15/12/2017 Cidadãos receberam Menção Honrosa em Sessão Solene

Cidadãos receberam Menção Honrosa em Sessão Solene

Os Vereadores estiveram reunidos no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, nesta quinta-feira, 14 de dezembro no horário das 19 horas, realizando a 7ª Sessão Solene de 2017. Nesta Sessão foram entregues as “Menções Honrosas”, apresentadas aos Líderes de Bancada no decorrer do 2º semestre de 2017.

Foram homenageados com as “Menções Honrosas Legislativas” Antônio Martins Tavares, Bruno Piva, Cabo PM Robson Mendonça de Lima, Carla Aparecida Marinho Borba, Cesar Damiani, Claudiomiro dos Passos Victalino, Edson Fogaça Fernandes, Eliane Volpato, Eva Mendes Madeira, Evair Soiber, Filipe de Souza Bittencourt, Giovani Nunes Marcolino, Harrison Marcon Cachoeira, Haroldo de Oliveira Silva, Iberê Aguiar Jacques, Ingrid Ricken, Jackson Oliveira, Jailson Correia, João Batista Felix Guedes, Joeci Paes, José Acco Júnior, José Antônio Rocha, Juliene da Silva Marques, Lídia Maria da Silva Pacheco, Lourival Manoel Pacheco, Luiz Muttini, Milton Antunes Torres, Niákara Iunkes Cascaes, Pastor Marcelo Cruz, Paulo Roberto Sachetti da Silva, Serafin Medeiros Aguilera, Soldado PM Denílson Fernandes de Oliveira, Soldado PM Rafael Oliveira Souza, Soldado PM Thiago Cruzeta da Motta, Tiago Locks Silveira e Wagner Santos de Souza Dias.

 

VEREADOR CARLOS ALEXANDRE DAS NEVES (PSDB)

Foram homenageados:

Jailson Correia:  Natural de Tubarão, filho de João Batista Correia Barcelos e Déspina Correia Barcelos, Presidente do CAEP do bairro São João Margem Esquerda, é casado e tem dois filhos. A mais de 5 anos vem atuando na condução do CAEP, com inúmeras ações em benefício dos mais necessitados na comunidade do São João Margem Esquerda.

Jackson Oliveira: Natural de Tubarão, em 1974 formou-se soldado no Corpo de Bombeiros Militar, em Florianópolis, no Grupamento de Busca e Salvamento – GBS, com especialidade de “salva-vidas”. Foi transferido para Tubarão e em 1996 passou no Concurso para sargento, retornando para Tubarão em 1997. Atualmente ocupa a graduação de Subtenente Bombeiro Militar exercendo a função de Chefe de Socorro em nosso município. Destacou-se no atendimento às vítimas do vendaval acorrido no dia 16 de outubro de 2016 em nossa cidade.

E.Mail: carlos.neves@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: 3621-0905

 

VEREADOR DALTON LUIZ MARCON (PSD)

Foram homenageados:

Filipe de Souza Bittencourt: Natural de Tubarão, filho de José Roberto Bittencourt e Maria Conceição de Souza Bittencourt. Formado em medicina pela Unisul, em julho de 2007. É especialista em Regulação em Saúde do SUS, pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês em São Paulo. Exerce a função de Médico do Setor Judicial e de processos Administrativos do Município de Tubarão. É membro da COREMA - Comissão de Residência Médica e de medicina da família e comunidade da Secretária de Estado da Saúde de Santa Catarina. Filipe é destaque como Coordenador Médico do Município junto da Atenção Básica, trabalhando ainda como médico regulador na Central de Regulação do Município de Tubarão.

Haroldo de Oliveira Silva: foi Vereador eleito na cidade de tubarão em 1996. Foi Suplente de vereador na legislatura de 2000 e 2008. Assessor especial da Prefeitura Municipal de Tubarão de 2004 a 2007. Foi Diretor da COSIP. Entre 2010 e maio de 2013, foi Secretário De desenvolvimento regional. Foi Diretor de marketing da SANTUR de 2013 até abril 2014. Foi Professor do Colégio São José e Unisul. Atualmente é destaque na comunicação, onde exerce a função de radialista na rádio Bandeirantes 1090 AM.

Milton Antunes Torres: Casado com Silvia Soares Nascimento, pai de Marina Nascimento Torres. Formado pela UNISUL em Química Industrial, Engenharia Química e Licenciatura em Química. Pós -  Graduado em Prática Interdisciplinar da Educação Básica. Professor de Química e Física da Rede Estadual de Ensino. Em 2008 assumiu a Função de Integrador do Ensino Médio e Profissional na Gerência de Educação de Tubarão. Milton é destaque na Gerência de Educação de Tubarão, onde atualmente ocupa a função de Supervisor de Políticas e Planejamento Educacional.

E.Mail: dalton.marcon@camaratubarao.sc.gov.br - Fone Gabinete: 3621-0925

 

VEREADOR DORLI FERNANDES RUFINO (PP)

Foi homenageado:

Evair Soiber, filho de agricultores, iniciou suas atividades industriais em São Ludgero. Em 2004 transferiu sua empresa para o bairro Guarda Margem Esquerda, acreditando no potencial de nossa terra. Superou todas as adversidades e hoje, em parceria com a empresa Kleiner Schein, comercializa seus produtos em todo território nacional. Suas ações promovem emprego e desenvolvimento para nosso município, principalmente para a comunidade da Guarda Margem esquerda.

E.Mail: dorli.rufino@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0926

 

VEREADOR DOUGLAS MARTINS ANTUNES (PMDB)

Foram homenageados:

Luiz Muttini: Filho de agricultores, juntos com seus 14 irmãos, ajudava desde a infância: seus pais na Agricultura. Ao completar 18 anos ingressou no Exército Brasileiro em Tubarão, onde seguiu a sua Carreira Militar, passando por outros municípios como Três Corações, Manaus e retornando a Tubarão. Sua Vida Militar encerrou no ano de008, quando ingressou na reserva militar no posto de 2° Tenente. Desde então, tem se dedicado ao Bairro KM-63, onde reside, Foi Presidente Conselho Assuntos Pastoral Capela São Sebastião e atualmente é Presidente do Conselho Municipal do KM 63.

Wagner Santos de Souza Dias: Waguinho Dias, como é popularmente conhecido, assumiu o Clube Atlético Tubarão em meados de fevereiro. Com a chegada de Waguinho as coisas começaram a mudar e a equipe criou corpo e conseguiu se livrar do rebaixamento, terminando na sexta colocação no campeonato e conseguindo a classificação para o Campeonato Brasileiro da Série D.  Mas o ano ainda não havia terminado, e Waguinho Dias, junto com um grupo jovem de Jogadores estavam dispostos a fazer história. Numa campanha brilhante conquistaram a Copa Santa Catarina e conquistaram uma vaga na Copa do Brasil.

E.Mail: douglas.antunes@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0920

 

VEREADOR EVALDO GONÇALVES DE CAMPOS (PMDB)

Foram homenageados:

Paulo Roberto Sachetti da Silva: Há 28 anos trabalha na Rádio Tubá, como locutor esportivo e musical.  Atualmente apresenta o programa Camarote da Tubá e Bola em Jogo com destaque para o futebol amador. Casado com a jornalista e fotógrafa Kélen Bardini, pai de Manuela, Leonardo e Gustavo. Atuou profissionalmente no l Diário do Sul, Notisul, Diário Catarinense, O Estado e A Notícia. Trabalhou nos sites: Terra, Hora Santa Catarina, Extra e Gazeta Esportiva. Todo fim de ano reúne jogadores em nível regional, estadual, nacional e até internacional para fazer o Jogo das Estrelas, onde o principal objetivo é arrecadar alimentos para as famílias carentes.

Serafin Medeiros Aguilera: Foi um dos fundadores do Sindicato dos Vigilantes e Empregados em empresas de Vigilância e Segurança Privada de Tubarão e Região no qual ainda é atuante nos dias de hoje exerce a função de Presidente desta entidade. Serafim Aguilera possui uma vasta experiência na busca justiça e condições dignas de trabalho para a categoria.

E.Mail: Evaldo.campos@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete 3621-0920

 

VEREADOR FELIPPE LUIZ COLLAÇO (PP)

Foi homenageado:

Bruno Piva: Natural de Tubarão, formado em Engenharia e pós-graduado em Gestão Empresarial e de Recursos Humanos. Atua na Caixa desde maio de 2006, com 3 passagens pela cidade. Em Tubarão atuou como Técnico Bancário, Gerente PJ e Gerente Geral, sendo que da Agência Tubarão foi promovido a Gerente Regional na Superintendência Sul de Santa Catarina. Esteve à frente da Liberação e Pagamento de FGTS aos atingidos no vendaval que atingiu Tubarão em outubro de 2016.

E.Mail: felippe.collaco@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete 3621-0903

 

VEREADOR GELSON JOSÉ BENTO (PP)

Foram homenageados:

Iberê Aguiar Jaques: Jornalista, Membro da Academia Gravatalense de Letras, exerceu cargos como Executivo de Comunicação da Secretaria da Casa Civil do Governo do Estado, em Florianópolis, durante os anos de 92 a 94, atividades no Turismo e Comunicação nas Prefeituras de Gravatal, Tubarão e São Joaquim. À frente do Programa Santa Catarina Turismo, desde maio de 2008, o pai de Nicholas, Igor e Thais procura retratar o que há de melhor no país, e trazer estas experiências de sucesso para nossa cidade e região.

Giovani Nunes Marcolino: Nasceu em Tubarão filho de Alírio Antônio Marcolino e Nilda Nunes Marcolino.  Entrou para o Exército Brasileiro em 1992. Em fevereiro deste mesmo ano frequentou o curso de cabo, sendo promovido a cabo em 1994. Em 1996 foi designado para uma missão na Angola, onde participou durante um período de 6 meses. Com 18 anos de atividade no Exército Brasileiro, foi promovido ao cargo de 3° Sargento do quadro especial e no ano de 2011 a 2° Sargento do quadro especial. Atualmente devolve suas funções no Setor 3, Centro de Operações.

Soldado PM Rafael Oliveira Souza – Matricula 930094-5, ao Soldado PM Thiago Cruzeta da Motta - Matricula 928894-5, ao Soldado PM Denílson Fernandes de Oliveira – Matricula 932933-1 e ao Cabo PM Robson Mendonça de Lima – Matricula 926009-9, por ato de coragem e bravura. As guarnições, das quais os homenageados fazem parte, receberam informação através da Central Regional de Emergência de que uma pessoa teria se jogado no Rio da ponte localizada próximo a FUCAP em Capivari, onde segundo populares teriam avistado uma mulher boiando, sendo levada pela correnteza em direção à TRACTEBEL. As guarnições das viaturas 4511 e 4502, compostas pelos policiais militares, Motta, Oliveira, Fernandes e pelo Cabo Robson iniciaram buscas um pouco adiante do local onde a pessoa teria se atirado. Superando diversos obstáculos iniciais, chegando ao rio, foi possível visualizar, com ajuda de três lanternas, a vítima que estava na margem oposta do Rio, com água pela altura do pescoço, lutando contra a correnteza, pedindo socorro. Prontamente, Soldado Oliveira, retirou seu equipamento e seu fardamento, adentrou ao rio, sendo auxiliado pelos demais policias que o apoiaram para que o mesmo conseguisse descer até a água pelo barranco e também iluminando o caminho com lanternas para que o mesmo nadasse até a vítima. Ao se aproximar, segurou a cabeça da vítima para que não se afogasse conseguindo puxá-la para fora do rio, livrando-a do risco de ser levada pela forte correnteza e do afogamento. Feito o resgate, e com a chegada da ASU, a vítima foi encaminhada ao HNSC. Nesta operação de salvamento, o soldado Oliveira, em análise preliminar dos bombeiros, apresentou sinais iniciais de hipotermia, sendo então conduzido também ao hospital HNSC.

E.Mail: gelson.bento@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: 3621-0928

 

VEREADOR GILSON PAES VIEIRA (PSDB)

Foi homenageado:

Harrison Marcon Cachoeira: Atualmente é presidente do sindicato patronal (SINDILOJAS) desde 2014, com mandato se encerrando no final do mês de dezembro, vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) no mandato 2016/2017, e também é conselheiro da Federação do Comércio de Santa Catarina (FECOMÉRCIO). Em outubro deste ano foi eleito presidente da CDL, empossado no último dia 5 e assumindo o importante cargo em 10 de janeiro de 2018 para cumprir a gestão 2018/2019.

E-Mail: gilson.vieira@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0922

 

VEREADOR JAIRO DOS PASSOS CASCAES (PSD)

Foi homenageada:

Eva Mendes Madeira: Foi catequista, atuou no conselho fiscal do CEMAS, há dois anos trabalha na coordenação da Gruta Nossa Senhora de Lourdes com uma equipe de casais, amigos e familiares. Dentre outras funções, Eva organiza as festas do Dia das Crianças, da Páscoa, do Natal, missas nas residências com o apoio do padre e da comunidade, bazar beneficente em prol de todos os necessitados. Os trabalhos de Eva Madeira foram e são necessários para o bem de todos, sendo que a mesma está sempre em disposição para a sua comunidade.           

E.Mail: jairo.cascaes@camaratubarao.sc.gov.br - Fone Gabinete: 3621-0912

 

VEREADOR LUCAS DE SOUZA ESMERALDINO (PSDB)

Foi homenageado:

Pastor Marcelo Cruz: Exerce o ministério pastoral desde 2010 e atualmente é pastor Sênior da Igreja A Verdade que Liberta em Tubarão SC.  O pastor Marcelo lidera uma igreja em movimento, crescente e orgânica. Com aproximadamente 1.500 membros e frequentadores, marcando a cidade de Tubarão através de mensagens poderosas do evangelho em prol da família e ensinando propósito e sentido para vida! Sua ênfase abrange todas as faixas etárias! Com um trabalho social na passagem, o pastor Marcelo e sua equipe visam transformar realidades até então desacreditadas pela sociedade, assistindo famílias com várias necessidades.

E.Mail: lucas.esmeraldino@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0922

 

VEREADOR LUIZ GONZAGA REIS (PP)

Foi homenageado:

Tiago Locks Silveira: Chegou em Tubarão em 2013 para comandar a equipe sub 17 da ADFT e conseguiu conquistar o título do campeonato estadual sub 17. Em 2014 foram campeões da fase estadual dos joguinhos abertos de SC. Em 2015, 2016 e 2017, campeões da fase estadual dos JESC e 2015 e 2017 foram vice-campeões brasileiros dos jogos escolares da juventude. Nesses 5 anos conquistou 7 competições regionais também. E nesse momento está disputando as semifinais das categorias sub 17 e 20.

E.Mail: luis.reis@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0924

 

VEREADOR MARCONE JOAQUIM DE OLIVEIRA (PSDB)

Foram homenageados em conjunto com os demais membros da Bancada do PSDB:

Cesar Damiani: Foi vereador nas legislaturas de 1973 a 1976 e 1989 a 1992 sendo Presidente no período de 1976 a 1977. Foi criador do prêmio Salim Mussi Miguel e autor do Projeto de Lei que criou a Fundação Municipal de Esporte. Nos anos de 1979 a 1982 foi secretário adjunto do trabalho e integração política do Estado no governo Jorge Bornhausen. Em 2009 foi também secretario de desenvolvimento regional em Tubarão no governo Luiz Henrique da Silveira.

Edson Fogaça Fernandes: Edson Fogaça Fernandes tem 70 anos, nascido 6/01/1948 foi jogador de futebol profissional nos clubes Hercílio Luz e Ferroviário; entre os anos de 65 a 84, funcionário da Prefeitura Municipal de Tubarão por 30 anos, tendo sido secretário de Tributação, foi também empresário do ramo de gás por 46 anos.

José Antônio Rocha: Foi Vereador e presidente da Câmara, Chefe de Gabinete do prefeito Estener Soratto e Securitário. Atualmente é empresário do ramo securitário. 

Joeci Paes: Casado com Neci de farias Paes, morador da comunidade da Congonhas. Foi presidente da ASAMCO -  associação de amparo aos necessitados da Congonha, presidente da APP -  associação de pais e professores, da escola Fernando Valter de Congonhas, integrante do Esporte Clube Palmeiras da Congonhas e membro do Sindicato dos Ferroviários.

Eliane Volpato: Natural de Tubarão, estudou na escola Cleto da Silva na comunidade da Guarda, formada em pedagogia, funcionária pública de 1988 até 2009. Ocupou a secretaria municipal de educação entre os anos de 2001 a 2004, é escritora das obras: Roteiro de Alfabetização para escolas municipais, Revista da Turma do Maquito e o Livro os Voo das Gaivotas.

E.Mail: marcone.oliveira@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0927

 

VEREADOR SUPLENTE MATHEUS ROETGER MADEIRA (PT)

Foram homenageados: 

João Batista Felix Guedes: É jornalista com passagem pelos principais jornais de Santa Catarina, como O Estado, Jornal de Santa Catarina, A Notícia e Diário Catarinense, além de ter sido editor do Diário do Sul. Teve passagem como cartunista pelos jornais O Pasquim, revista Status e Folha da Manhã, entre vários outros de circulação nacional. Cartunista e artista plástico, com prêmio no Salão Internacional de Humor de Piracicaba, Guedes atua hoje na área de assessoria de imprensa da Unimed há 20 anos, CDL Tubarão, Escola Técnica de Comércio de Tubarão e Cooperativa de Eletricidade de Gravatal, além de outras de forma esporádica.

Carla Aparecida Marinho Borba: Natural de Angra dos Reis (RJ), mas reside em Tubarão desde os 9 anos.  É graduada em Direito, mestre em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Dinâmicas Globais e Regionais (GIPART) e coordenadora do Curso de Relações Internacionais da Unisul e do Acolhida ao Migrante, projeto de extensão universitária da Unisul, que auxilia no processo de inserção social, cultural, laboral e produtiva dos migrantes internacionais residentes na região de Tubarão com iniciativas como o ensino da Língua Portuguesa.

José Acco Júnior: É graduado em Educação Física e pós-graduado em Esporte Escolar e Administração Escolar. Foi campeão estadual e dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) em 2001 e dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, em Tubarão, em 2002, pela AABB de Chapecó. Em Tubarão, foi campeão da Olesc em 2005 e vice-campeão em 2006. Em 2008, venceu o Campeonato Estadual e a Taça Brasil de Clubes. Em 2011, os Jogos Universitários Brasileiros (JEBs). Foi diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura e Esporte de 2013 a 2016.

E.Mail: matheus.madeira@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0929

 

VEREADOR MAURÍCIO DA SILVA (PPS)

Foram homenageados:

Lourival Manoel Pacheco e Lídia Maria da Silva Pacheco: Foram o primeiro casal a contrair matrimônio na Igreja São José Operário de Oficinas, cuja inauguração se deu no dia 11 de outubro de 1963. No dia 19 outubro daquele Lourival e Lídia se casaram, as 11 horas da manhã. O casal tem 3 filhos e cinco netos. Lídia atua como voluntária por 26 anos no cuidado dos idosos e é coordenadora de famílias do bairro São Cristóvão. Sempre participa e ajuda a comunidade. Hoje Lourival Manuel Pacheco tem 83 anos de idade e Lídia Maria da Silva Pacheco tem 73 anos. Com a benção de Deus completaram 54 anos de união.

Niákara Iunkes Cascaes: Bacharel em Direito, atua como mediadora extrajudicial e ama os animais. Atende quando há denúncias de maus tratos e de abandono dos animais. É voluntária também no CCZ - Centro de Controle de Zoonoses de Tubarão. É Presidente do Instituto Amigo Bicho que está em fase de implantação de CNPJ. Também participa do Instituto Nossa Família que desenvolve atividades relacionadas à crianças e adolescentes. No dia 30/09/17 coordenou o Nosso Baile: Um Baile de Debutantes para 10 meninas de escolas públicas. Costuma dizer que se pudesse, só faria isso! Seu dia a dia tem sentido quando está no meio de pessoas com as quais possa colaborar de alguma forma.

E.Mail: Mauricio.silva@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0916

 

VEREADOR MOISÉS NUNES (PP)

Foram homenageados:

Juliene da Silva Marques: Graduada em Letras pela Universidade do Sul de Santa Catarina, especialista em Língua portuguesa pela FUCAP - Faculdade Capivari, mestra e doutoranda em Ciências da Linguagem no Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Unisul. Atuou no primeiro semestre de 2017 na Escola de Educação Básica Lino Pessoa. A docente realizou diversos projetos durante esse período, dentre eles, um ganhou destaque: a produção de um livreto de cordel denominado de “Versos do Lino”, baseado na história da escola.

Ingrid Ricken: Coordena desde 2016 projetos e ações no campo da Educação Ambiental no bairro Monte Castelo no município de Tubarão. No segundo semestre de 2017, a escola apresentou um desses Projetos intitulado: "O Caminho/Destino do lixo da Escola de Educação Básica Lino Pessoa no bairro Monte Castelo" na VII Feira Regional de Ciências e Tecnologia da 19" GERED/SC., e foi premiada com a 1ª colocação, ficando assim classificado para representar as 40 (quarenta) escolas dessa Gerência Regional na Etapa Estadual (XII Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Básica e Profissional do Estado de Santa Catarina. O evento foi realizado no mês de novembro em Florianópolis.

E.Mail: Moises.nunes@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0909

 

VEREADOR PAULO HENRIQUE LÚCIO (PT)

Foram homenageados:

Claudiomiro dos Passos Victalino: Morador da Vila dos Ferroviários e filho do saudoso Norzinho, jogador do ferroviário, Miro, como é carinhosamente chamado por amigos, parentes e alunos, atua como professor de percussão, e é Maestro das orquestras de latas da Escola Estadual Fábio Silva e da Escola Municipal Faustina da Luz Patrício. Seu projeto tem contribuído muito na educação e resgate de crianças e adolescentes em áreas de risco.

Antônio Martins Tavares: Ex boxeador e atua: árbitro de boxe e artes marciais da Associação Nacional de Boxe - ANB, Liga Catarinense de Boxe e Associação Catarinense de Boxe, Toni Bigode, como é conhecido, é um grande entusiasta dos esportes como forma de melhorar a qualidade de vida, e de fornecer um propósito positivo aos jovens, evitando assim caminhos tortuosos como crimes e drogas. Seu trabalho como árbitro rendeu o reconhecimento como "Árbitro do Ano", pela Associação Catarinense de Boxe.

E.Mail: paulo.lucio@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0929

 

Todos os trabalhos legislativos podem ser acompanhados pela internet através do Site da Câmara, ou no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, a partir das 19 horas.