26/05/2017 Vereadores realizaram Sessão Solene para outorga dos Títulos de Honra ao Mérito e Cidadão Tubaronense.

Vereadores realizaram Sessão Solene para outorga dos Títulos de Honra ao Mérito e Cidadão Tubaronense.

Os vereadores estiveram reunidos no Auditório do Espaço Integrado de Artes da Unisul, Bolha, na última quinta-feira (25/05) realizando sua Sessão Solene anual para Outorga dos Títulos de Honra ao Mérito e Cidadão Honorário. Destaca-se que todos os homenageados possuem uma extensa ficha de serviços prestados ao Município de Tubarão, cujos históricos, parte destacada dos Decretos Evidenciados, justifica por si só esta Honraria.

Através do Decreto Legislativo número 8/2017, de autoria do Vereador CARLOS ALEXANDRE DAS NEVES, recebeu o TÍTULO DE HONRA AO MÉRITO o Sr. ADEMIR SOUZA DOS SANTOS. Nasceu em Tubarão em 1951, iniciando muito cedo na vida profissional ajudando o seu pai administrar um armazém no bairro Caruru, lugar em que todos os familiares se criaram. Trabalhou auxiliando seus irmãos pelas estradas do Brasil, de caminhão ou de Kombi, até empreender a ideia de consertar Lambretas, abrindo a Casa dos Lambretistas. Com a catástrofe da enchente de 1974, ocasião em que Ademir também teve sua empresa todo afetada, porém como muitos outros cidadãos tubaronenses, conseguiu reerguer os negócios e retomar sua oficina e loja de peças, agora não mais com Lambretas, mas com motocicletas, A “ADEMIR MOTOS”, empresa atuante em nossa cidade. Hoje Ademir, juntamente com sua esposa, Terezinha, tem dois filhos, duas netinhas, e continua exercendo sua função de administrador, honrando sua profissão no atendimento ao cliente a mais de 4 décadas, tendo o devido reconhecimento de seus amigos, colaboradores, familiares e de toda a sociedade tubaronense.

Através do Decreto Legislativo número 20/2017, de autoria do Vereador JOÃO GONÇALVES FERNANDES, recebeu o TÍTULO DE CIDADÃO TUBARONENSE o Sr. BRAZ FERREIRA MARTINS. Nasceu em 21/06/1959, na localidade de Rio Bonito, município de Braço do Norte – SC, casado com Zeli Rodrigues Martins, com quem tem dois filhos, Brainer Rodrigues Martins e Cheila Rodrigues Martins, ambos engenheiros. Com 18 anos de idade Braz veio morar em Tubarão onde trabalhava em uma empresa de funilaria, período em que já pensava em ter sua própria empresa. Com muito foco em ser um empreendedor, pediu demissão e abriu sua empresa inicialmente no município de Turvo. Em 1997 mudou-se para Tubarão fundando a Turboferro Indústria e Comércio de Ferro, que neste ano completou 20 anos de funcionamento. Localizada no bairro São Martinho, atualmente sua empresa conta com 117 colaboradores diretos e com filiais nos municípios de Santa Terezinha – SC, Candelária – RS e Irati – PR. O senhor Braz Ferreira Martins ao gerar empregos e desenvolvimento no município de Tubarão e região, juntamente com as ações sociais praticadas, fica sem sombra de dúvida credenciado a receber o título de honra ao mérito desta casa legislativa.

Através do Decreto Legislativo número 22/2017, de autoria do Vereador CARLOS ZAMPARETTI, recebeu o TÍTULO DE CIDADÃO TUBARONENSE o Sr. DAISSON JOSÉ TREVISOL. Nasceu em 10 de junho de 1974 em Itá no Oeste de Santa Catarina, filho da Mercilde Erica Schons Trevisol e de Eitor Italino Trevisol. Mora em Tubarão desde 1995, casado com Fabiana Schuelter Trevisol e pai de Beatriz (10 anos) e Letícia (6 anos ). Possui graduação em Farmácia e Bioquímica (1999), Especialização em Farmácia clínica e farmacoterapia, Mestrado em Saúde Coletiva (2006) e Doutorado em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010).Foi coordenador dos Laboratórios didáticos da Saúde e da Unidade Hospitalar de Ensino da Unisul. Ministrou aulas nos cursos de Enfermagem, Educação, Física, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Medicina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde–Mestrado e Doutorado e do Curso de Graduação em Medicina da UNISUL. Coordenador e pesquisador do Centro de Pesquisas Clínicas do Hospital Nossa Senhora da Conceição e da UNISUL. Na vida pública, trabalhou na prefeitura de Itá (SC) entre 1992 e 1994. No ano de 2012, foi secretário de Saúde e Assistência Social de Tubarão pelo período de 6 messes na gestão do ex-prefeito Felipe Luiz Colaço. Atualmente é o Secretário Municipal de Saúde.

Através do Decreto Legislativo número 14/2017, de autoria do Vereador LUCAS DE SOUZA ESMERALDINO, recebeu o TÍTULO DE CIDADÃO TUBARONENSE o Sr. EDUARDO CRISTIANO DE MATOS MORINI. Com 43 anos, natural de Cruz Alta/RS é formado em Educação física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) desde 2000 com especialização em treinamento esportivo pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). O Professor Eduardo Iniciou suas atividades com a natação em 1995 ainda na graduação e depois de formado mudou-se para Criciúma, onde depois dividiu seu tempo vindo a trabalhar também aqui em Tubarão. Entre idas e vindas entre Criciúma e Tubarão, em 2003 optou por trocar a cidade do carvão e estabelecer residência na Cidade Azul.  O professor Eduardo idealizou um sonho e deu um ponta pé para a Fundação da Associação Tubaronense de Natação, a ATN, como já é conhecida por todos. Com o apoio da FME, dos clubes, academias e principalmente de alguns pais, professores e atletas, no final de 2008 o sonho realizou-se, e em 2009 começou o trabalho de um batalhador e amante da natação competitiva que alavancou a modalidade até então, um pouco esquecida em nossa cidade.

Através do Decreto Legislativo número 3/2017, de autoria do Vereador JOSÉ LUIZ TANCREDO, recebeu o TÍTULO DE CIDADÃ TUBARONENSE a Sra  ELIETE CONCEIÇÃO SANTANA NUNES. Natural de Imbituba em 1960 casou-se com o tubaronense Jairo Fabre Nunes, oportunidade em que passou a residir neste município. Em 1968 fez o Curso Normal no Colégio Benjamin Gallotti. Prestou concurso para se efetivar como professora normalista estadual, sendo nomeada para atuar na Escola Santo Antônio das Picadas, no município de Bom Jardim da Serra. Foi transferida para o município de Pedras Grandes, onde lecionou por 4 (quatro) meses, sendo posteriormente transferida (1971) para a Escola Isolada do Sambaqui, em Imbituba/SC. No ano de 1972, através de permuta, passou a trabalhar na Escola Básica Hercílio Luz, neste município. Paralelamente, lecionava como professora substituta nas escolas Henrique Fontes, Professor Tomé Machado Vieira, Noé Abate e Professor Arno Hübe. Em 1990 começa a lecionar no curso de Geografia da Universidade do Sul de Santa Catarina, onde permaneceu dando aula por aproximadamente 20 (vinte) anos.

Através do Decreto Legislativo número 9/2017, de autoria do Vereador MOISÉS NUNES, recebeu o TÍTULO DE CIDADÃO TUBARONENSE o Sr. JAIR REDIVO. Nasceu na cidade de Treze de Maio, e aos 19 anos deixou a agricultura para morar e trabalhar em Tubarão. Começou como caminhoneiro e seguiu viajando durante 12 anos, quando iniciou um novo trabalho como representante comercial e se manteve nessa atividade durante 10 anos. Hoje é empresário e atua no ramo de transporte e cerâmica. Jair foi coordenador da APP (Associação de Pais e Professores) da Escola Básica Monte Castelo durante 04 anos, onde realizou vários trabalhos e eventos que contribuíram com a integração entre escola e comunidade. Foi coordenador da CAEP (Conselho de Assunto Econômico Paroquial) da Paroquia São Francisco de Assis de Monte Castelo durante 04 anos, neste período trouxe melhorias para a comunidade, bem como a reforma e ampliação do salão paroquial do Monte Castelo.  Atualmente reside no bairro Monte Castelo – Tubarão/SC.

Através do Decreto Legislativo número 16/2017, de autoria do Vereador DALTON MARCON, recebeu o TÍTULO DE CIDADÃ TUBARONENSE a Sra. LÉA PEREIRA DA SILVA CASCAES. Com 45 anos, natural de Florianópolis, residiu na capital catarinense desde o seu nascimento até o ano de 1992, quando acompanhada de seu marido André, vieram gerenciar um restaurante e lanchonete no bairro Oficinas em Tubarão. Há 25 anos a frente do empreendimento, Léa, André e os filhos mantém o local em perfeito funcionamento para atender diariamente a população. No campo social, Léa tem realizado trabalhos significativamente reconhecidos, desenvolvendo atividades e serviços voluntários na Assistência Social Adventista – ASA, entidade anexa a Igreja Adventista de Tubarão, onde desenvolve campanhas de arrecadação de agasalhos, alimentos e remédios para doação. Em um futuro próximo Léa pretende encerrar as suas atividades na empresa, para dedicar-se ao ramo da psicologia, a qual concluirá brevemente a sua graduação, tendo como objetivo dar continuidade aos atendimentos na área da psicologia as pessoas necessitadas e carentes do município.   

Através do Decreto Legislativo número 17/2017, de autoria do Vereador LUIZ GONZAGA DOS REIS, recebeu o TÍTULO DE CIDADÃO TUBARONENSE o Sr. LUCIANO FERMINO KERN. Possui graduação de Bacharel em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina, advogado atuante, integra a Ordem dos Advogados do Brasil subseção de Tubarão desde o ano de 2011. Pós-graduado pelo Instituto Damásio no ano de 2012. Do ano de 2005 a 2009 atuou como voluntário em projetos sociais junto a comunidade de Monte Castelo. Do ano de 2009 até o momento atua como voluntário em projetos sociais desenvolvidos pela Associação Desportiva de Futsal Tubaronense ajudando a tirar crianças e adolescentes de áreas de risco aliado a isso desenvolvendo o esporte em nosso município. 

Através do Decreto Legislativo número 6/2017, de autoria do Vereador DORLI FERNANDES RUFINO, recebeu o TÍTULO DE CIDADÃO TUBARONENSE o Sr. LUIZ FERNANDO DOS SANTOS. Mais conhecido como o “Fernando da Padaria”, nasceu no Rio de Janeiro esteve pela primeira vez Tubarão em 1989, quando veio conhecer a família da sua atual esposa. Foi quando se encantou com a cidade e logo despertou um interesse em se mudar Para cá. Isto só foi possível em 1997 em quando recebeu a proposta de ser sócio com seu concunhado em uma padaria. Gostou muito do ramo, e hoje cada um possui seu próprio estabelecimento, sendo o seu localizado no bairro Guarda Margem Esquerda. Fernando reside no bairro Bom Pastor. Segundo Fernando, o que lhe fortaleceu em ser um empreendedor foi sua força de inspiração e transpiração, pois para ele essa é a única forma de um negócio dar certo, e garante que o povo tubaronense é muito hospitaleiro e acolhem sempre muito bem aos que vem empreender aqui.

Através do Decreto Legislativo número 7/2017, de autoria do Vereador JAIRO DOS PASSOS CASCAES, recebeu o TÍTULO DE CIDADÃO TUBARONENSE o Sr.  MARCOS FLÁVIO GHIZZONI JÚNIOR. Nascido aos seis dias de novembro de 1972, na cidade de Florianópolis, atualmente com 44 anos de idade, solteiro, filho de Marcos Flavio Ghizoni e de Maria José Salomon Ghizoni. Concluiu o curso de Bacharel em Ciências da Computação no ano de 1999. Ingressou no curso de Direito na Unisul, campus Palhoça, concluindo em 2003. Ao ingressar na carreira de Delegado de Polícia, exerceu funções na Delegacia de Polícia da Comarca de Palhoça. No ano de 2007, retorna a cidade de Tubarão para comandar o setor de investigações da Central de Plantão de Tubarão, exercendo funções de Coordenador da Central de Plantão Policial. Planejou e instalou a atual Divisão de Investigação Criminal de Tubarão. Em 2012 recebe a missão, do atual Secretário de Segurança Pública, Dr. César Grubba, para assumir a Direção da Academia da Polícia Civil - ACADEPDL, localizada em Florianópolis, permanecendo em tal função até o ano de 2015. A vanguarda de pensamentos e propostas de novas tecnologias na segurança pública vem despertando atenção de outros Estados da Federação, inclusive em nível internacional, figurando como o primeiro catarinense a ser convidado e a frequentar, no ano de 2016, Programa de Desenvolvimento de Liderança para Aplicadores da Lei na Academia Internacional para Cumprimento da Lei - ILEA de propriedade do Governo dos Estados Unidos da América, que fica, estrategicamente, localizada na capital de EI Salvador, na América Central, pais com maior índice de criminalidade no mundo.

Através do Decreto Legislativo número 11/2017, de autoria do Vereador DOUGLAS MARTINS ANTUNES, recebeu o TÍTULO DE CIDADÃO TUBARONENSE o Sr.  MAURO MARIANI. Empresário, Deputado Federal e Presidente Estadual do PMDB. Mauro Mariani aos 19 anos deu início a sua vida empresarial no setor noveleiro. Formado em Gestão Pública, em 1995 filiou-se ao PMDB. Em 1996 foi eleito Prefeito de Rio Negrinho e reeleito quatro anos mais tarde. No ano de 2002 se elegeu Deputado Estadual. Em 2005 teve a oportunidade de ser Secretário de Estado de Infraestrutura. Coube a ele, atender o pedido do então governador Luiz Henrique da Silveira, que era inadmissível um município não ter acesso asfáltico. Hoje Santa Catarina é o único Estado da Federação que tem 100% dos 295 municípios com ligação asfáltica no Brasil. Em 2006 foi eleito Deputado Federal. Em 15 de abril de 2009, recebeu o título de Cidadão Catarinense, concedido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina em sessão solene prestigiada por inúmeras autoridades e lideranças políticas, empresariais e comunitárias do estado. Foi reeleito Deputado Federal em 2010 e em 2014, sendo que nas três vezes foi o mais votado do PMDB, nesta última com impressionante 195.942 votos dos catarinenses. Em 2016 foi eleito Presidente Estadual do PMDB. Na presidência do PMDB/SC, ele tem trabalhado pela modernização do partido, focado na reconexão com a sociedade, pois entende que é preciso ouvir a população para atender seus anseios, também atuando na valorização da militância.

Através do Decreto Legislativo número 13/2017, de autoria do Vereador PAULO HENRIQUE LÚCIO, recebeu o TÍTULO DE CIDADÃO TUBARONENSE o Sr. PAULO PAIM. Nascido em 15 de março de 1950 em Caxias do Sul (RS), filho da dona de casa Itália Ventura da Silva Paim e do metalúrgico Ignácio Alves Paim, em Caxias do Sul, RS, iniciou a vida de lutas por direitos participando de movimentos estudantis em sua juventude. Profissionalizou-se como ferramenteiro e matrizeiro, e começou a trabalhar no segmento metalúrgico, chegando a presidir o Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas, onde residia e trabalhava na ocasião. Na incessante defesa da classe trabalhadora, foi um dos fundadores da Central Única dos Trabalhadores – CUT em 1983. Em 1985 filiou-se ao Partido dos Trabalhadores, e em 1986 eleito Deputado Federal, recebendo reconhecimento público na construção da Constituição Cidadã, em especial sobre Ordem Social. Em 1989 foi à África do Sul interceder contra o Apartheid e pedir a libertação do então preso Nelson Mandela. Foi reeleito Deputado Federal por outras três vezes (1990, 1994 e 1998), destacando-se nas causas trabalhistas, pensionistas, idosos, pessoas com deficiência, mulheres, negros, jovens, discriminados e oprimidos. Foi autor da Lei em 1993 que garantia aos trabalhadores e aposentados o reajuste real de salários e benefícios. Em 2002 foi eleito Senador, e no ano seguinte foi sancionado o Estatuto do Idoso, projeto de sua autoria. Em 2010, outro importante projeto de sua autoria foi sancionado: o Estatuto da Igualdade Racial. No mesmo ano, foi reeleito Senador com mais de 3 milhões de votos. Em 2015 conseguiu a sanção do Estatuto da Pessoa com Deficiência, outro projeto de sua autoria que busca garantir direitos. Para o MOCNETU – Movimento Cultural de Conscientização Negra Tubaronense, o Senador Paulo Paim representa muito bem o movimento e suas bandeiras, que visa pontuar o compromisso e a responsabilidade de por em prática o desafio de reivindicar Políticas Públicas, contra a discriminação Étnico-Racial, a de gênero, a xenofobia, e todas as formas de discriminações correlatas; através de Ações Afirmativas, e o Senador vai ainda mais longe: além de preocupar-se com a questão étnico-racial, também se preocupa com os aposentados, com os desempregados, com os idosos, e com todos os menos favorecidos.

Através do Decreto Legislativo número 19/2017, de autoria do Vereador FELIPPE LUIZ COLLAÇO, recebeu o TÍTULO DE HONRA AO MÉRITO o Sr. ROBERTO MICHELS. Formado em ciências da computação (FURB), natural de Tubarão, casado, 2 filhos. Residiu em Braço do Norte quando fundou a Pódium informática, atualmente a Trier Sistemas. Inicialmente desenvolvia sistemas para diversas áreas como contabilidade, folha de pagamento, financeiro, etc. A partir de 1996 passou a se especializar no segmento de farmácias, onde atualmente é a maior empresa do segmento no Brasil, com mais de 10% do mercado, empregando aproximadamente 270 funcionários e mais de 70 representantes espalhados pelo pais, constituindo o Grupo Trier que compreende as empresas Logtec especializada em sistema para varejo, Convcard especializada em gestão de cartões, e HER, administradora de imóveis, com a matriz em Tubarão."

Através do Decreto Legislativo número 15/2017, de autoria do Vereador MAURÍCIO DA SILVA, recebeu o TÍTULO DE HONRA AO MÉRITO o Sr. SILVIO ROBERTO LISBOA. Nasceu em 14 de março de 1974, em Florianópolis/SC, filho de Daura Filomena Lisboa e José João Lisboa e possui cinco irmãos. Aos dois anos de idade passou a residir na Palhoça, onde concluiu o ensino fundamental no maior colégio público da cidade. Em 1988, ingressou na Escola Técnica Federal de Santa Catarina, se formando em técnico em mecânica, em 1991, mesmo ano em que passou no concurso público para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar de Santa Catarina, estando com apenas 17 anos de idade. Em dezembro de 1995 formou-se Oficial da Polícia Militar catarinense, sagrando-se o primeiro colocado do curso, vindo a escolher a cidade de Tubarão para iniciar sua carreira no 5º Batalhão de Polícia Militar. Desde então, o agora Tenente Coronel Lisboa, passou a se integrar e a fazer parte da nossa cidade azul, constituindo aqui sua família ao casar-se com a tubaronense a Senhora Daniela Claudino Lisboa com a qual tem duas filhas Maria Luíza e Natália. Em 2002 concluiu o curso de Direito na UNISUL, instituição na qual se formou em três Pós-Graduações e que desde 2005 ministra aula de Direito Penal e Criminologia. Já na Polícia Militar se destacou como instrutor e coordenador do Programa educacional de resistência às Drogas e à Violência – PROERD, que desde 1999 já formou mais de 35 mil alunos em Tubarão. Em março deste ano, aos 25 anos de carreira policial militar, o Tenente Coronel Lisboa assumiu o comando do 5º Batalhão de Polícia Militar e vem demonstrando muita habilidade no comandamento de seus policiais, bem como um excelente relacionamento com os poderes públicos, iniciativa privada, imprensa e sociedade civil como todo. 

Através do Decreto Legislativo número 10/2017, de autoria do Vereador GELSON JOSÉ BENTO, recebeu o TÍTULO DE CIDADÃO TUBARONENSE o Sr. VILMAR RODRIGUES. Agente da Policia Civil, lotado na Secretaria de Segurança Pública, do Estado de Santa Catarina, com exercício de suas funções na comarca de Tubarão, natural de Porto União - SC, filho de João Rodrigues de Miranda e Tereza Ferreira de Miranda, casada com Maristela de Bona Rodrigues tem dois filhos, Silas de Bona Rodrigues e João Mario Rodrigues. Começou a exercer suas funções na Comarca de tubarão no final do ano 1978, especificamente na Delegacia da comarca de Tubarão, onde atuou até o ano de 1984. Após foi designado para atuar na Delegacia Regional de polícia, onde permaneceu até o ano de 1987. No final desse período, foi prestar seus serviços no Primeiro Distrito Policial, atuando no setor de Plantão e no setor de investigação. No ano de 2003, foi convidado a participar da Equipe da DIC - Divisão de Investigação criminal de tubarão. Em 2008, assumiu o setor de jogos e diversões na DRP. Em Agosto do ano de 2014, o Policial Vilmar solicitou sua aposentadoria, após 36 anos de serviços prestado a população Tubaronense na Área da Segurança Pública. Vale ressaltar que o Agente Policial Vilmar Rodrigues é atualmente o Policial com maior tempo de atuação da Policia Civil da Comarca de Tubarão.

Através do Decreto Legislativo número 5/2017, de autoria do Vereador EVALDO GONÇALVES DE CAMPOS, recebeu o TÍTULO DE CIDADÃ TUBARONENSE a Sra. VIVIAN GARCIA SELIG. Nascida na cidade de Porto Alegre (RS), formada em direito, especialista em Ciências criminais, atualmente com 35 anos, casada, mãe de um casal de Filhos.  Ingressou na carreira de Delegada de Polícia no concurso publico desde 2005. Após cinco meses de formação na ACADEPOL, foi lotada na maior cidade do estado, em Joinville, onde trabalhou na DPCAMI (Delegacia de proteção à criança, adolescente, mulher e idoso) e também no antigo DPSUL, delegacia esta que tinha atribuições na metade sul daquele município. No ano de 2009 veio promovida por merecimento a Região de Tubarão, com relevantes serviços na DPCAMI de nossa cidade. Coordenou também à CPP de Tubarão e atuou por alguns meses como Delegada de Polícia de Jaguaruna. Atualmente é Delegada de Polícia de entrância Final, tendo assumindo a 5ª Delegacia Regional de Polícia da cidade de Tubarão no dia 01 de fevereiro de 2017. Recebendo a missão de integralizar a Policia Civil com demais órgãos e entidades da nossa cidade, na busca de parcerias e maior qualidade no atendimento ao público, o incremento da capacidade investigação, com ênfase aos crimes patrimoniais e ás organizações criminosas.

Através do Decreto Legislativo número 12/2017, de autoria do Vereador GILMAR NEGRO MACHADO, impossibilitado de comparecer nesta data, receberá na Sessão Ordinária do dia 29 de maio, segunda-feira, o TÍTULO DE CIDADÃO TUBARONENSE o Sr. LUIZ HENRIQUE MARTINS RIBEIRO. Natural de Florianópolis, casado com Andresa Darosci Silva Ribeiro e pai de Gabriel Darosci Ribeiro. Advogado, especialista em Direito Trabalhista, Público e Esportivo. Foi Coordenar de Projetos Especiais da Secretaria de Estado de Planejamento do Estado de Santa Catarina. Foi Assessor Jurídico da Secretaria de Administração de Florianópolis. Foi Professor na Unisul. Prestou assessoria jurídica a vários clubes do sul do Brasil. Em 2015 assumiu a presidência do Clube Atlético Tubarão SPE, empresa parceira que administra o departamento de futebol do Atlético Tubarão. Em 2016 assumiu a presidência da Associação dos Clubes de Futebol de Santa Catarina. Na frente do futebol de nossa cidade, conquistou duas grandes conquistas. A primeira, em 2016, após oito anos, conquistou o acesso a elite do futebol catarinense. A segunda, já em 2017, conseguiu a permanência na elite com uma campanha que nos encheu de orgulho e conquistou umas das vagas catarinense no Campeonato Brasileiro da Série D.