24/05/2016 Vereadores realizaram Sessão Solene para outorga dos Títulos de Cidadão e Honra ao Mérito

Vereadores realizaram Sessão Solene para outorga dos Títulos de Cidadão e Honra ao Mérito

Os Vereadores realizaram nesta segunda-feira, 23 de maio, a sua Sessão Solene Anual para outorga dos e Títulos de Cidadão Tubaronense e Honra ao Mérito. Esta sessão com início as 19 horas foi realizada no Espaço Integrado de Artes da UNISUL ,  a conhecida "Bolha'.

Foram 9 homenagens de Honra ao mérito, 9 homenagens de Cidadão Honorário e uma Menção Honrosa.

Inicialmente foi feita a entrega de Menção Honrosa aos Cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda da Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul, por relevantes serviços prestados à comunidade. O Curso de Comunicação Social da Unisul em Tubarão, iniciou no ano de 1993, com o curso de Jornalismo, primeiramente e em 1997 deu início a primeira turma do Curso de Publicidade e Propaganda. Em 2017 comemoram os 25 anos do Curso de Jornalismo e 20 anos do Curso de Publicidade e Propaganda. Neste período, centenas de profissionais foram formados, transformando a região sul catarinense no exercício das duas profissões. Muitos destes jornalistas e publicitários empreenderam e qualificaram o mercado de trabalho, não só em Santa Catarina, como também em todo território nacional. Em quase 100% dos veículos de comunicação atuantes no estado, há um ex-aluno da Unisul trabalhando. Foram várias agências de propaganda criadas, destacando a importância da formação publicitária. Dentre os profissionais de destaque do Curso de Jornalismo, pontuamos: Edvaldo Dondóssola – na Globo São Paulo; Ricardo Dias – Editor chefe RBS Criciúma; Vivian Sipriano – Repórter de Esporte RBSTV; Marcos Madeira, Magda Martins e Aline Araújo – Editores na Unisul TV; Laura Peruchi – Editora de Blog sobre moda nos Estados Unidos; Kellen Rodrigues – Editora na Revista Caras. E outros que atuam em diversos veículos e empresas na área da comunicação. Dentre os destaques em Publicidade e Propaganda: Gustavo Bilésimo – Diretor de Criação em Porto Alegre; Alexandre Costa – Diretor da Berimbau Comunicação; Marcelo Costa e Phillipe Alexandrino – Sócios da UP Marcas; Germaa Oliveira e Arthur Corbetta Jung – Sócios da DUO Comunicação; Renata Costa – Diretora da R Costa; Aline Marcello – Gerente de Marketing na Damyller; Danielle Zabotti – Sócia na Matiz Comunicação de marca; Georgia Menegaz – Gerente de Marketing no Farol Shopping. E ainda outros que atuam em diversos veículos e empresas na área da comunicação

 

Através do Decreto Nº 1/2016 de autoria do Vereador Felipe Felisbino, foi concedido o Título de Honra ao Mérito ao Senhor Arary Cardoso Bittencourt.

HISTÓRICO DO HOMENAGEADO.

Arary Cardozo Bittencourt, natural de Tubarão, casado com Maria Dorothéia Barros Bittencourt, exerce a profissão de médico Pediatra há mais de 50 anos. Senhor Arary, é um apaixonado pela profissão. Leva uma vida aprofundada em estudos, tem um currículo invejável, com mais de 300 cursos. Modelo de profissional exemplar, por amar o faz, vai além, garante que a questão é mais sentimental que profissional. Na cidade de Tubarão, Arary também atendeu às crianças e suas famílias em consultório particular. Junto com alguns outros colegas de profissão, constituiu uma Clínica de Pediatria que serviu de experiência para a abertura de uma clínica maior, a Pró Vida, referência no ramo de saúde no sul do Brasil. Arary poderia ter fixado suas raízes profissionais nos grandes centros da época Curitiba, ou Florianópolis, onde havia sintonia com a comunidade pelos vínculos acadêmicos, que firmara em quanto estudante, mas preferiu retornar a Tubarão, pela fidelidade a sua terra natal.

 

Através doDecreto Nº 2/2016 de autoria do Vereador Vanor Rosa, foi concedido  o Título de Honra ao Mérito ao Senhor Clóvis Tonon

HISTÓRICO DO HOMENAGEADO.

Clóvis Tonon, filho de José Tonon (in memoriam) e Maria Izidoro Tonon (in memoriam), nascido em 10 de fevereiro de 1950 na cidade de Tubarão, casado com Janete Ávila Tonon, tendo 4 filhos e uma neta. Estudou no Grupo Tereza de Brito (1958-1962), colégio interno em São Ludgero e Rio Fortuna e com formação técnica em contabilidade na Cidade Juliana no Colégio Comercial Lagunense. Atua como Despachante de trânsito desde 1968, quando iniciou sua jornada de labor na empresa DIVEMA (1968-1973), seu 1º emprego. Em 1974, mais precisamente no dia 11 de fevereiro, finalmente iniciou seu próprio escritório na Rua Cel Martins Cabral, nas imediações da Ciretran da época, tendo no ano seguinte seu registro incluso no Detran de Santa Catarina sob o nº 123. Na atualidade, encontra-se estabelecido na Rua Roberto Zumblick, 213, próximo a atual delegacia regional. Como o próprio costuma dizer: “no Despachante Tonon não faço apenas documentação. Aqui já reatamos casamentos, conseguimos empregos, encontramos pessoas, pois em todos estes anos não fizemos apenas clientes, fizemos amigos”.  Desta feita, neste ato, é merecedor da presente homenagem de honra ao mérito pelos serviços prestados e principalmente pelo exemplo de cidadão Tubaronense que é, pois aqui nasceu e aqui prosperou.

 

Através doDecreto Nº 9/2016   de autoria do  Vereador Clodoaldo de Medeiros, foi concedido o Título de Honra ao Mérito ao Senhor João Olávio Falchetti.

HISTÓRICO DO HOMENAGEADO.

João Olavio Falchetti é natural de Tubarão, filho de Delírio Falchetti e Aurora Dal Bó Falchetti. É casado com Jane Dal Bó Falchetti, com quem teve seis filhos (Rodrigo, Thiago, Juliana, Isabela, Arthur e André). Escolheu como profissão a Engenharia Civil, dando continuidade à tradição de uma família de construtores. Seu avô, Lourenzo, e seu pai, Delírio, também trabalhavam na área de construção. Desde criança auxiliou o pai, iniciando sua carreira profissional aos nove anos de idade fazendo cobranças para a empresa da família. Experiente administrador das empresas do grupo Falchetti, é ainda perito avaliador e presta serviços há mais de 30 anos para a Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Foi Presidente do Hercílio Luz Futebol Clube e Presidente do Conselho Deliberativo do Tubarão Futebol Clube. Com sua grande companheira de vida, Jane, idealizou e foi fundador da Fundação Educacional Joana de Angelis, uma ideia desafiadora que tornou-se realidade após muito trabalho e participação de amigos e da sociedade tubaronense. Foi também Presidente do Conselho Comunitário do bairro Revoredo. Além de ser o Prefeito Municipal, atualmente é presidente do Conselho Curador da Unisul, Presidente do Consórcio Catarina, Presidente do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública de Tubarão e Vice-Presidente da Associação de Municípios da Região de Laguna – Amurel. Para Olávio a vida é uma grande oportunidade para ser feliz.

 

Através do  Decreto Nº 10/2016 de autoria do Vereador Luiz Gonzaga dos Reis, foi concedido o Título de Honra ao Mérito ao Senhor Heitor Wensing Júnior.

HISTÓRICO DO HOMENAGEADO.

Heitor Wensing Júnior, possui graduação de Bacharel em Direito, Pós Graduação e Mestrado pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Exerceu a advocacia por mais de 20 anos. Em 1995 foi Professor do Curso de Direito da UNIVALI. De 1995 – 2013 Foi Professor de Direito de Família, Direito Processual Civil, Prática Forense e no Núcleo de Prática Jurídica do Curso de Direito. De 1998 - 2000 foi Membro da Comissão de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Tubarão. De  2001 - 2003 foi Tesoureiro da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Tubarão – SC. De 2001 – 2009 foi eleito Coordenador Geral do Curso de Direito da Unisul. De 2004 - 2009  foi Secretário do IV Tribunal de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Santa Catarina. De 2008 - 2010 foi Juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. De 2009 – 2013 – Foi nomeado Assessor Jurídico da UNISUL. Em 2013 e 2014 participou do Curso de Aperfeiçoamento em Gestão e Liderança Universitária, realizado pela Organização Universitária Interamericana, OUI, Canadá. Em 2013 – foi nomeado Diretor para o período de 2014 - 2016 do Campus Universitário de Tubarão e das Unidades Universitárias de Braço do Norte, Imbituba, Içara e Araranguá, da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL, função que ocupa atualmente.

 

Através doDecreto Nº 12/2016 de autoria do Vereador Júlio Cesar Ângelo Rodrigues, que concede o Título de Honra ao Mérito ao Senhor Antônio Júlio de Oliveira.

HISTÓRICO DO HOMENAGEADO.

Antonio Julio de Oliveira, 63 anos de idade, Filho de Júlio Salvato de oliveira e Maria Conceição de oliveira, nasceu em Tubarão em 07 de julho do ano de 1952, Iniciou suas atividades profissionais em 1971 através de concurso público no Lavador de Capivari - Antiga CSN - companhia Siderúrgica Nacional, até 1973. Ex diretor do Ases-Associação dos funcionários da Eletrosul e Tractebel Coordenador geral do núcleo Amurel da AAPE-Associação dos aposentados e pensionistas da Eletrosul. Membro como delegado do orçamento participativo da prefeitura municipal de Tubarão pelo Bairro Oficinas -comunidade São Tomé; e juntamente com os demais membros do orçamento participativo, participou da indicação da construção do CEI-Leonor Lima Brasil, na comunidade São Tomé Bairro Oficinas. Presidente do CLS Conselho Local se Saúde do ESF oficinas ll Bairro Oficinas Comunidade São Tomé; participou ativamente junto com os demais diretores, da construção do novo ESF oficinas ll-Comunidades São Tomé Bairro oficinas. Presta serviços na Associação dos Bombeiros Voluntários de SC, exercendo suas atividades nos bombeiros voluntários na cidade de Jaguaruna SC, estendendo a atuação também para as cidades de Sangão e Treze de Maio, atua na UBS - Unidade de suporte básico e UCIR-Unidade de combate a incêndio e resgate, desde 2008; e na Central de Atendimentos. Todo o envolvimento social espelha-se em seu pai, que apesar ter uma vida humilde nunca deixou de ajudar a quem precisava.

 

Através doDecreto Nº 14/2016 de autoria do Vereador Lucas de Souza Esmeraldino, foi concedido o Título de Honra ao Mérito ao Senhor Marco Antônio Fernandes.

HISTÓRICO DO HOMENAGEADO.

Marco Antônio Fernandes, filho de João Manoel Fernandes ( em memória) , e Almeri da Rosa Fernandes. Nascido em 17/10/1963, natural da cidade de São Paulo. Nascido e criado em um lar muito humilde, com 6 irmãos, onde seu pai, já falecido, trabalhou de garçom e sua mãe de doméstica.  Marco Antônio sempre se dedicou a ajudar seus pais a se manterem e a lutar pela dignidade da família. Marco Antônio Fernandes é solteiro e mora na cidade de Tubarão a 25 anos, e tem muito orgulho de dizer que é Tubaronense. A 13 anos se dedica á profissão de Gari, na cidade azul, sendo que durante todo este período, Marco Antônio  pegou apenas um dia de atestado médico, não tendo nenhuma falta por qualquer outro motivo. Hoje, Marco Antônio trabalha na empresa Retrans, na qual já esta a 9 anos limpando as calçadas, praças e canteiros da Rua Lauro Muller, sendo ele muito querido pelos empresários e moradores da rua, e também muito respeitado pela sua digna função. Marco Antônio Fernandes, tem sido funcionário exemplar, um homem humilde e íntegro perante a sociedade, razões pelas quais foi indicado pelo vereador Lucas de Souza Esmeraldino para receber esta honraria, mais do que merecida.

 

Através do  Decreto Nº 15/2016 de autoria do Vereador Joel Geraldino de Almeida, foi concedido o Título de Honra ao Mérito ao Senhor Reginaldo Boppré.

HISTÓRICO DO HOMENAGEADO.

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1985, Reginaldo Boppré concluiu o ensino superior recebendo Honra ao Mérito pelo melhor desempenho acadêmico do curso de Medicina de sua classe. Dr. Boppré realizou residência médica em Cirurgia Geral pelo Hospital Geral Governador Celso Ramos, Florianópolis/SC, durante os anos de 1985-1986, e especialização em Cirurgia Vascular Periférica e Angiologia pela Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP, durante os anos de 1987-1998, que lhe conferiram os títulos de especialista em Angiologia e Cirurgia Endovascular e Angiorradiologia pela Associação Médica Brasileira/Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Membro do Corpo Clínico do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), desde 1995, foi Diretor Clínico deste importante Hospital Regional no período de 2010-2013, prestando relevantes serviços à área da saúde e à população. Além de médico, Reginaldo é professor de cirurgia vascular no curso de Medicina da Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL - Campus Tubarão. No serviço social e voluntário se destaca pelo atendimento a pessoas carentes, realiza cirurgias pelo Sistema Único de Saúde e semanalmente atende os idosos no Abrigo dos Velhinhos e na Casa de Repouso Lírio dos Vales. Por sua trajetória na área da saúde, conquistas e relevantes serviços prestados a comunidade se justifica a concessão do título de Honra ao Mérito.

 

Através doDecreto Nº 16/2016 de autoria do Vereador João Gonçalves Fernandes, foi concedido o Título de Honra ao Mérito à Senhora Marli Thomaz Passos.

HISTÓRICO DO HOMENAGEADO.

Marli Thomaz Passos, nascida em 06/07/1971 na localidade de Rio do Pouso município de Tubarão – Santa Catarina, onde muito cedo iniciou sua vida profissional na agricultura. Aos dezesseis anos casou-se com Joelson Rosa Passos tendo três filhos, Shirley, Wesley e Yuri, permanecendo trabalhando na lavoura até os vinte três anos, quando decidiu trabalhar no ramo têxtil em uma confecção, sendo funcionária exemplar durante um ano. Foi quando, ao lado de seu esposo decidiram abrir a própria fábrica de roupas na comunidade da Guarda Margem Esquerda. Sempre ao lado de seu esposo nas tomadas de decisões da empresa decidiram construir uma nova e ampla fábrica, juntamente com uma loja de roupas no centro de Tubarão, sendo que, atualmente a Shilmar Modas e a Shilmar Confecções geram em torno de 110 empregos diretos e indiretos contribuído de forma bastante significativa para o desenvolvimento da cidade e do bairro. A senhora Marli, de agricultora a empresária de sucesso, mãe e esposa extremamente dedicada, participa ainda de várias atividades voluntárias e comunitárias como: Coordenação do CPC, CAEP e Ministério de música, é Ministra da Eucaristia, entre outras atividades na Igreja Católica da Comunidade da Guarda Margem Esquerda e outras capelas. Por ser muito prestativa e disposta a ajudar as pessoas necessitadas que lhe procuram, faz com que a senhora Marli seja uma das pessoas mais respeitadas na comunidade, sendo profunda merecedora do título de Honra ao Mérito.

 

Através  Decreto Nº 17/2016 de autoria do Vereador Jairo dos Passos Cascaes, foi concedido o Título de Honra ao Mérito ao Senhor Pedro Thomaz de Oliveira. Por problemas de saúde, foi representado pelo seu filho, Cássio Medeiros de Oliveira.

HISTÓRICO DO HOMENAGEADO.

Pedro Thomaz de Oliveira, natural de Tubarão - SC, brasileiro, casado com Therezinha Medeiros de Oliveira, pai de cinco filhos (Rogério, Edson, Robson, Cássio e Peterson), avô de oito netos. Ferroviário aposentado e professor, nascido em 11/01/1936, possui três graduações sendo elas: Ciências Contábeis, Economia e Administração de Empresas. Foi professor do curso técnico em contabilidade da ETCT durante muitos anos. Foi membro do Rotary Club de Tubarão Leste, Membro do Conselho de Congregados da Escola Técnica de Comércio de Tubarão. Atual Presidente da Congregação da ETCT.

 

Através doDecreto Nº 4/2016 de autoria do Vereador Gilson Paes Vieira, foi concedido o Título de Cidadão Tubaronense ao Senhor Sergio Guedes de Oliveira.

HISTÓRICO DO HOMENAGEADO.

Sergio Guedes De Oliveira, nascido: 26/12/1952 – Laguna SC, filho de Pai: João de Oliveira e Adir Guedes de Oliveira. Quando jovem foi estagiário na Secretaria de Estado de Santa Catarina, onde realizou diversas atividades, destaca-se ainda o estágio realizado na empresa FEZER S.A. Indústrias Mecânicas, onde participou da elaboração do projeto de uma ponte rolante de 10 toneladas. Sergio formou-se na UFSC em 1981 no curso de Engenharia Mecânica e também concluiu o curso de Licenciatura em Física em 2011 na mesma Instituição. Em 1992 começou a trabalhar com representação comercial, profissão que realiza até hoje, tendo em sua rota a cidade de Tubarão, onde fixou moradia no ano de 1996, após casar-se com Sillvana Kindermann de Oliveira, no dia 30 de maio do mesmo ano, com quem teve dois filhos: Vinícios (in memoria) e Beatriz, Sergio tem também mais dois filhos: Carolina e Carlos Augusto, ambos do primeiro casamento. Em nosso Município, estabeleceu sua cidadania, ao participar das ações de sua comunidade, principalmente no Bairro Monte Castelo, onde reside.

 

Através do Decreto Nº 5/2016 de autoria da Mesa Diretora, por solicitação do  Vereador Paulo Henrique Lúcio, foi concedido o Título de Cidadão Tubaronense ao Senhor José Fontoura Dutra Júnior.

HISTÓRICO DO HOMENAGEADO.

Nascido aos vinte dias do mês de Novembro no ano de mil novecentos e cinquenta e três, natural de Caeté, estado de Minas Gerais, Filho de José Fontoura Dutra e Leda Diniz Dutra, formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Católica de Minas Gerais no ano de 1977. Reside em Tubarão desde 1979. Funcionário da Eletrosul/Tractebel Energia desde 07/06/1979 até sua aposentadoria em 2005, exerceu a função de Gerente do Setor de Manutenção Elétrica da TMS. Foi diretor do Sindicato dos Eletricitários do Sul de SC - SINTRESC, período de 1990 a 1999. Membro do Conselho Municipal do Trabalho e Emprego. Representante do Sindicato. Atuou como professor nos cursos de Eletrotécnica e Eletromecânica do Centro de Educação Profissional Diomício Freitas, CEDUP entre 1992 e 2006. Foi coordenador do curso de Eletrotécnica. Esteve trabalhando a frente da coordenação da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública, COSIP até o final de 2015. Atualmente assessora gratuitamente a Prefeitura em questões de iluminação pública. É o liquidante da Companhia de Urbanização e Desenvolvimento de Tubarão - COUDETU, onde administra o Cemitério Parque Horto da Saudade.

 

Através do Decreto Nº 6/2016 de autoria do Vereador Gelson José Bento, foi concedido o Título de Cidadã Tubaronense à Senhora Jucinês Dilcinéia Ferreira.

HISTÓRICO DO HOMENAGEADO.

Jucinês Dilcineía Ferreira,  é natural de São Miguel do Oeste. Filha de Nilson Luiz Ferreira e Inês Lurdes Ferreira. Ele trabalhou como policial Militar, por 23 anos, a maior parte deles dedicado a cidade de Tubarão, já ela desempenhou o ofício do lar. Jucinês veio residir na cidade de Tubarão, próximo dos 3 anos de idade. Cursou o ensino médio e fundamental em colégios públicos desta cidade, vindo a ingressar e concluir o ensino superior de Direito, na Unisul de Tubarão. Ainda conta em sua formação com a titulação de três Pós Graduações, quais são Dir. Penal, Processo Penal e Constitucional, além de ter cursado a Escola Superior do Ministério Público e ACADEPOL, ambas em Florianópolis. Desde pequena tinha por objetivo profissional ser policial. A Família Paterna contribuiu para isso, pois carrega em seu DNA, específica vocação. Além do pai, que foi o principal estímulo, tem três tios policiais, que também atuam nesta cidade, e ainda, uma prima que é soldada da PM, no BOPE da capital. Foi aprovada no concurso de 2008, e exerce a função de Delegada, desde novembro de 2010, onde passou por Tubarão, em seguida, Criciúma, Urussanga, Jaguaruna, Capivari de Baixo, e novamente em Tubarão, onde desempenha desde set/2015 a Coordenadoria da Central de Plantão de Polícia, sendo a maior unidade da região Amurel.

 

Através do  Decreto Nº 7/2016 de autoria do Vereador Eraldo Pereira da Silva, foi concedido o Título de Cidadão Tubaronense ao Senhor Valdoli Nunes de Aguiar.

HISTÓRICO DO HOMENAGEADO.

Valdoli Nunes de Aguiar nasceu no dia, no município de Laguna. Ele é  filho de Antônio Aguiar (in memoriam) e Rosa Nunes de Oliveira. “Dólar” como é conhecido serviu ao Exército Brasileiro e também trabalhou na Cia Catarinense de Álcool. Há 28 anos é empregado da Celesc Distribuição. Em 1991, Valdoli casou-se com Adriana da Silva Gonçalves de Aguiar, o motivo para que ele se mudasse para o município de Tubarão. Porém continuou trabalhar na Subestação da Celesc Distribuição até o ano de 2000, quando foi promovido para PA, posto de atendimento em subestações, até o ano de 2005. Em 2006 começou a coordenar a Eficiência Energética da regional de Tubarão. Em 2007 passou a coordenar também a Responsabilidade Social da Agência até os dias atuais. Hoje como coordenador de eficiência energética, Valdoli profere palestras em escolas, indústrias, associações, etc. Tendo como tema a economia de energia e meio ambiente. Além de fazer atendimento às comunidades em vulnerabilidade social e em entidades filantrópicas, como por exemplo, a instalação de aquecedores solares em COHAB, Hospitais na região, Abrigo de Velhinhos e APAE. Na Responsabilidade Social, há outros projetos coordenados por ele também, por exemplo, o Jovem Aprendiz, que só é feito em Tubarão. O projeto atende 14 jovens com baixa renda comprovada, que após dois anos são inseridos no mercado de trabalho. Ainda dentro da Responsabilidade Social da distribuidora, há o projeto CELESC VOLUNTÁRIA, que consiste na recuperação, limpeza , pintura de creches, escolas, limpeza de rios, de praias, etc. Com os funcionários voluntários e o aporte financeiro pela CELESC. 

 

Através doDecreto Nº 8/2016 de autoria da Mesa Diretora, por solicitação do Vereador Matusalém dos Santos, que concede o Título de Cidadã Tubaronense a Senhora Catarina De Fáveri. A homenageada, por problemas particulares, foi representada por sua irmã, Sra. Doraci de Fáveri.

HISTÓRICO DA HOMENAGEADA.

Irmã Catarina De Faveri, nasceu em Boa Vista, Treze de Maio. Filha de Isario e Etelvina Pasetto de Faveri ocupa o sexto lugar em uma família de 08 irmãos. Cresceu trabalhando na agricultura até os 20 anos, quando decidiu, ingressar na Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas. Nos anos de 1992 a 1997 veio morar no município de Tubarão onde cursou Psicologia na UNISUL. Em seu estágio sempre buscou levar a psicologia para os bairros, tanto nas escolas, como Unidades de Saúde. Foi pioneira como estagiária no Presídio de Tubarão em parceria com a Pastoral Carcerária. Durante este período participou também do MOVET (Movimento Ecológico Tubaronense). De 1998 a 2004 residiu em Biguaçu/SC, onde dedicou-se nos cuidados com a Ecologia e Meio Ambiente na organização da Juventude e Catadores. Trabalhou como psicóloga na Saúde Mental da Ala psiquiátrica do Hospital São José de Tijucas. Durante estas atividades dedicou 12 anos de sua vida no acompanhamento da formação de jovens para a Vida Religiosa. Nos anos de 2004 à 2010 morou em Duque de Caxias na Baixada Fluminense onde atuou como psicóloga no Centro de Defesa da Vida, com Vítimas de Violência, durante os 06 anos que esteve lá. A partir de 2011 reside em Tubarão no qual continua seu compromisso com na promoção da cidadania e garantia de direitos. Colaborou na comunidade de Oficinas, através da Pastoral Social na conquista da Unidade de Saúde para o bairro. Continua realizando suas ações junto a Cáritas Diocesana, na organização de Empreendimento de Economia Solidária envolvendo agricultores da agroecologia, artesões, catadores e outras iniciativas coletivas que favorecem a economia de famílias carentes. Atua ainda na Escola Fé e Política e na formação para a cidadania e na garantia de direitos. Seu lema: a fé é compromisso de vida plena para todos.

 

Através do Decreto Nº 11/2016 de autoria do Vereador Nilton de Campos, foi concedido o Título de Cidadão Tubaronense ao Senhor Adenicio João Marques.

HISTÓRICO DO HOMENAGEADO

Coronel PM Adenicio João Marques, nasceu no dia 2 de outubro de 1961, na cidade de Florianópolis/SC. É Filho de João Eduardo Marques e Inerina Silva Marques (ambos “in memorian”). Casado com Regina Souza Marques e pai de Morgana e Washington. No ano de 1980 ingressou como soldado, através de concurso, na Polícia Militar de Santa Catarina. O Coronel Adenicio exerceu inúmeras funções de destaque na Corporação Policial Militar: Comandante da Polícia Militar dos Municípios de Laguna e Criciúma; Subdiretor financeiro da PM de SC e Comandante da 8ª Região da PM. No ano de 1997 conclui o curso de Direito da Unisul. Posteriormente conclui o curso de Pós Graduação em Segurança Pública no ano de 1998. Em 2009, conclui uma segunda especialização em Segurança Pública. Em 2013 é promovido ao mais alto posto da Polícia Militar, passando a comandar a 8ª Região, com sede em Tubarão, com abrangência sobre vinte municípios. Possui ainda diversas condecorações: Brasão do Mérito Pessoal 3ª, 2ª e 1ª Categoria; Medalhas de 10, 20 e 30 anos de bons serviços prestados; Medalha 170 anos da Polícia Militar de Santa Catarina; Medalha Raulino Reitz e Medalha Coronel Lopes Vieira. Atuando como comandante lutou incessantemente por melhorias para a Segurança de Tubarão e Região, onde algumas se tornaram realidade: recebimento de efetivo, substituição da frota de veículos, recebimento de armamento e equipamentos mais modernos, inauguração da central regional de emergência e implantação e ampliação do sistema de videomonitoramento de Tubarão e Região. No início deste ano, após mais de 35 anos de dedicação exclusiva à Preservação da Ordem Pública, e em especial a de Tubarão, o Coronel Adenicio ingressou na Reserva da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, permanecendo na Cidade Azul e participando de seus destinos. Pelo imenso histórico de serviços prestados à Tubarão, recebe nesta noite o título de Cidadão Tubaronense, o Coronel Adenicio João Marques.

 

Através do Decreto Nº 13/2016 de autoria do Vereador Edson José Firmino, foi concedido o Título de Cidadão Tubaronense ao Senhor José Carlos Mamprim.

HISTÓRICO DO HOMENAGEADO

José Carlos Mamprim, filho de Pedro Mamprim e Dalila Frigério Mamprim, nasceu na Cidade de Sertanópolis (PR) no dia 19 de março de 1949. Casado com Célia Regina Caetano Mamprim, pais de dois filhos,Felipe Caetano Mamprim e Mariana Caetano Mamprim. Estudou na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis (SC), início em 1970 e término em 1974, onde formou-se Farmaceutico/Bioquimico. Especializou-se em analises clinicas aprovado em concurso realizado pela Comissão de Normas e Habilitação da Sociedade Brasileira de Analises Clinicas, Rio de Janeiro (RJ), em 17 de novembro de 1976. Atuou como Bioquímico responsável pela central sorológica do Hemocentro de Santa Catarina (HEMOSC) em Tubarão (SC).Professor da Sociedade Divina Providencia - Colégio São José. Responsável técnico Farmacêutico Sociedade Divina Providencia –Hospital Nossa Senhora da Conceição. Atualmente é Diretor do Laboratório Bioclinico Santa Catarina Ltda., diretor do Laboratório de Analises e Pesquisas Clinicas São José Ltda., Diretor do Laboratório de Análises Clinicas Vida Ltda., sendo responsável pelo Laboratório dos hospitais Nossa Senhora da Conceição e Socimed.

 

Através doDecreto Nº 18/2016 de autoria do Vereador Carlos Eduardo Zamparetti da Silva, foi concedido o Título de Cidadão Tubaronense ao Senhor Vinicius Elias Teixeira.

HISTÓRICO DO HOMENAGEADO

Nascido em 31 de dezembro de 1977, em Cuiabá, no Estado de Mato Grosso, filho de Maria do Carmo Elias Teixeira e Lenisio Teixeira, casado com Manoela Durante Croceta, com quem tem dois filhos, Henrique e Isabel. Desde os primeiros anos de vida, Vinicius já demonstrava seu interesse pelo esporte.  No futsal atuou em equipes como Atlético Mineiro em 1997 e 1998, na Interviú, de Madri, na Espanha em 1999 e 2000, na ACBF Carlos Barbosa em 2000 e 2001, na Ulbra em 2002, depois retornou para Espanha onde jogou pelo Azkar de Lugo em 2003 e 2004, logo em seguida transferiu-se para o El Pozo Murcia, também na Espanha, onde ficou de 2004 a 2011, posteriormente foi para Rússia onde atuou no Dinamo de Moscou em 2011 e 2012, depois voltou ao Brasil jogando na Intelli, de Orlandia em 2012 e 2014 e por fim jogou pela Orleplast/Unisul/Tubarão, em 2015. Durante essa trajetória de sucesso, Vinicius conquistou juntamente com todo o talento e habilidade, títulos nos clubes por onde passou e também pela Seleção Brasileira de futsal. Pela Seleção Brasileira Vínicius foi Bi-campeão do Mundo em 2008 e 2012, Campeão Sul-americano em 2002-2006 e 2010, levantou a taça também do Pan americano em 2007, da Copa América em 1997-2008 e 2011 e foi campeão do Gran Prix em 2005-2009 e 2011. Em 2015 foi contratado pela equipe da Orleplast/Unisul/Tubarão, sendo um dos destaques do time e no final da temporada decidiu encerrar a carreira de jogador profissional, escolhendo a cidade azul para fixar seu domicílio profissional ao adquirir a empresa Thael Esportes, onde atualmente dedica seu esforço gerando empregos e desenvolvimento econômico em nossa cidade, onde também cursa a faculdade de Direito, na Unisul.

 

Através doDecreto Nº 19/2016 de autoria do Vereador Evandro Souza de Almeida, foi concedido o Título de Cidadão Tubaronense ao Senhor Cristiano Alexandre Ferreira.

HISTÓRICO DO HOMENAGEADO.

Cristiano Alexandre Ferreira, natural da cidade de Rio Grande, Rio Grande do Sul, nascido em 29 de novembro de 1978, filho de Maria de Lourdes Alexandre Ferreira e Renato Guedes das Neves Ferreira é casado com Dóris Isabel Nunes Xavier Ferreira e pai de Mariana Xavier Ferreira.  Cursou primeiro e segundo graus em escolas públicas do município de Rio Grande. Em 1997, ingressou no curso de Medicina da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, concluindo o curso no ano de 2002. Em 2003 inicia a residência médica em clínica médica na Associação de Caridade Santa Casa do Rio Grande, no Rio Grande do Sul, concluindo esta primeira pós-graduação em 2005. No ano de 2006 inicia a residência médica no Instituto de Cardiologia do Estado de São Paulo - Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, concluindo esta segunda pós-graduação em 2008. No ano de 2009 inicia residência médica em Ecodopplercardiografia e diagnóstico por imagem cardiovascular no Instituto de Cardiologia do Estado de São Paulo, concluindo esta terceira pós-graduação em 2010. Dr. Cristiano Alexandre Ferreira possui especialidade em clínica médica, cardiologia, medicina de urgência e ecocardiografia. Chefiou unidade de terapia intensiva cardiológica no município de São Paulo e foi médico do Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Em 2011 inicia sua atividade profissional no município de tubarão, atuando inicialmente no Hospital Socimed e em consultório privado, ampliando sua área de atuação em 2014 ao ingressar no corpo clínico do Hospital Nossa Senhora da Conceição e na Clínica Cordis.

 

Após a entrega das honrarias, usaram da palavra ao final da Sessão Solene, Camila o Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti; o Deputado Estadual André Fretta May, representando o Presidente da Assembleia; o Sr. Caio César Tokarski, Secretário Executivo da Agência de Desenvolvimento regional - ADR de Tubarão, Representando o Governador do Estado; o Sr. Heitor Wenzing Júnior, representando todos os homenageados e por fim o Vereador Edson José Firmino, Presidente da Câmara, em nome de todos os Vereadores. O Coral Municipal de Tubarão, sob a regência do Maestro Geraldo Correa, abrilhantou o evento com suas belas canções.