07/04/2015 Informativo da 17ª Sessão Legislativa Ordinária de 2015

Informativo da 17ª Sessão Legislativa Ordinária de 2015

Os Vereadores estiveram reunidos no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, nesta segunda-feira, 6 de abril, no horário das 19 horas, realizando a 17ª Sessão Legislativa Ordinária de 2015. No espaço destinado à Ordem do Dia, foram deliberadas as seguintes matérias:

1. PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 25/2015, de autoria do Vereador João Gonçalves Fernandes, que denomina de Rua Irineu Menegaz, via pública localizada no Bairro Bom Pastor Margem Esquerda, neste Município. Este projeto em uma única votação foi retirado da pauta pela ausência justificada do autor.

2. PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 27/2015, de autoria do Vereador João Gonçalves Fernandes, que denomina de Rua Hercílio Merencio Marcelino, via pública localizada no Bairro Guarda Margem Esquerda, neste Município. Este projeto em uma única votação foi retirado da pauta pela ausência justificada do autor.

3. PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 37/2015, de autoria do Vereador Vanor Rosa, que denomina de Rua João Alves dos Santos, uma via pública localizada no Bairro Dehon, neste Município. Este projeto em uma única votação foi aprovado por unanimidade.

4. PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 19/2015, de autoria do Vereador Luiz Gonzaga dos Reis, que declara de Utilidade Pública o Esporte Clube Recife. Este projeto em sua segunda Votação foi aprovado por unanimidade.

5. PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 002/2015 (001/2015 na origem), de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a Política Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e revoga a Lei nº 3.296/2009. Este projeto em sua primeira votação foi retirado de pauta por solicitação do Líder de Governo, Vereador Matusalém dos Santos..

Os Vereadores também aprovaram o PROJETO DE RESOLUÇÃO, 006/2015, que altera a Resolução nº 003/2013 que dispõe sobre os critérios para apresentação, concessão, deliberação e entrega dos Títulos de Cidadão Honorário e de Honra ao Mérito pela Câmara de Vereadores de Tubarão.

           

RESUMO DOS TRABALHOS APRESENTADOS EM PLENÁRIO

Os Vereadores apresentaram 26 Requerimentos, 10 indicações, cinco Moções, dois Projetos de Decreto Legislativo e um  Projeto de Lei .

  

VEREADOR CARLOS E. ZAMPARETTI DA SILVA (PSD)

Apresentou Projeto de Decreto Legislativo que concede o Título de Cidadão Tubaronense ao Senhor Airton Cardoso Alves.

Solicitou ao Sr. João Olavio Falchetti, Prefeito Municipal, que informe se há estudos para a implantação de um obstáculo tipo lombada na Rua Engenheiro Annes Gualberto, nas proximidades do Lar da Menina, bairro Centro. Justificou que a referida via tem sido muito utilizada, principalmente depois que a Avenida Pedro Zapellini recebeu vários semáforos, e os motoristas que por ali trafegam em alta velocidade tem colocado em risco a vida dos moradores locais além de se tratar de área de grande movimento de alunos.

Solicitou ao Sr. Robson Medeiros de Oliveira, Superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, que informe se já está no cronograma o nivelamento do pavimento da Rodovia BR 101, em frente a Loja Delupo, no sentido Norte. Justificou que a correção no nivelamento do mesmo trecho no sentido Sul, já foi realizada, e o desnível no sentido Norte continua acarretando em riscos para os motoristas que por ali trafegam.

E-Mail: carlos.zamparetti@camaratubarao.sc.gov.br   -  Fone Gabinete: (48) 3621.0907

  

VEREADOR CLODOALDO DE MEDEIROS (PT)

Solicitou ao Sr. Nivaldo Tonelli, Secretário Municipal de Infraestrutura, que determine a execução da manutenção necessária na pavimentação da Rua Santos Dumont, próximo ao HEMOSC, visto que atualmente há algumas depressões dificultando o trânsito. Informou que o recuo na parada de ônibus na avenida Marcolino Martins Cabral, em frente ao edifício Minas Center, encontra-se com as quinas agudas, fator que aumenta o risco de acidentes e diante disto solicitou que seja determinada manutenção para minimizar o referido problema.

Em conjunto com os demais Vereadores da atual Legislatura, encaminhou às atletas da equipe Impacto Karatê,  Letícia Brito e Júlia Hort, "Moção de Cumprimentos",  pela conquista das vagas na Seletiva  Nacional de Karatê realizada nos dias 28 e 29 de março, em Blumenau, para integrar a Seleção Brasileira de Caratê e representar o país nos campeonatos Pan-Americano e Sul-Americano. O resultado comprova que com trabalho e determinação as conquistas não tardam a chegar.

Em conjunto com os demais Vereadores da atual Legislatura, encaminhou ao Tenente-Coronel Djalma Alves, Comandante do 8º Batalhão de Bombeiros Militar de Santa Catarina, "Moção de Cumprimentos", pela comemoração dos 42 anos de fundação do 8º Batalhão de Bombeiros Militares (BBM) em Tubarão. Destacou ser  grande alegria que comemoramos mais um ano desta importante unidade sempre atenta para salvar vidas.

Em conjunto com os demais Vereadores da atual Legislatura, encaminhou à Diocese de Tubarão, "Moção de Cumprimentos", pela organização dos eventos em celebração a "Semana Santa" em Tubarão, destacando a procissão do "Senhor Morto" e de "Nossa Senhora das Dores", que atraiu milhares de fiéis às ruas da cidade na última sexta-feira.

E-Mail: clodoaldo.medeiros@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0921

  

VEREADOR EDSON JOSÉ FIRMINO (PMDB)

Apresentou Projeto de Decreto Legislativo que concede o Título de Cidadão Tubaronense ao Senhor Luiz Henrique da Silveira.

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti, que informe quais as medidas estão sendo tomadas em relação à fiscalização de um terreno próximo a CECONVEST, bairro São Cristóvão. Justificou que o mesmo está tomado pelo mato, entulhos e muitos pneus usados, sendo um criadouro para animais peçonhentos e podendo abrigar focos de mosquitos, dentre eles os da dengue. Anexou fotos do referido problema.

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti, que informe  se já foi contatada a empresa responsável pelas obras na Rua Canadá, Bairro Passagem. Justificou que esta execução está demasiadamente demorada em sua conclusão, e que na referida via há um tráfego intenso de veículos. Destacou ser necessário diminuir a velocidade e desviar bruscamente, causando ainda mais lentidão e podendo ocasionar mais acidentes.

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti, que informe  se há projeto para pavimentação da Rua dos Ferroviários, no trecho compreendido entre o clube 11 de Janeiro e a sinaleira da Rua Altamiro Guimarães, bairro Oficinas. Justificou que a referida via serve para desafogar o trânsito e está com as lajotas deslocadas e em alguns lugares ha falta dela.

E-Mail: edson.firmino@camaratubarao.sc.gov.br  -  Fone Gabinete: (48) 3621.0902

 

VEREADOR ERALDO PEREIRA DA SILVA (PPS)

Solicitou ao Sr. João Olávio Falchetti, Prefeito Municipal, que determine a pintura de todas as pontes de competência municipal. Justificou que há algum tempo as pontes não recebem uma manutenção do tipo. Salientou que a pintura também é de extrema importância para o trânsito.

Solicitou ao Sr. João Olávio Falchetti, Prefeito Municipal, que determine que se esvazie e depois disto fechar a parte superior do cano que serve de suporte para sinalizações verticais. Justificou ser  perceptível que esses locais são propensos à incidências de mosquito da dengue, devido a água que fica acumulada dentro do cano.

Em conjunto com os demais Vereadores da atual Legislatura, encaminhou ao  Reverendíssimo Senhor Dom João Francisco Salm, Bispo Diocesano, "Moção de Cumprimentos" extensiva à todas as paróquias do Humaitá, Morrotes, Monte Castelo, Oficinas, Passagem e Catedral, pela mobilização quanto a semana santa, na realização de missas e procissões. Parabenizou pelo trabalho realizado desejando muita paz e sabedoria no decorrer deste ano.

E-Mail: eraldo.pereira@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0916

  

VEREADOR EVANDRO SOUZA DE ALMEIDA (PMDB)

O vereador não apresentou trabalhos individuais na presente Sessão. Participou dos trabalhos apresentados coletivamente, das discussões e deliberações ocorridas no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, da Câmara Municipal.

E-Mail: evandro.almeida@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0903

 

VEREADOR GELSON JOSÉ BENTO (PP)

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti, que determine a execução de providências junto a Secretaria  da Infraestrutura para recuperação de uma boca de lobo, localizada na esquina das ruas Roberto Zumblick e Vereador Manoel Brígido Costa, frente ao comércio Nana retalhos, no bairro Humaitá. Justificou que a pavimentação com paralelepípedos  cedeu e a tampa de ferro deslocou-se, deixando uma das pontas voltada para cima. Destacou que desta forma colocará em  risco de acidentes, todos os que trafegam pelo referido local. 

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti, que informe se é possível determinar a instalação de uma Faixa de Segurança para Pedestres, defronte ao Mercado Giassi e Farmácia USIMED,  na Avenida Marcolino Martins Cabral. Justifica a necessidade em face da  grande movimentação de pedestres no referido local.

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti, que determine a implantação de um redutor de velocidade tipo lombada na Rua Canadá, próximo ao número 550 - Padaria São Cristóvão, bairro Passagem, onde já existe uma faixa para Pedestres. Justificou a necessidade, uma vez que a referida via encontra-se em fase de recuperação asfática, devido os trabalhos realizados pela Tubarão Saneamento e que o movimento intenso de veículos, cujos condutores não respeitando a faixa para pedestres, colocando em risco a integridade física dos mesmos que por ali transitam.

Considerando a necessidade de instalação da iluminação pública em diversos trechos duplicados e viadutos da Rodovia Federal BR-101, na cidade de Tubarão, bem como em outros Municípios da Região Sul; Considerando que o Governo Federal, através do DNIT- Departamento Nacional de infraestrutura e Transportes, está querendo atribuir para que os Municípios paguem a conta da energia consumida, solicitou ao Sr. Jorge Boeira, Deputado Federal que informe  da possibilidade de atuar junto aos órgãos responsáveis, da esfera Federal, para que os Municípios fiquem isentos de mais esse encargo, haja vista da grande dificuldades financeira que estão passando os governantes Municipais.

E-Mail: gelson.bento@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0923

 

VEREADOR GILSON PAES VIEIRA (PSD)

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti, que informe os motivos da paralisação na pavimentação da Estrada Geral da Praia Redonda, visto que a mesma teve seu início e está há mais de 60 dias parada. Justificou que o material já utilizado está se deteriorando e esta paralisação vem causando transtornos aos moradores e demais pessoas que por ali necessitam trafegar.

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti,  que informe onde irão se abrigar os moradores que necessitarão retirar de atendimento, no ESF do São Luiz, para o dia seguinte, visto que os mesmo necessitam chegar muitas vezes na madrugada para garantir a ficha, entregue as 7 horas. Destacou que  o mesmo está fechado para reforma, e nos chamou atenção o fato de que o referido posto esta sendo cercado e logo após a reforma, segundo moradores o mesmo será fechado com um portão.

E-Mail: gilson.vieira@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0922

 

VEREADOR JAIRO DOS PASSOS CASCAES (PSD)

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti, que determine a execução de uma operação tapa buracos no asfalto, de toda a extensão da rua José Alves dos Santos Passos, bairro São Martinho. Solicitou ainda, em caráter emergencial em frente à Unidade de Saúde ESF II, nesta mesma rua. Justificou que a referida via está praticamente intrafegável.

E-Mail: jairo.cascaes@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0913

 

VEREADOR JOÃO GONÇALVES FERNANDES (PSDB)

Por motivos de saúde familiar o Vereador não pode comparecer na presente Sessão. Apresentou justificativa que foi registrada em plenário pelo secretário da Mesa Diretora.

E.Mail: joao.fernandes@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0905

 

VEREADOR JOEL GERALDINO DE ALMEIDA (PMDB)

Considerando as necessidades e preocupações dos s que trafegam pela Rua Felipe Schimidt, solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti, que informe se é possível executar o patrolamento e lastreamento com areão, bem como a manutenção da pavimentação em alguns trechos, haja vista as deformidades existentes ao longo desta via pública. Considerando que no requerimento 1340/2014, encaminhado no dia 06 de novembro de 2014 ao Poder Executivo, alertou sobre falta das tampas nas bocas de lobo nesta via, solicitou a colocação destas e a limpeza do mato sobre elas, mas até o momento nenhuma benfeitoria foi efetuada, requere-se que informe se existe a possibilidade de realizar tais serviços e quando será executado. Justificou as solicitações tendo em vista as inúmeras deformidades na citada rua, fato que dificulta o transito e gera riscos de acidentes uma vez  que os motoristas são obrigados a invadir a pista contraria para evitar as deformações. Informou sobre o caso, onde um motorista ao desviar dos buracos, caiu em uma boca de lobo sem tampa já que mato alto o impedia de ver, tendo seu veiculo danificado. Anexou fotos do referido problema.

Considerando as condições de trafegabilidade e limpeza da Rua Dona Antônina Búrigo Corbeta, solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti, que informe qual é a possibilidade de efetuar patrolamento e lastreamento com areão no trecho não pavimentado, bem como na sua transversal Rua Manoel Antunes Correa, devido aos buracos existentes na referida via. Considerando a existência de entulho e lixo ao longo da citada via publica, solicitou que se tomem as medidas cabíveis quanto a este problema, informando quando será executada a limpeza no local. Justificou que as deformidades existentes vem gerando transtorno ao trânsito local, podendo ocasionar danos materiais aos que por elas necessitam transitar. Ressaltou que a limpeza dos entulhos é necessária visto que, oferecem condições para ações de pessoas mal intencionadas e contribui com a proliferação de insetos, sendo assim um risco à saúde pública. Anexou fotos dos referidos problemas.

Considerando as queixas de moradores do bairro Passo do Gado, com relação à pavimentação em lajota da Rua Ayres Alexandre Silvério, solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti, que informe, dentro dos prazos legais, quais os motivos pelos quais esta obra não foi concluída e qual é a previsão para seu término. Destacou que o termo de convênio para a pavimentação no sistema de Parceria Público Privada, assinado no dia 08 de janeiro de 2014, define que o inicio das obras estava previsto para o dia 20 de março de 2014 com duração aproximada de 90 dias. Destacou que, conforme o convênio,  ficou sob a responsabilidade do Poder Executivo os materiais e serviços de terraplanagem, a regularização e assentamento, o fornecimento de tubulação para as travessias de caixas coletoras, de meio fio e de lajotas, além do acompanhamento técnico, requere-se a informação da quantia do recurso previsto gasto até o momento, detalhando os serviços já realizados e os matérias já adquiridos. Indicou, de forma emergencial e continuada, o patrolamento e lastreamento com areão para amenizar os problemas enfrentados pelos munícipes enquanto a obra não está concluída.  Salientou que a comunidade anseia por esta obra a mais de um ano e até o momento a rua não foi pavimentada, o que demonstra o descaso da Prefeitura Municipal, ainda mais se observar a previsão de termino do serviço especificada no contrato. Anexou cópia do termo do convênio.

Considerando que na resposta do requerimento 171/2015, apresentado no dia 09 de março, nada foi mencionada referente a citação da necessidade de ter uma faixa de pedestre de fronte a Igreja Assembleia de Deus do Bairro Morrotes, localizada na Rua Tarquínio Balsini, solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti, que informe sobre possibilidade de providenciar tal faixa de travessia, devido ao fluxo intenso de pedestres principalmente nos dias de culto. Justificou haver uma movimentação intensa de veículos e, além disso, muitos motoristas trafegam com irresponsabilidade, principalmente na descida do morro, gerando riscos aos cidadãos que por ali transitam.

E-Mail: joel.almeida@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0919

 

VEREADOR JÚLIO CESAR ÂNGELO RODRIGUES (PP)

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti, que determine a execução de patrolamento e lastreamento de areão na Estrada Geral do Rio do Pouso Margem Esquerda, principalmente na 1º rua à esquerda antes da ponte baixa. Justificou que esta estrada está praticamente intrafegável, dificultando a passagem de qualquer tipo de veiculo. Destacou que no local reside uma jovem cadeirante, onde todos os dias  encontra muita dificuldade para sair de casa. Informou que quando necessita realizar algum exame médico, parentes e amigos da jovem por inúmeras vezes precisaram deixar o veiculo tendo que transportá-la por longas distancias. Salientou que  até mesmos os motoristas da prefeitura por muitas vezes passam pelo mesmo trabalho para levar a jovem as consultas. Informou se tratar de um pedido da comunidade para que  esse serviço seja realizado o mais breve possível.

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti, que determine a instalação de uma lombada na Rua Pedro Botega, próximo ao número 133, bairro Monte Castelo. Justificou que os condutores de veículos circulam em alta velocidade no local e que, desta forma,  poderá ocasionar algum acidente com moradores ou pedestres no local. Informou que vários moradores já vem reclamando do perigo e de todo o transtorno que vem passando, principalmente quando esses veículos passam pela via  sem respeitar  o limite de velocidade.

E-Mail: julio.rodrigues@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0923

 

VEREADOR LUCAS DE SOUZA ESMERALDINO (PSDB)

Solicitou  ao Sr. João Olávio Falchetti, Prefeito Municipal, que determine a execução urgente  de uma operação de limpeza no matagal e fechamento do esgoto a céu aberto nas imediações do CEI Cantinho da Alegria, no bairro Morrotes. Justifica este requerimento, considerando que a população vem sofrendo com mau cheiro e proliferação de insetos e animais peçonhentos, colocando em risco a saúde pública.

Solicitou  ao Sr. João Olávio Falchetti, Prefeito Municipal, que informe se há projeto para abertura da rua localizada ao lado do CEI Cantinho da Alegria. Informar ainda se há registro de nome da mesma e em havendo,  a data e prazos para inicio das obras.

Solicitou  ao Sr. João Olávio Falchetti, Prefeito Municipal, que determine a execução urgente de operação tapa buracos e recapeamento no asfalto na Rodovia João Alfredo Rosa (entre os bairros São João Margem Esquerda e Rio do Pouso) e na Rua Aristeu de Oliveira, no bairro Morrotes.  Justificou que ambas as vias se encontram em situação crítica com vários buracos em sua extensão causando problemas aos usuários e moradores, razão pela qual se justifica a urgência do serviço.

E-Mail: lucas.esmeraldino@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0901

  

VEREADOR LUIZ GONZAGA REIS (PP)

Considerando que a empresa GVT TELEFONIA está ampliando suas linhas telefônicas na cidade em especial na Rua Rui  Barbosa,  próximo ao Campo do Hercílio Luz Futebol Clube e que seus operários os mesmos estão abrindo buracos nas calçadas desta rua. Informou que, principalmente pela pouca fiscalização por parte da Prefeitura Municipal,  as referidas calçadas não estão sendo refeitas. Destacou que em outras cidades logo após a conclusão dos serviços os mesmos tem que efetuar o referido reparo,  segundo relato dos próprios funcionários. Feito essa explanação solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti, para determinar ao órgão responsável que efetue a fiscalização do referido trabalho, principalmente pela reclamação dos moradores da referida rua. Aproveitou para solicitar a implantação das tampas de boca de lobo da referida rua, pois varias encontram-se abertas.

Em conjunto com os demais Vereadores da atual Legislatura, encaminhou ao Dr. Oscar Fretta, Diretor Clinico do Pronto Atendimento 24 horas de Capivari de Baixo, parabenizando e desejando sucesso nessa nova etapa profissional em sua vida.

E-Mail: zaga.reis@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0924

 

VEREADOR MATUSALEM DOS SANTOS (PT)

Solicitou ao Sr. Claudemir da Rosa, Secretário Municipal de Segurança e Patrimônio, que determine a instalação de faixas de pedestres e de sinalização vertical e horizontal adequadas na confluência entre a rua São Luiz e avenida Marcolino Martins Cabral, no bairro Aeroporto, próximo ao Farol Shopping. Justificou que estas melhorias se fazem necessárias visto que o fluxo de trânsito e de pedestres naquele trecho é bastante intenso, principalmente em horários de pico, e a falta de sinalização está comprometendo a segurança de todos os usuários, sejam eles pedestres ou motoristas.

Solicitou ao Sr. Guilherme Bressan, Diretor-presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente que seja determinada a poda e posterior limpeza das árvores localizadas na praça Walter Zumblick, na Avenida Marcolino Martins Cabral, em especial na esquina com Rua Vidal Ramos. Justificou que o semáforo localizado naquele cruzamento está sendo encoberto pela vegetação e a limpeza se faz necessária para que não se comprometa a visibilidade dos usuários, tanto motoristas, motociclistas quanto pedestres.

E-Mail: matusa@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0921

 

VEREADOR NILTON DE CAMPOS (PSDB)

Solicitou ao Sr. João Olávio Falchetti, Prefeito Municipal, que encaminhe informações sobre a reforma do prédio onde funciona a Unidade de Saúde no Bairro Humaitá Centro. Anexou fotos que demonstram a precariedade das instalações.

 

 

 

E-Mail: nilton.campos@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0925

 

 

VEREADOR PAULO HENRIQUE LÚCIO (PT)

 

Solicitou  ao Sr. Jairo dos Passos Cascaes, Presidente da Câmara, para emitir  convite formal a Mestre em Educação Relações Históricos Culturais, Gabriela da Silva para participar da sessão ordinária nesta casa legislativa no dia dois de Julho do ano corrente. O objetivo da visita será explanar sobre a pesquisa qualitativa feita com as diretoras da Rede Municipal de Ensino, a mesma abordou as questões de gêneros e sexualidade no ambiente escolar, além da concepção das diretoras escolares no reconhecimento ou desconhecimento da discriminação e preconceito para com os estudantes.   

Apresentou Projeto de Lei que denomina de Rua Antônio De Pieri, uma via pública na localidade de Sertão dos Corrêas, neste município.

Solicitou ao Sr. Ao ilustríssimo Senhor Nivaldo Tonelli, Secretário Municipal de Infraestrutura, que determine a manutenção em uma boca de lobo localizada na Rua Aldo Hulse no bairro Passo do Gado, defronte a NATUGEL - Fábrica de Sorvetes. Destacou que a mesma encontra-se com a tampa quebrada deixando os usuários vulneráveis à acidentes.

Solicitou ao Sr. Ao ilustríssimo Senhor Nivaldo Tonelli, Secretário Municipal de Infraestrutura, que determine a execução de patrolamento e as melhorias necessárias na Rua Luís Pedro de Oliveira. Justificou  a mesma está repleta de buracos prejudicando a vida dos usuários da via pública.

E.Mail: paulo.lucio@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0921

 

VEREADOR VANOR ROSA (PMDB)

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti, que determine a recuperação da pavimentação com paralelepípedos na Rua Imaculada Conceição, localizada no Bairro Morrotes. Destacou a necessidade de serem retiradas e assentadas as pedras, uma vez que as deformações existentes estão atrapalhando o fluxo de veículos, causando danos materiais aos motoristas que ali necessitam trafegar, bem como gerando riscos de acidentes no local.

Considerando a precária situação da placa de parada obrigatória no cruzamento entre as Ruas Tiradentes e Aristeu de Oliveira, localizadas no Bairro Morrotes, solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti, que determine a sua imediata substituição. Solicitou também, de forma imediata, a  recuperação na camada asfáltica da Rua Aristeu de Oliveira, localizada no Bairro Morrotes, em especial nas proximidades do morro que dá acesso à Rua Tarquínio Balsini, onde existe um considerável buraco na via. Justificou que o buraco esta causando sérios riscos à motoristas e pedestres e gerando constantes perdas de controle de veículos e danos materiais aos mesmos.

Considerando que os tubaronenses a cada dia que passa estão se dedicando ainda mais à uma vida saudável, praticando exercícios físicos e, considerando ainda que a beira-rio é o principal local utilizado para caminhadas e ciclismo, solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti, que informe a esta Casa Legislativa, se existe prazo para a recuperação das ciclovias existentes na beira-rio. Solicitou ainda que encaminhe cópia do projeto, se existente, bem como que seja instalado no local serviço de iluminação adequada.

Considerando os graves problemas de drenagem existente na Ruas Elias Corrêa Bittencourt, especialmente no entroncamento com a marginal da BR-101, gerando alagamentos mesmo que com pouca chuva, solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti,  a imediata instalação de novas bocas de lobo no referido local, bem como a limpeza das já existentes. Solicitou também a recuperação da camada asfáltica do trecho inicial da via, já que no local,  devido aos constantes alagamentos, surgem diversos buracos em toda sua extensão.

E-Mail: vanor.rosa@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0910