes. (Requerimento 115/2019)

 

Solicitou ao Gerente Municipal de Trânsito, Sr. Dionísio de Quadros, a instalação de uma faixa de pedestre elevada na Rua José Machado Alves, em frente ao Vilson’s Sport Ball, bairro São João – ME. Justifica-se o pedido pois há travessia intensa de pedestres neste local, inclusive crianças que frequentam a escolinha de futebol. Os motoristas acabam não respeitando e passando em alta velocidade, ocasionando riscos de acidente. (Requerimento 118/2019)

 

Solicitou ao Diretor Presidente da Tubarão Saneamento, Sr. Benony Schmitz Filho, a possibilidade de ampliação de redes de água tratada nas seguintes localidades: 1- Rua Nicolau Manoel da Silva, bairro Caruru; 2- Rua Hercílio Corrêa, bairro Sertão dos Corrêas; 3- Rua José Melquides Corrêa, Sertão Dos Corrêas; Justifica-se este pedido, pois os moradores das referidas vias não dispõe deste benefício e muitas delas as águas já estão contaminadas prejudicando a saúde daqueles que a utilizam. (Requerimento 121/2019)

 

Solicitou ao Secretário Municipal de Infraestrutura, Sr. Dorli Fernandes Rufino, o patrolamento com lastreamento da Rua Saul da Silva Filho, bairro Passo do Gado. Justifica-se o pedido pois a referida via encontra-se intransitável e nesses dias de chuva ficam totalmente alagadas impossibilitando o acesso dos moradores. (Requerimento 122/2019) 

 

E-Mail: fabiano.correa@camaratubarao.sc.gov.br - Fone Gabinete 3621-0926

 

 

VEREADOR GELSON JOSÉ BENTO (PP)

 

O Vereador justificou a ausência por viagem realizada à Brasília, representando a Câmara de Vereadores de Tubarão.

 

E-Mail: gelson.bento@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: 3621-0928

 

 

VEREADOR GILMAR NEGRO MACHADO (MDB)

 

Solicitou ao Secretário Municipal de Infraestrutura, Sr. Dorli Fernandes Rufino, que efetue a limpeza e reconstrução das bocas de lobo em toda sua extensão situadas na travessa Joao Ribeiro, bairro Passagem. Justifico o pedido, pois na região, há algum tempo, a devida manutenção não acontece, colocando a região em sério risco de alagamentos. (Indicação 61/2019)

 

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. Joares Carlos Ponticelli, e ao Secretário Municipal da Fazenda, Sr. Rafael Bianchini da Silva, informações sobre a regularidade de todas as bancas de revistas existentes neste município. Justifica-se a proposição, pois este vereador precisa destas informações para análises futuras, haja visto que algumas deixaram de ser bancas de revistas. (Requerimento 102/2019)

 

Solicitou ao Diretor Presidente da Fundação de Desenvolvimento Social do Município, Sr. André Fretta May, a possibilidade de tomar alguma medida para retirada de moradores de rua instalados debaixo da ponte Orlando Francalacci, bairro Passagem, lado da Av. Presidente Getúlio Vargas.         Justifica-se a proposição, pois os mesmos, estão causando inúmeros transtornos aos que residem naquela comunidade. (Requerimento 103/2019)

 

E-Mail: gilmar.machado@camaratubarao.sc.gov.br - Fone Gabinete: 3621-0902 

 

 

VEREADOR GILSON PAES VIEIRA (PSDB)

 

 

 Solicitou ao Secretário Municipal de Infraestrutura, Sr. Dorli Fernandes Rufino, que se realize, com o máximo de urgência a limpeza das bocas de lobo na Rua Dionísio Mota, no Bairro Passagem.            Justifica-se a proposição, pois em dias de chuva o esgoto retorna pelos bueiros, causando transtornos aos moradores e usuários que por ali utilizam a referida via. (Indicação 46/2019)

 

 Solicitou ao Secretário Municipal de Infraestrutura, Sr. Dorli Fernandes Rufino, com o máximo de urgência a manutenção da camada asfáltica na Rua Rui Barbosa, próximo ao trilho, sentido centro, Bairro Congonhas. Justifica a proposição, devido à rua estar intrafegável, podendo causar acidentes para aqueles que ali transitam. (Indicação 47/2019)

 

E-Mail: gilson.vieira@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0922

 

 

VEREADOR JAIRO DOS PASSOS CASCAES (PSD)

 

O vereador participou dos trabalhos apresentados coletivamente, das discussões e deliberações ocorridas no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, da Câmara Municipal.

 

E-Mail: jairo.cascaes@camaratubarao.sc.gov.br - Fone Gabinete: 3621-0912 

 

 

VEREADOR JOÃO GONÇALVES FERNANDES (PSDB)

 

Solicitou ao Secretário Municipal de Infraestrutura, Sr. Dorli Fernandes Rufino, se há previsão para a recuperação ou pavimentação da parte não pavimentada da rua Ângelo Zamparetti. Justifica-se a proposição pois a falta de manutenção e pavimentação desta via está causando sérios transtornos, assim como perigo aos usuários da mesma. Salienta-se ainda que, há uma caixa coletora em desnível com a rua, e que a mesma já causou acidentes principalmente com motociclistas. (Requerimento 94/2019)

 

Solicitou ao Secretário Municipal de Infraestrutura, Sr. Dorli Fernandes Rufino, solicita saber se há possibilidade de efetuar a limpeza da Rua Felipe Schimidt, bem como a roçagem do mato nas margens da rua e também lastreamento com areão. Justifica-se a proposição, pois a referida Rua não tem acostamento e nem calçadas, os pedestres, principalmente, os escolares, correm sérios riscos por terem que se locomover pelo leito da estrada. O mato alto atrapalha a visibilidade na via, prejudicando os que por lá transitam. (Requerimento 98/2019)

 

Apresentou Projeto de Lei Ordinária nº 13/2019, que dispõe sobre a criação e regulamentação das feiras ao ar livre no município de Tubarão e dá outras providências.

 

E-Mail: joao.fernandes@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0921

 

VEREADOR JOSÉ LUIZ TANCREDO (PSDB)

 

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. Joares Carlos Ponticelli, informações, dentro do prazo legal, se há possibilidade de realizar a manutenção com patrolamento e lastreamento com areão na rua Nicolau Manoel da Silva (Estrada Geral do Caruru), bem como a manutenção da ponte localizada nessa via. Por oportuno, solicita ainda saber se há possibilidade de realizar a manutenção da boca de lobo nessa mesma via, tendo em vista que foram danificadas pelo maquinário da prefeitura em manutenções anteriores. (Requerimento 104/2019)

 

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. Joares Carlos Ponticelli, informações, no prazo legal, se há possibilidade de realizar a devida limpeza, manutenção e pintura na ponte do Andrino, tendo em vista que, conforme o Requerimento nº 36/2019, aprovado por essa Casa na sessão do dia 11 de fevereiro deste ano, foi realizada a pintura, no entanto não foi dada a devida manutenção, ficando aparente avarias na sua estrutura e guarda-corpo. (Requerimento 116/2019)

 

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. Joares Carlos Ponticelli, ao Secretário Municipal de Urbanismo, Mobilidade e Planejamento, Sr. Nilton de Campos, e ao Supervisor de Convênios da ADR de Tubarão, Sr.  Emerson Tártari, conforme requerimento 535/2017 apresentado no Plenário da Casa no dia 03/07/2017 e não obteve resposta sobre as informações do Projeto SC Rural (Manutenção da Estrada Geral do Caruru – Av. Nicolau Manoel da Silva) que tinha previsão de conclusão para novembro de 2016, no qual foi iniciada as obras e paralisadas de itens que não constavam na licitação. Reencaminhamos esse requerimento para saber se: 1 – Se a licitação do convenio nº 1856/2015 está em vigência; 2 – A obra não vai ser mais concluída; 3 – O valor da obra de R$: 358.054,84 investido da Licitação até o momento; 4- Qual a empreiteira que executou a obra; Justifica-se a proposição, pois os moradores daquela comunidade reivindicam o término da obra.  Salienta-se ainda que a placa da obra ainda encontra-se no local. (Requerimento 117/2019)

 

Solicitou ao Presidente da Câmara de Vereadores de Tubarão, Sr. Jairo dos Passos Cascaes, que seja encaminhado convite a Presidente da Associação Congregação de Santa Catarina, Sra. Maria Gregorine, e aos senhores Juliano Petters e Chafic Esper Kallas Filho, diretor executivo e diretor técnico, respectivamente, do Hospital Nossa Senhora da Conceição, para participarem de uma Sessão Ordinária. Justifica-se a solicitação, pois é de suma importância que os novos diretores se apresentem aos representantes do povo, demonstrando suas ideias e projetos para nosso hospital. (Requerimento 120/2019)

 

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. Joares Carlos Ponticelli, tendo em vista o pregão nº 53/2018, que tem como objeto o registro de preços para eventual contratação de empresa para prestação de serviços de limpeza  de caixas coletoras em diversas vias do município de Tubarão, solicita saber, dentro do prazo legal, quais as ruas foram contempladas e quantas caixas coletoras serão limpas. (Requerimento 123/2019)

 

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. Joares Carlos Ponticelli, tendo em vista a concorrência pública nº 05/2018 que tem como objeto a contratação de empresa especializada para a construção de uma passarela para pedestre e ciclistas, fazendo a ligação entre as avenidas José A. Moreira e Marechal Deodoro (concreto armado protendido), passarela da UNISUL, solicita saber, dentro do prazo legal, quando será dado início à construção da referida passarela. (Requerimento 124/2019)

 

E-Mail: jose.tancredo@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0927

 

 

VEREADOR JÚLIO CESAR ÂNGELO RODRIGUES (PP)

 

Solicitou ao Secretário Municipal de Infraestrutura, Sr. Dorli Fernandes Rufino, se há possibilidade de realizar um projeto visando a manutenção na ciclovia da beira rio margem esquerda. Justifica-se a proposição, pois parte da ciclovia da margem esquerda encontra-se com alguns trechos específicos sem acabamentos com asfáltico, provocando assim risco de acidente para quem passa pelo local, seja realizando alguns tipos de exercícios como caminhadas, ciclismos, entre outras modalidades ou apenas como uma caminhada para se deslocar ao seu local trabalho. Diante ao exposto, questiono qual a possibilidade de realizar um estudo visando à realização de manutenção da referida ciclovia? (Requerimento 99/2019)

 

Solicitou ao Diretor Municipal de Trânsito de Tubarão, Sr. Dionísio de Quadros, qual a possibilidade de realizar em toda a extensão da Av. Pedro Zapelini a repintura das faixas de pedestre. Justifica-se a solicitação, pois as referidas faixas encontram-se quase apagadas, dificultando assim a visibilidade pelos motoristas que ali transitam, por muitas vezes quase ocorreram acidentes tendo como motivo de alguns motoristas pararem de repente para que os pedestres, que aguardavam pudessem atravessar e com isso o risco de um acidente se torna ainda maior com essas freadas bruscas. Diante ao exposto, indago qual a possibilidade de realizar o serviço de repintura das faixas de pedestre da referida avenida o mais breve possível? (Requerimento 100/2019)

 

Solicitou ao Secretário Municipal de Infraestrutura, Sr. Dorli Fernandes Rufino, para que seja realizada a limpeza na vala localizada no fim da Rua Manoel Emerick no bairro de Oficinas. Tal solicitação se faz necessária, pois a referida vala está com o mato muito alto ao seu redor, causando assim preocupação para os moradores próximos, preocupação essa por causa de animais peçonhentos, mosquitos entre outros bichos estarem entrando nas residências e com tudo o risco de alguma doença se torna grande para os moradores e seus filhos. Por se tratar de um pedido da comunidade, solicito uma atenção para tal solicitação. (Indicação 58/2019)

 

Solicitou ao Secretário Municipal de Infraestrutura, Sr. Dorli Fernandes Rufino, para que seja realizado a limpeza em toda a extensão da Rua Ângelo Zampareti localizada no bairro de Oficinas. Tal solicitação tem como base um pedido feito pelos moradores da referida rua, que não aguentam mais as condições em que se encontra essa rua, pois algumas partes o mato e sujeira invadem a rua. Por se tratar de um pedido dos moradores da localidade, solicito uma atenção e urgência nesse pedido. (Indicação 59/2019)

 

Solicitou ao Secretário Municipal de Infraestrutura, Sr. Dorli Fernandes Rufino, que seja determinado com urgência providências no sentido de patrolar e lastrear com areão a Rua Bertolino Antonio Machado, localizada no bairro São Clemente. Justifica-se esta proposição, pois a referida via pública encontra-se intrafegável, trazendo transtorno na locomoção dos moradores. (Indicação 60/2019)

 

Apresentou Projeto de Lei Ordinária nº 14/2019, que proíbe a utilização e o fornecimento de canudos de plástico pelos restaurantes, bares, lanchonetes, quiosques, vendedores ambulantes e similares no município de Tubarão.

 

E-Mail: julio.rodrigues@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0922

 

 

VEREADOR LUIZ GONZAGA REIS (PP)

 

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. Joares Carlos Ponticelli, as seguintes informações: sabendo que a Prefeitura Municipal de Tubarão, está tentando viabilizar um empréstimo junto ao FOMPLATA para a recuperação e asfaltamento de várias ruas de nossa cidade. Neste sentido solicita-se saber como está o referido recurso e se está incluso o asfaltamento total da Estrada Tenente João Luis Maus, bairro Campestre. E também se está incluso a recuperação asfáltica de toda a extensão da Estrada Geral da Madre, trecho já asfaltado. E também se será feito o restante, em torno de 2 km, da Estrada Geral da Madre que hoje ainda é de areão. (Requerimento 96/2019)

 

Solicitou ao Diretor Presidente da Tubarão Saneamento, Sr. Benony Schmitz Filho, as seguintes informações: Com a construção da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) na comunidade de Morrinhos, a Tubarão Saneamento juntamente a AGR e outras entidades, priorizaram como compensação uma praça de lazer ao lado da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) e também serviços de esgoto com cisternas a comunidade da Divinéia em Congonhas. Neste sentido pergunta-se, qual o prazo para o início dessas referidas obras que serão efetuadas pela Tubarão Saneamento? Pois já é sabido que ambos os projetos já estão concluídos. Já que uma área de lazer ao lado da ETE é de grande valia para a comunidade. E também a colocação de esgotos com cisterna na referida comunidade da Divinéia, irá ajudar muito essa comunidade que hoje conta com o esgoto a céu aberto. (Requerimento 97/2019)

 

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. Joares Carlos Ponticelli, ao Secretário Municipal de Urbanismo, Mobilidade e Planejamento, Sr. Nilton de Campos, a colocação de uma rótula na avenida Pedro Zapelline, no cruzamento com a rua Adolfo Machado. (Indicação 57/2019)

 

E-Mail: luis.reis@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0924

VEREADOR MOISÉS NUNES (PP)

 

Solicitou ao Secretário Municipal de Infraestrutura, Sr. Dorli Fernandes Rufino, que dentro do prazo legal, seja informado se há a possibilidade de realização de um projeto para a continuidade da pavimentação em lajota da Rua José Guarezi, bairro Monte Castelo. Informa-se que na rua citada faltam aproximadamente 200 metros para finalização do pavimento. Tal solicitação torna-se pertinente uma vez que a referida rua está em condições precárias de trânsito em função da grande quantidade de buracos. (Requerimento 95/2019)

 

Solicitou ao Secretário Municipal de Infraestrutura, Sr. Dorli Fernandes Rufino, que efetue o patrolamento e lastreamento com areão em todas as Ruas do Loteamento Saul Vanderlind, bairro Oficinas. Justifica-se esta proposição, pois as referidas ruas encontram-se em péssimo estado de trafegabilidade, devido aos inúmeros buracos, necessitando de reparo com urgência. (Indicação 54/2019)

 

Solicitou ao Secretário Municipal de Infraestrutura, Sr. Dorli Fernandes Rufino, que efetue a limpeza das bocas de lobo da Rua Joaquim Ângelo, bairro Monte Castelo. Justifica-se esta proposição, pois as bocas de lobo estão entupidas e em períodos de chuva não há vazão para água, tendo por consequência alagamentos. (Indicação 55/2019)

 

Solicitou ao Secretário Municipal de Infraestrutura, Sr. Dorli Fernandes Rufino, que efetue o patrolamento e lastreamento com areão na Rua João Santiago, bairro São Cristovão. Justifica-se esta proposição, pois a referida rua encontra-se em péssimo estado de trafegabilidade, devido aos inúmeros buracos, necessitando de reparo com urgência. (Indicação 56/2019)

 

E-Mail: moises.nunes@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0903

 

 

VEREADOR PAULO HENRIQUE LÚCIO (PT)

 

Solicitou ao Presidente da Câmara de Vereadores de Tubarão, Sr. Jairo dos Passos Cascaes, a realização de uma Audiência Pública para tratar sobre os Cenários do Envelhecimento da População de Tubarão. Justificou a proposição citando que a cada ano que passa, a população envelhece mais e mais (cresce proporcionalmente o número de idosos, em relação ao de crianças, jovens e adultos), reflexo do aumento da longevidade da população brasileira; em decorrência disso, aumenta a demanda para atendimentos especializados voltados à terceira idade, desde de serviços essenciais, até espaços que permitam a manutenção da integração social, razão pela qual se faz necessária a realização da referida Audiência Pública, para debater ideias sobre o tema junto a população tubaronense. (Requerimento 85/2019)

 

Solicitou ao Secretário Municipal de Mobilidade, Planejamento e Urbanismo, Sr. Nilton de Campos, que sejam determinados estudos sobre a viabilidade da instalação de um semáforo na confluência entre a rua Engenheiro Annes Gualberto e rua dos Ferroviários, bairro Oficinas, e de uma rotatória na confluência entre as ruas Engenheiro Annes Gualberto e Sílvio Búrigo, bairro Monte Castelo, visto que o alto tráfego nos locais, em especial nos horários de pico, tem gerado transtornos à população, razão pela qual as próprias comunidades solicitam tais melhorias no trânsito. (Indicação 62/2019)

 

E-Mail: paulo.lucio@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0929

 

 

Todos os trabalhos legislativos podem ser acompanhados pela internet através do Site da Câmara, ou no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, nas segundas-feiras, a partir das 18 horas.