08/03/2016 Informativo da 10ª Sessão Legislativa Ordinária de 2016

Informativo da 10ª Sessão Legislativa Ordinária de 2016

Os Vereadores estiveram reunidos no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, nesta segunda-feira, sete de março, no horário das 19 horas, realizando a 10ª Sessão Legislativa Ordinária de 2016.

Nesta Sessão, os Vereadores concederam espaço de 15 minutos, ao Sr. Ronald Guimarães Mendes, Bacharel em Optometria. O objetivo principal foi o de apresentar a promoção da educação e saúde visual, apresentar dados epidemiológicos sobre a situação visual da população.

No espaço destinado à Ordem do Dia, foram deliberadas as seguintes matérias:

1.PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 156/2015, de autoria do Vereador Clodoaldo de Medeiros, que convalida a denominação da Ponte Nereu Ramos. Este projeto em uma única votação foi aprovado por unanimidade.

2.PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 157/2015, de autoria do Vereador Clodoaldo de Medeiros, que convalida a denominação da Ponte Heriberto Hülse. Este projeto em uma única votação foi aprovado por unanimidade.

3.PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 159/2015, de autoria do Vereador Clodoaldo de Medeiros, que convalida a denominação da Ponte Dilney Chaves Cabral. Este projeto em uma única votação foi aprovado por unanimidade.

4.PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 169/2015, de autoria do Vereador Clodoaldo de Medeiros, que convalida a denominação da Ponte Manoel Alves dos Santos. Este projeto em uma única votação foi aprovado por unanimidade.

5.PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 006/2016, de autoria dos Vereadores Gelson José Bento e Jairo dos Passos Cascaes, que denomina de Nereu dos Santos a unidade básica de saúde da Prefeitura – ESF São Martinho I, localizada neste Município. Este projeto em uma única votação foi aprovado por unanimidade.

6.PROJETO DE EMENDA A LEI ORGÂNICA MUNICIPAL Nº 01/2016, de autoria dos vereadores, que inclui os incisos III e IV ao art. 32 da Lei Orgânica Municipal. Este projeto em sua segunda votação foi aprovado por unanimidade.

7. PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 054/2015 (026/2015 na origem), de autoria do Poder Executivo, que altera a lei nº 2.486/2001,  que disciplina o uso de cores, símbolos e legendas na administração municipal. Este projeto em sua segunda votação foi aprovado por unanimidade, sendo dispensada a sua redação final.

 

RESUMO DOS TRABALHOS APRESENTADOS EM PLENÁRIO

Apresentaram 24 requerimentos, 20 indicações, duas moções e um Projeto de Lei.

 

VEREADOR CARLOS E. ZAMPARETTI DA SILVA (PSD)

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti, que informe se há projeto para pavimentação da Rua Guerino Modolon, bairro Monte Castelo. Justificou que a referida via apresenta diversos buracos, causando transtornos para os moradores e para os que ali transitam. E como medida emergencial solicitou  que se efetue um  patrolamento e lastreamento com areão no local. Solicitou também, que informe se a Rua Luiz Saviato, via que cruza a Rua Padre Geraldo Spettmann,  também será pavimentada. Justificou que a referida rua apresenta muitos buracos, sendo que a mesma se trata de uma importante via de ligação entre os bairros Humaitá e Dehon/Morrotes.  

E-Mail: carlos.zamparetti@camaratubarao.sc.gov.br   -  Fone Gabinete: (48) 3621.0907

 

VEREADOR CLODOALDO DE MEDEIROS (PT)

Solicitou ao Sr. Nivaldo Tonelli, Secretário Municipal de Infraestrutura, que determine o nivelamento e lastreamento com areão das ruas Almerinda de Souza Carlos, bairro São Cristóvão; Vigário José Poggel, atrás do Supermercado Moniari, bairro Humaitá de Cima;  Paulo Steinhauser, bairro São João Margem Esquerda, além das vias vicinais do bairro São Bernardo.

Solicitou ao Sr. José Fontoura Dutra Júnior, Diretor da COSIP, que determine a substituição da iluminação da Rua Manoel Miguel Bittencourt, bairro Humaitá de Cima, com o uso de lâmpadas brancas e/ou leds brancos.  Justificou tratar-se de uma via de grande fluxo de trânsito, porém ainda conta com iluminação amarela, cujo desempenho é inferior à iluminação branca.

E-Mail: clodoaldo.medeiros@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0913

 

VEREADOR EDSON JOSÉ FIRMINO (PMDB)

Solicitou ao Sr. João Olávio Falchetti,Prefeito Municipal, para que informe se estão sendo feitas as autuações nos locais que estão servindo de criadouros para mosquitos, a exemplo do terreno situado no final da Rua Martinho José da Silva, atrás da Serralheria EMETU Construções Metálicas, bairro São Martinho. Anexou fotos.

Solicitou ao Sr. João Olávio Falchetti,Prefeito Municipal, para que informe, no prazo legal, como está o processo de implantação da área industrial no município de Tubarão, bem como prazos para conclusão.

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti e ao Sr. Caio César Tokarski, Secretário Executivo Agência de Desenvolvimento Regional, que informem  como está o processo de cadastramento e capacitação dos agentes para a utilização do aplicativo chamado ‘Dengue SC’. Este aplicativo foi criado para que a população ajude a monitorar os focos do mosquito Aedes Aegypt. Destacou que com um celular e acesso à internet, o usuário poderá  informar sobre possíveis focos da dengue. Justificou que muitas pessoas tem relatado falhas no retorno às denúncias apresentadas e muitas vezes o próprio aplicativo não funciona.

Solicitou ao Sr. João Olávio Falchetti, Prefeito Municipal, que informe  se houve invasão de Área de Preservação Permanente na Rua Lucidônio José da Silva, bairro Passo do Gado. Solicitou ainda, informar se houve autorização do Poder Executivo, quem é o responsável pela área e qual será a finalidade do uso. Anexou fotos.

Em conjunto com os vereadores Julio Cesar Ângelo Rodrigues e Joel Geraldino de Almeida, apresentou Projeto de Lei que autoriza o Poder Legislativo, por mútuo acordo, a firmar convênio com a Associação Empresarial de Tubarão – ACIT e Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC, e dá outras providências.

E-Mail: edson.firmino@camaratubarao.sc.gov.br  -  Fone Gabinete: (48) 3621.0902

 

VEREADOR EVANDRO SOUZA DE ALMEIDA (PMDB)

Solicitou à Sra. Tanara Cidade, Presidente da Fundação Municipal de Saúde, que informe se existe orientação dessa Secretaria para que as pessoas da terceira idade procurem as unidades de saúde em nosso município uma vez a cada 180 dias. Se isso for verdade, solicitou que encaminhe estudo, portaria, ou regulamentação do Ministério da Saúde que avalize tal procedimento. Justificou que este vereador foi procurado por moradores do bairro Passo Gado, que afirmaram que este foi o encaminhamento dado no Posto de Saúde do referido bairro. É sabido que o Estatuto do Idoso Lei 10.741/03 garante prioridade no atendimento para o idoso em qualquer órgão público ou privado e tal determinação, caso seja verídico, fere a referida lei e deixa de atender a real necessidade de pessoas que já contribuíram e muito para o desenvolvimento de nossa cidade.

Em conjunto com os demais Vereadores da atual Legislatura, encaminhou "Moção de Cumprimentos" à Sra. Jane Dal Bó Falchetti, Primeira Dama Municipal, extensivos a todas as mulheres de nossa cidade, pela comemoração do Dia Internacional da Mulher, nesta terça-feira, 8 de agosto. extensivos a todas as mulheres de nossa cidade, onde comemoramos o Dia Internacional da Mulher. Lembrou ser certo destacar que as vitórias alcançadas pela classe feminina ganharam maior representatividade com sua inserção no mercado de trabalho, fato que tem revolucionado a forma de viver e o cenário principalmente da sociedade ocidental. Lembrou que além do ser singelo e belo capaz de gerar em seu ventre uma vida, a mulher vem ao longo das décadas demonstrando beleza e sabedoria ao exercer variadas atividades. Destacou que o reconhecimento da mulher como um ser capaz de decidir e participar da vida em sociedade mudou o olhar sobre a família e a conjuntura na formação da cultura e dos costumes da vida contemporânea. Desta forma, reverenciou o Dia Internacional da Mulher, os movimentos que denunciaram a opressão das mulheres até que chegassem ao momento em que elas vêm utilizando, apropriadamente, o poder e sua feminilidade.

Solicitou ao Presidente da Câmara, Vereador Edson José Firmino, para emitir convite formal ao Diretor da Empresa k2 Soccer S.A, Sr. Luiz Henrique Ribeiro, para participar de uma Sessão Ordinária nesta Casa Legislativa. O objetivo da visita é explanar sobre a parceria desta empresa com o Clube Atlético Tubarão.

E-Mail: evandro.almeida@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0903

 

VEREADOR ERALDO PEREIRA DA SILVA (PPS)

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti, que determine a contratação de monitores, para todos os ônibus que fazem o transporte escolar da rede municipal. Justificou que os alunos não permanecem sentados e estes monitores, além de auxiliar no embarque e desembarque, zelariam pela segurança dos alunos.

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti, que informe se existe projeto para pavimentação asfáltica da Rua Severino Albino Correa, bairro Fábio Silva. Caso não exista projeto, solicitou empenho para a elaboração do mesmo, porém, em existindo, solicitou agilidade na realização da referida obra. Justificou que a referida rua é muito movimentada, por tratar-se de uma via que faz ligação do centro da cidade com os bairros KM 60, KM 63, Guarda MD e para outros municípios.

Considerando o oficio n°403/2015 em resposta ao requerimento n°352/2015 onde solicitava a remoção dos quatro redutores de velocidade em formato de ilha da SC-390, Rodovia Norberto Brunato. Considerando que a resposta enviada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Tubarão não foi favorável, alegando que os acidentes são raros na rodovia, até porque a velocidade máxima permitida é de apenas 60 km/h; Considerando que na maioria das vezes a velocidade máxima permitida é desrespeitada por falta de fiscalização; Considerando que a solicitação da remoção desses redutores é uma medida preventiva para que novos acidentes não aconteçam; Considerando que a conclusão das obras da rodovia que liga o município de Tubarão ao de Orleãns, encurtando a o trajeto dos muitos motoristas que tinham o oeste como destino. Considerando que no município de Morro da Fumaça, precisamente na SC-445, Rodovia Genésio Mazon, a população precisou presenciar vários acidentes, inclusive com óbitos, para que a remoção dessas ilhas fosse efetivada, solicitou ao Sr. Caio Cesar Tokarski, Secretário Executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Tubarão,  como medida preventiva a remoção dos redutores de velocidade em formato de ilha da SC-390.

E-Mail: eraldo.pereira@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0916

 

VEREADOR FELIPE FELISBINO (PSDB)

Solicitou ao Sr. João Olávio Falchetti, Prefeito Municipal, que determine a limpeza no entorno da pista de skate no Bairro vila Moema, Arena Multiuso. Justificou que no local há muitos entulhos da própria construção, e também lixos deixados pelos usuários, transbordando da lixeira pela falta de recolhimento.

Solicitou ao Sr. João Olávio Falchetti, Prefeito Municipal, providências, e  também para reforçar os requerimentos anteriores apresentados por alguns vereadores, em relação ao trânsito da Rua Pio XII, Bairro Dehon/Humaitá Centro. Informou que a referida via congrega quatro estabelecimentos educacionais: CEI São Judas Tadeu, CEI Coração Feliz, CEI Acalanto e Escola de Ensino Fundamental Coração Feliz. Salientou que a intervenção da Secretaria de Trânsito, é urgente na busca de melhorias na mobilidade urbana naquela região. Lembrou que a comunidade por sua vez, sofre com as ruas obstruídas pela  macrodrenagem, que arrasta-se por quatro anos, somando-se com as obras da rua Padre Geraldo Spetmann. Entende que a Rua Pio XII deva tornar-se de mão única, facilitando o tráfego de veículos, como ônibus e Van por conta das escolas, bem como, assegurando aos moradores daquela região mais segurança.

E-Mail: felipe.felisbino@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0905

 

VEREADOR GELSON JOSÉ BENTO (PP)

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti, que determine a recuperação urgente da pavimentação com paralelepípedos na Rua Recife,  no cruzamento com a rua Wenceslau Bras. Justificou as pedras estão soltas umas sobre as outras, fato que poderá causar acidentes aos que por ali trafegam.

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti, que determine a execução de um mutirão para  limpeza do mato nas ruas da Vila Moema, tais como: Rua Rodovalho, Rua José Antunes Martins, Rua Conselheiro Mafra e outras, principalmente entres os trechos das ruas Wenceslau Brás com a Cândido Freire Leão. Justificou o mato está tomando conta destas vias públicas.

Considerando o alto índice de acidentes no cruzamento da Avenida Presidente Getúlio Vargas com a Avenida Patrício Lima,  na saída da  Ponte Dilney Chaves Cabral; Considerando a alta velocidade em que os veículos transitam sobre a referida ponte e Avenida Patrício Lima; Considerando o alto risco em que os condutores e pedestres correm ao tentar cruzar a Avenida Patrício Lima naquele local. Diante destas considerações, solicitou estudos urgentes no sentido de modificar o trânsito neste cruzamento, proibindo o cruzamento da Avenida Patrício Lima, nos dois sentidos, como foi implantado na saída da ponte Orlando Francalacci, a conhecida Ponte do Quartel.

Em conjunto com os demais Vereadores da atual Legislatura, encaminhou ao Sr. Dionísio Bressan Lemos, Presidente da COPAGRO - Cooperativa  Agropecuária de Tubarão, "Moção de Cumprimentos",  pela homenagem recebida da ALESC, durante evento comemorativo aos 60 anos da EPAGRI, entidades e personalidades em reconhecimento ao seu apoio e relevantes contribuições ao desenvolvimento rural e pesqueiro do Estado de Santa Catarina.

E-Mail: gelson.bento@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0923

 

VEREADOR GILSON PAES VIEIRA (PSD)

Solicitou ao Sr. João Olávio Falchetti, Prefeito Municipal, que determine a execução de limpeza na Avenida Marcolino Martins Cabral, no Centro, pois o mato está tomando conta do canteiro central e das laterais da referida via. Justificou que a situação está dificultando a passagem dos pedestres, dando impressão que está abandonada.

Solicitou ao Sr. João Olávio Falchetti, Prefeito Municipal, que determine,  com urgência, a adequação da sinalização, com faixas refletivas, de todas as caçambas de coleta de entulho, conforme a Lei Municipal nº 2884 de março de 2005. Justificou que muitas destas caçambas apresentam condições inadequadas, podendo provocar acidentes por falta de sinalização. Salientou que já foi relatado alguns acidentes, por isso o cumprimento desta Lei favorecerá a visualização da caçamba, prevenindo assim a ocorrência de novos incidentes.

Solicitou ao Sr. João Olávio Falchetti, Prefeito Municipal, que determine a execução de limpeza e manutenção  na área interna e externa do Centro Social Urbano da Passagem, localizado na Rua Guilherme Willemann. Justificou a necessidade em face das condições precárias no local que já está se tornando ponto de drogas e lixão.

Solicitou ao Sr. João Olávio Falchetti, Prefeito Municipal, que determine a realização de uma vistoria nos Postos de Saúde dos bairros Passagem e São Luiz objetivando identificar os pontos com infiltrações e que se proceda  imediatamente a  recuperação dos locais identificados. Solicitou ainda que realize a capina e limpeza na parte externa dos referidos Postos. Justificou que tem recebido inúmeras reclamações de moradores dos mencionados bairros que criticam o mau estado de conservação em que se encontra as referidas unidades de saúde, bem como o mato alto por todo o lado.

E-Mail: gilson.vieira@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0922

 

VEREADOR JAIRO DOS PASSOS CASCAES (PSD)

Solicitou ao Sr. João Olávio Falchetti, Prefeito Municipal, que determine a realização de uma operação tapa-buracos na Rua Luiz Corrêa de Souza, situada no bairro Dehon, imediações da EMEB São Judas Tadeu, bem como a limpeza e manutenção das bocas de lobo da referida via. Justificou que nos dias de chuva, as águas ficam na altura do meio-fio, dificultando a passagem dos moradores e estudantes que por ali circulam.

E-Mail: jairo.cascaes@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0913

 

VEREADOR JOÃO GONÇALVES FERNANDES (PSDB)

Solicitou ao Sr. João Olávio Falchetti, Prefeito Municipal, que determine a execução de patrolamento, lastreamento com areão e roçagem da Rodovia João Alfredo Rosa, comunidade do Rio do Pouso, mais precisamente após o Hotel Termas do Rio do Pouso até a divisa com o Município de São Ludgero. Justificou que os moradores e demais usuários da via vem sofrendo com os transtornos causados pelos buracos e o mato que está fechando a rodovia. destacou tratar-se de uma rodovia intermunicipal, bastante movimentada, onde a atual situação poderá ser causadora de sérios acidentes.

Solicitou ao Sr. João Olávio Falchetti, Prefeito Municipal, que determine o patrolamento e lastreamento com areão da Rua Dario Farinelli de Medeiros no Bairro São João ME. Justificou que a referida rua encontra-se esburacada, necessitando de recuperação urgente. Ressaltou que esta melhoria facilitará o trânsito de veículos e de pedestres, proporcionando melhores condições aos que dela se utilizam.

Solicitou ao Tenente Coronel Giovani Silveira do Livramento, Comandante do 5° Batalhão da Policia Militar, que determine o destacamento de um número maior de policiamento nas comunidades da Guarda Margem Esquerda, Rio do Pouso e Bom Pastor. Justificou que estão ocorrendo vários assaltos nos estabelecimentos comerciais da região, deixando os moradores  e comerciantes bastantes assustados, prejudicando o comércio local.

E.Mail: joao.fernandes@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0905

 

VEREADOR JOEL GERALDINO DE ALMEIDA (PMDB)

Considerando algumas situações existentes na Rua Silvino Moreira Lima Sobrinho, referente a obra de pavimentação, solicitou ao Sr. João Olávio Falchetti, Prefeito Municipal e ao Sr. Nivaldo Toneli, Secretário Municipal de Infraestrutura, que informem  se ela contemplará o todo trecho sem lajota, que se estende do final do calçamento até a rua Pr. Geraldo Spetmann, em função dos problemas de trafegabilidade e poeira. Diante disto quer saber quais medidas estão sendo tomadas quanto ao acumulo de água nas laterais, não pavimentadas, desta via pública e se é possível encaminhar notificação aos proprietários para limpeza dos terrenos ao longo desta via, a teor do que dispõe a Lei Municipal n° 2.185/1998, pois a situação permite à proliferação de insetos e animais nocivos a saúde. Quanto às lixeiras das residências que invadem o passeio público e conflitam com as arvores plantadas nas calçadas, atrapalhando os pedestres, solicitou informar se existe alguma medida do Poder Executivo para resolver este problema.

Solicitou ao Sr. João Olávio Falchetti, Prefeito Municipal e ao Sr. Nivaldo Toneli, Secretário Municipal de Infraestrutura, que informe se é possível realizar a manutenção de uma caixa coletora que cedeu e também a recuperação da pavimentação no entroncamento das Ruas São João e Candido Darela. Justificou a solicitação em face das deformidades muitos motoristas procuram desviá-las, comprometendo o trânsito local, oferecendo risco de acidentes e danos matérias neste cruzamento de trafego intenso.

Solicitou ao Sr. João Olávio Falchetti, Prefeito Municipal e ao Sr. Nivaldo Toneli, Secretário Municipal de Infraestrutura, que informem se há possibilidade de efetuar patrolamento e lastreamento com areão, de forma periódica, na Rua Pedro Jeremias Mendes e suas transversais, no bairro São João ME. Justificou a necessidade em face dos  inúmeros buracos e deformidades existentes que comprometem o trânsito local, aumentando a probabilidade de danos materiais aos que por ali transitam. Informar também se existe a possibilidade de pavimentar esta via pública em parceria.

Solicitou ao Sr. João Olávio Falchetti, Prefeito Municipal e ao Sr. Nivaldo Toneli, Secretário Municipal de Infraestrutura, que informem se há possibilidade de efetuar a limpeza dos bueiros, nas proximidades da residência de número 30 e do bar do Téda, na rua Imaculada Conceição, bairro Morrotes. Justificou que muitos moradores reclamam do forte odor que vem das bocas de lobo e cobram do Poder Executivo alguma medida para solucionar este problema.

E-Mail: joel.almeida@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0919

 

VEREADOR JÚLIO CESAR ÂNGELO RODRIGUES (PP)

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olavio Falchetti, solicitou ao implantação de uma faixa de segurança para pedestres em frente à escola Arino Bressan situada no bairro do Monte Castelo. Justificou não ser a primeira solicitação para realização desta obra e a última foi através do requerimento 704/2015, sendo que nada foi feito até o momento. Considerando que a grande quantidade de alunos circulando pelo local, o risco de algum acidentes é muito grande devido ao fluxo intenso de veículos no local, onde muito veículos não respeitam o limite de velocidade, aumentando este risco. Diante aos fatos mencionados quer saber qual a possibilidade de instalar esta faixa no referido local.

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti, que determine a execução de patrolamento e lastreamento com areão na Rua Pedro Esmeraldino de Menezes no bairro Fabio Silva. Justificou que em dias de chuva a rua fica intransitável, impossibilitando ao acesso ao posto de saúde da comunidade,  conforme relatos dos moradores. Solicitou também, que determine a realização de fiscalização em uma instalação irregular de fossa na estrada geral da praia redonda, esquina com a rua projetada, ao lado da casa número 6465. Justificou que  com o acumulo de água parada dessa fossa, nos dias de sol o odor é muito forte e em dias de chuva essa água se espalha por toda a via, podendo transmitir alguma doença grave para as pessoas que passam por ali. Diante dos fatos mencionados acima, solicitou informar qual a possibilidade de realizar essa fiscalização e assim notificar ao responsável para que arrume o problema e sane de vez este problema.

E-Mail: julio.rodrigues@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0923

 

VEREADOR LUCAS DE SOUZA ESMERALDINO (PSDB)

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti, que informe se há possibilidade de efetuar manutenção na calçada da praça Sete de Setembro, localizada no centro de Tubarão. Justificou ser necessário visto estarem muito danificados com buracos e pedras soltas. Solicitou também, que determine a execução de patrolamento e lastreamento com areão nas seguintes vias públicas: Rua Marechal Deodoro, bairro Fábio Silva e Cruzeiro; Parte final da Rua Altamiro Guimarães, bairro Oficinas; Estrada do Caruru, bairro Caruru; Rua Princesa Isabel, bairro Oficinas.  Justificou que as referidas ruas estão praticamente intrafegáveis.

E-Mail: lucas.esmeraldino@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0901

 

VEREADOR LUIZ GONZAGA REIS (PP)

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti, que informe qual é a possibilidade de se fazer um mutirão, com investimentos na área da saúde, objetivando zerar as filas de espera por ressonâncias, pois atualmente existem  muitas pessoas aguardando este tipo de exame especializado. Ressaltou que um Município no Oeste Catarinense, recentemente efetuou este fez o mutirão de ressonâncias zerando a sua necessidade. Reiterou os requerimentos já efetuados, de forma urgente, visto existirem 552 pedidos de  ressonâncias magnéticas aguardando autorização da Secretaria do Estado de Saúde, através da 20º GERSA. Informou que o Estado disponibiliza 24 ressonâncias por mês ao Município de Tubarão.Informou ainda que a SIS-AMUREL tem convênio para com os Municípios da AMUREL, no sentido de fazer conseguir os exames, no caso ressonância, por um preço mais acessível.

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti, que informe qual a possibilidade de executar a recuperação e lastreamento com areão na Rua José Pacheco Sobrinho, bairro Congonhas. Justificou a solicitação pelo fato dos moradores estarem cansados com o descaso total para referida rua, praticamente intrafegável. Mencionou ainda que nos períodos de chuva a situação fica ainda pior, visto que há mais de 2 anos não é passada a máquina nesta via pública, sendo que na Rua Principal passa a máquina com frequência.

E-Mail: zaga.reis@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0924

 

VEREADOR PEDRO MENEGALI (PT)

Solicitou ao Sr. Claudemir da Rosa, Secretário Municipal de Segurança e Patrimônio, que determine a implantação da tabela de horários dos ônibus nos abrigos de passageiros, a fim de melhor atender aqueles que deste modal dependem.

E.Mail: pedro.menegali@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0921

 

VEREADOR SERGIO PEDRO NUNES (PT)

Solicitou ao Sr. Nivaldo Tonelli, Secretário Municipal de Infraestrutura, para que determine a abertura da Rua Januário Alves Garcia e Rua Antônio Hulse, no bairro Revoredo.  

Solicitou à Sra. Lúcia Helena Fernandes de Souza, Diretora Presidente da Fundação Municipal de Educação, para informar sobre possibilidade de efetuar a  abertura de uma creche no bairro Revoredo. Justificou a solicitação em face da quantidade de mães que trabalham e não tem lugar para deixar os filhos e nem sempre encontram vagas nas demais instituições.   

E.Mail: sergiopnunes@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0921

 

VEREADOR VANOR ROSA (PMDB)

Solicitou ao Sr. João Olávio Falchetti, Prefeito Municipal, que informe, no prazo legal, se existe projeto para a implantação de proteção com tela mais alta na ponte pênsil, localizada defronte à Unisul. Justificou ter procurado por diversos pais de crianças e adolescentes que necessitam se utilizar da referida ponte no trajeto casa escola, demonstrando preocupação com a segurança dos mesmos, já que a proteção atual é consideravelmente baixa.

Considerando a precária situação dos meios-fios em toda a extensão da Rua Silvio Cargnin, em especial no trecho entre a ponte do Bairro Morrotes e a Rua Altamiro Guimarães, onde o mato vem tomando conta, solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti, que determine a limpeza dos mesmos. Solicitou urgência neste trabalho.

Considerando a situação precária que se encontra a Rua Geraldina Lebarbenchon, Bairro Morrotes, solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti, que informe que informe, no prazo legal, se existe projeto para pavimentação da referida via. Em caso de resposta positiva, solicitou que informe se existe previsão para o inicio das obras e, em sendo negativa, que seja realizado projeto neste sentido. Justificou que a referida rua apresenta enormes buracos e deformações, resultando em acidentes e danos materiais aos que por ela necessitam transitar. Informou que esteve no local e pode ver de perto os transtornos que a comunidade vem enfrentando em decorrência deste total descaso do Poder Público. Solicitou,  de forma emergencial, que a via seja patrolada e lastreada com areão, utilizando-se de material de boa qualidade, para minimizar os transtornos enfrentados pela comunidade. Destacou ser necessário a colocação de calhas laterais, para que a água da chuva não leve consigo os materiais utilizados na recuperação emergencial. Solicitou também a recuperação de um buraco existente na Rua São João, defronte à Farmácia Luciana, no Bairro Morrotes.

Considerando a situação precária que se encontram as estrada do Rio do Pouso, iniciando na Igreja Santa Terezinha, em direção à São Ludgero, Ponte Baixa, e do Rio do Pouso Alto, em direção à Sanga da Areia, solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti,  que informe, no prazo legal,  se existe projeto para pavimentação das referida vias. Em caso de resposta positiva, informar se existe previsão para o inicio das obras e, em sendo negativa, solicita realização de projeto neste sentido. Justificou que as referidas vias apresentam enormes buracos e deformações, fato causador de  constantes acidentes e danos materiais aos que por elas trafegam. Informou que estão totalmente intransitáveis, prejudicando, inclusive os moradores que são produtores e precisam vender seus produtos em feiras do município. Salientou que esteve nos locais e pode ver de perto os transtornos que as comunidades vêm enfrentando em decorrência deste total descaso do Poder Público. Solicitou, de forma emergencial, que as vias sejam patroladas e lastreadas com areão, utilizando-se de material de boa qualidade, para minimizar os transtornos enfrentados pela comunidade. Destaca-se que se faz necessário a colocação de calhas laterais, para que, a água da chuva não leve consigo os materiais utilizados na recuperação emergencial. Ressaltou, por fim, que os moradores já fizeram um mutirão para roçar as margens das estradas, evitando que o matagal tomasse conta das vias. Destacou, se não bastasse, que os moradores já chegaram a adquirir areão e outros materiais para depositar na via.

E-Mail: vanor.rosa@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0910