21/08/2015 3º Sessão Solene de 2015 aos 60 anos da ETCT

3º Sessão Solene de 2015 aos 60 anos da ETCT

'Vereadores ouviram a história e prestaram homenagens aos 60 anos da Escola Técnica de Comércio de Tubarão'.

Os Vereadores estiveram reunidos no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, nesta quinta-feira, 20 de agosto, a partir das 19 horas.  Nesta oportunidade realizaram a terceira Sessão Solene de 2015,  em comemoração aos 60 ANOS DA ESCOLA TÉCNICA DE COMÉRCIO DE TUBARÃO – ETCT, no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, da Câmara Municipal, em atendimento ao requerimento nº 469/2015, apresentado pelo Vereador Matusalém dos Santos, da Bancada do PT, na conformidade da Resolução nº 16/2015.

Participaram da Sessão, e foram homenageados  pelo Legislativo Tubaronense, o Diretor da ETCT, Santos Inésio Magri; os representantes da Congregação da ETCT, Pedro Thomaz de Oliveira e Geraldo Medeiros; a representante dos professores, Maria Ana Pignatel Marcon Martins (Coordenadora Pedagógica); a representante dos funcionários;  Edilane Salvador da Luz , funcionária mais antiga ainda em atividade;        a Sra. Vera  Fogaça Olivier, representante fundadora da primeira turma de alunos e a Sra. Zélia Florêncio Bez, esposa de Lyrio Bez, que se manteve em atividade na ETCT desde sua fundação até o seu falecimento, em 2014, representando os fundadores da ETCT.

Fundada em 22 de agosto de 1955, a Escola Técnica de Comércio de Tubarão surgiu num momento em que a cidade de Tubarão se ressentia da falta de um educandário além do curso ginasial, hoje o Fundamental. Em Tubarão, havia apenas o curso Normal, que formava exclusivamente moças para o magistério. A ETCT surgiu com a finalidade de preencher uma lacuna existente de curso Médio e que atendesse estudantes de poucos recursos financeiros.

Em atendimento aos anseios da comunidade, um grupo de pessoas lideradas pelo professor e contador José Virgolino dos Santos constituiu a primeira Congregação, formada por 10 membros, que fundaria a Escola Técnica de Comércio de Tubarão em 22 de agosto de 1955, iniciando seu primeiro ano letivo no começo do ano seguinte.

O início das atividades letivas da Escola Técnica de Comércio de Tubarão aconteceu no Grupo Escolar Hercílio Luz, com a realização de cursos de Técnico em Contabilidade (equivalente ao Ensino Médio).

A primeira dificuldade foi na contratação de professores com habilitação necessária. A partir de 1958, com os primeiros formandos, grande parte deste problema foi sanado e ex-alunos acabaram integrandos ao corpo docente da escola, caso de Maurício Pacheco que virou professor e chegou a ser diretor da ETCT.

O pioneirismo da Escola Técnica de Comércio de Tubarão se espalhou por todo o sul catarinense, não apenas como uma nova opção e oportunidade de estudos, mas como uma inovação pedagógica. A semente do ensino superior em Tubarão foi consequência da existência da Escola Técnica de Comércio, sendo o embrião das primeiras faculdades com a criação do Instituto Municipal de Ensino, que mais tarde se transformaria na Fundação Educacional do Sul de Santa Catarina (FESSC) e posteriormente na Unisul.

Em 1976 a Escola Técnica de Comércio de Tubarão inaugurou sua sede própria na Rua Padre Bernardo Freuser, onde funciona até hoje. Em 1979 inaugurou a quadra esportiva e em 1981 concluiu o terceiro bloco, destinado ao ensino Fundamental e auditório.

Por esta instituição já passaram inúmeros e ilustres tubaronenses, que puderam contar com uma formação sólida e de qualidade oferecida pelo estabelecimento de ensino.

Nesta Sessão, obedecendo a preceitos regimentais, os Vereadores não apresentaram seus trabalhos individuais e coletivos. Participaram dos espaços destinados ao Grande Expediente e das Explicações Pessoais.