30/06/2016 Informativo da 39ª Sessão Legislativa Ordinária de 2016 - 6ª Sessão do Projeto Câmara na Escola realizada no Noé Abati

Informativo da 39ª Sessão Legislativa Ordinária de 2016 - 6ª Sessão do Projeto Câmara na Escola realizada no Noé Abati

Nesta quinta-feira, 30 de junho, conforme o disposto no § 3° do art. 3° da Resolução nº 009/2016, que institui as Sessões Ordinárias do projeto “Câmara na Escola", os Vereadores realizaram, no horário das 9 horas, a 39ª Sessão Legislativa Ordinária e a 6ª do Projeto "Câmara na Escola".

Os Vereadores foram recebidos nas dependências da Escola de Ensino Fundamental Professor Noé Abati, localizada na Rua Andrino Sales Borges, 538,  São Clemente, em nosso município.

No espaço destinado à Ordem do Dia, foi deliberado o PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 082/2016, (044/2016 na origem), de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito especial por conta de anulação de dotação orçamentária totalizando o valor de R$ 24.801,60 (Vinte e quatro mil oitocentos e um reais e sessenta centavos). Este projeto em sua segunda votação foi aprovado por unanimidade.

 

RESUMO DOS TRABALHOS APRESENTADOS EM PLENÁRIO

Apresentaram oito requerimentos, uma indicação, um Projeto de Lei, e três Moções.

 

MESA DIRETORA

Conduziu os debates e deliberações nesta sessão, não apresentando nenhum trabalho de forma coletiva.

 

VEREADOR CAIO CESAR TOKARSKI (PSD)

O Vereador não pode comparecer na presente Sessão, por estar representando a Câmara de Vereadores em outro evento na cidade de Tubarão, no mesmo horário. As justificativas foram registradas pelo Secretário da Mesa Diretora.

E-Mail: caio.tokarski@camaratubarao.sc.gov.br   -  Fone Gabinete: (48) 3621.0907

 

VEREADOR CLODOALDO DE MEDEIROS (PT)

Em conjunto com os demais Vereadores da atual Legislatura, encaminhou "Moção de Cumprimentos", à Direção, Professores, Funcionários e Alunos da Escola de Ensino Fundamental Professor Noé Abati. Externou  que os cumprimentos se justificam pelo belo trabalho executado nesta instituição de ensino, onde se forma o futuro cidadão de nossa cidade.

E-Mail: clodoaldo.medeiros@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0913

 

VEREADOR EDSON JOSÉ FIRMINO (PMDB)

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti, que informe  se há projeto para pavimentação e drenagem do valo existente na Rua Teodoto Tonon, trecho final, entre as ruas Manoel Antunes Corrêa e Aldo Hulse. Justificou que a referida via serve de escoamento do trânsito da avenida Pedro Zapelini e o problema de drenagem é uma reivindicação antiga de todos que se utilizam da rua.

E-Mail: edson.firmino@camaratubarao.sc.gov.br  -  Fone Gabinete: (48) 3621.0902

 

VEREADOR EVANDRO SOUZA DE ALMEIDA (PMDB)

Encaminhou cumprimentos ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti, pelas melhorias que estão sendo realizadas na Rua Padre Geraldo Spetmann que viabilizará um acesso de qualidade à altura da cidade de Tubarão. No entanto, solicitou que as faixas da ciclovia sejam pintadas na cor vermelha conforme determina o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito do CONTRAN de 2007, que adota o vermelho como padrão para demarcar ciclovias e ciclo faixas. Reitero que a cor vermelha nas ciclovias é um padrão internacional para chamar atenção dos motoristas e proteger a integridade física dos ciclistas. Por fim. solicitou que seja intensificada a fiscalização e notificação dos proprietários de terrenos situados na citada via para que estes realizem a confecção de seus respectivos passeios públicos, conforme preceitua a Código de Postura deste Município.

E-Mail: evandro.almeida@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0903

 

VEREADOR ERALDO PEREIRA DA SILVA (PPS)

Em conjunto com os demais Vereadores da atual Legislatura, encaminhou aos familiares, “Moção de Condolências”, pelo falecimento da Sra. Santina Felisberto da Silva, aos 65 anos, ocorrido no dia 14 deste mês, entristecendo a todos que conviviam com ela. Informou que, Santina Felisberto da Silva era conhecida como a Tina do Pedro, apelido que levava o nome do esposo, senhor Pedro da Silva, que viveram juntos durante 48 anos. Juntos tiveram três filhos, Antônio Marcos Felisberto da Silva, Acrísio Felisberto da Silva, e Dirlene Felisberto da Silva, filhos que deram oito netos e um bisneto. Tina era uma mulher de bom coração, com um espírito de voluntariado. Atuou como voluntária do Apostolado da Oração da Capela de Santa Luzia, no bairro Km 60, capela qual fazia o serviço de limpeza e também foi voluntária no setor de costura no Hospital Nossa Senhora da Conceição. Aproveitou para desejar que Deus conforte sua família nesse momento de dor, e tenham a certeza que a querida Tina continuará viva nos corações daqueles que ela conquistou e tanto amou nesta vida. Seus gestos e atitudes serão eternamente lembrados por seus familiares e amigos.

E-Mail: eraldo.pereira@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0916

 

VEREADOR FELIPE FELISBINO (PSD)

Por motivos de saúde na família, o Vereador não pode comparecer na presente Sessão. As justificativas foram registradas pelo Secretário da Mesa Diretora.

E-Mail: felipe.felisbino@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0905

 

VEREADOR GELSON JOSÉ BENTO (PP)

Em conjunto com os Vereadores Luiz Gonzaga dos Reis e Júlio César Ângelo Rodrigues, da bancada do PP, solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti, que seja realizado um estudo para que se efetue a substituição do semáforo localizado na cabeceira da Ponte do Andrino por outro semáforo de quatro tempos, a exemplo daqueles que foram instalados no centro da cidade para melhor disciplinar o transito no local. Aproveitou para requerer também a repintura das faixas de pedestres e das lombadas existentes na referida ponte. 

E-Mail: gelson.bento@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0923

 

VEREADOR GILSON PAES VIEIRA (PSDB)

Considerando que na sessão ordinária realizada no dia 09 de junho do corrente ano, solicitou a visita de Ivanir Vitorassi, Presidente da COORCEL, Thiago Nunes Goulart, Presidente em Exercício da CERGAL e Giocondo Tasso, Gerente Regional da CELESC, solicitou ao Vereador Edson José Firmino, Presidente da Câmara,  Municipal de Tubarão que encaminhe convite formal aos referenciados. Informou que o objetivo da visita é explanar sobre os repasses de cada uma para a COSIP.

E-Mail: gilson.vieira@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0922

 

VEREADOR JAIRO DOS PASSOS CASCAES (PSD)

Em conjunto com os demais Vereadores da atual Legislatura, encaminhou ao Professor José Thiesen, Diretor da Escola de Educação Básica Martinho Alves dos Santos, "Moção de Cumprimentos”, extensiva à todos os profissionais, estudantes e voluntários daquele educandário, pela realização da tradicional Festa Junina realizada no último dia 11 de junho, sábado. Ressaltou que o evento reuniu centenas de pessoas de toda a região, maravilhou a todos os presentes pela gastronomia típica e apresentações de dança e música folclórica. Salientou que a opinião dentre os que participaram do festejo foi unânime em relação à grandiosidade e organização da mesma.

E-Mail: jairo.cascaes@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0913

 

VEREADOR JOÃO GONÇALVES FERNANDES (PSDB)

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti, que no prazo legal, informe se há projeto para pavimentação da Rua Andrino Salles Borges. Se existir, informar o prazo para realização desta obra. Solicitou ainda que determine a execução de patrolamento e lastreamento com areão da referida via pública, visto a mesma estar praticamente intrafegável. Justificou tratar-se de uma reivindicação antiga dos moradores.

E.Mail: joao.fernandes@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0905

 

VEREADOR JOEL GERALDINO DE ALMEIDA (PSC)

Apresentou Projeto de Lei que estabelece normas gerais sobre segurança escolar no município de Tubarão e dá outras providências.

E-Mail: joel.almeida@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0919

 

VEREADOR JÚLIO CESAR ÂNGELO RODRIGUES (PP)

Em conjunto com os Vereadores Gelson José Bento e Luiz Gonzaga dos Reis, da bancada do Partido Progressista, solicitou ao Sr. João Olávio Falchetti, Prefeito Municipal, para que determine estudo no sentido de efetuar as definições da Rua Andrino Sales Borges, trecho específico entre o Mercado Machado e a Igreja de São Braz, no bairro Andrino. Justificou que  grande parte desta via não possui uma demarcação com meio fio, nem calçadas para pedestres, fazendo com as pessoas caminhem pelas  laterais da rua, dividindo o espaço com os veículos. Ressaltou que este fato é mais perigoso nos horários de entrada e saída dos alunos da Escola de Ensino Fundamental Noé Abati. Enfatizou que vários alunos também utilizam bicicletas arriscando suas vidas por não terem a segurança de uma calçada para poderem trafegar tranquilamente. Solicitou que responda de forma oficial qual a possibilidade de realizar o estudo solicitado.

E-Mail: julio.rodrigues@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0923

 

VEREADOR LUCAS DE SOUZA ESMERALDINO (PSDB)

O vereador não apresentou trabalhos individuais na presente Sessão. Participou dos trabalhos apresentados coletivamente, das discussões e deliberações ocorridas na 6ª Sessão do Projeto Câmara na Escola, realizada nas dependências da Escola de Ensino Fundamental Professor Noé Abati.

E-Mail: lucas.esmeraldino@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0901

 

VEREADOR LUIZ GONZAGA REIS (PP)

Em conjunto com os Vereadores Gelson José Bento e Julio Cesar Ângelo Rodrigues, da Bancada do PP, solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti, que informe quando será realizada a obra de pavimentação na Rua Andrino Sales Borges, bairro Andrino. Justificou que os moradores aguardam a execução desta obra, pois havia sido firmada uma parceria com os líderes da comunidade, juntamente com os representantes da Prefeitura Municipal, no sentido de utilizar o recurso do orçamento participativo de 2014, na realização desta obra. Lembrou que pelo fato do recurso do orçamento participativo ser limitado, posteriormente, foi acordado em reunião com estes Vereadores, Prefeito Municipal a comunidade e empresários locais, a ampliação do referido asfalto, para mais ou menos 400 metros de pavimentação. Informou que a previsão desta obra estava agendada para inicio de junho/2016. Com base nestes fatos, aguarda informações sobre a mesma.

E-Mail: zaga.reis@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0924

 

VEREADOR MATUSALEM DOS SANTOS (PT)

O vereador não apresentou trabalhos individuais na presente Sessão. Participou dos trabalhos apresentados coletivamente, das discussões e deliberações ocorridas na 6ª Sessão do Projeto Câmara na Escola, realizada nas dependências da Escola de Ensino Fundamental Professor Noé Abati.

E-Mail: matusa@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0921

 

VEREADOR PAULO HENRIQUE LÚCIO (PT)

Solicitou ao Sr. Flávio Martins, Secretário Municipal de Segurança e Patrimônio, que determine a execução de revitalização nas faixas de segurança para pedestres da Rua Marechal Deodoro, em frente ao local reservado aos carrinhos de cachorros quentes, e também em toda sua extensão. Justificou tratar-se de uma via com fluxo intenso de pedestres e a medida objetiva a segurança dos mesmos.

E.Mail: paulo.lucio@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0921

 

VEREADOR VANOR ROSA (PMDB)

Considerando a situação precária que se encontra a Rua Pedro Gomes de Carvalho, no trecho do Morro do Caeté, localizado no Bairro Oficinas, mais uma vez, solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti, que informe se existe projeto para a pavimentação da referia via. Justificou que a mesma apresenta enormes buracos e deformações, fato que vem resultando em constantes acidentes e danos materiais aos que por ela necessitam transitar. Solicitou ainda, de forma emergencial, que a via seja patrolada e lastreada com areão para minimizar os transtornos enfrentados pela comunidade.

E-Mail: vanor.rosa@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0910

 

Todos os trabalhos legislativos podem ser acompanhados pela internet através do Site da Câmara, ou no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, a partir das 19 horas.