24/10/2017 Informativo da 39ª Sessão Legislativa Ordinária realizada no dia 23 de outubro de 2017.

Informativo da 39ª Sessão Legislativa Ordinária realizada no dia 23 de outubro de 2017.

Os Vereadores estiveram reunidos no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, nesta segunda-feira, 23 de outubro, no horário das 19 horas, realizando a 39ª Sessão Ordinária de 2017. Em atendimento ao Requerimento nº 572/2017, de autoria do Vereador Evaldo Gonçalves de Campos, da bancada do PMDB, receberam a visita do Tenente Coronel Silvio Roberto Lisboa, Coordenador do PROERD e comandante do 5º BPM. O objetivo foi o de falar sobre a importância do programa na sociedade e suas realizações. Falará também sobre as ações da PM em nossa região. Em atendimento ao Requerimento Nº 808/2017, do Vereador Matheus Madeira, os Vereadores também receberam a visita da Sra. Andreia Daltoé, Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Unisul, bem como integrante do Coletivo Pró-Educação. O objetivo foi o de abordar os resultados das pesquisas efetuadas pelo Coletivo Catarinense Memória, Verdade e Justiça sobre os trabalhos efetuados pela Comissão Estadual da Verdade, em especial quanto à existência de desaparecido político em Tubarão.

No espaço destinado a Ordem do Dia desta Sessão Ordinária foram deliberadas as seguintes matérias:

1. PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 108/2017, de autoria José Luiz Tancredo, que dispõe sobre a obrigação das empresas que administram os cinemas instalados no Município de Tubarão, a ceder gratuitamente 02 (dois) minutos antes das sessões ao poder público Municipal, para realização de campanhas socioeducativas. Este projeto em sua primeira votação foi aprovado por unanimidade.

2. PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 125/2017, de autoria do Vereador Maurício da Silva, que institui o programa de adoção de escolas e centros de educação infantil da rede Municipal de ensino e dá outras providências. Este projeto em sua primeira votação foi aprovado por unanimidade.

Os Vereadores também aprovaram o PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº19/2017, que prorroga a licença para tratamento de saúde do Vereador João Gonçalves Fernandes. O PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 28/2017, que dispõe sobre a designação de membro da Câmara de Vereadores de Tubarão foi aprovado com 13 votos favoráveis, 3 votos contrários e uma ausência.

Através de Requerimento encaminhado à Mesa Diretora e subscrito pela maioria dos Vereadores, integrou a Ordem do Dia da presente Sessão, com trâmite em regime de urgência especial, dispensado os pareceres das Comissões Técnicas e Redação Final, as seguintes matérias:

3. PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 229/2017, de autoria do Vereador Matheus Roetger Madeira, que institui o "Dia Municipal da Cerveja Artesanal" no município de Tubarão. Este projeto em uma única votação foi aprovado por unanimidade.

 

RESUMO DOS TRABALHOS APRESENTADOS EM PLENÁRIO

Apresentaram 22 Requerimentos, sete Indicações, 12 Moções, dois Projetos de Lei, um Projeto de Resolução e um Projeto de Decreto Legislativo.

 

VEREADOR ALEXANDRE SANTOS MORAES (PSD)

O vereador não apresentou trabalhos individuais na presente Sessão. Participou dos trabalhos apresentados coletivamente, das discussões e deliberações ocorridas no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, da Câmara Municipal. 

E-Mail:  carlos.zamparetti@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0907

 

VEREADOR CARLOS ALEXANDRE DAS NEVES (PSDB)

O vereador não apresentou trabalhos individuais na presente Sessão. Participou dos trabalhos apresentados coletivamente, das discussões e deliberações ocorridas no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, da Câmara Municipal. 

E.Mail: carlos.neves@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: 3621-0905

 

VEREADOR DALTON LUIZ MARCON (PSD)

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. Joares Carlos Ponticelli, informações sobre a possibilidade de ser realizado o patrolamento na extensão da Rodovia Ageu da Silva Medeiros, no bairro Campestre. Justificou a necessidade pela dificuldade em que os moradores locais, e motoristas estão enfrentando para se locomover pela via, visto que a mesma encontra-se tomada por buracos e valetas. (R 864)

Encaminhou ao Sr. Cristiano Alexandre Ferreira, Diretor Técnico do Hospital Nossa Senhora da Conceição, "Moção de Cumprimentos" ao Hospital Nossa Senhora da Conceição, pela brilhante participação neste domingo (22), do evento Domingo na Rua, programa idealizado pela prefeitura de Tubarão que tem como objetivo promover atividades de lazer e proporcionar o bem estar dos tubaronenses. Destacou que na ocasião, os profissionais do corpo de enfermagem do HNSC, estiveram realizando gratuitamente a população à verificação de pressão arterial, bem como teste de glicemia. Oportunamente, os colaboradores do Setor de Internação do hospital, realizaram a divulgação dos novos horários de visitas e trocas de acompanhantes dos leitos da entidade. Por fim, estendeu os cumprimentos a todos os profissionais envolvidos na referida ação, em especial a diretoria técnica e executiva do Hospital. (M 273)

E.Mail: dalton.marcon@camaratubarao.sc.gov.br - Fone Gabinete: 3621-0925

 

VEREADOR DORLI FERNANDES RUFINO (PP)

O vereador não apresentou trabalhos individuais na presente Sessão. Participou dos trabalhos apresentados coletivamente, das discussões e deliberações ocorridas no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, da Câmara Municipal.

E.Mail: dorli.rufino@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0926

 

VEREADOR DOUGLAS MARTINS ANTUNES (PMDB)

Em conjunto com os demais Vereadores da atual Legislatura, encaminhou “Moção de Condolências” aos familiares e amigos do Senhor Samuel da Silva, manifestando dor e pesar pelo seu falecimento na última sexta-feira, 20 de outubro. Ressaltou ser uma grande perda não apenas para os familiares e amigos, mas também para toda a comunidade de Guarda Margem Direita. (M 274)

Em conjunto com o Vereador Gilmar Negro Machado, da bancada do PMDB encaminhou "Moção de Cumprimentos”, ao Sr. Gustavo Gimi dos Santos Claudino, Presidente eleito do PMDB de Tubarão, e aos demais membros da Executiva e Diretório Municipal, eleitos no último sábado dia 21, para conduzir os rumos do partido nos próximos dois anos. Desejou todo o sucesso nessa nova empreitada, que já em 2018, consiga os resultados que são dignos ao tamanho e a historia do PMDB. (M 275)

Em conjunto com o Vereador Gilmar Negro Machado, da bancada do PMDB encaminhou "Moção de Cumprimentos”, ao Sr. Luiz Cezar Guimarães Marçal, Ex-Presidente Municipal do PMDB, pelo encerramento do mandato na Presidência de nosso partido. Destacou ter sido, sem duvida, um baluarte em toda a sua historia e comando de nosso partido. Lembrou que a partir do ultimo sábado, deixou um legado de trabalho e empenho ao partido. Sabe que muito ainda tem para contribuir com o partido, e agora na condição de Vogal do partido, se contará com sua experiência para reconduzir nosso partido ao caminho das vitorias. (M 276)

Solicitou ao Sr. Dionísio de Quadros, Diretor do Departamento de Trânsito, que coloque em pratica com urgência a Lei 4545/2016, de autoria dos vereadores Eraldo Pereira e Lucas de Souza Esmeraldino, que “Dispõe sobre o funcionamento dos Semáforos após as zero hora, e dá outras providências”. Justificou o pedido, pois a falta de segurança em nossa cidade a cada dia aumenta mais. Os veículos parados em semáforos durante a noite e a madruga viram alvos fáceis para a criminalidade. Informou ter acompanhado que em grandes centros essa alternativa de os semáforos fiquem piscando no amarelo, permitem que os condutores não parem os seus veículos, dificultando a ação dos criminosos. (R 878)

Solicitou ao Sr. Dionísio de Quadros, Diretor do Departamento de Trânsito, para que faça um estudo para a redução dos raios nas rotulas de nossa cidade. Justificou o pedido, pois acredita que com a redução do diâmetro e permitindo a passagem de dois veículos simultaneamente na rotula, irão dar mais agilidade e fluência no transito, evitando filas e congestionamentos. (R 874)

Solicitou ao Sr. Nilton de Campos, Secretário Executivo da Agência de Desenvolvimento Regional – ADR/Tubarão, para que sejam instalados redutores de velocidades na Rodovia Norberto Brunato. Justificou o pedido, pois já havia feito esta solicitação no requerimento 375/2017. Lembrou que a inoperância do Estado permite que tragédias como a que ocorreu na semana passada continuem acontecendo, interrompendo vidas, trazer dor e tristezas as famílias. (R 875)

Solicitou ao Presidente da Câmara, Vereador Felippe Luiz Collaço, que determine a criação com representação pluripartidária de acompanhamento dos trabalhos feitos pela Comissão da Unisul. Este requerimento foi votado em separado e foi rejeitado por 11 votos contrários, três favoráveis  e duas ausências. (R 880). Solicitou ainda que informe por que foi excluído da Comissão da Comenda Willy Zumblick (R 881).

E.Mail: douglas.antunes@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0920

 

VEREADOR EVALDO GONÇALVESD DE CAMPOS (PMDB)

Solicitou ao Sr. Eraldo Pereira da Silva, Secretário Municipal de Infraestrutura, que determine o recapeamento urgente da Rua Candido Darela, visto que a mesma foi severamente danificada pelo grande volume de chuvas das últimas semanas, deixando vários buracos e irregularidades que comprometem a segurança.  Justificou que a referida via recebe um movimento intenso de motocicletas, especialmente de trabalhadores daquela região, o que torna ainda mais urgente à manutenção na sua pavimentação. (I 359)

E.Mail: Evaldo.campos@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete 3621-0920

 

VEREADOR FELIPPE LUIZ COLLAÇO (PP)

Solicitou ao Sr. Joares Carlos Ponticelli, Prefeito Municipal, que disponibilize ônibus gratuito para quem precisa atravessar o rio Tubarão nas proximidades da Unisul caso a construção da passarela de concreto não fique pronta até o início do próximo ano letivo. Justificou que a população, principalmente trabalhadores e estudantes da Unisul e do Dehon, precisam fazer um trajeto bem mais longo desde que a ponte pênsil foi interditada. (R 872)

E.Mail: felippe.collaco@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete 3621-0903

 

VEREADOR GELSON JOSÉ BENTO (PP)

Solicitou ao Sr. Giovane de Souza Bernardo, Secretário Desenvolvimento Econômico e Urbanismo, Mobilidade e Planejamento, para que determine a instalação de uma lombada em meia pista na Rua Altamiro Guimarães, antes da Rua Coronel Luiz Martins Collaço, no sentido Bairro Oficinas/Centro. Justificou que no sentido contrário foi instalada uma lombada de meia pista, porém as dificuldades de cruzar a Rua Coronel Martins Collaço continuaram, visto que os veículos provenientes do Bairro de Oficinas continuam com velocidade acima do permitido. (I 354)

Solicitou ao Sr. Eraldo Pereira da Silva, Secretário Municipal de Infraestrutura, que determine com urgência a recuperação da Rua Santino Teodoro Philippe Gonçalves, localizada no bairro Bom Pastor, próximo campo da Ponte Preta, com material adequado, por ser tratar de um aclive acentuado. Justificou que a mesma encontra-se praticamente intrafegável. (I 355)

E.Mail: gelson.bento@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: 3621-0928

 

VEREADOR GILMAR NEGRO MACHADO (PMDB)

Solicitou ao Sr. Dionísio de Quadros, Gerente de Trânsito e Mobilidade, que determine estudos para implantação de estacionamento em um único lado das ruas com menos de 9 (nove) metros de largura em todas as vias públicas deste município com mão dupla. Justificou a necessidade pelo fato destas ruas serem muito estreitas causando morosidade no trânsito quando o estacionamento é permitido em ambos os lados da rua, ocorrendo congestionamento de veículos que passam por elas e até mesmo em cruzamentos e vias próximas. (R 863)

E.Mail: gilmar.machado@camaratubarao.sc.gov.br - Fone Gabinete: 3621-0902

 

VEREADOR GILSON PAES VIEIRA (PSDB)

Apresentou Projeto de Lei nº 234/2017, que denomina de Rua Getúlio de Souza Paes uma via pública localizada na comunidade da Guarda Margem Esquerda, neste município.

E-Mail: gilson.vieira@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0922

 

VEREADOR JAIRO DOS PASSOS CASCAES (PSD)

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. Joares Carlos Ponticelli, que informe se é possível elaborar projeto de futura parceria com a comunidade para pavimentação da Rua Plácido Braz Fernandes, no bairro São Margem Esquerda e Guarda Margem Esquerda.  (R 860)

E.Mail: jairo.cascaes@camaratubarao.sc.gov.br - Fone Gabinete: 3621-0912

 

VEREADOR JOSÉ LUIZ TANCREDO (PSDB)

Solicitou ao Vereador Felippe Luiz Collaço, Presidente da Câmara, dentro do prazo legal seja arquivado o projeto de Lei 114/2017 de autoria deste vereador, visto a existência do projeto n° 112/2017 do Vereador Carlos Alexandre das Neves e que são complementares. Aproveitou para solicitar a subscrição deste projeto já existente. (R 867)   

Solicitou ao Sr. Joares Carlos Ponticelli, Prefeito Municipal e ao Sr. Eraldo Pereira da Silva, Secretário Municipal de Infraestrutura, que dentro do prazo legal após estudo de alternativas de engenharia de tráfego, determine a implantação de ondulação transversal, na Rua Senador Arnor Damian em frente a casa n° 151.  Destacou que a referida ondulação, caso seja inserida, deverá obedecer à resolução 39/58 do CONTRAN e também art. 94 do código de trânsito nacional. (R 868)

Solicitou ao Sr. Joares Carlos Ponticelli, Prefeito Municipal; ao Sr. Eduardo Silvério Nunes, Presidente do Comitê da bacia hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar; ao Sr. Michel Szymanski, Agencia Reguladora de Águas Tubarão e ao Sr. Felipe Mello da Cunha, Gerente de Desenvolvimento Ambiental da FATMA, que façam contato com a FATMA da região carbonífera sediada em na cidade de Criciúma para acompanharem o que foi deliberado em audiência publica no ultimo dia 5 de outubro de 2017, com relação ao estudo de impacto ambiental, sobre o deposito de rejeitos São Domingos da empresa Carbonífera Catarinense. Justificou que a audiência pública faz parte do processo de licenciamento de tal empreendimento, ocorre que o deposito fica próximo a margens do rio Tubarão e que as águas superficiais que lavam tais rejeitos são escoadas para o rio, gerando contaminação com rejeitos minerais tais como, ferro, enxofre e outros derivados, componentes do processo de mineração. Lembrou que a água utilizada pela população de Tubarão é captada deste rio e tratada para consumo. (R 869)

Solicitou ao Vereador Felippe Luiz Collaço, Presidente da Câmara, que informe qual é a empresa que presta o serviço de transmissão das sessões desta casa legislativa e do por que a não regularidade na transmissão. (R 870)

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. Joares Carlos Ponticelli; ao Diretor Presidente da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social, Sr. André Fretta May e ao Sr. Osmar Terra, Ministro de Desenvolvimento Social, que prazo legal seja fiscalizado o horário de funcionamento do CRAS, CREAS e CREAS POP em todas as unidades de Tubarão – SC, visto que segundo informações não está sendo obedecido a carga horária de 8 horas e sim apenas de 6 horas diárias.  Justificou que, conforme os requerimentos nº 100, de 20 de fevereiro de 2017, e nº 553, de 10 de julho de 2017,  solicitou para que possa atender a demanda do Município, que é significativa, é  necessário que os atendimentos sejam no horário integral. Ressaltou que, eventualmente, não sendo atendido este requerimento, irá solicitar junto ao Ministério de Desenvolvimento Social as providências necessárias.  (R 871)

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. Joares Carlos Ponticelli; ao Sr. Caio Cesar Tokarski, Secretário Municipal de Gestão e ao Sr. André Fretta May, Diretor-Presidente da Fundação de Desenvolvimento Social, que informem os motivos pelos quais o Conselho Tutelar não tem motorista de plantão no período de 24h, uma vez que recebeu  que as conselheiras estão dirigindo os veículos da prefeitura,  para completar os plantões. Justificou que na seleção das conselheiras não existe o requisito de habilitação nível “D”, sendo que alguns dos menores tutelados são de alta periculosidade. Solicitou que de forma urgente seja suprido tal deficiência sob pena de denuncia as autoridades judiciais.           

E.Mail: jose.tancredo@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0927

 

VEREADOR LUCAS DE SOUZA ESMERALDINO (PSDB)

O vereador não apresentou trabalhos individuais na presente Sessão. Participou dos trabalhos apresentados coletivamente, das discussões e deliberações ocorridas no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, da Câmara Municipal.

E.Mail: lucas.esmeraldino@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0922

 

VEREADOR LUIZ GONZAGA REIS (PP)

Em conjunto com os demais Vereadores da atual Legislatura, encaminhou ao Sr. Arilton Barreiros, Radialista, Colunista e Sócio proprietário da Radio Santa Catarina- AM1210, “Moção de Cumprimentos”, pela comemoração dos seus 50 anos de jornalismo. Ressaltou que Arilton Barreiros é um grande profissional e soma ao longo destes anos um bom trabalho de informações aos seus ouvintes e leitores, sendo muito respeitado e reconhecido. Salientou que o seu trabalho é motivo de orgulho e satisfação para nossa Cidade e Região, sendo esta moção uma justa homenagem pelos seus 50 anos de profissionalismo. (M 272)

E.Mail: luis.reis@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0924

 

VEREADOR MATHEUS ROETGER MADEIRA (PT)

Solicitou ao Sr. Pedro Francisco Uczai, Deputado Federal por Santa Catarina, que disponibilize emenda parlamentar para nossa cidade, com o intuito de atender às demandas de pavimentação e drenagem urbana existente atualmente. (R 861)

Solicitou ao Sr. Décio Nery de Lima, Deputado Federal por Santa Catarina, que disponibilize emenda parlamentar para nossa cidade, com o intuito de atender às demandas de pavimentação e drenagem urbanas existentes atualmente. (R 862)

Solicitou ao Sr. Dionísio de Quadros, Gerente Municipal de Trânsito e Mobilidade, que determine a revisão na programação do semáforo localizado na cabeceira da Ponte do Andrino. Ressaltou que há um alto registro de sinistros ocorridos no referido local, tornando necessário que sejam tomadas medidas para aumentar a segurança desta confluência. (I 356)

Solicitou ao Sr. Luiz Ernani Buerger, Diretor-presidente da Fundação Municipal de Esporte de Tubarão, para que sejam tomadas ações de recuperação nos Ginásios Municipais José Warmuth Teixeira e Francisco Salgado Filho "Salgadão". Destacou que faltam opções para a prática esportiva comunitária no nosso Município, visto que se conta hoje apenas com o Ginásio Paulo Jacob May, pois apesar de haver a Arena Multiuso, esta se destina às equipes que representam o Município nas competições do calendário da FESPORTE. Solicitou prioridade ao Ginásio "Salgadão", já que o Ginásio José Warmuth Teixeira sabidamente é objeto de discussão judicial entre o Município e a União. (I 357)

Solicitou ao Sr. Giovani de Souza Bernardo, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, informações sobre as razões que levaram à transferência do Setor de Aprovação de Projetos da Central do Cidadão para a nova estrutura administrativa da Secretaria, localizada à Rua Eugênia dos Reis Perito, bairro Passagem. Destacou que são incontáveis as reclamações quanto ao deslocamento deste serviço e que a Central do Cidadão funciona visando centralizar serviços afins em um único local, dando agilidade e praticidade ao contribuinte, sendo necessário prezar pela manutenção desta característica. Salientou haver informações de que a nova sede administrativa da Secretaria funciona em local inadequado, sem a devida climatização para servidores e contribuintes. (I 358)

Solicitou ao Sr. Giovani de Souza Bernardo, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, que informe qual é a preparação do Município para sediar parques industriais, especialmente quanto à área do Parque Industrial Tubarão, que possui 40 hectares e está localizado às margens da BR-101, ao lado da Usina Fotovoltaica e do Aerogerador. (R 865)

Solicitou ao Sr. Narbal Tadeu Machado, Coordenador da COSIP, que determine a reposição de lâmpadas no Parque Linear e no terminal de passageiros da Praça 7 de Setembro. Destacou serem dois locais frequentados pelos trabalhadores de nossa cidade em seus trajetos de volta para casa, inclusive à noite, e manter estes locais iluminados representa mais segurança aos cidadãos. (R 866)

Solicitou ao Sr. Felippe Luiz Collaço, Presidente da Câmara de Vereadores, para encaminhar convite a Sra. Carla Aparecida Marinho Borba, coordenadora do Projeto Acolhida ao Imigrante, para comparecer à Sessão Legislativa Ordinária do dia trinta de outubro do corrente ano com objetivo de apresentar os resultados do trabalho desempenhado pelo Projeto. (R 876)

E.Mail: matheus.madeira@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0929

    

VEREADOR MAURÍCIO DA SILVA (PPS)

Em conjunto com os demais vereadores da atual legislatura, encaminhou ao Colunista e Escritor, Ramires Linhares, "Moção de Cumprimentos”, extensivo a todos os colaboradores, pelo lançamento do livro “A Égua do Alonso e outros termos e expressões de Tubarão e região”, na última sexta feira, 20 de outubro de 2017. Salientou que a obra se torna leitura obrigatória porque contribui para conhecer, compreender a origem e eternizar as variações linguísticas da nossa região. O evento foi prestigiadíssimo, emocionante, festivo e abrilhantado por belíssimas apresentações do Coral Municipal, da Regiane Koenig e de humorista. (M 265)

Em conjunto com os demais vereadores da atual legislatura, encaminhou ao Jornalista e Radialista Arilton Barreiros, "Moção de Cumprimentos”, extensivo aos familiares, pelos 50 anos de jornalismo, comemorado festivamente na última sexta feira, 20 de outubro de 2017, em concorrida homenagem no auditório da ACIT. Destacou que o evento promovido pela Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista,  reuniu familiares, amigos, colaboradores e autoridades e sintetizou, por meio dos discursos e fotos, os 50 anos de atuação jornalística do homenageado que se confunde com a história da imprensa tubaronense e catarinense. (M 266)

Em conjunto com todos os Vereadores da atual Legislatura, encaminhou ao Sr. Mário César de Oliveira Cardoso, Diretor Presidente da Fundação Municipal de Educação e aos familiares, “Moção de Condolências”, manifestando dor e pesar pelo falecimento de sua neta, Maria Luíza, com apenas 13 anos de idade. Roga a Deus para que, em sua infinita bondade, lhe deem forças para superação deste momento difícil e prossigam firmes no cumprimento de suas importantes missões aqui na terra. (M 267)

Em conjunto com os demais Vereadores da atual Legislatura, encaminhou aos jovens Henrique Medeiros e Yuri Battaglin, alunos da Escola de Educação Básica Henrique Fontes, de Tubarão, "Moção de Cumprimentos”, extensivo aos professores, diretores e técnicos, por conquistarem prêmios com a paródia "Essência Alimentar". Lembrou que a competição de paródias incentivou estudantes da rede pública estadual de Santa Catarina a desenvolver bons hábitos alimentares e exercitar a criatividade. Desejou que prossigam participando de desafios que estimulam a leitura e as diversas formas de expressão. Enfatizou que quanto mais leitura, maior aprendizado, mais portas se abrem. (M 268)

Em conjunto com os demais Vereadores da atual Legislatura, encaminhou ao Presidente da Câmara, Vereador Felipe Luiz Collaço, extensivo à todos os vereadores de Tubarão, "Moção de Cumprimentos”, pela realização da Sessão Solene Póstuma em homenagem ao Reitor da Universidade de Santa Catarina Luiz Carlos Cancellier de Olivo, falecido de forma trágica recentemente. Destacou que o evento foi de fundamental importância para reconhecer os grandes feitos de um tubaronense injustiçado pela justiça e por marcar posição contra os excessos da justiça que precisa punir os culpados por ilícitos, mas somente os comprovadamente culpados. (M 269) 

Em conjunto com os demais Vereadores da atual Legislatura, encaminhou ao Sr. Marco Falchetti, Piloto Tubaronense, "Moção de Cumprimentos”, extensivo a toda equipe, pela importantíssima vitória na 6ª etapa do Mitsubishi Cup, prova de Rally Cross Country, que ocorreu em Indaiatuba, São Paulo. Destacou que os feitos de Marco Falchetti contribuem para divulgar positivamente o nome de Tubarão por diversas regiões do Brasil. (M 270)

Em conjunto com os demais Vereadores da atual Legislatura, encaminhou ao jovem Eric Cristhiano Marcelino da Silva, Estudante do SENAI de Tubarão, "Moção de Cumprimentos”, extensivo aos diretores e professores, pela conquista da medalha de excelência em Web Design na World Skills Competition, olimpíada internacional  de educação profissional, que ocorreu em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Destacou que o evento reuniu 1200 estudantes de 68 países e se constitui importante espaço para o desenvolvimento de tecnologias que melhoram a produtividade e a vida das pessoas. (M 271)

Solicitou ao Sr. Eraldo Pereira da Silva, Secretario Municipal de Infraestrutura, que determine a execução de lastreamento com areão, na Rua Manoel Estevão Fernandes, no bairro Congonhas. Ressaltou que sem esta providência o trânsito nesta via pública está cada vez mais difícil.  (I 353)

Solicitou ao Coronel Marcos Aurélio Barcelos, Comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Tubarão e região, que informe se os veículos do Corpo de bombeiros possuem GPS. Se não possuírem, informar se há projeto para instalação. Justificou que a instalação deste aparelho facilitará o encontro dos endereços que solicitam o atendimento. Ressaltou que há constatações em dificuldade de encontrar endereços ocasionando demora no atendimento, fato que pode ser o diferencial para salvar vidas. (R 859)

E.Mail: Mauricio.silva@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0916

 

VEREADOR MOISÉS NUNES (PP)

Apresentou Projeto de Lei nº 233/2017, que denomina de Travessa Lidia Bressan uma via pública localizada no bairro Fábio Silva neste Município.

E.Mail: Moises.nunes@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0909

Todos os trabalhos legislativos podem ser acompanhados pela internet através do Site da Câmara, ou no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, a partir das 19 horas.