16/02/2016 Informativo da 4ª Sessão Legislativa Ordinária de 2016

Informativo da 4ª Sessão Legislativa Ordinária de 2016

Os Vereadores estiveram reunidos no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, nesta segunda-feira, 15 de fevereiro, no horário das 19 horas, realizando a 4ª Sessão Legislativa Ordinária de 2016. No espaço destinado à Ordem do Dia, foi deliberado o  PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 215/2015, de autoria do Vereador Edson José Firmino, que obriga as empresas de transporte coletivo a fornecer a todo cidadão o acesso ao Manifesto de Viagem que comprove o preenchimento das vagas destinados as pessoas com idade superior a 60 anos, conforme Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, que institui o Estatuto do Idoso. Este projeto em sua segunda votação foi aprovado por unanimidade.

Os Vereadores também aprovaram o PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 004/2016, que concede licença para tratamento de saúde do Vereador Nilton de Campos.

 

RESUMO DOS TRABALHOS APRESENTADOS EM PLENÁRIO

Apresentaram 25 requerimentos, 12 indicações,  três moções, um Projeto de Resolução, um Projeto de Emenda a LOM,  e um Projeto de Lei.

 

VEREADOR CARLOS E. ZAMPARETTI DA SILVA (PSD)

Solicitou ao Sr. João Olavio Falchetti, Prefeito Municipal, que determine a execução da repintura na faixa de segurança para pedestres situada na Avenida Patrícia Lima, em frente a Igreja Nossa Senhora de Fátima, bairro Humaitá. Justificou que a referida faixa encontra-se praticamente apagada, sendo quase impossível a sua identificação por parte dos condutores de veículos que por lá transitam. Salientou que a efetivação desta melhoria será de grande importância, já que visa a aumentar a segurança dos que por ali trafegam.

Solicitou ao Sr. João Olavio Falchetti, Prefeito Municipal, que informe se há projeto para conclusão das obras na Rua José Sedenir Vieira, bairro São Martinho. Justificou que o sistema de esgoto não foi concluído, fazendo com que algumas residências depositem os rejeitos na própria via.

E-Mail: carlos.zamparetti@camaratubarao.sc.gov.br   -  Fone Gabinete: (48) 3621.0907

 

VEREADOR CLODOALDO DE MEDEIROS (PT)

Considerando a recentes denúncias de tráfico e consumo de drogas nos arredores da Praça da Catedral Diocesana de Tubarão; Considerando que trata-se de lugar amplo destinado ao lazer dos cidadãos tubaronenses, solicitou ao Sr. João Olávio Falchetti, Prefeito Municipal, que determine a implantação de câmeras de segurança no entorno da Catedral Diocesana, a fim de coibir tais práticas criminosas. Solicitou ainda que seja determinada a limpeza da praça da Catedral Diocesana, visto que, além de tratar-se de área de lazer para a comunidade, a faz parte do Patrimônio Histórico-Cultural do Município (Lei 3433/2010).

Solicitou ao Sr. Nivaldo Tonelli, Secretário Municipal de Infraestrutura, para que determine a execução de nivelamento e lastreamento com areão na Rua Lucas Alves de Souza, confluente à Estrada Geral do Lageado, pois a mesma encontra-se em más condições de tráfego, e não tem recebido manutenção junto da referida Estrada Geral.

Solicitou ao Sr. Guilherme Bressan, Presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente e ao Sr. Ulisses Nandi Passarela, Coordenador de Fiscalização da Prefeitura Municipal, para que determinem uma atenção especial ao loteamento Altos do Caeté. Justificou haver terrenos com acúmulo de lixo, e que sejam notificados os proprietários que providenciem a limpeza de seus imóveis.

Considerando que na rua Gustavo Richard, Centro,  próximo a confluência com a rua Conselheiro Mafra estão instaladas a Cúria Diocesana e a Rádio Tubá, que frequentemente necessitam de carga e/ou descarga, e na referida via atualmente o estacionamento é proibido no sentido norte-sul. Assim sendo, solicitou ao Sr. Claudemir da Rosa, Secretário Municipal de Segurança e Patrimônio, que seja determinada a regulamentação de estacionamento exclusivo a carga e descarga em frente a Rádio Tubá e a Cúria Diocesana, atendendo as entidades, e mantendo o fluxo de trânsito no local.

E-Mail: clodoaldo.medeiros@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0913

 

VEREADOR EDSON JOSÉ FIRMINO (PMDB)

Solicitou ao Sr. João Olavio Falchetti, Prefeito Municipal, que informe quando será efetuado lastreamento com areão nas Ruas Eduardo Manoel Simão e Bernardo Teodoro Gonçalves, sendo esta última, a rua do ESF, ambas no KM 60. Justificou  que as mesmas estão intransitáveis e nos dias de chuva forma-se muita lama no local, podendo ocasionar acidentes. Apresentou fotos do citado problema.

Solicitou ao Sr. João Olavio Falchetti, Prefeito Municipal e ao Sr. Claudemir da Rosa, Secretário Municipal de Segurança e Patrimônio, que informe se é possível a abertura de duas vagas defronte ao Farol Shopping, uma para idosos e uma para deficientes físicos. Solicitou ainda, uma vaga para deficientes na Rua Esteves Júnior, frente a ATIDEV - Associação Tubaronense para Integração do Deficiente Visual e uma placa de "Proibido Estacionar" defronte a CLINART Reabilitação Terapêutica, na Rua Dr. Rodovalho, Bairro Vila Moema.  Destacou que em todos os casos os pedidos são justificados pelo fato dos beneficiados com tal medida, sofrerem com algum grau de dificuldades em locomoção.

Solicitou à Sra. Tanara Cidade,  Presidente da Fundação Municipal de Saúde, que informe  qual  é a justificativa para os atendimentos de fisioterapia do município serem concentrados na unidade de atendimento do CAIC. Solicitou ainda, que informe quando será instalada uma unidade de atendimento na margem direita para atender as demandas de toda a população, inclusive dos pacientes que não conseguem se deslocar a referida unidade. Em resposta  positiva, informar o local de instalação, o prazo para entrega e funcionamento efetivo.

Em conjunto com os demais vereadores da atual legislatura, encaminhou "Moção de Cumprimentos", ao Sr.  Thiago Geremias Henrique, Coordenador e à  toda equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU, pelos 10 anos de atuação em nosso município.  Relembrou que o Ministério da Saúde iniciou a implantação de SAMU em dezembro de 2003, sendo que nossa cidade foi contemplada em 2006 recebendo uma Unidade de Suporte Avançado (USA), composta por seis equipes de profissionais, médicos, enfermeiros, condutores socorrista, e também uma Unidade de Suporte Básico (USB) tendo em sua composição cinco equipes de profissionais técnicos de enfermagem e de condutores socorristas. As unidades de Tubarão atendem também os municípios de Armazém, Capivari de Baixo, Gravatal, Jaguaruna, Treze de Maio, Pedras Grandes, Pescaria Brava e São Martinho. Destacou que o serviço funciona ininterruptamente durante 24 horas objetivando atender a todo e qualquer agravo à saúde de uma pessoa, seja de natureza clínica, traumática, psiquiátrica, obstétrica, pediatra e que necessite de atendimento de urgência. Externou ainda os agradecimentos aos heróis sem capa: Thiago Geremias Henrique - Coordenador/Tec. Enfermagem; Andréia Mendes - Tec. Enfermagem; Beatriz Pinheiro - Tec. Enfermagem; Hiris Machado Silvestre - Tec. Enfermagem; Ilson dos Passos Matiola - Condutor Socorrista;  Rodvan Belmiro Antunes - Condutor Socorrista; Senábio Luiz Guerreiro - Condutor Socorrista; Uender Zavarise Baskerotto - Condutor Socorrista; Vanderlei Savi Campos - Condutor Socorrista e Veridiana Borges Gonçalves - Tec. Enfermagem. 

Em conjunto com todos os Vereadores da Atual Legislatura, apresentou Projeto de Emenda, que inclui os incisos III e IV ao art. 32 da Lei Orgânica Municipal.

E-Mail: edson.firmino@camaratubarao.sc.gov.br  -  Fone Gabinete: (48) 3621.0902

 

VEREADOR EVANDRO SOUZA DE ALMEIDA (PMDB)

Em conjunto com os demais vereadores da atual legislatura, encaminhou "Moção de Cumprimentos", ao senhor Thiago Meneghel Rodrigues,  que assumiu no dia de hoje às 20h a Direção Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – IFSC, de Lages. Informou que Thiago é natural de Tubarão e começou a carreira no Colégio Energia, aqui na cidade. Possui graduação em Administração com habilitação em Marketing pela FASC. Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela UNESC. Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC, onde atualmente realiza seu doutoramento. Atuou como coordenador de marketing do Colégio Energia de Tubarão entre os anos de 1999 e 2002. Sócio administrador da agência de viagens TURMA / TRIP SC entre 2002 e 2006. Ressaltou tratar-se de Professor universitário na FASC (Faculdades Energia de Criciúma) entre 2006 e 2010 onde atuou também como coordenador de atividades complementares, coordenador adjunto de pós-graduação e coordenador de pós-graduação. Lembrou que desde 2010 é professor de administração do Campus Lages do IFSC atuando, desde novembro daquele ano, como Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão. É representante do IFSC junto ao Fórum Municipal de Educação de Lages e no Conselho de Administração do Órion - Parque Tecnológico.

E-Mail: evandro.almeida@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0903

 

VEREADOR ERALDO PEREIRA DA SILVA (PPS)

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olavio Falchetti, que informe quando será reativado o Chafariz da Praça Luiz Pedro Medeiros, de fronte à Igreja São José Operário, no Bairro de Oficinas. Justificou  que o Chafariz esta em péssimas condições de conservação e com acumulo de água parada possibilita a proliferação de mosquitos transmissores de doenças. destacou que  em pleno funcionamento contribui para embelezamento da referida Praça e constitui um belo local de passeio no Município.

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olavio Falchetti, que informe qual valor investido para a obra de prolongamento da Avenida Pedro Zapellini e qual o prazo para a conclusão. Justificou que a obra iniciou no ano de 2013, diversas desapropriações foram feitas para dar continuidade a obra que até hoje se arrasta para a conclusão.

E-Mail: eraldo.pereira@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0916

 

VEREADOR FELIPE FELISBINO (PSDB)

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olavio Falchetti, que informe o motivo pela qual a Vigilância Epidemiológica tem seu horário reduzido (7hs às 17hs), e não seu horário integral (7hs às 19hs), como a Vigilância Sanitária. Ressaltou que o repasse de R$ 463.437,85, do Fundo Nacional de Saúde, ao Fundo Municipal de Tubarão, é para ser aplicado na vigilância de saúde, e podendo ser utilizado para pagamento de sobre aviso para as ações emergenciais de vigilâncias epidemiológicas. Alegou que, desta forma o município fica sem a devida vigilância todos os dias por duas horas, sendo que o tal repasse é também para cobrir a vigilância integral, das 7hs às 19hs.

E-Mail: felipe.felisbino@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0905

 

VEREADOR GELSON JOSÉ BENTO (PP)

Considerando que no início do ano de 2014, uma comissão de moradores, iniciou um acordo com o Engenheiro Ismael Medeiros, então Secretário de Infraestrutura de Tubarão, para que fosse realizada a pavimentação da Rua Floripa Campos Goulart, no Bairro São Martinho; Considerando ainda que no dia 02 de Junho de 2014, foi assinado um termo de convênio entre a Prefeitura de Tubarão e os moradores da referida rua, cujo convenio se destinava a execução de rede de drenagem e pavimentação com lajotas; Considerando também que os moradores da referida rua ficaram responsáveis pelo fornecimento das lajotas sextavadas de concreto, conforme cláusula quarta do termo de convênio e a Prefeitura pelo fornecimento dos demais materiais e serviços, conforme cláusula terceira; Considerando que os moradores, assim que assinaram o termo de convênio, adquiriram as lajotas da Empresa LAGE STANG, localizada na cidade de Braço do Norte, pagando o valor de R$ 54.808,00 (cinquenta e quatro mil e oitocentos e oito reais) referente a 2.108  metros quadrados de Lajotas, valor dividido entre os moradores, conforme testada de cada terreno; Considerando que no dia 28 de outubro de 2014, foi feito um termo de adiamento do inicio de obras para o primeiro trimestre de 2015, por motivos de ajustes orçamentários, porém até o presente momento a obra ainda não se iniciou, o que vem deixando os moradores aflitos, pois correm o risco de perderem as lajotas. Diante destas considerações, solicitou ao Sr. João Olávio Falchetti, Prefeito Municipal, que informe se há uma nova previsão para início desta tão esperada obra.

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti, que informe qual é a possibilidade de efetuar a  recuperação  em um buraco na pavimentação, localizado na rua Roberto Zumblick, fundos do Colégio Henrique Fontes. Justificou que a pavimentação  feita com  paralelepípedos cedeu, e vem causando transtornos aos condutores que utilizam a referida via pública.

Apresentou Projeto de Lei que denomina de Nereu dos Santos a Unidade Básica de Saúde da Prefeitura - ESF São Martinho I, localizada neste Município.

E-Mail: gelson.bento@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0923

 

VEREADOR GILSON PAES VIEIRA (PSD)

Solicitou ao Sr. João Olávio Falchetti, que informe se há possibilidade de realizar um trabalho de revitalização na Praça localizada na Rua Manoel Bandeira, localizada no bairro de Passagem. Justificou que a referida praça encontra-se hoje sem nenhum cuidado e manutenção e que a mesma foi implantada para trazer uma melhor qualidade de vida às pessoas que residem na comunidade, só que hoje essa não é a realidade.

E-Mail: gilson.vieira@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0922

 

VEREADOR JAIRO DOS PASSOS CASCAES (PSD)

Solicitou ao Sr. João Olávio Falchetti, Prefeito Municipal, que determine a execução de patrolamento e lastreamento com areão na Estrada Geral da Sanga do Lageado, via pública situada no bairro São Cristóvão. Justificou que a mesma encontra-se praticamente intrafegável.

Solicitou ao Sr. João Olávio Falchetti, Prefeito Municipal, que determine o patrolamento e lastreamento com areão na Rua 7 de Setembro, localizada no Bairro São Martinho. Justificou que os enormes buracos existentes na referida via estão atrapalhando o fluxo de veículos e causando danos materiais aos motoristas que por ali necessitam trafegar.

Solicitou ao Sr. João Olávio Falchetti, Prefeito Municipal, que informe se há estudos ou projetos para a pavimentação das Ruas Pedro Paulo Zarbato e José Nunes Frederico, ambas situadas no bairro São Martinho. Caso a resposta seja negativa, solicitou elaboração de projeto, para que as citadas vias sejam inclusas no programa de pavimentação da Prefeitura. Justificou se tratar de ruas com fluxo intenso de veículos e pedestres naquela comunidade.

E-Mail: jairo.cascaes@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0913

 

VEREADOR JOÃO GONÇALVES FERNANDES (PSDB)

Solicitou ao Sr. João Olávio Falchetti, Prefeito Municipal, que determine a implantação, na Ponte Pênsil do Bairro Bom Pastor, de grades em ferro para bloquear a passagem de motos conforme havia na ponte antiga. Justificou que o trânsito de motos está causando grandes transtornos aos pedestres e ciclistas que utilizam do local. Ressaltou que nos últimos 60 dias ocorreram dois assaltos, um na margem esquerda e outro na margem direita e os assaltantes fogem de moto de uma margem para outra dificultando o trabalho da Polícia. Solicitou ainda, que determine a execução de limpeza na vegetação nas margens da Rodovia João Alfredo Rosa,  Margem Esquerda, próxima a entrada que dá acesso ao Sertão da Jararaca. Justificou a necessidade pelo acúmulo de mato e lixo,  como resto de móveis e outros,  depositados na referida via, e, desta forma, causando grandes transtornos ao moradores.

Solicitou ao Sr. Caio Cesar Tokarski, Secretário Executivo da Agência Regional de Desenvolvimento, para encaminhar as seguintes informações sobre o processo licitatório para execução de projetos referente a Ponte de Congonhas: 1) Saber  por que o Projeto Arquitetônico e estrutural , mas a sondagem da Ponte de Congonhas custou R$ 68.000,00 (Sessenta e oito mil reais), enquanto que a elaboração do projeto para as cabeceiras custou R$ 74.500,00 (Setenta e quatro mil e quinhentos reais); 2) Quais os nomes das empresas que participaram da Licitação para construção das cabeceiras da Ponte de Congonhas; 3) Qual a empresa vencedora da referida Licitação; 4) Qual tipo de Projeto executado por esta empresa ganhadora. Solicitou ainda que encaminhe copia do Projeto da construção das cabeceiras.

E.Mail: joao.fernandes@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0905

 

VEREADOR JOEL GERALDINO DE ALMEIDA (PMDB)

Considerando a situação dos terrenos baldios ao longo da rua Vidal Ramos, em que o mato tomou conta e permite a proliferação de insetos e animais nocivos a saúde pública, solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti e ao Sr. Nivaldo Tonelli, secretário de Infraestrutura de Tubarão, que informem se há possibilidade de efetuar a limpeza destes e dos outros terrenos nas proximidades, a teor do que dispõe a Lei Municipal n° 2.185/1998. Além disso, solicitou  os seguintes esclarecimentos: 1) Qual é a média de tempo que a Prefeitura Municipal leva para encaminhar as notificações aos proprietários, assim que recebem a informação da existência de um terreno baldio como os citados acima; 2) Caso o proprietário não atenda à notificação no prazo legal de 30 dias, o Poder Executivo possui servidores para a execução de limpeza destes terrenos?

Solicitou ao Sr. João Olávio Falchetti, Prefeito Municipal e ao Sr. Nivaldo Tonelli, Secretário Municipal de Infraestrutura, que informe se há possibilidade de efetuar a manutenção nas deformidades existentes ao longo da rua Santos Dumont. Solicitou que seja relatado, caso a resposta for negativa,  os motivos e se positivo indicando quando as melhorias serão executadas. Justificou a necessidade pela mesma estar praticamente intrafegável.

Considerando que os moradores do bairro Bom Pastor aguardam por melhorias na Unidade de Saúde do Bom Pastor, solicitou ao Sr. João Olávio Falchetti, Prefeito Municipal e à Sra. Tanara Cidade de Souza, Presidente da Fundação Municipal de Saúde, que informem se é possível construir uma estrutura adequada com cobertura e bancos na área externa do posto, evitando que os usuários fiquem sujeitos às intempéries. Salientou que muitos já sofrem por terem que aguardar nas madrugadas para conseguir exames e consultas, e até o momento poucas coisas foram feitas para solucionar este problema. Enfatizou existir a necessidade urgente desta benfeitoria e caso a resposta for negativa informar por quais motivos e se  positivo indicar quando serão realizadas estas benfeitorias.

Solicitou ao Sr. João Olávio Falchetti, Prefeito Municipal e à Sra. Tanara Cidade de Souza, Presidente da Fundação Municipal de Saúde, que informem quais são as medidas que serão tomadas pela Fundação Municipal de Saúde para fornecer todos os tipos de exames oftalmológicos, considerando que dos poucos que realizam, a fila de espera é longa. Ressaltou ser inaceitável a Prefeitura não disponibilizar estes tipos de exames, pois a parceria com CIS/AMUREL, que possui verba destinada a isto, poderá ampliar a quantidade e tipos de exames de oftalmologia oferecidos à população tubaronense. Salientou que muitos acabam procurando a PROVIDA, pagando caro, comprometendo o seu orçamento, devido à restrição e demora da Prefeitura Municipal.

E-Mail: joel.almeida@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0919

 

VEREADOR JÚLIO CESAR ÂNGELO RODRIGUES (PP)

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olavio Falchetti, que informe quando o projeto de iluminação da beira será executado. Justificou ter solicitado em outras oportunidades o encaminhamento de respostas e soluções por parte do executivo e nada ter acontecido. Informou ter conhecimento de que este projeto já está para ser finalizado, somente aguardando encaminhamentos  para que possa ser colocado em execução, por isso estou cobrou mais uma vez, que o projeto saia do papel. Ressaltou que desta maneira possibilitará mais qualidade e segurança às pessoas que utilizam da beira para se exercitar ou realizar as caminhadas diárias na busca de tranquilidade após um dia inteiro de trabalho. Enfatizou saber que os exercícios físicos são muito importantes para aumentar a qualidade de vida de uma pessoa.

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olavio Falchetti, que determine a repintura das faixas de segurança para pedestres na Avenida Pedro Zapellini. Justificou que as mesmas estão praticamente apagadas e sem sinalização  e por ser bastante movimentada,  onde os veículos trafegam em alta velocidade sem respeitarem a  faixa para a travessia dos pedestres.Diante ao fato exposto reiterou a solicitação para que essas pinturas sejam executadas com urgência antes que algum acidente venha a ocorrer.

E-Mail: julio.rodrigues@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0923

 

VEREADOR LUCAS DE SOUZA ESMERALDINO (PSDB)

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti, que informe se há projeto para reforma das estruturas do CEI Peixinho Dourado, no bairro Humaitá de Cima. Justificou que a escola encontra-se com problemas estruturais e sinais de abandono por parte do executivo, razões pelas quais tem gerado  muita reclamação dos pais, professores e moradores. Solicitou também,

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti, que informe se há projeto de pavimentação da Rua Hermes Esmeraldino, no bairro São João. Justificou que a  rua se encontra cheia de buracos e   grandes valetas,  perigosas e propícias á acidentes. Solicitou ainda, com urgência o patrolamento e lastreamento com areão da mesma via para amenizar a situação.

E-Mail: lucas.esmeraldino@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0901

 

VEREADOR LUIZ GONZAGA REIS (PP)

Solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti, que determine a instalação de uma academia ao ar livre na Gruta do Oratório no bairro Guarda - Margem Esquerda. Justificou que aquela comunidade, bastante populosa,  não possui nenhuma academia em suas proximidades.

E-Mail: zaga.reis@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0924

 

VEREADOR PAULO HENRIQUE LÚCIO (PT)

Solicitou ao Sr. Cláudio Nunes, Diretor da Empresa Retrans, para que efetue limpeza por meio de capina na Rua Sílvio Cargnin nas imediações da Ferrovia Dona Teresa Cristina, bairro Oficinas. Reiterou o mesmo pedido  de limpeza no entorno do Colégio Henrique Fontes no bairro Humaitá.  Justificou a vegetação está escondendo o meio fio em ambos os locais.

Solicitou ao Sr. Nivaldo Tonelli, Secretário Municipal  de Infraestrutura, que determine a execução de patrolamento na Rua Visconde de Barbacena, bairro Recife. Justificou que a mesma encontra-se cheia de buracos causados pelas chuvas,  dificultando e colocando em risco a segurança dos que dela se utilizam.

E.Mail: paulo.lucio@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0921

 

VEREADOR PEDRO MENEGALI (PT)

Solicitou ao Sr. Nivaldo Tonelli, Secretário Municipal de Infraestrutura de Tubarão, que determine a recuperação do pavimento da Rua Wenceslau Brás, imediações da confluência com a Rua Vereador João Praxedes Teixeira. Justificou que o pavimento, no local, encontra-se consideravelmente danificado, com diversas pedras soltas. Solicitou ainda,

que determine a pavimentação da Rua Manoel Antunes Corrêa, trecho entre as ruas José Evaristo Fogaça e Wenceslau Brás. Justificou ser o único trecho da referida via ainda sem pavimentação.

E.Mail: pedro.menegali@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0921

 

VEREADOR VANOR ROSA (PMDB)

Considerando a precariedade da Estrada Geral dos Sertão dos Correias, em especial no trecho entre a empresa OSSOTUBA e a comunidade de Linha Mesquita, solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti que informe se existe projeto para a pavimentação da mesma. Justificou que apresenta enormes buracos e deformações, resultando em constantes acidentes e danos materiais aos que por ela necessitam transitar. Ressaltou que com este problema, veículos de pequeno porte não estão conseguindo transitar neste trecho, prejudicando consideravelmente moradores e empresários. Informou que esteve pessoalmente no local para observar os transtornos que a comunidade vem enfrentando em decorrência deste total descaso do Poder Público. Solicitou ainda, de forma emergencial, que determine a execução de patrolamento e lastreamento com areão para minimizar os transtornos enfrentados pela comunidade. Destacou já ter feito esta solicitação em outra oportunidade, através do Requerimento 1054/2015 e não foi atendido.

Considerando a situação precária que se encontra a Rua Manoel Nicolau da Silva, em especial no trecho entre a gruta e a igreja da comunidade do Caruru, solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti, que informe  se existe projeto para a pavimentação da referia via.  Justificou que a estrada em questão está com enormes buracos e deformações que vem resultando em constantes acidentes e danos materiais aos que por ela necessitam transitar. Alias, devido a todo este problema, veículos de pequeno porte não estão conseguindo transitar neste trecho, prejudicando consideravelmente moradores e empresários. Informou que esteve no local e viu de perto os transtornos que a comunidade vem enfrentando em decorrência deste total descaso do Poder Público. Solicitou, de forma emergencial, mais uma vez, já que fez este pedido em outra oportunidade e não foi atendido, que a via seja patrolada e lastreada com areão para minimizar os transtornos enfrentados pela comunidade.

Considerando o grande volume de pedestres atravessam diariamente a Avenida Marcolino Martins Cabral, em especial no trecho entre o Hospital Nossa Senhora da Conceição e o Farol Shopping, solicitou ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti,  que informe se existe projeto para a construção de passarelas no referido local. Sugeriu que ao menos duas passarelas sejam construídas, uma nas imediações do Hospital Nossa Senhora da Conceição e outra defronte ao Farol Shopping.

Em conjunto com o Vereador Felipe Felisbino, da bancada do PSDB, em conjunto com todos demais vereadores da atual legislatura, encaminhou "Moção de Cumprimentos” à Sra. Cláudia Pereira Fernandes, diretora do Centro Educacional Coração Feliz; aos demais professores e funcionários do referido educandário, bem como aos alunos e pais de alunos, pela aniversário de vinte e três anos do estabelecimento de ensino. Ressaltou que o Centro Educacional Coração Feliz iniciou suas atividades no dia 15 de fevereiro de 1993, atuando no segmento da Educação Infantil. Já em 2006, atendendo à necessidade dos alunos, dos pais e da comunidade, implantou, gradativamente, o Ensino Fundamental. Ressaltou que em 2012, firmou parceria com a Rede Pitágoras de Ensino, oferecendo aos alunos o que há de mais moderno em termos de qualidade de material pedagógico e métodos de ensino. Informou  que o Colégio Coração Feliz, portanto, hoje atua da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Oferece, também, várias atividades extracurriculares que garantem a educação completa e participativa. No início de 2014, o estabelecimento de ensino implantou aulas de Tecnologia Educacional (Robótica), uma disciplina curricular que estimula o desenvolvimento de características de liderança e de empreendedorismo nos alunos, sempre em um contexto lúdico e tecnológico. No final deste mesmo ano, a escola aderiu ao Programa Escola da Inteligência, implementando uma cultura para o desenvolvimento da inteligência, da saúde emocional e da construção de relações saudáveis. O Programa iniciou em 2015, com a aplicação de 1 hora/aula por semana, dentro da grade curricular, como uma nova disciplina. Enfatizou que esta trajetória de sucesso do Centro Educacional durante estes vinte e três anos de história deixa muito clara sua importância para a educação de nossa cidade, o que justifica este singela homenagem do Legislativo Municipal.

E-Mail: vanor.rosa@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0910