16/08/2016 Informativo da 3ª Sessão Solene de 2016 em homenagem aos 50 anos da CDL de Tubarão

Informativo da 3ª Sessão Solene de 2016 em homenagem aos 50 anos da CDL de Tubarão

Os 50 anos da CDL de Tubarão são reverenciados em Sessão Solene Legislativa.

 

Os Vereadores estiveram reunidos no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, nesta segunda-feira, 15 de agosto, realizando a 3ª Sessão Solene  de 2016, em homenagem aos 50 anos de atividades da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL de Tubarão. Na oportunidade, por iniciativa do Vereador Felipe Felisbino, em conjunto com os demais Vereadores da atual Legislatura, foi concedida uma Menção Honrosa à entidade homenageada. Segundo histórico encaminhado pela entidade, a iniciativa de criar o Clube de Diretores Lojistas de Tubarão empolgou um grupo de lojistas que logo trataram de promover uma reunião para estabelecer as normas da entidade. No dia 25 de julho foi marcada a primeira reunião na Churrascaria Bambu, com a presença do advogado Mauro Régis.

É então criada a comissão provisória do Clube de Diretores Lojistas de Tubarão que no dia 8 de agosto de 1966 reúne-se no Clube 29 de Junho. A diretoria era composta por Felippe Fernandes Machado, José Orlando May, Lindomar Cardoso Tournier, Heleno Calegari, Elias Bongiolo, Evair Meneghel, Carlos Roberto Zumblick, Edgar Caporal, Osvaldo Bittencourt e Walter Brodbeck, representando, respectivamente, as firmas: Machado Neves e Cia, Paulo Jacob May e Filhos, L.C. Tournier, Elias Calegari e Filhos, Irmãos Bongiolo, Silvestre e Meneghel, Willy A. Zumblick e Filhos, Caporal e Cia. Ltda, José Fretta e Cia., Luiz Sampaio Corrêa e Cia Ltda e Indústria e Comércio Brodbeck S/A, que foram os fundadores do Clube de Diretores Lojistas de Tubarão. Foi então realizada a primeira eleição da diretoria definitiva. Em votação secreta, foram eleitos Sérgio Fretta, presidente; Felippe Fernandes Machado, vice; Genovêncio Manoel Bittencourt, diretor-secretário; Pedro Honorato Serafim, diretor-tesoureiro; José Orlando May, diretor social e Lindomar Cardoso Tournier, Relações Públicas, os dois últimos nomeados pelo presidente. Também presente, representando o Serviço de Proteção ao Crédito, Bartolomeu Menezes. Eleito presidente, Sérgio Fretta estabelece como seu primeiro ato, o valor da mensalidade para as empresas associadas, fixado em Cr$ 5.000,00 (cinco mil cruzeiros). Encerrando a reunião, é marcada a posse festiva para o dia 27 de agosto, que teve a presença de representantes do Clube de Diretores Lojistas de Florianópolis. A data festiva depois foi transferida para o dia 4 de setembro no Cube 29 de Junho, para conciliar agenda os participantes. Na abertura do evento, o representante da CDL de Florianópolis, Mário Rocha Meyer, Diretor Distrital, saudando a iniciativa de criação da entidade em Tubarão, ressalta a finalidade e benefícios que a CDL irá proporcionar aos lojistas, como forma de tornar os empresários mais fortes. Uma cópia do estatuto da CDL Tubarão foi encaminhada ao Clube de Lojistas do Brasil para seu devido registro. O presidente Sérgio Fretta, na posse festiva, nomeia a Comissão de Sindicância, compostas por José Orlando May, Osvaldo Bittencourt e Elias Bongiolo

No dia 20 de setembro acontece a primeira reunião de diretoria que é aberta com a leitura do balancete dos meses de agosto e setembro. Um dos pontos de destaque são as correspondências recebidas da prefeitura solicitando indicações para o Plano de Investimentos para Tubarão. É sugerido a abertura da Avenida Marcolino Martins Cabral e construção de uma ponte ao lado da já existente da Estrada de Ferro, na travessia para Capivari. Também é indicado a criação de redes de esgotos. Luciano de Menezes, falou aos Vereadores sobre a história da CDL de Tubarão ao longo dos seus 50 anos de atividades.

Além da concessão desta "Menção Honrosa", os Vereadores também concederam "Certificados de Participação", aos Ex-Presidentes da CDL ou seus representantes, presentes nesta Sessão.

 

TRABALHOS INDIVIDUAIS E/OU COLETIVOS APRESENTADOS

 

Nesta Sessão os vereadores não apresentaram trabalhos individuais ou coletivos.