09/03/2018 Dia Internacional da Mulher foi comemorado em Sessão Solene

Dia Internacional da Mulher foi comemorado em Sessão Solene

 

Neste dia 8 de março, a Câmara de Vereadores de Tubarão, cumprindo o exposto na Resolução 006/2017 e Resolução 2/2018, realizou entrega do Prêmio Mulher Destaque. A Sessão Solene foi realizada nas dependências da Câmara Municipal, localizada na Rua Dr. Otto Feuerschuette, 420, bairro Vila Moema, com início às 19 horas.

Nesta oportunidade foram homenageadas as seguintes personalidades femininas de nosso município:

1 - TEREZINHA BASCHIROTTO, nascida em 23/06/59, casada com Pedro Lucio, mãe de Rauser Ruanda da Silva e avó da pequena Ema Ruanda Farfan, de 11 meses de idade. Terezinha começou a trabalhar na Malharia Cidazul, muito jovem ainda, com 17 anos. Acompanhou todas as gerações de administradores, desde o precursor/fundador, Raul Correa de Souza, passando por seu filho Artur E. Correa e ao final de 2017, com um novo administrador, incorporado ao quadro societário da empresa, Gustavo Vieira. Na sua trajetória profissional como tecelã, em 41 anos de trabalho na Cidazul, Teresinha adquiriu o respeito de todos, colegas e patrões. Sua voz, na empresa, representa a honestidade e a ética, defensora do que é certo e justo, participativa, sindicalizada e sendo coerente em todas as suas atitudes. Hoje, Teresinha com um contrato vigente de 41 anos, é a trabalhadora com maior vínculo empregatício sem interrupções na categoria têxtil da nossa região. Seu exemplo de vida, norteou nossa escolha, pois em sua simplicidade reside a grandeza de seu valoroso caráter.

2 - ANA CRISTINE ORIGE MEDEIROS exerce seu trabalho na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) desde julho de 2014 e atualmente está no cargo de Consultora Jurídica, da qual o executa desde fevereiro de 2015. Durante este período, tem prestado relevantes serviços para a região da 20° ADR que compõe os municípios de Tubarão, Capivari de Baixo, Pedras Grandes, Gravatal, Jaguaruna, Treze de Maio e Sangão. Além de seus trabalhos na Agência de Desenvolvimento Regional, a mesma é advogada (OAB 40.147).

3 - ELIZABETH VALGAS GONÇALVES, 57 anos, casada há 32 anos com José Carlos da Silva Gonçalves, tem duas filhas, uma de 27 e outra de 30 anos de idade. Formada em Tecnóloga em Fundamentos Jurídicos na Universidade UNITINS de Tocantins e Pós-graduada em Segurança e Qualidade de Vida. Trabalhou no setor privado por oito anos e desde 1990 dedicou mais 26 anos à Polícia Civil, nos setores de investigação, plantão, coordenadora do CONSEG - Conselho Comunitário de Segurança Pública e na Secretária de Segurança Pública, vindo a se aposentar em maio de 2017. Na comunidade Cristã, contribuiu na construção e fez parte da diretoria da Capela Nossa Senhora dos Anjos situada no Caruru, e atua há 30 anos na Catedral Diocesana de Tubarão como Catequista durante 15 anos e ainda hoje com os jovens de Crisma.

4 - MÁRCIA EMERICK DE MARIA, 52 anos, é natural de Tubarão. É filha de Waldir Ouriques de Maria e de Almerinda Emerick de Maria, ambos já falecidos. Atualmente Márcia reside na Rua dos Ferroviários, onde desenvolve atividades de cunho social vinculada a Congregação Cristã do Brasil. Márcia, voluntariamente assume a responsabilidade de acolher e auxiliar pessoas necessitadas que precisam de materiais como cadeiras de rodas, macas, muletas entre outros equipamentos. A homenageada articula empréstimos destes equipamentos junto aos pacientes necessitados, bem como acompanha e auxilia idosos e pessoas com dificuldades motoras em atendimentos nos postos de saúde da cidade. Pelo seu trabalho exemplar de amor e dedicação, Márcia é grande merecedora do aplauso do Poder Legislativo Municipal, nesta homenagem sincera do seu representante legal.

5 - FRANCESA DAS NEVES COLONETTI, está sendo homenageada pelos relevantes serviços feitos pela educação de nossa cidade ao longo de vários anos à frente da APROET - Associação de Promoção e Educação Tubaronense, instituição fundada sem fins lucrativos que vem atendendo crianças e idosos, promovendo várias ações como creches, grupos de idosos, oficinas de trabalho etc. Exemplo de humildade solidariedade a ser seguido.

6 - MARISTELA TOMAZ, é uma pessoa que nasceu e cresceu no bairro da Guarda Margem Esquerda, de família humilde e muito bem conhecida na comunidade. Sempre lutou voluntariamente pelos animais, como ela não possui renda fixa, pois vive de faxinas, e sem ajuda de custos ela mesma faz faxinas em troca de alimentos para os animais, ela já tem adotado inúmeros cães e gatos, e mesmo assim alimenta e cuida de todos que os encontra pelo caminho.

7 - VERA LÚCIA MENDONÇA GARCIA. A homenagem se faz pertinente pelos relevantes serviços prestados a comunidade. A Jornalista Vera Mendonça é casada com José Paulo Garcia. É mãe de Gabriela Mendonça Garcia. É graduada em Orientação Educacional e em Comunicação Social em Jornalismo pela Unisul. Vera Mendonça tem uma carreira consolidada a 30 anos. A jornalista teve passagens pela Rádio Santa Catarina, Rádio Tubá, Radio Cidade FM, Jornal da Cidade e TV Eldorado, RBS TV e há seis anos comanda o Bom dia Bandeirantes, na Rádio Bandeirantes 1090. Como voluntária, a 15 anos no Lions Clube Tubarão Sul. Neste serviço voluntario atende famílias carentes, com problemas de saúde e em condições financeiras difíceis. É membro do Grupo de Corrida Running Friends, incentivando a uma vida saudável com atividades físicas e a uma boa alimentação.

8 - MÁRCIA BORGES BENEDET, Márcia Borges Benedet, nascida em 25 de abril de 1963. É formada em Pedagogia e também Mestre em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul. Moradora do Bairro Monte Castelo - Tubarão/SC.  Márcia atua há 15 anos como catequista na Paróquia São Francisco de Assis, no bairro Monte Castelo neste Munícipio e ainda atua como Coordenadora Paroquial da Catequese. Também faz parte da Coordenação do CPC da Igreja Matriz São Francisco de Assis de Monte Castelo e da Coordenação da escola de formação da Paróquia. Nessa caminhada vocacional, trabalha com mais de 40 catequistas companheiros de missão, no sentindo de levar ás crianças e jovens a doutrina cristã e também a cidadania, fundamentais na construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

9 - JANE DAL BÓ FALCHETTI, casada com João Olavio Falchetti, mãe de seis filhos: Rodrigo, Thiago, Juliana, Isabela, André e Arthur. Formada em pedagogia com pós-graduação em didática e metodologia do ensino superior. É sócia fundadora da Fundação educacional Joanna de Angelis onde há mais de vinte anos colabora como voluntária, estando hoje como presidente de seu conselho curador, instituição esta que atende mais de cem crianças entre O a 4 anos em vulnerabilidade social, há mais de 23 anos em funcionamento oferecendo educação e assistência social aos pequenos do bairro Passagem, em Tubarão, em período integral. Devido a sérias dificuldades para manter as portas abertas, foi idealizada uma campanha 'Padrinho Afetivo', buscando aumentar a arrecadação para a receita da instituição e assim viabilizar a continuidade aos trabalhos, atividade a qual dedicou-se integralmente dada sua fundamental importância.

10 - MARILU CORREIA DOS SANTOS, natural de Tubarão, reside até hoje nesta cidade onde desenvolve atividades de cunho social, tais como, líder comunitária, orientadora religiosa no CAEP, auxilia pessoas com necessidades. A homenageada também participa do clube de mães e de idosos, onde procura auxiliar todos aqueles que procuram estes locais, nestes são oferecidas várias ações que acrescentam a interatividade para a população de Tubarão. Pelo seu trabalho exemplar de amor e dedicação, Marilu é grande merecedora do aplauso do Poder Legislativo, nesta homenagem sincera do seu representante legal.

11 - MARIA ALICE NUNES DOS REIS, Nasceu em 03/03/1938, na cidade de Tubarão. Casou com Jahir Pacheco dos Reis, com quem teve 7 filhos, 17 netos, 5 bisnetos. Com 15 anos auxiliava no ensino de crianças. Lecionava na 'escolinha do mato', hoje Escola de Básica Estadual Tomé Machado Vieira. Durante todo tempo sempre ajudou as pessoas de maneira a lhes trazer mais conforto e melhor qualidade de vida. Participou da Rede Feminina de Combate ao Câncer. Foi presidente do Clube Primeiro de Maio, sendo, na atualidade, vice-presidente. Foi proprietária e administradora da Livraria Bom Pastor, uma das primeiras livrarias da cidade, fundada em 1969. Abriu a floricultura Pousada das Flores com a qual distribui muita alegria e felicidade por todo o município. Todo sucesso, toda conquista, Maria Alice atribuí à Deus, a união da família e aos amigos.

12 - CLEUSA RODRIGUES,  ao longo de 30 anos dedicado sua vida pela causa do próximo. Com 20 anos de idade partiu para o Amazonas com a missão de contribuir na obra missionária e social daquela região de extrema pobreza. Em 2005 quando retorna a Tubarão pela Igreja Assembleia de Deus Independente inicia um trabalho social no bairro de Fabio Silva com crianças em situação de risco. No mesmo bairro criou o Projeto Criança Feliz, que que atualmente atende cerca de 30 crianças semanalmente com crianças pela ONG. ABBA.9 Associação Beneficente da Assembleia de Deus Independente. Em 2010 a missionária inicia um trabalho de Capelania no Presidio Feminino de Tubarão levando músicas, reflexões, e um pouco de esperança. Em 2011 Irmã Cleusa foi ao Haiti   levar consolo aos desabrigados implantar projetos autossustentável retirado do lixo, a mulheres que perderam seus filhos e maridos. Desde 2012, orientou a criação de ONGs voltados para a reabilitação de usuários de drogas com intuito de restilei-los ao convívio familiar e social. Atualmente a Irmã Cleusa contribui com seu trabalho e experiência no Centro de Referência Especializado de Moradores em Situação de Rua de Tubarão.

13 - LOURDES MARIA RESENDES CASCAES, natural de Tubarão, moradora por anos do Bairro São Martinho, e hoje moradora do Centro, nascida em 04/05/1962, mãe de Camila Cascaes Nunes. Em sua trajetória profissional iniciou como Vendedora muito jovem aos 15 anos, passando para Gerente e nos dias atuais chegando a Sócia-administradora do grupo Toque de Pele. Adquiriu o respeito de seus patrões e colegas de trabalho, por ser exemplo de seriedade e profissionalismo, trabalhando por mais de 35 anos com um único Patrão, sendo exemplo de mulher vencedora, tendo uma carreira profissional digna. Representa hoje a classe dos trabalhadores do Comércio, classe está tão séria e comprometida, que contribui todos os dias para o desenvolvimento de Nossa Cidade. Tem como lema de vida a frase que diz “nenhum obstáculo será grande se sua vontade de vencer for maior”. Esta justa homenagem serve para motivar as pessoas de que é possível vencer na vida com muita força de vontade, honestidade e dedicação.

14 - SCHIRLEY DA ROSA MENDONÇA, nasceu em Butiá (RS), veio ainda criança para Armazém (SC) onde passou sua infância. Fez o Curso Primário no Colégio de Armazém. Veio para Tubarão onde completou o Curso Ginasial e Normal no Colégio São José. Fez Faculdade de Pedagogia na UNISUL. Casou com Celso de Oliveira Mendonça (in memoriam) com quem teve cinco filhos: Gislane, Gladis, Celso, Patrícia e Karine, seis netos e um bisneto. Iniciou o Magistério no Colégio João Teixeira Nunes indo continuar seus trabalhos no Colégio Senador Benjamin Galloti, lecionando Psicologia e Estrutura e Funcionamento de Ensino, ficou por quarto anos na Direção. Juntamente com seu esposo pertenceu ao Rotary Clube Tubarão e a Loja Maçônica. Foi presidente da Casa da Amizade das Senhoras Rotarianas. Foi fundadora do Clube de Mães do SESC. Atualmente é Presidente do Clube da Lady e Abrigo dos Velhinhos de Tubarão.

15 - ROSIMARI SMANIOTT, por participar e incentivar na formação do Instituto Nossa Família, cujo objetivo é incentivar a Educação e promover o amor e a caridade para as pessoas em vulnerabilidade social, em nosso município.  O Instituto Nossa Família é a concretização do que significa Empatia, se colocar no lugar do próximo, é saber que vale a pena aqueles momentos que deixamos um pouco a nossa própria família, para fazer parte da família dos outros. Tudo começou na triste noite do dia 16 de outubro de 2016, quando houve um vendaval que devastou a cidade, deixando muitas famílias desabrigadas. A partir disso um grupo de voluntários foi a campo, deixou seus afazeres de lado e entrou nas vielas da cidade, nas comunidades mais carentes auxiliando o poder público na ajuda aos necessitados. E desde lá, o grupo só cresceu, hoje é formalizado como Instituto Nossa Família, e realiza campanhas bimestrais na cidade, sendo um mês de arrecadação e o outro de doação. Todas as campanhas têm como objetivo incentivar a educação e promover o amor e a caridade para as pessoas em vulnerabilidade social.

TELMA DE CARVALHO, Telma de Carvalho é graduada em Serviço Social pela FESC (atual Unisul), com qualificação em Gestão do SUS pela Fiocruz e especialização em Serviço Social e Política Social pela Universidade de Brasília. Foi assistente social no Conselho Comunitário da Passagem, primeira presidenta do Conselho Tutelar de Tubarão, membro da equipe de profissionais da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Tubarão e do Programa de Erradicação do Trabalho Infanto-Juvenil, participando da 1ª Marcha Brasileira pelo Fim do Trabalho Infanto-Juvenil. Coordenou o Programa Adolescente Responsável-PAR e integrou a equipe de Santa Catarina na 5ª Conferência Nacional de Assistência Social, onde foi aprovado e sancionada pelo presidente Lula a Política Nacional de Assistência Social e a Lei Orgânica da Assistência Social. Presidiu o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Tubarão quando o Município recebeu pela primeira vez o prêmio Prefeito Amigo da Criança. Foi ainda membro do primeiro Conselho Municipal da Mulher, tendo participado da 1ª Jornada Catarinense Maria da Penha. Servidora pública municipal, atuou também nas secretarias de Saúde e Gestão e integra o Conselho Municipal de Assistência Social.

A Soprano Lírica, Regiane Koenig acompanhada pela pianista Noemi Dias, abrilhantaram o evento brindando as homenageadas interpretando belas canções líricas.