24/07/2018 Informativo da 25ª Sessão Legislativa Ordinária realizada no dia 23 de julho de 2018.

Informativo da 25ª Sessão Legislativa Ordinária realizada no dia 23 de julho de 2018.

Os Vereadores estiveram reunidos no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, nesta segunda-feira, 23 de julho no horário das 19 horas, realizando a 25ª Sessão Ordinária de 2018. 

Em atendimento ao Ofício Of.SU nº 073/2018, do dia 02/07/2018, deliberado e aprovado na Sessão Ordinária do dia 09/07/2018, receberam a visita do Ten. Cel. Silvio Roberto Lisboa, Comandante do 5º BPM e também do Secretário Municipal de Urbanismo e Planejamento, Sr. Nilton de Campos. O objetivo foi o de apresentar e debater o projeto de fiscalização de trânsito por vídeo monitoramento em nosso Município. Em atendimento ao requerimento 495/2018, de autoria do Vereador Gelson José Bento, foi concedido um espaço para o Sr. Celso Vasques, presidente do GRAARC - Grupo de Apoio aos Renais Crônicos. O objetivo foi o de apresentar o relatório das atividades da entidade.

Também, por solicitação do Vereador Paulo Henrique Lúcio, foi concedido um espaço para a Senhora Michele Vanderlind.  O objetivo foi o de apresentar o relatório das atividades das “Doulas” em nosso município.

No espaço destinado a Ordem do Dia desta Sessão Ordinária, foram deliberadas as seguintes matérias:

1. PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 207/2017 de autoria do Vereador Felippe Luiz Collaço, que dispõe sobre a obrigatoriedade de prévia implantação de saneamento básico nas vias públicas a serem pavimentadas e dá outras providências. Este projeto em sua primeira votação foi adiado por Vista concedida ao Vereador José Luiz Tancredo.

2. PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 024/2018 de autoria do Vereador João Gonçalves Fernandes, que dispõe sobre a cassação de alvará de funcionamento de estabelecimentos que foram flagrados comercializando, adquirindo, transportando estocando ou revendendo produtos oriundos de furto, roubo ou outro tipo de ilícito no Município de Tubarão e dá outras providências. Este projeto em sua primeira votação foi aprovado com 16 votos favoráveis.

3. PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 025/2018 de autoria do Vereador Paulo Henrique Lúcio, que institui a Semana Municipal de Conscientização à Humanização do Nascimento. Este projeto em sua primeira votação foi aprovado com 16 votos favoráveis, com validade por duas votações e dispensada a sua redação final.

4. PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 053/2018 de autoria do Vereador José Luiz Tancredo, que dispõe sobre a divulgação dos direitos da pessoa com neoplasia maligna (câncer). Este projeto em sua primeira votação foi aprovado com 16 votos favoráveis, com validade por duas votações e dispensada a sua redação final.

5. PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 087/2018 de autoria do Vereador Gelson Bento, que declara de Utilidade Pública o Grupo de Apoio aos Renais Crônicos – GRAARC de Tubarão. Este projeto em sua primeira votação foi aprovado com 16 votos favoráveis, com validade por duas votações e dispensada a sua redação final.

Através dos requerimentos 521 e 522/2018 encaminhado à Mesa Diretora e subscrito pela maioria dos Vereadores, integrou a Ordem do Dia da presente Sessão, com trâmite em regime de urgência especial, as seguintes matérias:

6. SUBSTITUTIVO GLOBAL AO PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 103/2018, de autoria do Poder Executivo, que altera a Lei n° 2.126 de 1997 que Cria Gratificação de produtividade aos Fiscais de obras e Posturas. Este projeto em uma única votação foi aprovado com 16 votos favoráveis.

7. PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 022/2018 (023/2018 na origem), de autoria do Poder Executivo, que autoriza o município a adquirir por compra ou desapropriação amigável ou judicial, uma área de terra de propriedade de Ailton Barreiros Nunes, no Bairro Congonhas, nesta cidade. Este projeto em uma única votação foi aprovado com 14 votos favoráveis, uma abstenção e um voto contrário.

 

RESUMO DOS TRABALHOS APRESENTADOS EM PLENÁRIO

Apresentaram 17 requerimentos, oito indicações, 14 moções e cinco projetos de Lei.

 

VEREADOR ALEXANDRE SANTOS MORAES (PSD)

O vereador não apresentou trabalhos individuais na presente Sessão. Participou dos trabalhos apresentados coletivamente, das discussões e deliberações ocorridas no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, da Câmara Municipal. 

E-Mail:  Alexandre.moraes@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0907

 

VEREADOR CARLOS ALEXANDRE DAS NEVES (PSDB)

O vereador não apresentou trabalhos individuais na presente Sessão. Participou dos trabalhos apresentados coletivamente, das discussões e deliberações ocorridas no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, da Câmara Municipal. 

E.Mail: carlos.neves@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: 3621-0905

 

VEREADOR DALTON LUIZ MARCON (PSD)

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. Joares Carlos Ponticelli, informações sobre a possibilidade de realizar a restauração imediata do Banheiro Público na Praça da Igreja São José Operário, em Oficinas, bem como a implantação de câmeras de segurança e rondas da guarda municipal no horário das 18h00 às 21h00, eis que o local está sendo utilizado por usuários e traficantes de drogas. Informou que já apresentou requerimento sobre a mesma matéria em 10/07/2017, entretanto nenhuma reforma ou conservação do local foi feita pelo poder público municipal. Justificou a solicitação pelo fato do local estar sendo alvo de vândalos, traficantes e usuários de drogas, trazendo riscos à segurança pública.  R 498  

Solicitou ao Tenente – Coronel Vilson Schlickmann Sperfeld, Chefe da Central Regional de Emergências da 8º Região de Polícia Militar (CRE), cópias de todas as ocorrências registrada no ano de 2018, sobrevindas na Praça da Igreja São José Operário, em Oficinas. Justificou que a medida é fundamentada em ações de segurança que este vereador está buscando junto ao executivo municipal, e para isso necessita de dados concretos. Lembrou que incansavelmente vem diligenciando junto à prefeitura para a realização da reforma do Banheiro Público da referida praça, que atualmente está sendo alvo de vândalos, traficantes e usuários de drogas, trazendo riscos à segurança pública.  R 500

E.Mail: dalton.marcon@camaratubarao.sc.gov.br - Fone Gabinete: 3621-0925

 

VEREADOR EVALDO GONÇALVES DE CAMPOS (MDB)

Apresentou Projeto de Lei nº 128/2018, que cria o “Programa Empresa Amiga da Escola” no Município de Tubarão

Apresentou Projeto de Lei nº 129/2018, que dispõe sobre a implantação de atividades esportivas e de lazer, nos fins de semana nas escolas públicas municipais. Cria o programa “Nossa Escola”.

Apresentou Projeto de Lei nº 130/2018, que cria a semana Municipal de Prevenção de Acidentes com Motociclistas e dá outras providências.

Solicitou ao Sr. Dorli Fernandes Rufino, Secretário Municipal de Infraestrutura, que determine a execução de limpeza e a troca das tampas das caixas coletoras na Rua José Aldo dos Passos em frente aos números 4678 e 4714, no bairro São Martinho. Justificou que nos dias de chuva as aguas que descem do morro em frente ao nº 4714 trazem detritos e lama que são jogados dentro do referido terreno. Informou que também há um novo loteamento em frente a esta casa, cujos proprietários deixaram um enorme buraco na lateral da via, trazendo riscos a quem por ali trafega. Encaminhou fotos do referido problema.  I 130

E.Mail: Evaldo.campos@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete 3621-0920

 

VEREADOR FELIPPE LUIZ COLLAÇO (PP)

Solicitou ao Sr. Dorli Fernandes Rufino, Secretário Municipal de Infraestrutura, que verifique a possibilidade de ser efetuado um patrolamento e lastreamento com areão na Rua Pedro Mendes Farias, bairro Passo do Gado. Justificou que no local existem dois grandes buracos impossibilitando os moradores de saírem de suas residências em dia de chuva.  R 513

Encaminhou ao Prefeito Municipal, Sr. Joares Carlos Ponticelli e ao Sr. Luiz Ernani Buerger, Diretor-Presidente da Fundação Municipal de Esporte, “Moção de Cumprimentos”, pelos excelentes resultados alcançados nos joguinhos abertos de Santa Catarina. Ressaltou que a campanha é resultado do investimento e do comprometimento da atual gestão no esporte Municipal.  M 203

Encaminhou ao Sr. Omar Côrrea Marotto, Comandante da Polícia Militar Ambiental, “Moção de Cumprimentos”, extensiva a todos os policiais militares envolvidos nas apreensões ocorridas na madrugada do dia 20 de julho de 2018, em nosso Rio Tubarão. Destacou que, conforme reportagem de um periódico municipal, diversos acessórios de pesca foram apreendidos, inclusive redes de emalhe. Enfatizou que a fiscalização mais atuante garante a preservação dos botos, que tem grande importância para a fauna marinha e economia pesqueira.  M 204

Encaminhou “Moção de Cumprimentos” a LTF – Liga Tubaronense de Futebol e aos dirigentes das equipes Sul América/Revoredo e Humaitá, que decidiram o Campeonato Municipal de Futebol. Estendeu os cumprimentos à todos os envolvidos na emocionante disputa ocorrida no último domingo, que abrilhantaram ainda mais a prática do futebol amador de nossa região.  M 205

E.Mail: felippe.collaco@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete 3621-0903

 

VEREADOR GELSON JOSÉ BENTO (PP)

Solicitou ao Sr. Caio César Tokarski, Prefeito Municipal em exercício, que informe se existe projeto ou programação para a restauração ou reforma da Antiga Rodoviária, localizada na Avenida Marcolino Martins Cabral. Justificou que a mesma abriga entre outras atividades, o Arquivo Público Municipal. Destacou que o referido local por estar localizado no centro da Cidade, e com visível estado de deterioração da estrutura física, compromete as atividades e destoa para o embelezamento de nossa da Cidade.  R 510

Encaminhou ao Sr. Edenilson Montini, Prefeito do município de Jaguaruna, “Moção de Cumprimentos”, pela assinatura da Ordem de serviço para os trabalhos de desassoreamento do canal da Barra do Camacho. Destacou que com investimentos na ordem de um milhão, seiscentos e sessenta mil reais, a Dragagem do Canal, irá beneficiar economicamente milhares de famílias que dependem da pesca artesanal para sua sobrevivência, além de evitar enchentes em vária cidades da região.  M 202

E.Mail: gelson.bento@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: 3621-0928

 

VEREADOR GILMAR NEGRO MACHADO (MDB)

O vereador não apresentou trabalhos individuais na presente Sessão. Participou dos trabalhos apresentados coletivamente, das discussões e deliberações ocorridas no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, da Câmara Municipal.

E.Mail: gilmar.machado@camaratubarao.sc.gov.br - Fone Gabinete: 3621-0902

 

VEREADOR JAIRO DOS PASSOS CASCAES (PSD)

O vereador não apresentou trabalhos individuais na presente Sessão. Participou dos trabalhos apresentados coletivamente, das discussões e deliberações ocorridas no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, da Câmara Municipal.

E.Mail: jairo.cascaes@camaratubarao.sc.gov.br - Fone Gabinete: 3621-0912

 

VEREADOR JOÃO GONÇALVES FERNANDES (PSDB)

Solicitou ao Sr. Tarcísio Hemkemeier, Secretário Municipal de Gestão, as seguintes  informações referente a  Prefeitura Municipal de Tubarão, no período 01/01/2012 a 31/12/2012: 1) Qual a empresa ganhou o processo licitatório para contratação de mão de obra terceirizada; 2) Quais os cargos oferecidos e ocupados pela referida empresa; 3) Relação dos funcionários contratos nesse período; 4) Relação dos respectivos salários e gratificações pagas a esses funcionários; 5) Cópias das notas fiscais de prestação de serviço emitida pela referida empresa neste período; 6) Cópias dos comprovantes de pagamentos, cheques, depósitos com os respectivos ofícios pelos agentes políticos.  Justificou a solicitação por estar cumprindo umas das suas funções que é fiscalizar os poderes legislativo e executivo Municipal.  R 511

Solicitou ao Sr. Tarcísio Hemkemeier, Secretário Municipal de Gestão, as seguintes  informações referente a  Prefeitura Municipal de Tubarão, no período  de 21/06/2012 a 31/12/2012: 1) Cópia do contrato com a  empresa responsável pela a coleta de lixo; 2) Cópias das notas fiscais emitidas pela empresa ganhadora da Licitação com os respectivos CNPJ’s; 3) Cópias dos tickets de balança emitidos nas pesagens, assinados pelos responsáveis da empresa; 4) Cópias de ordem de pagamentos, depósitos ou cheques com ofícios assinados pelo agente político; 5) Cópias de todas as dotações orçamentárias, rubricas destinadas ao serviço de coleta de lixo municipal. Justificou a solicitação por estar cumprindo umas das suas funções que é fiscalizar os poderes legislativo e executivo Municipal.  R 512

Solicitou ao Sr. Felippe Luiz Collaço, Presidente da Câmara de Vereadores de Tubarão informações sobre o sistema de filmagem da Câmara Municipal de Tubarão e imagens desde 01/01/2018 a 23/07/2018, a saber: 1) Qual a empresa responsável pelo monitoramento do sistema de filmagens da Câmara Municipal de Tubarão; 2) Imagens das Câmeras identificadas com os números de patrimônio 01205, 01204, 00813 conforme fotos em anexo durante o referido período; e 3)  Em quais equipamentos (Computadores ou servidores), ficam armazenadas as imagens das referidas câmeras. Justificou que está cumprindo umas das suas funções que é fiscalizar os poderes legislativo e executivo.  R 515

Solicitou ao Sr. Tarcísio Hemkemeier, Secretário Municipal de Gestão, informações referentes a contratação da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos - FEPESE pela Prefeitura Municipal de Tubarão no mês de outubro de2012, a saber: 1) Se houve processo licitatório, tomada de preço, carta convite ou pregão eletrônico para a contratação da referida fundação; 2) Relação de empresas participantes desta concorrência; 3) Cópia do Contrato de prestação de serviços da prefeitura municipal com a referida fundação; 4) Cópia do relatório de execução dos serviços contratados; 5) Cópias das notas fiscais emitidas pela FEPESE referentes a esta contratação; 6) Cópias dos comprovantes de pagamentos realizados, cheques, depósitos ou transferências; 7) Justificativa técnica para a contratação da referida fundação. Justificou que está cumprindo umas das suas funções que é fiscalizar os poderes legislativo e executivo.  R 519

E.Mail: joao.fernandes@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0921

 

VEREADOR JOSÉ LUIZ TANCREDO (PSDB)

Solicitou ao Sr. Tarcísio Hemkemeier, Secretário Municipal de Gestão, informações sobre o repasse de 20% (vinte por cento) do valor pago por anunciantes em propagandas de empresas concessionária de transporte coletivo ou proprietário de táxi. Justificou a solicitação visto que tais valores não estão sendo repassados conforme determina a Lei 3034/2006.  R 516

Solicitou ao Sr. Joares Carlos Ponticelli, Prefeito Municipal e ao Sr. Dorli Fernandes Rufino, Secretário Municipal de infraestrutura, que considerando o odor ruim da caixa coletora localizada na Rua Padre Bernardo Freuser, em frente a garagem do Edifício Seven, ao lado do Edifício Mabal, solicita que se faça sifonamento da referida caixa coletora, tendo em vista que comerciantes e populares reclamam do cheiro insuportável no local.  R 517

Solicitou ao Sr. Joares Carlos Ponticelli, Prefeito Municipal e ao Sr. Dionísio de Quadros, Diretor Municipal de Trânsito e Mobilidade que, considerando a instalação de um novo semáforo na Avenida Altamiro Guimarães, encaminhe a seguinte informação: Qual empresa responsável pela instalação de tal semáforo ganhou a licitação, como também endereço, CNPJ e qualquer outra informação pertinente ao assunto.   R 518

Considerando o requerimento 113/2018 de sua autoria, solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. Joares Carlos Ponticelli e ao Sr. Dorli Fernandes Rufino, Secretário Municipal de Infraestrutura, para efetuarem um laudo junto com a Defesa Civil, referente a Ponte Pênsil nos anos de 2017 e 2018. Sendo possível, solicitou também uma cópia do documento apresentado pela Defesa Civil.  R 520

E.Mail: jose.tancredo@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0927

 

VEREADOR JÚLIO CESAR ÂNGELO RODRIGUES (PP)

Apresentou Projeto de Lei nº 126/2018, que denomina de rua Águas Claras uma via pública localizada nesse município.

Apresentou Projeto de Lei nº 127/2018, que denomina de Hailton Goulart uma praça pública localizada nesse município 

Solicitou ao Sr. Dorli Fernandes Rufino, Secretário Municipal de Infraestrutura, que determine a execução de patrolamento e lastreamento com areão na Rua Saul da Silva Filho e na Rua Pedro Mendes de Farias, ambas localizadas no bairro Passo do Gado. Justificou que estão praticamente intrafegáveis devido aos inúmeros buracos ao longo das mesmas. Ressaltou que a situação causa transtorno aos moradores sendo necessário uma atenção especial para assim sanar os problemas na mobilidade do local.  I 131

Solicitou ao Sr. Dorli Fernandes Rufino, Secretário Municipal de Infraestrutura, que determine a execução de patrolamento e lastreamento com areão na Rua Zacharias Correia de Souza localizada no bairro Sertão dos Correias. Justificou a necessidade em face dos inúmeros pedidos encaminhados pelos moradores e de várias pessoas que transitam pela referida rua. Solicitou ainda que verifique se há possibilidade de recuperação da mesma, visto que a via não está em boas condições de trafegabilidade sendo necessário uma atenção com urgência nesse pedido.  I 132

Solicitou ao Sr. Ernani Luiz Buerger, Diretor Presidente da Fundação Municipal de Esportes, que efetue estudos junto ao Sr.  Oscar José Orsi Archer - Presidente da Federação Catarinense de Basquete, e demais parceiros da FCB, objetivando adotar a Escola de Ensino Fundamental Tomé Machado Vieira, localizada na comunidade do São Tomé, no município de Tubarão, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, no sentido de melhorar a quadra escolar para a prática e ensinamento do basquete naquela comunidade.  Destacou que mesmo com a precariedade e perigo da referida quadra, conforme se verifica em fotos anexadas, superando todas as dificuldades, o corpo docente tem conseguido alavancar a prática de diversas modalidades esportivas, entre elas o Basquete, onde na fase regional para os joguinhos receberam a Medalha de Ouro. Ressaltou que a comunidade escolar e demais moradores apoiam esta iniciativa de promover o esporte aos seus estudantes, pois tem certeza de que se for possível e aprovado, esta parceria renderá frutos gratificantes à comunidade escolar, ao estado de Santa Catarina, mas principalmente à FCB e seus parceiros.  R 514

E.Mail: julio.rodrigues@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0922

 

VEREADOR LUCAS ESMERALDINO (PSL)

O vereador não apresentou trabalhos individuais na presente Sessão. Participou dos trabalhos apresentados coletivamente, das discussões e deliberações ocorridas no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, da Câmara Municipal.

E.Mail: lucas.esmeraldino@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0922

 

VEREADOR LUIZ GONZAGA REIS (PP)

O vereador não apresentou trabalhos individuais na presente Sessão. Participou dos trabalhos apresentados coletivamente, das discussões e deliberações ocorridas no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, da Câmara Municipal.

E.Mail: luis.reis@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0924

 

VEREADOR MAURÍCIO DA SILVA (PPS)

Solicitou ao Sr. Dorli Fernandes Rufino, Secretário Municipal de Infraestrutura, para que determine a execução de patrolamento e lastreamento com areão da Rua Sidinei Salésio Stüpp, localizada no Bairro São Martinho, no conhecido Morro do Taió. Justificou que a referida via pública necessita de conservação. I 126

Em conjunto com os demais vereadores da atual legislatura, encaminhou ao Engenheiro Ney Francalacci, Presidente da AREA, “Moção de Cumprimentos”, extensivo à todos os membros pela participação no concurso “Que parada é essa? ”, objetivando escolher o melhor projeto para os abrigos de passageiros de Tubarão. Ressaltou que o processo, tão importante quanto o produto final, e que oportunizou a participação de dezenas de escolares foi de suma importância para desenvolver o sentimento de pertença e consequentemente a preservação dos espaços e equipamentos públicos. M 192

Solicitou ao Sr. Dorli Fernandes Rufino, Secretário Municipal de Infraestrutura, que informe qual é a possibilidade de ser realizada uma operação tapa buracos em toda Rua Pedro Gomes de Carvalho, principalmente no trecho atrás da empresa Luminar. Destacou que os motoristas dirigem desviando dos buracos, podendo ocasionar acidentes. Solicitou também a fiscalização para que o responsável do tele entulho que já está cheio de lixo a muito tempo, causando mal cheiro e prejudicando a saúde dos moradores na citada via pública, tome providência para resolver este problema. R 509

Encaminhou à Sra. Bel Rodrigues, em conjunto com os demais vereadores da atual legislatura, 'Moção de Cumprimentos”, pelo lançamento de seu primeiro livro solo intitulado “13 segundos”, e por estar entre os oito mais vendidos no Brasil, segundo a lista da Revista Veja. Salientou que a obra mostra como o machismo pode, em apenas 13 segundos, mudar completamente a vida de uma garota, esperando que se constitua no primeiro de uma abundante produção literária. M 193

Encaminhou ao Sr. Leonardo Bonomini de Souza, em conjunto com os demais vereadores da atual legislatura, 'Moção de Cumprimentos”, por divulgar seu primeiro livro na 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que ocorrerá entre os dias 3 e 12 de agosto. Espera que a obra intitulada “As Crônicas de Luz e Trevas; Volume 1: Alfa e Ômega”, publicada pela editora Killa, seja a primeira de uma longa produção literária. M 194

Encaminhou ao Tenente Coronel Silvio Roberto Lisboa, Comandante do 5º BPM, 'Moção de Cumprimentos”, extensivo à membros da Corporação, pela forma como a PM está preparada para proteger os cidadãos. Ressaltou que em visita ao Quartel teve a oportunidade de ver o funcionamento do Vídeo monitoramento, PPT, Canil, Rocam e PROERD. Destacou saber das dificuldades para contratação de efetivo e de mais viaturas, mas toda tecnologia e comprometimento, com certeza, nos sentiremos mais seguros. M 195

Encaminhou ao Prefeito Municipal em Exercício, Sr. Caio Cesar Tokarski e ao Sr. Daisson Trevisol, Diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde, 'Moção de Cumprimentos”, extensivo às respectivas equipes, pela formalização de convênio no valor de R$ 1,65 milhão com o Hospital Nossa Senhora da Conceição. Ressaltou que o valor repassado neste ano - e que recebeu um incremento de 33%, já que no ano anterior o valor do convênio foi de R$ 1,2 milhão - é 175% maior que a quantia destinada em 2016, que foi de R$ 600 mil, é fundamental para melhorar, ainda mais, o atendimento naquele que é o maior hospital em número de leitos de Santa Catarina. M 196

Encaminhou à Sra. Vitória Geraldi da Silva, Presidente da Stan e à Sra. Méri Tanchella Bressan, Coordenadora Geral da Stan, 'Moção de Cumprimentos”, extensiva à toda equipe da Stan, por não medirem esforços em proporcionar uma linda Festa Julina no dia 20 de julho de 2018, para as crianças que frequentam a citada entidade. O evento foi de fundamental importância por rememorar os trajes, a dança e a culinária de época e, principalmente, por proporcionar momentos de lazer e divertimento, raros para muitos devido os parcos espaços públicos ou dificuldades financeiras das famílias. M 197

Encaminhou à Sra. Ana Paula Felisberto Longo Rossetto, Coordenadora do Sesi de Tubarão, 'Moção de Cumprimentos”, extensiva à toda equipe, por ter realizado na manhã do último domingo, dia 22, a Corrida do Bem que reuniu cerca de 630 corredores, cujo valor das inscrições reverteram para a COMBEMTU. Salientou que o evento estimulou a adoção de hábitos saudáveis, o contato entre os atletas, a prática do bem e do voluntariado. No local também estava à disposição dos atletas o Circuito do Bem-Estar, que ofereceu massoterapia, avaliação física, aferição da pressão arterial, frutas e água. Uma ação digna de reconhecimento e de aplausos.  M 198

Encaminhou aos familiares, “Moção de Condolências” com o mais profundo pesar pelo falecimento de Gilson Barboza. Desejou que, neste momento de perda, que a inabalável Fé no Criador possa ser o bálsamo de alívio neste período de dor e saudade.  M199

Encaminhou ao Sr. Dorli Fernandes Rufino, Secretário Municipal de infraestrutura, em conjunto com os demais vereadores da atual legislatura, 'Moção de Cumprimentos”, por ter atendido ao pedido deste vereador e determinado a execução de uma operação tapa-buracos na Rua Altamiro Guimaraes no Bairro Oficinas. Ao mesmo tempo solicitou a retirada do resto do Material, que ficou na calçada atrapalhando a passagem dos pedestres.  M 201

E.Mail: Mauricio.silva@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0916

 

VEREADOR MOISÉS NUNES (PP)

Solicitou ao Sr. Dorli Fernandes Rufino, Secretário Municipal de Infraestrutura, que determine a execução de patrolamento e lastreamento com areão na Rua Expedicionário Luiz Antônio Tereza, bairro Oficinas. Justificou que a referida via encontra-se em péssimo estado de trafegabilidade, necessitando de reparo com urgência.  I 128

Solicitou ao Sr. Dorli Fernandes Rufino, Secretário Municipal de Infraestrutura, que determine a execução da manutenção necessária em toda a pavimentação da Rua Martinho Bressan, bairro Monte Castelo. Justificou ser necessário devido aos inúmeros buracos e irregularidades nos paralelepípedos ao longo dessa via, que vêm trazendo transtornos e insegurança aos moradores e motoristas que por ali transitam.   I 129

E.Mail: moises.nunes@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0909

 

VEREADOR PAULO HENRIQUE LÚCIO (PT)

Solicitou ao Sr. Nilton de Campos, Secretário Municipal de Urbanismo e Mobilidade de Tubarão, que determine a instalação de faixas de segurança para pedestres na Avenida Marechal Deodoro, imediações do terminal rodoviário Wunibaldo Sinésio Trichês ('Rodoviária Antiga'), visto que há um grande fluxo de pedestres no local que transitam entre o Parque Linear e os estabelecimentos das cercanias.  I 125

E.Mail: paulo.lucio@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0929

 

VEREADOR VANOR ROSA (MDB)

Solicitou ao Sr. Dorli Fernandes Rufino, Secretário Municipal de Infraestrutura, que determine a execução de limpeza, conservação e pintura se possível for, no meio fio da Rua São João, trecho da Ponte do Morrotes até a BR 101. Justificou que a referida via é um dos principais acessos de nosso município e não foi beneficiada com os recursos do pacote dos acessos junto ao Governo do Estado. Acredita que um serviço de qualidade no local iria deixar uma ótima impressão a todos que utilizam a rodovia.  I 127

Solicitou ao Sr. Caio César Tokarski, Prefeito Municipal em exercício, que informe qual a real situação das “Academias ao Ar Livre” em nossa cidade. Justificou a solicitação pois o pedido, pois cito o exemplo da Academia em que se localizava nas proximidades da Ponte do Morrotes, em que era muito utilizado pela nossa comunidade para fazer alongamentos e exercícios. Nossa comunidade sente muita falta do referido equipamento e cobra soluções urgentes.  R 508

Encaminhou à Direção do Sul América/Revoredo, “Moção de Cumprimentos”, extensivo à toda a diretoria, comissão técnica, jogadores e torcedores do Sul América/Revoredo pela conquista da Taça Cidade de Tubarão no último domingo, dia 22. Destacou que foi muito emocionante ver de volta o glorioso Sul América as competições. Informou que este Clube, de origem no Bairro Morrotes, tem muita tradição e enche de orgulho a toda essa comunidade. Desejou que este seja o primeiro de muitas outras conquistas, desenvolvendo o futebol e o esporte de modo geral.  M 200

E.Mail: vanor.rosa@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0920

 

Todos os trabalhos legislativos podem ser acompanhados pela internet através do Site da Câmara, ou no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, a partir das 19 horas.