05/02/2016 Informativo da 2ª Sessão Legislativa Ordinária de 2016

Informativo da 2ª Sessão Legislativa Ordinária de 2016

Os Vereadores estiveram reunidos no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, nesta quinta-feira, 4 de fevereiro, no horário das 19 horas, realizando a 2ª Sessão Legislativa Ordinária de 2016.

Nesta Sessão, em atendimento ao requerimento nº 21/2016, aprovado na Sessão Legislativa do dia 1º de fevereiro de 2016, os Vereadores receberam a Sra. Kallinka Mattos Gomes, Coordenadora do Programa de Controle a Endemias e sua equipe. O objetivo da visita foi o de expor quais medidas são tomadas no combate ao mosquito "Aedes Aegypti", transmissor da dengue, febre amarela, "chikungunya" e "zika virus".

Também foi discutida a teoria do Doutor em Doenças Tropicais e Saúde Internacional, André Luis Soares da Fonseca, professor de Imunologia na UFMS, defensor de que é preciso deixar recipientes com água parada como armadilha para que o mosquito deposite seus ovos em um local que possa ser facilmente monitorado e expurgado posteriormente.

Ao final de sua explanação, todos os Vereadores em conjunto, encaminharam à Sra. Tanara Cidade, Diretora Presidente da Fundação Municipal de Saúde, sugestão para que sejam adotadas algumas medidas gerenciais urgentes que possibilitarão a intensificação na prevenção às doenças provocadas por esse mosquito. Foram solicitaas as seguintes medidas: 1) Distribuição de Materiais informativos; 2) Disponibilização de mais um carro; 3) Aquisição de equipamentos coletores e bolsas; 4) Contratação de mais dois agentes; 5) Instalação de mais 600 (seiscentas) armadilhas; 6) Aquisição de roupas adequadas; 7) Aquisição de um drone para auxiliar no monitoramento; 8) Gratificação para o cargo de coordenador e supervisor do programa de Controle a Endemias; e 9) Possibilidade de registrar o ponto somente na entrada (manhã) e na saída (final da tarde), facilitando, desse modo, o trabalho em campo da equipe.

No espaço destinado à Ordem do Dia, está prevista, a deliberação do PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 147/2015, de autoria do Vereador Evandro Souza de Almeida, que denomina de Rua Nereu dos Santos, uma via pública localizada no Bairro São Martinho, neste município. Este projeto em uma única votação foi aprovado por unanimidade.

Considerando as notícias divulgadas nos últimos dias e também por outras fontes, informar qual seria a veracidade da  policlínica municipal estar novamente mudando de endereços, os Vereadores da atual Legislatura, encaminharam solicitação de informação, apresentada pelo Vereador  Lucas de Souza Esmeraldino, ao Prefeito Municipal, Sr. João Olávio Falchetti e à Sra. Tanara Cidade, Secretária Municipal de Saúde a seguinte solicitação: Caso se confirme esta possibilidade, quais seriam os motivos para as mudanças e também quais as intenções de endereços a serem locados pela fundação municipal de saúde para os serviços oferecidos pela fundação.

Nesta Sessão, obedecendo preceitos regimentais, os Vereadores não apresentaram trabalhos individuais. Participaram das explanações feitas pelo visitante, Ordem do Dia, Grande Expediente e Explicações Pessoais.