24/04/2018 Informativo da 12ª Sessão Legislativa Ordinária realizada no dia 23 de abril de 2018.

Informativo da 12ª Sessão Legislativa Ordinária realizada no dia 23 de abril de 2018.

Os Vereadores estiveram reunidos no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, nesta segunda-feira, 23 de abril no horário das 19 horas, realizando a 12ª Sessão Ordinária de 2018.  Em atendimento ao REQUERIMENTO Nº 209/2018, apresentado pelo Vereador Maurício da Silva, os Vereadores receberam a visita do Sr. Patrick Fontana Nandi, Presidente do Sindicato dos Contabilistas de Tubarão. O objetivo foi o de apresentar a campanha de doações para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA), na declaração de Imposto de Renda 2018, campanha realizada em conjunto com a Fundação Municipal de Desenvolvimento Social. No espaço destinado a Ordem do Dia desta Sessão Ordinária, foram deliberadas as seguintes matérias:

1. PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 210/2017 de autoria do Vereador Evaldo Gonçalves de Campos, que denomina de Rua Manoel João Garcia uma via pública localizada no bairro São Cristóvão neste Município. Este projeto em uma única votação foi aprovado por unanimidade.

2. PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 228/2017 de autoria do Vereador Dorli Fernandes Rufino, que denomina de Rua Almerinda Mendes Cardoso uma via pública localizada o bairro Bom Pastor, neste Município. Este projeto em uma única votação foi aprovado por unanimidade.

Os Vereadores também aprovaram o Projeto de Resolução nº 005/2018, que prorroga licença da Vereadora Terezinha Altair Figueiredo Zaboti.

Através de requerimento encaminhado à Mesa Diretora e subscrito pela maioria dos Vereadores, integrou a Ordem do Dia da presente Sessão, com trâmite em regime de urgência especial, dispensado os pareceres das Comissões Técnicas e Redação Final, o PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 051/2018 (015/2018 na origem), de autoria do Poder Executivo, que cria os componentes do Município de Tubarão, Estado de Santa Catarina, do Sistema Nacional de Segurança Alimentar, define os parâmetros para elaboração e implementação do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e dá outras providências. Este projeto em uma única votação foi aprovado por unanimidade.

 

RESUMO DOS TRABALHOS APRESENTADOS EM PLENÁRIO

Apresentaram 21 requerimentos, sete indicações, 12 moções, quatro Projetos de Decreto, um Projeto de Resolução e dois Projetos de Lei.

 

VEREADOR CARLOS ALEXANDRE DAS NEVES (PSDB)

O vereador não apresentou trabalhos individuais na presente Sessão. Participou dos trabalhos apresentados coletivamente, das discussões e deliberações ocorridas no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, da Câmara Municipal.

E.Mail: carlos.neves@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: 3621-0905

 

VEREADOR CARLOS ZAMPARETTI (PSD)

Solicitou ao Sr. Eraldo Pereira da Silva, Secretário Municipal de Infraestrutura, que informe qual é a possibilidade para arrumar buracos de lajotas e a limpeza na Rua Padre Bernardo Freuser, no Centro. Justificou a necessidade em face do grande fluxo de veículos pelo local inclusive de ambulâncias. Destacou ainda o acumulo de mato ao longo da mesma. (R 252)

E-Mail:  carlos.zamparetti@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0907

 

VEREADOR DALTON LUIZ MARCON (PSD)

Informou ao Prefeito Municipal, Sr. Joares Carlos Ponticelli,  que os moradores da Rua Otília da Silva Duarte, localizada no Bairro Morrotes, manifestaram interesse em fazer uma parceria público/privada com a Prefeitura de Tubarão, no sentido de ser feita a pavimentação com lajotas na referida via. Ressaltou que a proposta apresentada pelos moradores consiste no fornecimento das lajotas pela comunidade e o órgão público custearia a terraplanagem, drenagem pluvial e mão de obra para colocação das lajotas. Justificou a solicitação pelas constantes reclamações dos moradores que sofrem diariamente com a grande quantidade de poeira, e constantes valas que tornam a via intransitável. (R 263)

Solicitou ao Sr. Joares Carlos Ponticelli, Prefeito Municipal, informações sobre a possibilidade de realizar a retirada de um veículo abandonado na Rua Raul Zabot, nº175, Oficinas. Destacou que o referido veículo se encontra abandonado a muito tempo, e a sua exposição ao tempo está trazendo danos ao meio ambiente, bem como os riscos a saúde pública. Justificou a solicitação pelo precário estado de conservação do veículo, o qual está com uma grande quantidade de ferrugem sendo despejada ao solo, bem como acumulando agua parada, sendo um local propício a criação e proliferação de mosquito da dengue e chikungunya. (R 264)

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. Joares Carlos Ponticelli, informações sobre a possibilidade de restaurar a tampa de bueiro localizado na Rua Manoel Antunes Corrêa, no bairro de Oficinas, próximo ao Mercado De Pieri.  Ressaltou que a recuperação se faz necessária, devido ao intenso tráfego de transeuntes que circulam nas proximidades, correndo estes, riscos de quedas e lesões físicas ao pisar na tampa naquela situação. Destacou que o referido pedido foi realizado em 20/03/2017, através da indicação de nº 84/2017, a até a presente data, nada foi feito. (R 265)

E.Mail: dalton.marcon@camaratubarao.sc.gov.br - Fone Gabinete: 3621-0925

 

VEREADOR DORLI FERNANDES RUFINO (PP)

O vereador não apresentou trabalhos individuais na presente Sessão. Participou dos trabalhos apresentados coletivamente, das discussões e deliberações ocorridas no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, da Câmara Municipal.

E.Mail: dorli.rufino@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0926

 

VEREADOR DOUGLAS MARTINS ANTUNES (PMDB)

Solicitou ao Sr. Eraldo Pereira da Silva, Secretário Municipal de Infraestrutura, informações sobre a existência de projetos para melhoria da Rua Jose Amâncio Gomes, no Bairro Humaitá de Cima, pois a mesma se encontra em estado precário necessitando de manutenção. Justificou que a referida via encontra-se em péssimas condições de trafegabilidade, devido aos inúmeros buracos existentes onde alguns moradores relataram que, no período de chuvas, fica ainda mais difícil para se transitar. (R 251)

Encaminhou à Sra. Rosalba Damiani, responsável pela ONG UNICALIVRE - Universidade Catarinense Livre do Meio Ambiente, “Moção de Cumprimentos”, pelo fato de se tratar de uma Organização-Não Governamental (ONG), de caráter privado, associativo, sem fins lucrativos, voltada à pesquisa, educação, cultura e meio ambiente, com Leis de Utilidades Públicas Municipal e Estadual, sediada em Tubarão, e com Campus avançado em Pescaria Brava, Santa Catarina. Fundada em julho de 2002, e tendo em sua equipe voluntários dedicados, a UNICALIVRE tem como filosofia: construir e difundir valores ecológicos, sociais e econômicos por meio de conhecimentos teóricos e práticos que alicercem a construção de uma sociedade sustentável. Em seus projetos permeiam atividades educativas que consideram a relação sistêmica das partes com o todo, entendendo a sociedade em sua totalidade, ou seja, em seus aspectos naturais e antrópicos, tecnológico e social, envolvendo as questões econômicas, ecológicas, políticas, técnicas, histórico-culturais, morais e estéticas. As ações da UNICALIVRE são fundamentadas na participação social, a fim de atingir uma predisposição da população para uma mudança de atitudes. Projeto STEM/Educação - Programa de Robótica para Crianças do Ensino Fundamental - UNICALIVRE - tem como objetivo auxiliar o aluno na construção do aprendizado de diferentes áreas das ciências, como matemática, ciências e física, usando como instrumento a robótica educativa; e propiciará experiências de aprendizagem que favorecem o crescimento intelectual e social do aluno por meio da experimentação, construção, reconstrução, observação e análise.  Ou seja, os alunos terão de usar conhecimentos matemáticos e de outras matérias exatas e teóricas para produzir uma resposta a um problema, usando a tecnológica e robótica para isso. As aulas do Projeto STEM/Educação - Programa de Robótica para Crianças do Ensino Fundamental - UNICALIVRE são totalmente gratuitas, com duração de três horas semanais, se estendendo até junho/2018, num total de 45 horas por turma. Projeto STEM/Educação - Programa de Robótica para Crianças do Ensino Fundamental - UNICALIVRE -  recebeu o apoio financeiro da Fundação ARCONIC/ALCOA e está sendo executado pela UNICALIVRE, proponente do projeto, em três escolas públicas de Tubarão:  Escola de Ensino Básico Lino Pessoa - três turmas; Escola de Ensino Básico João Teixeira Nunes - duas turmas; Escola Municipal de Educação Básica Faustina da Luz Patrício - uma turma. (M 105)

E.Mail: douglas.antunes@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0920

 

VEREADOR EVALDO GONÇALVES DE CAMPOS (PMDB)

Apresentou Projeto de Decreto Legislativo nº 14/2018, que concede o Título de Honra ao Mérito ao Sr. Alexandre Fontenele da Silva.

Solicitou ao Sr. Eraldo Pereira da Silva, Secretário Municipal de Infraestrutura, que determine a execução de patrolamento e lastreamento de areão na Rua Francisca Nunes Goulart, bairro São Martinho, em frente a Churrascaria Serra Mar. Destacou que o referido trecho está em péssimas condições para o tráfego devido aos inúmeros buracos existentes por toda a sua extensão, causando inúmeros transtornos aos que residem nas referidas vias. (I 65)

E.Mail: Evaldo.campos@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete 3621-0920

 

VEREADOR FELIPPE LUIZ COLLAÇO (PP)

Apresentou Projeto de Decreto Legislativo nº 15/2018, que concede o Título de Cidadão Tubaronense ao Sr. Zefiro Giassi.

Solicitou aos membros da Mesa Diretora, para agendar a visita do Conselho Tutelar de Tubarão, a Coordenadora do Conselho Maria Conceição da Silva Pulita, para o dia 07/05, para apresentar os trabalhos desenvolvidos pelo conselho. (R 254)

E.Mail: felippe.collaco@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete 3621-0903

 

VEREADOR GELSON JOSÉ BENTO (PP)

Considerando que o INSS – Instituto Nacional de Seguro Social está realizando um mutirão de perícias médicas revisionais para benefícios por incapacidade de longa duração (BILD), entre auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e benefício de prestação continuada (BPC); considerando, ainda, que no período de 2016 até março de 2018,  foram cancelados quase 230 mil benefícios, tão somente de auxílio-doença, ou seja, 82%(oitenta e dois por cento), em razão de conclusão contrária da perícia médica ou do não comparecimento do segurado; e mais, considerando que, diariamente, recebemos inúmeras reclamações de segurados que tiveram seus benefícios cessados, mesmo portadores de patologias graves, bem como o elevado índice de cancelamento dos auxílios-doença, requereu ao Sr. Carlos Eduardo Gabas, Ministro da Previdência Social; ao Dr. Alaor Ernest Shein, Chefe Perícia Médica - INSS -Gerencia Executiva Criciúma-SC e à Sra. Arlete Luiza Rizzatti - INSS - Gerente Executiva de Criciúma,  a realização de uma AUDITORIA nas perícias médicas realizadas, principalmente naquelas, em que o segurado é acometido por doenças gravíssimas, com tratamentos de longo prazo comprovados, como caso que ora citamos: Segurado do NIT nº 10640598452, 62 anos, acometido por câncer no olho; segurada do NIT nº 13942515224, 28 anos, acometida de câncer de mama. Em ambos os casos, os segurados estão em tratamento médico qualificado, realizando seções de radioterapia e quimioterapia. (R 247)

Solicitou ao Tenente-Coronel Silvio Roberto Lisboa, Comandante do 5° Batalhão da Polícia Militar, que informe sobre a possibilidade de efetuar policiamento ostensivo, inclusive com circulação de viaturas, em horários diurnos e noturnos no Bairro de São Martinho. Justificou a solicitação tendo em vista a grandes incidências de furtos, roubos e assaltos, tanto em pessoas como em estabelecimentos comerciais. (R 249)

Encaminhou ao Sr. Edenilson Tramontin, Prefeito de Jaguaruna, “Moção de Cumprimentos” pela construção da nova ponte na localidade de Jabuticabeira, em substituição da antiga estrutura de madeira, cuja as obras vão ter início nessa segunda-feira. Destacou que a nova ponte irá proporcionar conforto e segurança aos usuários e turistas que utilizam aquela via pública para se deslocarem até as praias da região. (M 100)

E.Mail: gelson.bento@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: 3621-0928

 

VEREADOR GILMAR NEGRO MACHADO (PMDB)

Solicitou ao Sr. Joares Carlos Ponticelli, Prefeito Municipal, e ao Sr. Nilton de Campos, Secretário Municipal de Urbanismo, Mobilidade e Planejamento que informe se é possível efetuar cobertura de uma rua no centro da cidade para futuros eventos, conforme pode ser visualizado em foto anexada. Sugeriu ainda a Rua Esteves Júnior, entre a Avenida Marcolino Martins Cabral e a Rua Pe. Bernardo Freuser. (R 256)

E.Mail: gilmar.machado@camaratubarao.sc.gov.br - Fone Gabinete: 3621-0902

 

VEREADOR JAIRO DOS PASSOS CASCAES (PSD)

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. Joares Carlos Ponticelli, para que determine a execução de limpeza em um terreno baldio na Rua Oliveira, no bairro Passagem, próximo à área verde. Justificou a solicitação, visto que um morador está deteriorando o local com resíduos sólidos, que em consequência gera problemas para os moradores devido ao grande acumulo de lixos conforme mostra o anexo. (I 66)

E.Mail: jairo.cascaes@camaratubarao.sc.gov.br - Fone Gabinete: 3621-0912

 

VEREADOR JOÃO GONÇALVES FERNANDES (PSDB)

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. Joares Carlos Ponticelli, que informe se é possível implantar uma extensão do Centro Educacional Infantil Álvaro Braz Fernandes na Escola Municipal de Educação Básica João Pedro Delfino na comunidade Sertão da Jararaca. Justificou que existem muitas crianças desta localidade aguardando vaga, enquanto a Escola Municipal João Pedro Delfino está desativada. (R 246)

Solicitou ao Sr. Eraldo Pereira da Silva, Secretário Municipal de Infraestrutura, que informe se há previsão para a recuperação ou pavimentação na parte não pavimentada da Rua Ângelo Zamparetti. Justificou que a falta de manutenção e pavimentação desta via está causando sérios transtornos, assim como perigo aos usuários da mesma. Salientou haver uma caixa coletora em desnível com a rua, e que a mesma já causou acidentes principalmente com motociclistas. (R 250)

Solicitou ao Vereador Felippe Luiz Collaço, Presidente da Câmara de Vereadores de Tubarão, informações referentes as receitas e despesas da Câmara Municipal de Tubarão durante o ano de 2008 e  2009, a saber: 1) Valor total do duodécimo repassado pela Prefeitura Municipal (receita); 2) Despesas com imprensa; 3) Despesas com pessoal; 4) Despesas material de expediente; 5) Despesas com empresa terceirizada contratada; 6) Despesas com aquisição de equipamentos; 7) Despesas com aquisição de móveis; 8) Despesas com construções e reformas; 9) Despesas com telefone, fixo e celular; 10) Valor do duodécimo devolvido ao poder executivo municipal. Justificou a solicitação pois está cumprindo umas das suas funções que é fiscalizar os poderes legislativo e executivo. (R 262/263)

E.Mail: joao.fernandes@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0921

 

VEREADOR JOSÉ LUIZ TANCREDO (PSDB)

Solicitou ao Sr. Joares Carlos Ponticelli, Prefeito Municipal e ao Sr. Eraldo Pereira da Silva, Secretário Municipal de Infraestrutura, informações sobre a Rua Luiz Pedro de Oliveira, tais como, se a casa de maquinas já está funcionando e, estando ela em funcionamento, quem procedeu com a manutenção como também qual é o responsável para casos de emergência. Justificou que o local onde se encontra este equipamento é estratégico para se fazer o escoamento das águas pluviais. (R 248)

Solicitou ao Vereador, Fellipe Luiz Collaço, Presidente da Câmara de Vereadores de Tubarão, em nome Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Sustentável e Serviços Públicos, com fundamento nos arts. 131 §3, XII; 248 e 249 da resolução Nº 001/2005 (regimento interno), que seja convocado o Sr. Nilton de Campos, Diretor da COSIP - Custeio dos Serviços de Iluminação Pública, para vir a uma Sessão Ordinária imediatamente em data a ser definida pela presidência desta Casa. Ressaltou que a razão da convocação se dá para esclarecimentos sobre as alterações no trânsito da cidade. Justificou que as alterações efetuadas e a serem efetuadas geram impacto no fluxo de veículos e pedestres, sendo que não houve qualquer estudo de impacto para tais mudanças. (R 253)

Solicitou ao Sr. Joares Carlos Ponticelli, Prefeito Municipal e ao Sr. Tarcísio Hemkemeier, Secretário Municipal de Gestão, informações sobre os valores dos dois aditivos do contrato 41/2017 como também memorial descritivo, visto que é uma obra de restauração, para pode ser analisado qual material aplicado. Justificou que parte material utilizado é para reforma e não para restauração. (R 255)

Solicitou ao Sr. Joares Carlos Ponticelli, Prefeito de Tubarão e ao Sr. Daisson José Trevisol, Presidente da Fundação Municipal de Saúde, informações sobre PMAQ, tais como, se os valores de 2017 foram pagos, caso não, quando os mesmos serão feitos, e também qual o montante deste valor. Justificou que os funcionários ligados ao programa PMAQ informaram que não receberam este incentivo no ano de 2017. (R 257)

Solicitou ao Sr. Joares Carlos Ponticelli, Prefeito Municipal e ao Sr. Eraldo Pereira da Silva, Secretário Municipal de Infraestrutura, sobre o Ginásio Salgadão, que informe quando foi fechado, e se existe algum projeto de reforma do mesmo.  Justificou que muitas pessoas informam que há no local vândalos, ocasionando problemas na vizinhança. (R 258)

Solicitou ao Sr. Joares Carlos Ponticelli, Prefeito Municipal, informações sobre a via de acesso sul da comunidade do Monte Castelo. Quer saber os motivos da redução do gabarito de 10 metros para 7 metros, a partir da rua Pedro Botega em frente a FLEXOPRINT, antiga Nativa Esquadrias, em um lado da rua, e do outro lado estão localizados o Expresso Hamburgueria e Choperia, antigo armazém do David de Fraga. Justificou tratar-se de uma via com trafego intenso e não comporta tal redução de pista. Justificou ainda ser um bairro em crescimento. (R 259)

Solicitou ao Sr. Joares Carlos Ponticelli, Prefeito Municipal e ao Sr. Eraldo Pereira da Silva, Secretário Municipal de Infraestrutura, informações sobre quando será feita limpeza do Rio do Correas, localizado no Bairro Monte Castelo. Justificou que o mesmo está tomado por vegetação e detritos. (R 260) 

Solicitou ao Sr. Narbal Tadeu Machado, Coordenador da COSIP, que determine a manutenção na iluminação pública da Rua Luiz Martins Collaço, na altura do número 171, no bairro Centro, visto que as lâmpadas dos postes nas imediações não estão funcionando. (I 67)   

Apresentou Projeto de Lei nº 52/2018, que dispõe sobre a proibição da cobrança pelas instituições educacionais de taxas de emissão e registro de diplomas e outros documentos comprobatórios acadêmicos e escolares, no âmbito do Município de Tubarão, e dá outras providências.

Apresentou Projeto de Lei nº 53/2018, que dispõe sobre a divulgação dos direitos da pessoa com neoplasia maligna (câncer). 

E.Mail: jose.tancredo@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0927

 

VEREADOR LUCAS ESMERALDINO (PSL)

Apresentou Projeto de Decreto Legislativo nº 16/2018, que concede o Título de Cidadão Tubaronense ao Sr. Luiz Carlos Berti.

Encaminhou aos familiares “MOÇÃO DE CONDOLÊNCIAS”, pelo prematuro e inesperado falecimento do Reverendo Pastor Fábio Bordignon, da Igreja a Verdade que Liberta de Tubarão aos 46 anos de idade, na última segunda-feira, 16 de abril de 2018. Enalteceu que sua vida foi dedicada em evangelizar e levar conforto religioso aos que lhe procuravam, especialmente os irmãos da sua igreja, cujos ensinamentos e mensagens os norteou pelos caminhos da retidão e da Fé nos ensinamentos de 'Jesus'. Externou desejos de que a Fé inabalável na Palavra de Deus, possa ser o bálsamo de alívios nestes momentos de dor e de já sentidas saudades. (M 101)

Solicitou ao Sr. Narbal Tadeu Machado Cardoso, Coordenador da COSIP, para que determine a implantação de iluminação Pública, na Rua Expedicionário Luiz Antônio Tereza, em Oficinas. Informou que na rua há um trecho com cerca de 300 metros sem iluminação. Justificou que este fato está causando insegurança para os moradores e para quem transita à noite no referido local. (I 68) 

Solicitou ao Sr. Eraldo Pereira da Silva, Secretário Municipal de Infraestrutura, que determine a manutenção necessária nas ruas localizadas no Loteamento Santa Catarina de Senna, bairro São João Margem Esquerda, visto que em dias de chuva as mesmas ficam completamente alagadas. Justificou que os moradores em muitos casos não conseguem entrar ou sair de suas casas. (I 69)

E.Mail: lucas.esmeraldino@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0922

 

VEREADOR LUIZ GONZAGA REIS (PP)

Por motivos de saúde o Vereador não pode comparecer na presente Sessão. Apresentou sua justificativa que foi registrada em Plenário pelo Secretário da Mesa Diretora.

E.Mail: luis.reis@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0924

 

VEREADOR MAURÍCIO DA SILVA (PPS)

Solicitou ao Sr. Eraldo Pereira da Silva, Secretário Municipal de Infraestrutura, para que determine a execução de patrolamento e lastreamento com areão da Rua Sidinei Salésio Stüpp, localizada Bairro São Martinho, no conhecido Morro do Taió. Justificou que a referida via pública necessita urgentemente de manutenção. (I 63)

Encaminhou aos familiares 'Moção de Condolências', com o mais profundo pesar pelo falecimento de Marcilei Mota, ocorrido no dia 19 de abril. Desejou ainda aos familiares, amigos e principalmente aos filhos, neste momento de perda, que a inabalável 'Fé' no Criador possa ser o bálsamo de alívio neste momento de dor. (M 102)

Em conjunto com os demais vereadores da atual legislatura, encaminhou 'Moção de Cumprimentos”, ao Reverendo Pe. Sérgio Jeremias, cumprimentando-o, extensivo à toda equipe, por utilizar as mais diversas mídias com o objetivo de evangelizar.  Ressaltou que a Paróquia São José Operário, de Oficinas, por exemplo, está há três anos nas redes sociais com este o objetivo. A iniciativa é de fundamental importância por oportunizar a evangelização para milhares de pessoas que pelos mais variados motivos não podem ir nas igrejas. Lembrou serem pessoas acamadas, em casa ou nos hospitais, que estão em viagem ou com dificuldade de locomoção pelos mais diferentes motivos. Destacou que também pelo rádio e pela TV, o padre Sérgio Grava e apresenta vídeos diários em seu canal pessoal e no canal ‘Transfiguração de Jesus’, mantém páginas no Facebook para a propagação da fé, uma web rádio e uma web TV, bem como o site da paróquia e programas de rádio realizados por leigos e religiosos da Pastoral da Comunicação Paroquial. (M 103)

Encaminhou ao Sr. José Paulo Garcia, Gerente de Cultura de Tubarão, 'Moção de Cumprimentos”, extensivo à toda equipe, pela criação e funcionamento do programa Mais Música e Mais Cidadania, desenvolvido pela prefeitura, por meio da Gerência de Cultura e da Fundação Municipal de Educação (FME), com o objetivo de capacitar, gratuitamente, jovens do município para tocar instrumentos de sopro. Destacou ainda que oferecer estas oportunidades, principalmente aos jovens funciona como preventivo de segurança e pode iniciá-los numa profissão. (M 104)

E.Mail: Mauricio.silva@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0916

 

VEREADOR MOISÉS NUNES (PP)

Solicitou ao Sr. Eraldo Pereira da Silva, Secretário Municipal de Infraestrutura, para que determine a execução de patrolamento e lastramento com areão na Rua Inácio Margotti, Bairro São Cristóvão. Justificou que a referida rua se encontra em péssimo estado de trafegabilidade devido aos inúmeros buracos, necessitando de reparo com urgência. (I 64)

E.Mail: moises.nunes@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0909

 

VEREADOR PAULO HENRIQUE LÚCIO (PT)

Encaminhou ao Tenente-Coronel Silvio Roberto Lisboa, Comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar, “Moção de Cumprimentos”, pelo apoio prestado pela Polícia Militar durante o translado da I Carreata de São Jorge / Ogum, realizada no último domingo (22), garantindo a segurança durante todo o percurso. (M 106)

Encaminhou ao Sr. Dionísio de Quadros, Gerente Municipal de Trânsito, “Moção de Cumprimentos” pelo apoio prestado pela Guarda Municipal de Tubarão durante o translado da I Carreata de São Jorge / Ogum, realizada no último domingo (22), garantindo a segurança durante todo o percurso. (M 107)

Encaminhou ao Sr. Constantino Rodrigo de Freitas, Professor de Biodanza, “Moção de Cumprimentos” pelo apoio e participação das atividades de louvor da I Carreata de São Jorge / Ogum, realizada no último domingo (22), com sua dinâmica da Biodanza. Destacou que a Biodanza é um sistema de integração humana, renovação orgânica, reeducação afetiva e reaprendizado das funções originárias da vida. Sua metodologia consiste em induzir vivências integradoras por meio da música, do canto, do movimento e de situações de encontro em grupo. (M 108)

Encaminhou às Casas de Religião de Matriz Africana, a saber: Casa Vinte e Três de Fevereiro Ogum Sete Espadas; Tenda Espírita Cavaleiros de São Jorge; Seara de Ogum Beira-Mar; Seara Oxóssi das Matas; Centro de Umbanda Cabocla Jurema; Centro de Umbanda Caboclos Sete Flechas; Águas de Oxum; Centro de Umbanda Rainha do Mar; Casa de Umbanda de Ogum Beira Mar; Centro de Umbanda Ogum Megê; Tenda Espiritual Caboclo Sete Cachoeira; Pai Adilson d’Ogum das Matas; Gelson de Oxóssi; Mãe Nica da Cabocla Jurema e Emanuela de Iansã, “Moção de Cumprimentos” pela organização, realização e participação das atividades da I Carreata de São Jorge / Ogum, realizada no último domingo (22). (M 109)

E.Mail: paulo.lucio@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0929

 

MESA DIRETORA

Em conjunto com todos os Vereadores da atual Legislatura, encaminharam ao Sr. Joares Carlos Ponticelli, Prefeito Municipal, “MOÇÃO DE CONDOLÊNCIAS”, extensiva aos demais membros de sua família, pelo falecimento de seu “pai”, Sr. Lauro Ponticelli, aos 80 anos de idade, neste último sábado, 21 de abril, o município de Pouso Redondo, SC. Destacaram serem conhecedores do fato de que seu pai era um homem simples, mas exemplo de cidadão reto, trabalhador e dedicado à família. Sabemos ainda que ele além do orgulho que tinha de seu filho, tinha conhecimento de que como filho amoroso, enaltecia os valores que o pai acrescentou em sua vida, apesar das dificuldades no campo e da humilde estrutura que a família tinha. Desejamos que a “Fé” em Cristo e no Deus Criador de todas as coisas, peculiar em vossa família e vida, possa ser o estímulo e a força necessária para superar estes dolorosos momentos. (M 98)

Em conjunto com todos os Vereadores da atual Legislatura, encaminharam à Sra. Kércia Cardoso Menegaz, Chefe de Gabinete do Prefeito Municipal, “MOÇÃO DE CONDOLÊNCIAS”, pelo falecimento de sua irmã, Fernanda Cardoso, ocorrido neste final de semana. Desejaram que a inabalável “Fé” no Criador possa ser o remédio para aliviar a dor destes tristes momentos. (M 99)

 

Todos os trabalhos legislativos podem ser acompanhados pela internet através do Site da Câmara, ou no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, a partir das 19 horas.