20/03/2015 Informativo da 13ª Sessão Legislativa Ordinária de 2015

Informativo da 13ª Sessão Legislativa Ordinária de 2015

Os Vereadores estiveram reunidos no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, nesta quinta-feira, 19 de março, no horário das 19 horas, realizando a 13ª Sessão Legislativa Ordinária de 2015. No espaço destinado à Ordem do Dia, foram deliberadas as seguintes matérias:

1. PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 031/2015, de autoria do Vereador Eraldo Pereira da Silva, que denomina de Tácito Eduardo Nunes, uma via pública localizada no Bairro KM 60, no Município de Tubarão - SC. Este projeto em uma única votação foi aprovado por unanimidade.

2. PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 171/2015, de autoria do Vereador João Gonçalves Fernandes, que denomina de Rua Manoel João Teixeira uma via pública neste Município. Este projeto em uma única votação foi aprovado por unanimidade.

3. PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 018/2015, de autoria do Vereador Jairo dos Passos Cascaes, que revoga a Lei n° 3.527 que denomina de Alberto Lanzendorf uma via pública localizada neste Município. Este projeto em uma única votação foi aprovado por unanimidade.

4. PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 084/2013, de autoria dos Vereadores Clodoaldo de Medeiros, Matusalém dos Santos e Claudemir da Rosa, que dispõe sobre a construção de reservatórios tipo cisternas em novos imóveis, incentivos e disposições complementares. Este projeto em sua primeira votação foi adiado por Vista concedida ao Vereador Lucas de Souza Esmeraldino.

Os Vereadores também APROVARAM o PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 2/2015, de autoria da Mesa Diretora, que altera o Decreto Legislativo nº 001/2013, que estrutura a representação da Câmara Municipal junto a Conselhos e Comissões municipais.

          

RESUMO DOS TRABALHOS APRESENTADOS EM PLENÁRIO

Os Vereadores apresentaram 26 Requerimentos, seis indicações, uma Moção,  três Projetos de Lei, um Projeto de Lei Complementar e um Projeto de Decreto Legislativo.

 

VEREADOR CARLOS E. ZAMPARETTI DA SILVA (PSD)

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti, que determine a reposição de uma  tampa de concreto na passagem da rede de esgoto e drenagem localizada na Rua Sílvio Cargnin', bairro Oficinas, mais precisamente em frente a empresa Kleber Veículos. Justificou que a mais de 60 dias a prefeitura colocou no local um cavalete sinalizando o buraco e até o momento não fez a reposição da tampa. Ressaltou que além dos transtornos para os que ali residem e trafegam, alguns acidentes já aconteceram naquele local.

E-Mail: carlos.zamparetti@camaratubarao.sc.gov.br   -  Fone Gabinete: (48) 3621.0907

 

VEREADOR CLODOALDO DE MEDEIROS (PT)

Apresentou Projeto de Lei estabelece critérios para a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU, nos termos do artigo 184 da lei complementar 001/2002.

Solicitou ao Sr. Nivaldo Tonelli, Secretário Municipal de Infraestrutura, para que determine a execução de manutenção e reparos no pavimento das ruas Luiz Pedro de Oliveira, próximo a confluência com a Rua Augusto Hülse, bairro Humaitá de Cima, e Rua Florianópolis, junto a confluência com a Rua Wenceslau Brás, bairro Vila Moema.

E-Mail: clodoaldo.medeiros@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0921

 

VEREADOR EDSON JOSÉ FIRMINO (PMDB)

O vereador não compareceu nesta Sessão, por estar representando a Câmara de Vereadores em um evento realizada pela Superintendência Regional da Igreja do Evangelho Quadrangular. Suas justificativas foram registradas em Plenário pelo Secretário da Mesa Diretora.

E-Mail: edson.firmino@camaratubarao.sc.gov.br  -  Fone Gabinete: (48) 3621.0902

 

VEREADOR ERALDO PEREIRA DA SILVA (PPS)

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti, que determine a execução de patrolamento e lastreamento com areão na Rua Manoel Medeiros Filho, bairro São Bernardo e Rua Laura Cavalcanti, bairro São João. Justificou que ambas apresentam muitos buracos, causando transtornos a todos que a utilizam.

Solicitou ao Sr. Avani Aguiar de Sá, Supervisor do DNIT - Unidade de Tubarão e ao Sr. Vissilar Pretto, Superintendente Regional do DNIT – SC, para informarem quais medidas estão sendo tomadas em relação a construção das Passarelas constante no projeto da duplicação da BR-101, no trecho de Tubarão. Justificou  a solicitação, pois, os pedestres encontram dificuldades para atravessar a BR-101, correndo constantemente o risco de serem atropelados. Salientou que a construção de passarelas é de vital importância, pois evitará que as pessoas a cruzem a rodovia de forma arriscada.

Apresentou Projeto de Lei que cria o Programa Parada Segura destinado a incentivar medidas e iniciativas de segurança a serem adotadas no transporte coletivo por ônibus do Município de Tubarão

E-Mail: eraldo.pereira@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0916

 

VEREADOR EVANDRO SOUZA DE ALMEIDA (PMDB)

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti, que informe se há projeto visando à recuperação da canalização do esgoto situado no final da Rua Altamiro Guimarães, na comunidade do Morro do Caeté. Justificou que a referida canalização encontra-se danificada e este problema acaba causando desconforto e medo aos moradores, não só pelo fato de terem que conviver em meio ao mau cheiro, mas, principalmente, por se tratar de uma questão de saúde pública, uma vez  que todo o esgoto lançado a céu aberto constitui em uma fonte contínua de transmissão de doenças. Solicitou, ainda, que de forma emergencial, seja realizado o patrolamento e lastreamento com areão no referido local.

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti, que determine a recuperação na camada asfáltica localizada na Rua Nossa Senhora da Piedade próximo ao cruzamento com a Rua São Manoel, Centro. Justificou que no referido local existe um buraco que poderá causar danos materiais aos motoristas que por ali trafegam. Deste modo, se faz necessária a imediata efetivação desta melhoria. Solicitou ainda para determinar uma vistoria no Posto de Saúde do bairro Morrotes visando a identificação dos pontos com infiltrações e se proceda  imediatamente a  recuperação destes pontos. Solicitou também que seja realizada a pintura na parte interna, bem como a capina e limpeza na parte externa do referido Posto. Justificou ter recebido inúmeras reclamações de moradores do mencionado bairro que criticam o mau estado de conservação em que se encontra a referida unidade de saúde, quer seja no seu interior, com as suas infiltrações, quer seja em seu exterior, com mato por todo o lado.

Considerando informações recebidas, dando conta de falta de medicamentos na Farmácia Básica da Prefeitura de Tubarão,conforme lista anexa,  solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti, que informe qual é a data prevista para que estes medicamentos voltem a ser disponibilizados à população. Justificou que a falta destes medicamentos acabam prejudicando a parcela mais carente da população tubaronense, por não possuírem poder aquisitivo suficiente para comprá-los no comércio comum, sendo a Farmácia Básica o único meio de adquirirem tais medicamentos. Salientou que estão faltando medicamentos indispensáveis para tratamentos de milhares de tubaronenses, o que torna a situação emergencial.

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti, que informe se é possível deixar a servidora responsável pelos Serviços Gerais do Posto de Saúde do bairro Morrotes todos os dias a disposição do referido posto. Justificou que ao realizar visita naquele Posto de Saúde foi informado que a pessoa responsável pelos serviços gerais está revezando os dias de trabalho entre os mencionado posto e o Centro de Zoonose, o que anteriormente não ocorria.  Então os moradores que lá estavam solicitaram para que intermediasse junto ao Poder Executivo o retorno à normalidade, uma vez que o referido posto, como os demais postos, necessitam de um servidor responsável pelo serviços gerais que trabalhe todos os dias  para manter o ambiente nas condições exigidas para tal fim.

E-Mail: evandro.almeida@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0903

 

VEREADOR GELSON JOSÉ BENTO (PP)

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti, que determine, com urgência uma limpeza geral no loteamento Cidade Azul, onde foram construídas as casas populares pela COHAB, principalmente na área verde e nas áreas de lazer comum. Justificou que o mato tomou conta, causando transtornos e insegurança aquelas pessoas que lá residem e utilizam destes locais públicos. Solicitou também, que determine melhorias de infraestrutura na rua  Pedro Goulart Souza, Bairro São Martinho. Sugeriu a execução de Patrolamento e  lastreamento com areão, pois a referida via pública encontra-se praticamente intrafegável. Solicitou ainda, que informe se existe projeto para pavimentação da rua João Orlandi Correa, trecho entre as ruas Mário de Bonna e Pio XII, localizada no Bairro Humaitá de Cima. Caso não existam projetos, solicitou a inclusão das referidas vias no cronograma  de obras da secretaria da infraestrutura, para futura pavimentação.

Solicitou ao Sr. Caio Cesar Tokarski, Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional de Tubarão, que informe  quais as providências que estão sendo tomadas e em que estágio se encontra a emenda parlamentar de  R$ 200,000,00 (duzentos mil reais) do então Deputado Joares Carlos Ponticelli, destinada para as obras da cobertura da quadra de esportes do Colégio Estadual Henrique Fontes, desta cidade.

E-Mail: gelson.bento@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0923

 

VEREADOR GILSON PAES VIEIRA (PSD)

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti, que determine a execução urgente da limpeza nas bocas de lobo localizadas nas Ruas Padre Dionísio da Cunha Laudt, no Bairro Dehon, próximo a UNISUL e na Avenida Pedro Zapelline Trecho próximo a Ferrovia Tereza Cristina. Justificou que na ocorrência  de chuvas fortes, os referidos trechos ficam completamente alagados, e com isso, vem causando inúmeros transtornos aos moradores daquelas vias devido aos problemas relacionados a esses constantes alagamentos, o que comprova a deficiência e a iminente necessidade da realização de melhorias no sistema de drenagem pluvial no mencionado local.

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti, que determine a execução, com extrema urgência, de limpeza nas canaletas e na tubulação de drenagem pluvial situada na Estrada Geral da Congonha. Justificou a solicitação pelo fato das canaletas e da tubulação estarem cobertas por mato sendo que, nos dias de chuva a água invade a estrada, dificultando a locomoção dos moradores, podendo inclusive causar acidentes. Salientou que sempre houve alagamentos, no entanto, ultimamente aumentaram os novos pontos e isso se dá pela falta de manutenção nesses locais. Lembrou ainda, conforme a indicação de número 90,  a citada via sofreu vários danos com a chuva dos últimos dias. Anexou fotos do referido problema.

Solicitou ao Sr. Antônio Hércules Neto, Diretor Operacional  da Empresa Tubarão Saneamento, que determine a manutenção no pavimento da Rua Canadá, Bairro Passagem. Justificou que tanto a Empresa Tubarão Saneamento quanto a Prefeitura Municipal de Tubarão, ao realizarem suas ligações de água e esgoto, respectivamente, retiram os paralelepípedos ou camada asfáltica da rua e não colocam novamente, formando buracos e valetas causando sérios transtornos aos moradores.

Solicitou ao Sr. Jairo dos Passos Cascaes, Presidente da Câmara Municipal, que emita convite ao Secretário de Desenvolvimento Regional Sr. Caio César Tokarski, para participar de uma próxima Sessão legislativa.  O objetivo da visita é solicitar esclarecimentos sobre a prorrogação, da obra da ponte da Congonha, que liga Tubarão a Jaguaruna.

E-Mail: gilson.vieira@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0922

 

VEREADOR JAIRO DOS PASSOS CASCAES (PSD)

Solicitou ao Sr. João Olávio Falchetti, Prefeito Municipal, para efetuar a implantação de uma placa indicativa com nome na Rua Terezinha Zuleide Goulart Pereira, bairro São Martinho. Solicitou saber o prazo e quais providências estão sendo tomadas objetivando suprir o déficit de placas que identificam os nomes de ruas, neste bairro. Justificou que há uma grande quantidade de reclamações por moradores em relação à falta de sinalização indicativa existente em nossas vias. Salientou que a ausência destas placas prejudica a localização das ruas por serviços de correios e outras formas de entregas de correspondências.

E-Mail: jairo.cascaes@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0913

 

VEREADOR JOÃO GONÇALVES FERNANDES (PSDB)

Solicitou ao Presidente da Câmara, Vereador Jairo dos Passos Cascaes, que determine o agendamento e envio de convite para comparecer na Sessão Legislativa nas  datas relacionadas, com objetivo de apresentar os seus trabalhos para os vereadores e a comunidade os seguintes empresários: DILNEY VECK – METALURGICA SOUZA – 30/04/2015; ELIDIO TADEU BONGIOLO – GRAFICA COAN – 21/05/2015; ERALDO TADEU  DA ROSA – ERALDO CONSTRUÇÕES – 09/07/2015; GENÉSIO ANTONIO MENDES – FAROL SHOPPING – 28/08/2015; BRAZ FERREIRA MARTINS – TURBO FERRO – 17/09/2015 e BENONI SCHIMIDT – FERROVIA TERESA CRISTINA – 08/10/2015.

Apresentou Projeto de Lei que denomina de Rua Irineu Menegaz, uma via pública localizada no Bairro Bom Pastor Margem Esquerda, neste Município.

Apresentou Projeto de Lei que denomina de Rua Hercíçio Merencio Marcelino, via pública localizada no Bairro Guarda Margem Esquerda, neste Município.

Apresentou Projeto de Lei que institui o Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Tubarão.

E.Mail: joao.fernandes@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0905

 

VEREADOR JOEL GERALDINO DE ALMEIDA (PMDB)

Considerando a situação precária dos terrenos baldios das Ruas Raul Claudino Soares e Felipe Schmidt, em que o lixo e mato tomaram conta, solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti, que informe se é possível encaminhar notificação aos proprietários para efetuarem as limpezas dos mesmos no prazo de 30 dias. Transcorrido o referido prazo, solicitou que a Prefeitura realize a limpeza do terreno em questão, cobrando posteriormente os serviços prestados, a teor do que dispõe a Lei Municipal n° 2.185/1998. Destaca-se um terreno em que o proprietário depositou aterro e este invade o passeio público e a estrada. Solicitou também, informar sobre a possibilidade  de se efetuar limpeza nas bocas de lobo, considerando os alagamentos, bem como o barro e areia que se encontram no meio das estradas e nos meios fios nas proximidades da “Creche”, devido a dificuldade das crianças para ter acesso a escola nos dias chuvosos. Justificou que o mato e o lixo nos terrenos em alguns casos já invadiram o passeio público, causando transtornos aos pedestres e insegurança aos vizinhos, já que oferecem condições para ações de pessoas mal intencionadas, além da proliferação de animais nocivos e peçonhentos. Já as benfeitorias nas bocas de lobo evitarão futuros alagamentos e a limpeza do barro evitará transtornos aos alunos e transito, pois os muitos param seus veículos no meio da via pública para desembarque. Anexou fotos do citado local.

Considerando a preocupação com relação aos crimes de furto e roubo no município e a boa informação repassada na resposta do requerimento nº 130/2015, por meio deste solicitou ao Tenente - Coronel Giovanni Silveira do Livramento, Comandante do 5º Batalhão da Policia Militar e ao Sr. Claudemir da Rosa, Secretário Municipal de Segurança e Patrimônio, que encaminhem cópia dos gráficos indicadores de furtos e roubos ocorridos  do ano de 2014 até o presente mês de todos os bairros de Tubarão, tendo em vista a necessidade conhecimento para futuras providências e solicitações. Informar os motivos pelos quais se percebe a redução de policias nas ruas de Tubarão, se comparado com o ultimo semestre de 2014. Além da necessidade destas informações e gráficos, indicou a necessidade policiamento intensivo, de forma permanente principalmente nos períodos noturnos e finais de semana, nas áreas de trafego de drogas, bem como intensificar rondas nas diversas localidades do município. Justificou a solicitação devido ás inúmeras reclamações dos moradores  quanto a roubos e assaltos em diversas localidades da cidade.

Considerando queixas dos moradores no bairro São Martinho com relação ao descaso na Rua José Sedenir Vieira, solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti, que informe, dentro dos prazos legais, os motivos pelos quais esta importante obra não está concluída e qual a previsão para seu término, relatando as horas trabalhadas diariamente, pois o contrato de nº 78/2012 assinado em 24 de abril de 2012 e define o prazo de 180 dias para conclusão da obra;  Informar a  quantia do recurso gasto até o momento, detalhando os serviços já realizados haja vista o investimento de R$ 314.415,42 do Ministério das Cidades para pavimentação, drenagem e sinalização viário da citada rua; Ressaltou que além da necessidade destas informações, é necessário verificação e manutenção de alguns dos pontos de água e esgoto ao longo da via pública e, de forma emergencial e continuada, o patrolamento e lastreamento com areão para amenizar os problemas enfrentados pelos munícipes enquanto a obra não está concluída.

Em conjunto com todos os Vereadores da atual Legislatura, encaminhou aos familiares "MOÇÃO DE CONDOLÊNCIAS", pelo falecimento da Sr. Luiz Adelson Mendes, no qual entristeceu a todos os familiares e aqueles que com ele conviviam. Lamentou profundamente a perda desta grande homem, batalhador e admirado por todos. Sempre prestativo e dedicado a obra de Deus, fez muitas amizades e tornou-se uma pessoa muito querida, pois sempre esteve atento as necessidades daqueles que o procuravam. Passou para aos filhos os verdadeiros valores da vida, através do trabalho, devoção a Deus e dedicação à família. Seu exemplo de vida ficará para sempre marcado para quem teve o privilégio de conhecê-lo. Desta forma, nada mais justo do que prestar-se homenagem póstuma, e os sinceros sentimentos de pesar à família enlutada.

E-Mail: joel.almeida@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0919

 

VEREADOR JÚLIO CESAR ÂNGELO RODRIGUES (PP)

Solicitou ao Sr. Robson Medeiros de Oliveira, Superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, que informe se há a possibilidade de realizar a limpeza nos trevos e no vão central que separa as duas pistas da BR-101. Justificou que o mato estar tomando conta dos canteiros e dos trevos que dão entrada para Tubarão, causando assim uma dificuldade para os condutores visualizarem que vem no sentido oposto, podendo desta maneira ocasionar algum acidente.

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olavio Falchetti, que determine a implantação de uma faixa de segurança para pedestres na Rua Galdino Jose de Bessa, bairro de Oficinas especificadamente ao lado da Sociedade Recreativa Primeiro de Maio. Justificou a solicitação pelo fato daquela via ter grande movimento em horários de pico, podendo ocasionar algum acidente inesperado. Considerando que a segurança e o bem estar da população tubaronense têm que estar sempre em primeiro lugar, destacou sua preocupação neste caso.

E-Mail: julio.rodrigues@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0923

 

VEREADOR LUCAS DE SOUZA ESMERALDINO (PSDB)

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti, que informe se há programação para limpeza nas bocas de lobos e esgoto da cidade. Justificou que devido as chuvas constantes na região, há necessidade da realização de um mutirão de limpeza para o bom escoamento das águas das chuvas, e evitar os transtornos provocados por alagamentos na cidade. Solicitou também, que informe no prazo legal, se existe projeto para pavimentação da Rua Nelson Manoel Antunes, no bairro São João ME e Rua Duque de Caxias, no bairro Dehon. Solicitou ainda o patrolamento e lastreamento com areão nas mesmas. Justificou que ambas estão praticamente intrafegáveis.

Solicitou ao Presidente da Câmara, Vereador Jairo dos Passos Cascaes, no uso de suas prerrogativas e com fulcro no Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Tubarão, que convoque o senhor André Bermudez, Delegado Regional de Tubarão, para que preste informações a este Legislativo sobre assuntos pertinentes ao interesse dos nobres edis.

E-Mail: lucas.esmeraldino@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0901

 

VEREADOR LUIZ GONZAGA REIS (PP)

Considerando que na Padre Dionísio da Cunha Laudt que tem seu início na Rua José Acácio Moreira, até a marginal da 101, localizada no bairro Morrotes, existe a possibilidade dos veículos estacionarem nos dois lados da via pública; Considerando que nos horários de “pico”, o estacionamento nos dois lados da via prejudica o trânsito naquele local, causando com isto transtornos aos veículos, moradores e estudantes; Considerando ainda que fluxo de ônibus que por ali trafegam, em função dos alunos da UNISUL, solicitou ao Prefeito que informe qual a viabilidade de se fazer um estudo para transformar a referida via publica em mão única. Se não for viável esta implantação, solicitou informar qual a possibilidade de serem colocadas/implantadas placas de proibido estacionar em apenas um dos lados da Padre Dionísio da Cunha Laudt.

E-Mail: zaga.reis@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0924

 

VEREADOR MATUSALEM DOS SANTOS (PT)

O vereador não apresentou trabalhos individuais na presente Sessão. Participou dos trabalhos apresentados coletivamente, das discussões e deliberações ocorridas no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, da Câmara Municipal.

E-Mail: matusa@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0921

 

VEREADOR NILTON DE CAMPOS (PSDB)

Solicitou ao Vereador Jairo dos Passos Cascaes, Presidente da Câmara que determine o agendamento de uma reunião com o Senhor Prefeito Municipal, João Olávio Falchetti; Secretária de Saúde, Sra. Tanara Cidade;  Secretário Regional, Sr. Caio Cesar Tokarski;  Gerente Regional de Saúde, Sr. Dalton Marcon; Membros da Comissão de Saúde da Câmara, juntamente com os demais vereadores. O objetivo desta reunião será o de debater a situação da Unidade de Pronto Atendimento – UPA, e propor encaminhamentos. Sugeriu que a visita seja agendada para a próxima quinta-feira, 26, na sala da Presidência.

E-Mail: nilton.campos@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0925

 

VEREADOR PAULO HENRIQUE LÚCIO (PT)

Solicitou ao Sr. Nivaldo Tonelli, Secretário Municipal de Infraestrutura, que determine a execução dos reparos necessários na pavimentação da Avenida Marechal Deodoro ,próximo à antiga rodoviária e na altura do bairro Fábio Silva. ressaltou ser necessário que os trabalhos sejam executados em caráter de urgência. 

E.Mail: paulo.lucio@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0921

 

VEREADOR VANOR ROSA (PMDB)

Solicitou ao Sr. João Olávio Falchetti, Prefeito Municipal, que determine a imediata recuperação do abrigo de passageiros localizado na Rua Candido Darela, defronte a Escola Alda Hulse, no bairro São Raimundo. Informou que a cobertura do referido abrigo, muito utilizado pelos moradores da referida comunidade, está totalmente danificada e, com isso, os usuários que o utilizam ficam expostos ao tempo – chuva e sol. Reiterou  requerimento anteriormente solicitando a imediata troca da tampa da ‘boca de lobo’ localizada na Rua João Mendes Antunes, ao lado da igreja, no Bairro São Raimundo.

Solicitou ao Sr. João Olávio Falchetti, Prefeito Municipal, que encaminhe cópia das notas fiscais relativas as aquisições de condicionadores de ar; bebedouros; liquidificadores e batedeiras industriais por parte da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social.

Considerando que o mato vem tomando conta de toda a margem João Adolfo Corrêa, localizado no Bairro Andrino, Solicitou ao Sr. João Olávio Falchetti, Prefeito Municipal, determinar com urgência, a execução de uma completa limpeza em toda a extensão da margem da referida via.

Solicitou ao Eng. Avany Aguiar Sá - Supervisor do DNIT - Tubarão, informar  se existe previsão para construção das passarelas de travessia dos pedestres na BR-101, em todo o trecho que corta a Cidade de Tubarão. Solicitou ainda a limpeza dos viadutos localizados no Bairro Morrotes e Humaitá, uma vez que existem matos e entulhos no locais destinados a utilização dos que por ali transitam.

E-Mail: vanor.rosa@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0910