28/04/2017 Vereadores realizaram Sessão Solene lembrando os 140 anos da Imigração Italiana no Sul de Santa Catarina

Vereadores realizaram Sessão Solene lembrando os 140 anos  da Imigração Italiana no Sul de Santa Catarina

Os Vereadores realizaram nesta quinta-feira, 27/04, a segunda Sessão Solene de 2017, desta feita em homenagem aos 140 anos de Imigração Italiana no Sul de Santa Catarina. A solenidade atende ao REQUERIMENTO Nº 119/2017, apresentado pelo Vereador Lucas de Souza Esmeraldino em conjunto com o Vereador Carlos Alexandre das Neves, aprovado por todos os Vereadores desta Legislatura.

Sob a Presidência do Vereador Felippe Luiz Collaço acompanhado dos Vereadores Lucas de Souza Esmeraldino e Carlos Alexandre das Neves, autor e coautor do requerimento aprovado para realização desta Sessão receberam na Mesa o Prefeito Municipal Joares Carlos Ponticelli, Presidente da AMUREL, representando também a AMESC e a AMREC e a Deputada Renata Bueno, do Parlamento Italiano.

Na abertura da Sessão Solene os presentes puderam acompanhar a execução doo Hino Nacional Brasileiro e Hino Nacional Italiano, pelo Grupo Ricordi D’Itália, que muito nos honra com sua presença.

Os Vereadores concederam o uso da palavra a Sra. Fabíola Cechinel, Presidente do COMVESC, pelo tempo de até 40 minutos, com objetivo de recontar a história dos 140 anos de imigração italiana na região sul de Santa Catarina.

Foi apresentado um vídeo recontando e mostrando os caminhos dos Imigrantes até sua chegada à Colônia de Azambuja, hoje pertencente ao Município de Pedras Grandes.

Foram homenageados com “Menções Honrosas” do Legislativo Tubaronense: Joares Ponticelli - Prefeito de Tubarão e Presidente da AMUREL; Aroldo Frigo Junior – Agente Consular por Nova Veneza e Região; Renata Bueno – Deputada Italiana; Suor Myriam Castelli – Apresentadora da TV RAI – Programa Cristianità; Ivo Stapazzol – Ex-vereador; Dr. José Warmuth – Médico, Escritor e Presidente do Museu Ferroviário de Tubarão; Eusébio Pasini Tonetto – Extensionista da EPAGRI; Desidério Peron – Diretor da Revista Insieme; Ruy Luiz Machado – Engenheiro Eletricista; Roger Gnecco – Empreendedor de Marketing; o Grupo Coral Ricordi d´Itália; Geraldo Correa - Maestro do Coral Municipal de Tubarão; Maria Antonieta Perito Margot – Grupo de dança folclórica do Sertão dos Correeas; Radio Tubá – Programa Italiano “Tutti Buona Gente”; Maria da Gloria Bardini – Extensionista Social da EPAGRI e o Padre Nivaldo Ceron, Pároco de Treze de Maio.

Antes do encerramento foi interpretado por Silvana Souza e Andre Luiz Simoni, uma cena e o diálogo acontecidos quando da chegada do casal de imigrantes Carlo Zanella e Clementina Perdoná vindos de Árcole, arredores de Verona, no Vêneto exatamente há 140 anos passados. O dialogo aconteceu quando se depararam com a gleba de terreno a eles destinada em Azambuja.