01/08/2017 Informativo da 27ª Sessão Legislativa Ordinária realizada no dia 31 de julho de 2017.

Informativo da 27ª Sessão Legislativa Ordinária realizada no dia 31 de julho de 2017.

Os Vereadores estiveram reunidos no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, nesta segunda-feira, 31 de julho, no horário das 19 horas, realizando a 27ª Sessão Ordinária de 2017. No espaço destinado a Ordem do Dia, foram deliberadas as seguintes matérias:

1. PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 086/2017, de autoria do Vereador Douglas Martins Antunes, que denomina de Rua Laudelina Denoni Magalhães uma via pública localizada no Bairro São Clemente no Município de Tubarão/SC. Este projeto em uma única votação foi aprovado por unanimidade.

2. PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 087/2017, de autoria do Vereador Douglas Martins Antunes, que denomina de Rua Euclides Magalhães uma via pública localizada no Bairro São Clemente no Município de Tubarão/SC. Este projeto em uma única votação foi aprovado por unanimidade.

3. PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 012/2017, (005/2017 na origem), de autoria do Poder Executivo, que altera a Lei nº 3.683/2011, que cria o Fundo Municipal de Proteção e Defesa Civil de Tubarão – FUMPDEC e dá outras providências. Este projeto em sua primeira votação foi aprovado por unanimidade, com validade por duas votações e dispensada a sua redação final.

Através de Requerimento encaminhado à Mesa Diretora pelo Vereador Maurício da Silva, Líder de Governo e subscrito pela maioria dos Vereadores, integrou a Ordem do Dia da presente Sessão Ordinária, com trâmite em regime de urgência especial, dispensado os pareceres das Comissões Técnicas e Redação Final, as seguintes matérias:

4. PROJETO DE DECRETO Nº 25/2017, de autoria da Mesa Diretora, que altera o Decreto Legislativo nº 004/2017, que estrutura a representação da Câmara Municipal junto a Conselhos e Comissões municipais. Este projeto em uma única votação foi aprovado por unanimidade.

5. PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 166/2017, 103/2017 na origem, de autoria do Poder Executivo, que altera o anexo único da Lei nº 3.431/2010, que dispõe sobre a remoção, guarda, depósito e alienação de veículos retidos e apreendidos em decorrência de infração à Legislação de Trânsito e dá outras providências. Este projeto em uma única votação, de forma nominal foi aprovado com 12 votos favoráveis, dois votos contrários e três ausências.

6. PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 171/2017, 104/2017 na origem, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito suplementar por conta de anulação de dotação totalizando o valor de R$ 57.000,00 (cinquenta e sete mil reais). Este projeto em uma única votação foi aprovado por unanimidade.

 

RESUMO DOS TRABALHOS APRESENTADOS EM PLENÁRIO

Apresentaram 23 requerimentos, cinco indicações, 10 moções, três Projeto de Lei e um Projeto de Emenda a Lei Orgânica Municipal.

 

VEREADOR CARLOS ALEXANDRE DAS NEVES (PSDB)

Solicitou ao Sr. Eraldo Pereira da Silva, Secretário Municipal de Infraestrutura, que informe se é possível efetuar o patrolamento e lastreamento com areão na Rua Elza Martins Bressan, localizada no bairro Monte Castelo. Justificou que a referida via está praticamente intransitável. (R 595)

Considerando a situação precária que se encontra a Rua Adelson Cascaes, localizada no Bairro São Bernardo, solicitou ao Sr. Eraldo Pereira da Silva, que determine a execução de recuperação na pavimentação com lajotas da referida via. Ressaltou a necessidade de serem retiradas e assentadas às mesmas em diversos pontos, uma vez que as deformações existentes estão impedindo o fluxo normal de veículos, causando danos materiais aos motoristas que ali necessitam trafegar, bem como gerando riscos de acidentes no local. Informou que esteve no local e pode ver de perto os transtornos que a comunidade vem enfrentando. (R 596)

Considerando que os moradores da Rua Antônio Cascaes, localizada no bairro São Martinho e os moradores da Rua Ayres Alexandre Silvério, localizada no bairro Passo do Gado, estão dispostos a efetuar uma parceria para pavimentação, solicita que informe se é possível efetuar projeto, levantamento quantitativo e de custos para a concretização destas importantes e necessárias obras. (R 597)

Solicitou ao Sr. Dionísio de Quadros, Gerente de Transito, que determine a implantação de um redutor de velocidade tipo lombada, em frente ao Mercado Bryan, na Rua Tarquínio Balsini, bairro Morrotes. Justificou que os motoristas empreendem alta velocidade para descerem e subirem o conhecido “Morro do Café Leila”, na referida rua aumentando o risco de acidentes. (R 598/599)

E.Mail: carlos.neves@camaratubarao.sc.gov.br - - Fone Gabinete: 3621-0905

 

VEREADOR CARLOS ZAMPARETTI (PSD)

Solicitou ao Prefeito Municipal em exercício, Sr. Caio Cesar Tokarski, e ao Sr. Daisson José Trevisol, Diretor-Presidente da Fundação Municipal de Saúde, que encaminhem informações sobre as cirurgias de catarata realizadas pelo Sistema Único de Saúde – SUS. Informar, especialmente se o atendimento tem sido feito a contento e quantos procedimentos foram realizados de janeiro até o momento. Justificou ter sido questionado por cidadãos que necessitam dessa cirurgia, mas não conseguem agendamento, haja vista a recusa de alguns médicos em atendê-los pelo sistema público. (R 607) 

Solicitou ao Prefeito Municipal em exercício, Sr. Caio Cesar Tokarski, e ao Sr.Dionísio de Quadros, Gerente de Transito, estudos para  instalação  de quebra-molas na Avenida Rodovalho, esquina com a Rua Vidal Ramos, no Centro, haja vista o grande movimento e as recorrentes colisões que acontecem naquele trecho. Destacou que, apesar de não ser um cruzamento com vias de sentidos contrários, a alta velocidade de motoristas e motociclistas geram acidentes. Solicitou ainda, estudos para instalação de placa de “proibido parar e estacionar” e a pintura do meio fio em amarelo na Rua Vidal Ramos, nessa mesma esquina. Justificou que a medida é necessária porque muitos ciclistas e skatistas descem erroneamente a rua em alta velocidade pelo meio da pista, embora o sentido do trânsito para veículos automotores seja o contrário. (R 608)

E-Mail: carlos.zamparetti@camaratubarao.sc.gov.br   -  Fone Gabinete: (48) 3621.0907

 

VEREADOR DALTON LUIZ MARCON (PSD)

Em conjunto com os demais Vereadores da atual Legislatura encaminhou ao Sr. João Rodrigues, Deputado Federal, "Moção de Cumprimentos”, parabenizando e agradecendo ao pela visita realizada no dia 27, na cidade de Tubarão, prestigiando o Prefeito em exercício Caio Tokarski (PSD), momento este em que anunciou a liberação de vários benefícios ao município, entre eles o repasse de R$ 300 mil reais ao Hospital Nossa Senhora da Conceição - HNSC, para custeio da compra de 80 (oitenta) condicionadores de ar, os quais serão instalados nos leitos do Sistema Único de Saúde - SUS do hospital tubaronense. Destacou o empenho despendido pelo diretor técnico da instituição, Dr. Cristiano Alexandre Ferreira, pela diretora executiva do hospital, Patrícia de Toledo, Diretor Executivo Regional, Juliano Peters e pelo jornalista e apresentador Antônio Rodrigues da Unisul TV. Lembrou que com o anúncio da destinação da verba para agosto de 2017, a instalação dos condicionadores de ar trará mais conforto aos pacientes, que enfrentam imenso calor nas dependências dos leitos. (M 148)

E.Mail: dalton.marcon@camaratubarao.sc.gov.br - Fone Gabinete: 3621-0925

 

VEREADOR DORLI FERNANDES RUFINO (PP)

Solicitou ao Sr. Dionísio de Quadros, Gerente Municipal de Trânsito, que realize a instalação de placas com os nomes de todas as ruas do município que se encontram sem a devida identificação. Justificou que esta situação tem ocasionado transtornos para quem necessita identificar endereço, seja para atividade particular ou comercial. (I 260)

Solicitou ao Sr. Eraldo Pereira da Silva, Secretário Municipal de Infraestrutura, para que efetue a manutenção na Rua Sebastião Mendes Fermino, tapando um buraco existente na mesma. Informou que a referida via está localizada no bairro da Guarda Margem Esquerda e que já ocorreram alguns acidentes no local. (I 261)

E.Mail: dorli.rufino@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0926

 

VEREADOR DOUGLAS MARTINS ANTUNES (PMDB)

Solicitou ao Sr. Júlio César Ângelo Rodrigues, Diretor Presidente da FUNAT e ao Secretário Municipal de Gestão, para que no prazo legal, encaminhe a discriminação de todos os serviços prestados pela empresa GEOCONSULTORES Engenharia & Meio Ambiente, contratada pela prefeitura de Tubarão para o estudo ambiental dos cemitérios em nossa cidade. Solicitou ainda a modalidade em que a empresa foi contrata e copias do processo licitatório. Solicitou também copia do contrato que estabiliza os serviços que deveriam ser efetuados pela empresa e todos os comprovantes de pagamentos efetuados a GEOCONSULTORES Engenharia & Meio Ambiente. Justificou que as informações são de extrema importância para os encaminhamentos dados na Audiência Pública ocorrida nesta Casa Legislativa na ultima semana. (R 600)

Considerando a troca de local da Fundação da Assistência Social, solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. Caio Cesar Tokarski, para que informe, no prazo legal, se existe a possibilidade de trazer a Central do Cidadão para a Casa da Cidadania. Justificou que a Casa da Cidadania fica numa região mais central em nosso município, onde as pessoas ficam mais próximas do acesso aos transportes coletivos e do passo municipal, além de economizar com aluguel atual. (R 601)

A Câmara de Vereadores de Tubarão, acatando a proposição apresentada pelo Vereador Douglas Martins Antunes, da bancada do PMDB, encaminha esta "Moção de Cumprimentos” à Sra.  Bianca Ghisi,  Gerente do Grupo Educacional DMA, extensiva a todos os funcionários, alunos, professores e comunidade, cumprimentando-os pela realização da magnífica festa junina, ocorrida na última sexta-feira (28/07/2017), nas dependências da Associação Manoel Nunes, na comunidade do Mato Alto, onde tiveram reunidas centenas de pessoas.  Destacou que o evento ganhou relevância, pois além de reviver as tradições, os costumes e os simbolismos juninos, mesmo ocorrendo no mês de julho – arrecadou fundos para melhorias no ambiente escolar, ou seja, além de educativa, a festa buscou meios para oferecer melhores condições de trabalho para os professores e de estudo para os alunos.  (M 147)

Solicitou ao Sr. Tarcísio Hemkemeier, Secretario Interino de Gestão, para que encaminhe a relação de todos os imóveis alugados pelo Poder Publico Municipal e os respectivos valores. Solicitou ainda que sejam anexadas as copias de cada contrato de locação destes imóveis. (R 606)

Em conjunto com os demais vereadores da atual legislatura, encaminhou aos proprietários da Cervejaria Cambirella, “Moção de Cumprimentos” pela participação 1º Festival de Cerveja Artesanal, realizado no município de São Martinho, no ultimo sábado, 29/07, marcando a presença de Tubarão neste grande evento. Destacou que o mercado de cervejas artesanais cresce diariamente e que o Brasil hoje já o terceiro País do mundo em produção de cervejas artesanais. Salientou que a Cervejaria Cambirela coloca Tubarão neste mercado que está em plena expansão. Desejou sucesso à empresa, e que continue em pleno crescimento, gerando empregos e renda ao nosso município. (M 149)

Em conjunto com os demais vereadores da atual legislatura, encaminhou ao Sr. Robson Back, Prefeito Municipal de São Martinho, "Moção de Cumprimentos” pela realização do 1º Festival de Cerveja Artesanal, realizado no município no ultimo sábado dia 29. Destacou que o evento foi um grande sucesso, atraindo um grande publico para visitar o festival e conhecer o município. Ressaltou que os apreciadores de cerveja puderam degustar vários estilos de cervejas produzidas na região, onde teve a participação de sete cervejarias dos municípios de São Bonifácio, Orleãns, Laguna, Imbituba, Tubarão e São Martinho.  Ressaltou que a presença de três mil pessoas que circularam durante todo o vento e o valor estimado de R$ 60 mil reais de negócios gerados durante o festival são a garantia de sucesso do evento.  Desejou sucesso nas próximas edições do evento, e que em breve possamos estar novamente visitando o município São Martinho, terra de um povo acolhedor, ordeiro e trabalhador. (M 150)

Apresentou Projeto de Lei Nº 167/2017 que determina que o Executivo Municipal disponibilize em sua página oficial na internet, um ícone contendo informações dos Conselhos Municipais e da outras providências.

Apresentou Projeto de Lei Nº 168/2017que dispõe sobre a contratação de cargos comissionados e estagiários nos órgãos dos poderes executivo e legislativo municipal que residam no municio pelo menos a um ano e da outras providências.

Apresentou Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal Nº 4/2017, que insere o Art. 142-A na Lei Orgânica do Município.

E.Mail: douglas.antunes@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0920

 

VEREADOR EVALDO GONÇALVES DE CAMPOS (PMDB)

Por motivos particulares o Vereador não pode comparecer na presente Sessão. Apresentou suas justificativas que foram registradas em Plenário pelo Secretário da Mesa Diretora.

E.Mail: evaldo.campos@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0920

 

VEREADOR FELIPPE LUIZ COLLAÇO (PP)

O Vereador não apresentou trabalhos individuais na presente Sessão. Participou dos trabalhos coletivos, das deliberações e manifestações no Plenário Manoel Medeiros Eugênio.

E.Mail: felippe.collaco@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete 3621-0903

 

VEREADOR GELSON JOSÉ BENTO (PP)

Solicitou ao Sr. Alexandre Santos Moraes, Secretário de Urbanismo, Mobilidade e Planejamento, que determine a revitalização da sinalização horizontal e vertical no cruzamento da Rua Afonso Pena com a Rua Manaus. Justificou que em dias de Eventos na Arena Multiuso, o referido esse cruzamento muito perigoso pela falta desta sinalização. (I 259)

Considerando que na Avenida Visconde de Barbacena, trecho compreendido entre a Rua Canadá e o Conjunto Residencial Hugo Santana, no Bairro da Passagem, observa-se que às margens dos trilhos existe grande aglomerações de pessoas em atitudes suspeitas, bem como uma iluminação pública deficiente, ocasionando insegurança à comunidade que utilizam desta via pública, solicitou ao Sr. Narbal Tadeu Machado, Coordenador dos Serviços de Iluminação Pública – COSIP, que informe se há possibilidade de execução de um projeto para instalação de Luminárias Ornamentais e mais resistente, o que proporcionará maior segurança às pessoas e aos moradores. (R 604)  

E.Mail: gelson.bento@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: 3621-0928

 

VEREADOR GILMAR NEGRO MACHADO (PMDB)

O Vereador não apresentou trabalhos individuais na presente Sessão. Participou dos trabalhos coletivos, das deliberações e manifestações no Plenário Manoel Medeiros Eugênio.

E.Mail: gilmar.machado@camaratubarao.sc.gov.br - Fone Gabinete: 3621-0902

 

VEREADOR JAIRO DOS PASSOS CASCAES (PSD)

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. Caio Cesar Tokarski, ao Sr. Daisson José Trevisol, Diretor Presidente da Fundação Municipal de Saúde e ao Sr. André Fretta May, Diretor Presidente da Fundação Municipal Assistência Social, que informem se é possível enviar para a Câmara de vereadores, projeto que disponha sobre á doação ou empréstimo de cadeiras de rodas e cadeiras de banho destinadas a pessoas de que necessitem de seu uso temporário ou definitivo do mesmo.  Anexou modelo de projeto para analise. (R 603)

Apresentou Projeto de Lei nº 169/2017, que denomina de Rua José Valmor Cascaes uma servidão localizada no bairro São Martinho, neste município.

E.Mail: jairo.cascaes@camaratubarao.sc.gov.br - Fone Gabinete: 3621-0912

 

VEREADOR JOÃO GONÇALVES FERNANDES (PSDB)

Por motivos de saúde o Vereador não pode comparecer na presente Sessão. Apresentou suas justificativas que foram registradas em Plenário pelo Secretário da Mesa Diretora.

E.Mail: joao.fernandes@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0921

 

VEREADOR JOSÉ LUIZ TANCREDO (PSDB)

Solicitou ao Sr. Joares Carlos Ponticelli, Prefeito Municipal e ao Sr. Julio Cesar Ângelo Rodrigues, Presidente da FUNAT, que no prazo legal encaminhe cópia do parecer jurídico da FUNAT no que concerne à revogação da Lei n° 1305/87. (R 609)

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. Joares Carlos Ponticelli, para que no prazo legal, informe qual o valor repassado conforme contrato 118/2013 da concorrência 03/2013, pertencente a empresa Racing Comunicação LTDA., junto a Prefeitura Municipal de Tubarão, referente ao período de 01 de Janeiro de 2017 até dia 25 de julho 2017. Encaminhar cópia da relação de empresas fornecedoras de mídia, com valores de mídias e serviços, conforme a clausula 4ª, item 4.1., 4.2. e 4.3. do referido contrato.Justificou a solicitação pelo fato de que a resposta dada ao requerimento 306/2017 e 468/2017 não foram satisfatórias, inclusive no requerimento 468, no oficio 056 de 11 de julho 2017 encaminhado pelo Prefeito à essa Casa Legislativa, tal oficio informa que há sigilo fiscal garantido pela legislação, todavia a indicação desta proteção não foi tipificada, visto isso também é requerido que seja informado a legislação que restringe apresentação as notas fiscais pagas pela prefeitura. (R 610) 

Solicitou ao Sr. Joares Carlos Ponticelli, Prefeito Municipal e ao Sr. Eraldo Pereira da Silva, Secretário Municipal de Infraestrutura, que determinem a retirada das pedras na Rua Dario Farinelli de Medeiros, para alargamento da mesma, como também a regularização do concreto que foi feito em parte da mesma. Justificou a necessidade pela dificuldade dos moradores, pelo transito de veículos e para futuramente solicitar a regularização da coleta de lixo na rua. Ressaltou que outro grave problema é que os veículos dos moradores ficam danificados. Reforçou que os moradores recolhem em dia seus tributos, principalmente o IPTU. (R 611)   

Solicitou ao Sr. Joares Carlos Ponticelli, Prefeito Municipal licenciado e ao Sr. Eraldo Pereira da Silva, Secretário Municipal de Infraestrutura, e ao Sr. Caio César Tokarski, Prefeito Municipal em exercício, para que no prazo legal encaminhe informações sobre quais os critérios foram estabelecidos para pavimentar a Rua José João Mateus no bairro São João (Pantanal – ME). Destacou que foi pavimentada em apenas um trecho com aproximadamente 50 metros de asfalto, causando estranheza nos moradores da rua, visto que o projeto de pavimentação contemplava toda sua extensão com lajotas. Informou que a comunidade já estava ciente de que a obra seria em parceria, aguardando o encaminhamento da prefeitura de Tubarão, para inicio da obra. Lembrou que a rua já contém drenagem pluvial facilitando assim a sua pavimentação. Justificou que na última semana, os moradores foram tomados de surpresa com inicio das obras, ou seja, pavimentando o trecho acima citado e apelam ao prefeito que possa solucionar este impasse.  (R 613)

Manifestou ao Sr. Joares Carlos Ponticelli, Prefeito Municipal e ao Sr. Eraldo Pereira da Silva, Secretário Municipal de Infraestrutura, cumprimentos pela restauração da iluminação da Praça Sete de Setembro no centro de Tubarão. Destacou que as melhorias deixaram a todos satisfeitos, e atitudes como estas são de suma importância para nossa sociedade. (M 151)

Solicitou ao Sr. Willian Gomes Figueiredo, Engenheiro Responsável pela Empresa Tubarão Saneamento, para que determine a instalação de um equipamento que atenda a falta de água na Rua Dario Farinelli de Medeiros, conhecido “Morro do bem bom”. Justificou a solicitação em face da dificuldade dos moradores serem atendidos com água encanada, são mais de 50 residências. (R 615)

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. Joares Carlos Ponticelli, ao Sr. Caio Cesar Tokarski, Secretário Municipal de Gestão e ao Sr. Eraldo Pereira da Silva, Secretário Municipal de Infraestrutura, para que no prazo legal determinem a instalação de três postes de iluminação na Rua Silvino Moreira Lima, rua que da acesso de entrada e saída aos ônibus da rodoviária municipal, trecho sinalizado entre a Avenida Padre Geraldo Spettmann e Rua Coronel Jose Martins Cabral. Justificou que a referida via encontra-se completamente às escuras e muitas pessoas estão sendo assaltadas no trecho citado. (R 616)

Encaminhou ao Vereador Felippe Luiz Collaço, Presidente da Câmara de Tubarão, solicitação para se verifique a possibilidade de vinda ao plenário do Sr. Felipe Mello da Cunha, Gerente de Desenvolvimento Ambiental e do Sr. Michel Szymanski, Responsável pela Agencia reguladora da Empresa Tubarão Saneamento, em data a ser agendada pela mesa diretora. O objetivo será o de explanarem sobre os licenciamentos dos projetos de água e esgoto apresentados pela Empresa Tubarão Saneamento (LAP, LAI e LAO), conforme o que estabelece o contrato de concessão. Justificou que até o presente momento, as obras de implantação da rede de esgoto e tratamento não foram iniciadas na cidade. Ressaltou esta forma o contrato entre a Prefeitura e a Empresa Tubarão Saneamento, não esta seguindo o cronograma estipulado. Também existe uma cobrança da população no sentido da execução de tais obras. (R 617)        

Solicitou ao Sr. Caio  Cesar Tokarski, Prefeito Municipal em exercício e ao Sr. Eraldo Pereira da Silva, Secretário Municipal de Infraestrutura, que informe como foi realizado contrato com a empresa que está realizando a retiradas das árvores da beira rio, como também qual forma de contratação foi realizada. Justificou a solicitação visto que podem ser construídas casas com a madeira retirada das margens do rio, desta forma atendendo a demanda social que esta com grande déficit social.  R 618)

Solicitou ao Sr. Joares Carlos Ponticelli, Prefeito Municipal Licenciado, ao Sr. Caio Cesar Tokarski, Prefeito Municipal em exercício,  o agendamento de uma reunião com o Prefeito Municipal para discutir os encaminhamentos decididos em audiência pública realizada no ultimo dia 25 de julho, e aprovados unanimemente por todos os presentes, a saber: 1) Reunião da comissão infraestrutura com o Prefeito Municipal; 2) Criação de uma força tarefa com a participação de todas as secretarias do governo municipal que tenham envolvimento da matéria, FUNAT, FATMA, MP, delegacia de policia estadual de delitos e meio ambiente e Câmara de Vereadores; e 3) Levantamento da área Externa do Cemitério. Justificou as iniciativas por se tratarem de itens aprovados por unanimidade em audiência pública, para que desta forma seja proferido o licenciamento conforme o que estabelece a resolução n° 335 do CONAMA.  (R 619) 

E.Mail: jose.tancredo@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0927

 

VEREADOR LUCAS DE SOUZA ESMERALDINO (PSDB)

O Vereador não apresentou trabalhos individuais na presente Sessão. Participou dos trabalhos coletivos, das deliberações e manifestações no Plenário Manoel Medeiros Eugênio.

E.Mail: lucas.esmeraldino@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0922

 

VEREADOR LUIZ GONZAGA REIS (PP)

Apresentou Projeto de Lei nº 170/2017, que denomina de Flausino Antonio Torres, uma via pública localizada no bairro São Cristovão, neste Município.

E.Mail: luis.reis@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0924

 

VEREADOR MAURÍCIO DA SILVA (PPS)

Em conjunto com os demais vereadores da atual legislatura, encaminhou "Moção de Cumprimentos”, ao senhor Nazareno Schmoeller Souza extensivo à  todos os funcionários do Jornal Notisul, cumprimentando-os pela celebração dos 17 de anos de circulação diária, completados  no dia 29 de julho de 2017 e pelo novo  projeto gráfico. Desejou que o Notisul possa seguir firme com foco no desenvolvimento local e regional, na divulgação imparcial dos fatos e na veiculação da multiplicidade de ideias. (M 154)

Em conjunto com os demais vereadores da atual legislatura, encaminhou "Moção de Cumprimentos”, ao Sr. João Raimundo Colombo, Governador do Estado, agradecendo por repassar ao município de Tubarão, na última sexta feira (28/07/2017), o montante de R$ 5,4 milhões, com o objetivo de finalizar a Arena Multiuso (climatização do ginásio e as poltronas do teatro) e urbanizar o seu entorno (conclusão do pátio e estacionamento do prédio). Destacou que a conclusão deste equipamento, já em múltiplo uso, oportunizará eventos que melhor destacarão Tubarão e Região no Cenário estadual e nacional. Agradeceu, também, pela oficialização da cessão de posse das escolas Professora Angélica Cabral e Visconde de Mauá ao município de Tubarão, para que sejam instaladas creches. Salientou que a mencionada cessão não resolverá de todo a enorme fila de crianças esperando por vaga, mas, com certeza, muito amenizará. (M 145)

Em conjunto com todos os Vereadores da atual Legislatura, encaminhou aos familiares, consternado e triste, “Moção de Condolências”, manifestando dor e pesar pelo seu falecimento, da Sra. Lúcia Alves Krueger, aos 87 anos de idade, no último sábado, 29 de julho de 2017. Dona Lúcia, como era conhecida, era filha, mãe, avó, bisavó, esposa, amiga e vizinha muito prestativa e dedicada. Ressaltou que já está fazendo falta entre familiares e amigos. Que Deus a mantenha no Reino da Glória e interceda para minorar o sofrimento dos que a perderam. (M 146)  

E.Mail: Mauricio.silva@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0916

 

VEREADOR MOISÉS NUNES (PP)

Solicitou ao Sr. Dionísio de Quadros, Gerente de Transito e Mobilidade, que determine a revitalização da sinalização horizontal e vertical da Rua Padre Itamar Luiz Costa, no Bairro São João Margem Esquerda, inclusive as pinturas das lombadas e faixas de pedestres ao longo da via. Justificou a necessidade em função de estado que se encontra, praticamente inexistentes, e devido às dificuldades e inseguranças dos motoristas, ciclistas, pedestres e moradores que por lá transitam. (I 257)

E.Mail: Moises.nunes@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0909

 

VEREADOR PAULO HENRIQUE LÚCIO (PT)

Solicitou ao Sr. Narbal Tadeu Machado Cardoso, Coordenador da COSIP, que determine a manutenção na iluminação das ruas Durval Coradini, bairro Fábio Silva, e Raul Zabot, bairro Oficinas. Solicitou que se dê uma atenção especial defronte ao número 98, pois há meses a via permanece no escuro, comprometendo a segurança da comunidade. (I 258)

Em conjunto com os demais vereadores da atual legislatura, encaminhou ao Movimento Cultural de Conscientização Negra Tubaronense – MOCNETU, "MOÇÃO DE CUMPRIMENTOS" pela realização de seu primeiro curso de formação política, ministrado pela professora Jeruse Romão, da Escola Afro Popular Eleonor de Barros. Destacou que o evento, alusivo ao Dia da Mulher Negra Latino Caribenha, celebrado no dia 25 de julho, teve como objetivo vislumbrar o papel do negro e toda a sua contribuição para a Sociedade desde a sua chegada ao Brasil. Informou que direitos e políticas afirmativas foram pauta deste encontro bem como o papel dos Movimentos Negros e a pouca representatividade no cenário político. Salientou que o evento contou com participação de professores, museóloga, jornalistas, integrantes do Movimento Negro e membros da sociedade em geral interessados pelo tema. (M 150)

Em conjunto com os demais vereadores da atual legislatura, encaminhou ao Sr. Luiz Ernani Buerger, Diretor Presidente da Fundação Municipal de Esportes de Tubarão, "Moção de Cumprimentos" pelo excelente desempenho da equipe tubaronense de atletismo na 30ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, Informou que a equipe, na classificação geral, ficou em segundo lugar no feminino, e em terceiro lugar no masculino, em ambos dividindo o pódio com as potências Joinville e São José. Destacou que o resultado é reflexo de um trabalho árduo conjunto de todos os atletas e treinadores, aos quais estendemos os mais que merecidos cumprimentos, e mostra que cada vez mais o incentivo ao esporte sempre rende excelentes frutos. (R 152)

E.Mail: paulo.lucio@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0929

 

Autoria da Mesa Diretora

Não houve apresentação de trabalhos pela Mesa Diretora.

 

Autoria das Comissões Permanentes

Não houve apresentação de trabalhos pelas Comissões Permanentes.

     

Todos os trabalhos legislativos podem ser acompanhados pela internet através do Site da Câmara, ou no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, a partir das 19 horas.